mandrivabrasil.org - Forum
25 de Julho de 2014, 04:43 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: ATENÇÃO: Caso não estejam conseguindo postar mensagens e tópicos no forum, com mensagem de erro "sessão expirada", removam TODOS os cookies do navegador com o domínio mandrivabrasil e depois loguem-se novamente no forum.

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [RESOLVIDO] Multifuncional HP Deskjet F4480 não escaneia  (Lida 37559 vezes)
luizrezende
Novato
*

Ver Perfil
« : 15 de Janeiro de 2010, 11:16 »

Comprei uma multifuncional HP Deskjet F4480. O Mandriva detectou o equipamento plugado na porta USB e instalou automaticamente. Beleza! A impressora está funcinando perfeitamente, mas não consigo usar o escaner nem por nada.

Já instalei o XSane. Ao abrir, surge a janela "Procurando dispositivos..." e a seguir aparece a mensagem "Nenhum dispositivo encontrado"

Já instalei o Kooka, mas o scaner ainda continuar morto. Já instalei a biblioteca HPLib e libsane-hpaio, mas mesmo assim não adiantou nada. Já instalei um monte de biblioteca e já tentei um monte de coisa e escaner não dá nenhum sinal de vida.

Estou fazendo de tudo para não ter que instalar outro sistema oeracional só por causa do scaner, mas é que estou precisando usar o escanear com urgência várias coisas que tenho aqui e já não sei mais o que faço no Mandriva. A versão que uso é a Free 2009.1.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito. Não quero me desfazer do Mandriva, mas dessa vez tá difícil de resolver esse problema.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2010, 08:24 por luizrezende » Registrado
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 15 de Janeiro de 2010, 11:45 »

Essas instalações que você fez foram usando os pacotes oficiais do mandriva 2009.1, através do uso dos repositórios oficiais, ou você fez alguma instalação de pacotes ou arquivos .tar.gz na mão ?

Eu já apanhei uma vez para colocar uma impressora de modelo semelhante para escanear no linux. Note que há um arquivo

/etc/sane.d/dll.conf

que tem um trecho assim:

...
# The following backends are not included in the sane-backends distribution
# If you want to use them, download them from their webpages and read their
# documentation
#
# HPLIP backend homepage: http://hplip.sf.net/
# Uncomment the following line if hpaio is installed:
#hpaio
...

É necessário DESCOMENTAR (retirar a # da frente) da linha hpaio para que o backend hpaio (do pacote libsane-hpaio) seja visto pelo SANE. Tente isso e diga se funcionou.
luizrezende
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 15 de Janeiro de 2010, 19:17 »

Fiz conforme o sugerido, mas infelizmente ainda não funcionou. Ao abrir o Sane ainda aparece "Procurando dispositivos..." e a seguir aparece a mensagem "Nenhum dispositivo encontrado". Tá difícil a coisa!
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 15 de Janeiro de 2010, 19:40 »

Eu tenho um modelo de multifuncional parecida (HP Photosmart C4480) e consigo escanear sem problemas.  Uso o mandriva 2010.0 x86_64

Há um roteiro de resolução de problemas com o hplip na parte de impressão em

http://hplipopensource.com/node/212

Como dito lá, supondo que a impressora já está configurada no linux para a parte de impressão e funcionando, procure no seu arquivo /etc/cups/printers.conf a linha com a DeviceURI da sua impressora, p.ex.

DeviceURI   hp:/usb/Photosmart_C4400_series?serial=BR8A7G2VZS95BW

Você deve tentar abrir o xsane assim

xsane  hpaio:/usb/Photosmart_C4400_series?serial=BR8A7G2VZS95BW

(note a troca de hp por hpaio)

OBS: a minha funciona sem precisar disso, só chamando o xsane sem parâmetros mesmo.
Dlanor
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 15 de Janeiro de 2010, 21:12 »

Caro luizrezende,

Tenho uma f4280 que funciona normalmente. Descrevo abaixo os passos que segui para instalar.
Como já instalou sua multifuncional, remova-a para instalar novamente.

Antes de ligar o equipamento, para que o sistema o detecte e instale automaticamente, abra o CCM > Hardware > Impressoras. Se estiverem faltando aplicativos e dependências para o hplip, cups, foomatic, etc, o sistema se oferece para instalar (com a multifuncional desligada mesmo). Aceite.

Após a instalação dos pacotes, ligue a multifuncional. O sistema irá oferecer mais alguns pacotes, entre os quais, o libsane-hpaio1. Aceite novamente e aguarde a confirmação da instalação.

Finalmente, abra o XSane e faça o teste. Seu scanner já deve estar funcionando normalmente.

Sorte
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #5 : 15 de Janeiro de 2010, 22:24 »

Dica seguida, mas sem resultado
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #6 : 15 de Janeiro de 2010, 22:54 »

No Centro de Controle Mandriva, o seu modelo de multifuncional aparece listado quando você a configura?!?!
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
luizrezende
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #7 : 17 de Janeiro de 2010, 08:22 »

Obrigado por toda a ajuda que vocês me deram, esse fórum do Mandriva Brasil realmente é um dos mais prestativos que eu conheço relacionados a uma distro linux. Valeu mesmo, pessoal!

Eu consegui resolver meu problema. Como eu vinha pedindo socorro para tudo quanto é lado, um colega da comunidade do Mandriva no Orkut me ajudou muito e foi me orientando. Por fim o escaner funcionou.

Basicamente, o que eu tive que fazer foi compilar o drive hplip-3.9.12 cujo download e instruções estão nesse link http://hplipopensource.com/hplip-web/install/manual/distros/mandriva.html

Quem enfrentar um problema parecido numa multifuncional que conste como compatível com o HPlip, creio o que o procedimento descrito no link acima é a melhor solução. Cada passo é detalhadamente explicado. No meu caso, houve alguns problemas adicionais, mas deu tudo certo.

MULTIFUNCIONAL FUNCIONANDO 100% AGORA.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2010, 08:25 por luizrezende » Registrado
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 17 de Janeiro de 2010, 10:32 »

luizresende,

Que bom que você resolveu. Eu devia ter procurado antes no banco de dados "Supported printers" do próprio site do hplip antes de responder.

http://hplipopensource.com/hplip-web/models/deskjet_aio/deskjet_f4400_series.html

diz "Minimum HPLIP version   3.9.6", ou seja, a versão que o mandriva 2009.1 traz deve ser mais antiga e por isso não suporta sua impressora.

O Mandriva 2010.0 usa a 3.9.8 e por isso sua impressora deve funcionar nessa versão do Mandriva sem precisar compilar nada.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: