mandrivabrasil.org - Forum
28 de Julho de 2014, 20:30 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: ATENÇÃO: Caso não estejam conseguindo postar mensagens e tópicos no forum, com mensagem de erro "sessão expirada", removam TODOS os cookies do navegador com o domínio mandrivabrasil e depois loguem-se novamente no forum.

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Programa para "recortar" margens em pdf  (Lida 6732 vezes)
EdCampos
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« : 19 de Fevereiro de 2010, 00:53 »

Primeiro desculpem o título do tópico, não consegui nada melhor... Sorriso forçado
É o seguinte: alguém conhece algum bom programa que permitisse recortar margens de arquivos em pdf na hora de imprimir?

Explico, gosto de imprimir alguns livros e artigos para ler longe do computador , e para um melhor aproveitamento da área útil do papel gosto de recortar o pdf diminuindo sua margem (na hora da impressão). Não consegui encontrar (procurei bastante) um programa linux que me permitisse executar tal tarefa. Alguma sugestão?

Desde já agradeço imensamente.
Membro Sênior

Ver Perfil
« Responder #1 : 19 de Fevereiro de 2010, 08:25 »

Bom dia..

Eu uso o xfce4-screnshooter. No meu caso esta no menu ferramentas. Se nao tiver instalado voce encontra nos repositorios. Ele copia partes da tela incluvive de sites gerando um arquivo de imagem.
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 19 de Fevereiro de 2010, 08:44 »

Quando preciso aqui eu uso o Okular, é só vc selecionar a área que deseja com o lado direito do mouse e copiar, na maioria das vezes é possivel levar até no formato de texto.

Boa sorte.
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #3 : 19 de Fevereiro de 2010, 12:16 »

Com esta técnica é possível realizar a tarefa para poucas páginas, mas imaginem fazer isto com um livro de 500 páginas?

O okular tem a opção de recortar margens no menu exibir, mas ela não atua na impressão apenas na visualização do arquivo.

Recortar a margem se torna importante principalmente quando imprimindo duas página por folha (por motivos óbvios) de modo a evitar que o texto fique muito "pequeno".

Mas valeu pessoal.  Sorridente

Se alguém conhecer algum programa... Ter que ir no win usar acrobat pro só pra fazer isto é dose.... Indeciso
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2010, 16:31 por EdCampos » Registrado
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #4 : 19 de Fevereiro de 2010, 23:13 »

Bem, considerando que eu também não conheça outro programa nem no windows que faça isso que vocẽ quer e que o Adobe Acrobat é um programa pago e caro, não vejo problema em usá-lo.
atf
Visitante
« Responder #5 : 20 de Fevereiro de 2010, 10:42 »

Como arquivo ".pdf" é uma imagem, é possivel que o "imagemagic" consiga fazer isso. Dá uma olhada:

man convert

Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #6 : 20 de Fevereiro de 2010, 12:13 »

Bem olha só , não estou fazendo reclamação quanto a não ter encontrado programa para linux que execute esta tarefa, é que devido a minha pouquíssima experiência neste novo ambiente (sou usuário de pouco tempo mas gostando muito) achei que talvez alguém mais experiente conhecesse.
Pelo visto só eu gosto de ler ainda em papel... Sorriso forçado
Sabe o que é gente a visão não anda muito boa (a cada dia piorando mais) e ler no computador além de outras coisas cansa demais.
Mas quanto a outros programas para executar a tarefa posso citar assim de cabeça: pdf xchange viewer, nitro pdf, pdffill(não se o nome é este mesmo), a-pdf, todos para win é claro e executam esta tarefa.
O adobe pro utilizo no trabalho, deixando para fazer a impressão em casa.
Na verdade estou pensando usar o xchange via wine.

Ah, atf vou dar uma olhada na sua sugestão. Muito obrigado mesmo.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2010, 12:53 por EdCampos » Registrado
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #7 : 20 de Fevereiro de 2010, 13:34 »

De jeito nenhum, eu também prefiro ler em papel!!! Mas, o mundo digital parece não dar muita bola para isso... Sorridente
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
EdCampos
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #8 : 21 de Fevereiro de 2010, 12:42 »

Continuando a "pesquisa" encontrei este script em python  PDFCROP (a burrice foi googlar em port  Sorridente), que se propõe a executar a tarefa: http://pdfcrop.sourceforge.net/

Para quem tem LATEX instalado da uma olhada em: http://www.ctan.org/tex-archive/support/pdfcrop/

Ps: Atf "aquilo lá"  é show de bola, acho que dá pra fazer sim, mas vou ter que dar uma olhada com calma... Como informei no primeiro post sou "começante".

Valeu galera, agradeço de coração...
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : 21 de Fevereiro de 2010, 13:06 »

EdCampos,

Muito boa dica ! Eu não conhecia esse programa e, para falar a verdade, nunca tinha atentado para a importância de fazer esse redimensionamento de textos para melhor legibilidade.

Eu conhecia uma das dependẽncias, o pdftk, que uso muito para manipulação de PDFs mas ele não faz esse redimensionamento do texto.

No Mandriva, o ps2pdf e pdf2ps fazem parte do pacote ghostscript-common, o poster do pacote poster e o pdftk do pacote pdftk.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2010, 13:09 por Manoel Pinho » Registrado

Geraldo Witeze Jr.
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #10 : 11 de Agosto de 2011, 20:40 »

Olá!

EdCampos, vc conseguiu usar o Pdfcrop? Aqui eu tento e ele me retorna o seguinte erro:

Código:
Error: Too many files!

Sabe como resolver?

Abraço!
  Imprimir  

Ir para: