Autor Tópico: Netbook 10', Philco, com Mandriva 20091 instalado  (Lida 22062 vezes)

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
Netbook 10', Philco, com Mandriva 20091 instalado
« Online: 25 de Fevereiro de 2010, 15:12 »
Pessoal,

Recebi a tarefa de um amigo, de configurar um netbook 10polegada, da Philco (modelo PHN 10201) que já vem com o Mandriva 20091 instalado e tudo funcionando. Está com a aparência muito bonita. Gostei e estou avaliando como faço para instalar o Mandriva 2010 sem alterar a configuração feita pela philco porque se algo não funcionar no mandriva 2010 eu vou verificar no mandriva 20091 que a philco configurou.

A máquina já tem webcam funcionando, internet à cabo e com wireless e discado, 250 GB HD, 2GB ram, por R$800,00 em não sei quantas vezes.

Imagem-01

Já liguei para o telefone 0800 que eles disponibilizam e fui informado que o suporte é só para funcionamento da máquina e não do software.

Já posso elogiar o pessoal da Philco. Eles fizeram um trabalho de customização bonito e criaram uma idéia de partição de recuperação (há uma partição separada de 5 GB).

Ao ligar o Mandriva há a opção de entrar pelo menu de recuperação ou no Mandriva, mas depois que o mandriva abre, há a opção de fazer um disco de recuperação em DVD (o netbook vem sem o DVD que pode ser comprado separado), ou um pendrive  de recuperação.

Obs: ainda estou examinando a máquina e só relatando que observo.

Outras comentários e telas tem no Tópico: Linux perfeito para notebooks intelbras modelo i21 http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=10818.msg63409#msg63409

A minha dúvida

Mas ontem ao tentar criar uma nova partição para colocar o Mandriva 2010, o particionador avisou que não podia criar nova partição porque já havia 4 partições primárias, que teria criar uma extendida para abrir novas partições, só que a última particão é a "/home".

Eles colocaram as partições assim:

swap           5 GB - sda1 (swap)
/               30 GB - sda2  (ext3) - com o mandriva 20091
/recovery     5 GB - sda3  (ext3) - partição com arquivos de recuparação
/home      210 GB -  sda4  (ext3) - partição para documentos do usuário comum

O problema é que todas são partições primárias e o limite é só de 4 partições primárias, se quiser fazer mais que 4, a quarta tem que ser partição extendida e daí se faz quantas outras se quiser.

Estou pensando fazer o seguinte:

a) fazer uma cópia de segurança de todos os dados da partição /home, que nem é muita coisa;

b) formatar a partição /home como extendida em ext4 com o tamanho reduzido (180 GB)

c) Criar a nova partição em ext4, formatar e instalar o mandriva2010 nesta nova partição de 20 GB.

A dúvida é que ao ligar novamente o computador e entrar pelo  Mandriva 20091 (configurado pela Philco), o mandriva não ache mais a partição /home porque a formatação que vou fazer vai apagar o endereço certo desta partição, estou certo ou não?

Será que alguém tem alguma dica?

Valeu.

« Última modificação: 29 de Dezembro de 2010, 12:11 por MacXi »

willbdk

• Visitante
Re: Netbook 10', Philco, com Mandriva 20091 instalado
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 15:31 »
a) fazer uma cópia de segurança de todos os dados da partição /home, que nem é muita coisa;

b) formatar a partição /home como extendida em ext4 com o tamanho reduzido (180 GB)

c) Criar a nova partição em ext4, formatar e instalar o mandriva2010 nesta nova partição de 20 GB.

A dúvida é que ao ligar novamente o computador e entrar pelo  Mandriva 20091 (configurado pela Philco), o mandriva não ache mais a partição /home porque a formatação que vou fazer vai apagar o endereço certo desta partição, estou certo ou não?

a) backup da /home
b) crie espaço libre na partição /home
c) no espaço livre tirado da /home crie uma nova partiçao extendida
d) verificar si o fstab nao precisa de modificação, em caso de ter problema rode mcc pela terminal como root e monte a sua nova /home

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 15:55 »

a) backup da /home
b) crie espaço libre na partição /home
c) no espaço livre tirado da /home crie uma nova partiçao extendida
d) verificar si o fstab nao precisa de modificação, em caso de ter problema rode mcc pela terminal como root e monte a sua nova /home

Willbdk,

Agora fiquei em dúvida e vou verificar, mas tentei fazer isso ontem (no espaço livre tirado da /home crie uma nova partiçao extendida), ou seja, criar a 5ª partição como primária, mas ele não me deu a opção de fazer uma extendida.

O que entendi é que a quarta partição teria que ser extendida, para que eu possa dividir. A quinta já vai ser a lógica dentro da extendida, não achei que ela podia ser extendida (acho), mas vou verificar no netbook, dou retorno depois.

Achei estes dois textos sobre o tema:  

As partições no Linux: http://www.gdhpress.com.br/entendendo/leia/index.php?p=cap3-8

Particionamento de disco: http://brunotorres.net/particionamento-disco
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2010, 16:00 por MacXi »

willbdk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 16:10 »
Entao, nao sei/lembro si um HD pote ter so 4 partições primarias e nenhuma a mais. Eu seu que nao pode ter mas de 4 primarias.
Sendo assim delete a /home e no lugar dela crie uma logica, ou duas, ou 3 :P. Mas depois vai ter que mexer no fstab e indicar as novas partições e qual será a nova /home

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 16:14 »
Entao, nao sei/lembro si um HD pote ter so 4 partições primarias e nenhuma a mais. Eu seu que nao pode ter mas de 4 primarias.
Sendo assim delete a /home e no lugar dela crie uma logica, ou duas, ou 3 :P. Mas depois vai ter que mexer no fstab e indicar as novas partições e qual será a nova /home

Willbdk,

Agora entendi: "Mas depois vai ter que mexer no fstab e indicar as novas partições e qual será a nova /home"

Portanto, ainda vai dar para resolver isso depois mexendo no fstab. ok.

Valeu a dica.
Abs

willbdk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 16:21 »
E que no fstab e onde a mandriva vai buscar as partições, onde sao montadas / e /home, swap etc. Si vc trocar ela vai ficar perdida, ai so modificando com o mcc ou na mao mesmo xDD

BACKUP!!!!

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 16:38 »
E que no fstab e onde a mandriva vai buscar as partições, onde sao montadas / e /home, swap etc. Si vc trocar ela vai ficar perdida, ai so modificando com o mcc ou na mao mesmo xDD

BACKUP!!!!

Ok,
"BACKUP!!!!"
Tô providenciando,
Abs

Offline Dawson

• Membro Vitalício
  • Nunca pense no q vc ñ quer q lhe aconteça
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 17:16 »
MacXi

Por favor, qdo vc instalar o 2010.0 poste aqui o resultado, dependendo da sua resposta eu instalarei no meu q acabou de chegar

blz??
OpenMandriva Lx release 2014.0 (Phosphorus) for x86_64
Kernel 3.13.11-nrjQL-desktop-1omv on a Dual-processor x86_64

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 17:33 »
MacXi
Por favor, qdo vc instalar o 2010.0 poste aqui o resultado, dependendo da sua resposta eu instalarei no meu q acabou de chegar
blz??

Ok,

Já fiz backup, mas não achei a opção de fazer uma partição extendida. Já removi a partição /home com 200GB,
optei por criar e agora não sei qual a opção para cria uma partição extendida

No modo normal há "linux raid" e "linux logical volume manager", no modo expert há muitas outras opções.
Pensei que ia encontrar a palavra "extendida", mas não tem.

Alguém sabe?
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2010, 17:34 por MacXi »

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 17:42 »
Já achei,

É só mudar para o "modo expert", selecionar a partição, "criar". Na janela seguinte, alterar a opção abaixo da lacuna "ponto de montagem".

Lá tem a opção para  partição "primária", "extendida" ou "Extended_0x85"

« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2010, 19:21 por MacXi »

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 06:20 »
MacXi

blz??

Dalson e Willbdk,

Já instalei e vou avaliar se está tudo ok para depois comentar aqui. Mas a internet a cabo e a wireless está ok e aparentemente está td OK, mas tem algumas observações que vou poder fazer só depois, com mais calma e de forma mais organizada.

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 06:27 por MacXi »

Offline lgf

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 12:05 »
Eu também tenho um note da Philco modelo 15008 com o mesmo mandriva instalado .
Meu primeiro teste foi colocar o 2010 64 porem tive problemas absurdos e inesperados como por exemplo o kacpi_notify ocupar 40% do processador o tempo todo , alem de problemas com vídeo , teclado , som , etc .
Outro problema preocupante que tive foi o novo sistema não ser capaz de controlar a fam devidamente deixando o processador chegar a temperaturas absurdas como 85 ºC .
O Mandriva que vem é muito pouco educado pois na instalação/recuperação ele apaga todas as partições e faz da forma que foi programado para fazer não deixando nem ao menos escolher o nome do usuário , as configuração de vídeo e teclado se limitam a dizer " personalizado " .
 Caso tenha os mesmo problemas por favor coloque a solução pois pretendo colocar o 2010 64 também .
 Apenas a título de curiosidade os problemas de teclado e de temperatura se repetiram no ArchLinux e Sabayon , no cd de instalação tem um pacote rpm com as definições personalizadas da Philco porem no meu caso o Mandriva 2010 não foi capaz de instalar o pacote e eu não tenho nenhuma idéia do motivo .
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 12:07 por lgf »
Notebook Philco PHN15008 com Mandriva 2009.1 powerpack original de fabrica.

Offline Dawson

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 12:58 »
Dalson e Willbdk,

Já instalei e vou avaliar se está tudo ok para depois comentar aqui. Mas a internet a cabo e a wireless está ok e aparentemente está td OK, mas tem algumas observações que vou poder fazer só depois, com mais calma e de forma mais organizada.

Aguardando então...

Obg

Offline Dawson

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 13:00 »
Eu também tenho um note da Philco modelo 15008 com o mesmo mandriva instalado .
Meu primeiro teste foi colocar o 2010 64 porem tive problemas absurdos e inesperados como por exemplo o kacpi_notify ocupar 40% do processador o tempo todo , alem de problemas com vídeo , teclado , som , etc .
Outro problema preocupante que tive foi o novo sistema não ser capaz de controlar a fam devidamente deixando o processador chegar a temperaturas absurdas como 85 ºC .
O Mandriva que vem é muito pouco educado pois na instalação/recuperação ele apaga todas as partições e faz da forma que foi programado para fazer não deixando nem ao menos escolher o nome do usuário , as configuração de vídeo e teclado se limitam a dizer " personalizado " .
 Caso tenha os mesmo problemas por favor coloque a solução pois pretendo colocar o 2010 64 também .
 Apenas a título de curiosidade os problemas de teclado e de temperatura se repetiram no ArchLinux e Sabayon , no cd de instalação tem um pacote rpm com as definições personalizadas da Philco porem no meu caso o Mandriva 2010 não foi capaz de instalar o pacote e eu não tenho nenhuma idéia do motivo .

Obg por compartilhar as informações

Offline doutor.zero

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 17:19 »
Porque você quer instalar o 2010? O 2009.1 é considerado uma versão bem mais estável do que essa. Se tudo está instalado corretamente, o melhor seria não mexer.

Se você quiser dar uma boa atualizada, é só instalar os pacotes do MIB, inclusive tem o KDE 4.3.5 lá, uma versão mais atual do que o 2010 usa, se não estou enganado.