mandrivabrasil.org - Forum
18 de Maio de 2013, 23:52 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Não consigo instalar o driver placa de vídeo ATI HD3200(resolvido)  (Lida 3914 vezes)
jncampos
Novato
*

Ver Perfil
« : 12 de Março de 2010, 16:14 »

Zangado Estou usando o Mandriva One 2010, instalado no segundo disco rígido em dual boot com o windows 7, mas já tentei vários tutoriais para a instalação do driver (ATI Catalyst™ 10.2 Proprietary Linux x86 Display Driver  81.7 MB 10.2 2/17/2010 Download/Description: Automated installer and Display Drivers for X.Org 6.7, 6.8, 6.9, 7.0, 7.1, 7.2, 7.3, or 7.4). Sigo todos os procedimentos e quando consigo instalar e rodar o programa de configuração ao reiniciar o sistema o ponteiro do mouse desaparece e uma mensagem de erro dizendo que o aplicativo (não me lembro o nome), não pode iniciare o sistema fica trancado. Como eu não entendo nada de Linux ainda fico sem poder instalar os drivers da minha placa para poder aproveitar todos os recursos 3D.Já tentei de diversas maneiras mas parece que os tutoriais que consegui achar são para usuários avançados. Gostei do Mandriva e vou tentar ficar com ele se eu conseguir dominar estas pequenas coisas.  Espero ajuda da comunidade, preciso de um tutorial passo a passo completo.  
« Última modificação: 23 de Março de 2010, 19:02 por jncampos » Registrado
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 12 de Março de 2010, 16:22 »

Eu faço assim, em um terminal usando ctrl+alt+F1 e funciona perfeitamente:

1 - Verifique se possui o pacote kernel-devel referente ao seu kernel instalado. Se não tiver, instale-o.
2 - Desinstale quaisquer versões de drivers dos repositórios, se houverem.
3 - Faça o mesmo com os drivers oficiais, basta rodar o script fglrx-uninstall.sh que fica em /usr/share/ati.
4 - Apague o arquivo xorg.conf atual.
5 - Vá até o driver baixado e rode o executável e siga as instruções até o final, aceitando as opções padrão.
6 - Rode o comando XFdrake para reconfigurar o vídeo. Você não pode estar conectado à net.
7 - Aceite as opções padrão e escolha o monitor e resolução corretos para você.
8 - Reinicie a máquina e veja se funciona bem.

Obs: somente teste a configuração se você iniciou o sistema diretamente no modo seguro. Se iniciou graficamente e usou o ctrl+alt+F1, apenas reinicie. Se quiser pode testar, mas, comigo a máquina sempre trava.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
jncampos
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 12 de Março de 2010, 16:34 »

Vou ler mais sobre o assunto pois algus passos que me passou não tenho idéia de como se faz.(Passo 1 e 4).
Obrigado!
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 12 de Março de 2010, 23:06 »

Para o passo 1, faça o seguinte:

Abra um terminal e rode o comando 'uname -a', como usuário comum, mesmo. Segue o exemplo da minha máquina:

[marcelo@kidsoeiro ~]$ uname -a
Linux kidsoeiro 2.6.31.12-desktop-1mnb #1 SMP Tue Jan 26 02:59:07 EST 2010 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     E6750  @ 2.66GHz GNU/Linux
[marcelo@kidsoeiro ~]$

Com isso, vemos que o meu kernel é de versão 2.6.31.12, desktop, 64 bits. Então, basta instalar o pacote kernel-devel correspondente. No gerenciador de pacotes gráfico, basta selecionar o pacote kernel-desktoo-devel-latest e ele será instalado.

Para o passo 2, rode o comando abaixo, como root (que você já deverá estar como ele, se seguir os passos como te falei):

rm -f /etc/X11/xorg.conf

Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: