mandrivabrasil.org - Forum
25 de Maio de 2013, 23:13 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ati Radeon 1600x Pro -driver compatibilidade com versões mandriva 64bits  (Lida 2372 vezes)
wildejr
Membro Intermediário

Ver Perfil
« : 19 de Março de 2010, 13:52 »

Oi pessoal,

Depois do sucesso que tive migrando do xp para o mandriva 32 bits, decidi tentar a 64 bits, já que meu hardware suporta. Há três anos tentei migrar para o linux - ubuntu e desisti porque tentei a versao 64 e não haviam muitos programas disponíveis na época, mas pelo que vejo no forum o mandriva 64 ´tá rodando legal.

Bem, ocorre que a ati (minha vga) só tem drivers compatíveis com o xorg 7.4 para a placa x1600 pro e o Mandriva 2010 que uso (one) é xorg 7.5 e não pude instalar drive ati, embora o drive que veio no Cd reconheceu a placa e funcionou até bem.

Então gostaria de saber qual versão mandriva 64 é compatível com o último driver vga da ati pra minha vga 1600x que suporta o xorg até versão 7.4, ou ainda se é possível usar o driver proprietário ati mesmo com o xorg 7.5 no mandriva 64 bits.

Mais uma vez, obrigado!
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 19 de Março de 2010, 14:54 »

Você não precisa instalar qualquer driver para essa placa, o driver ATI que vem com a distro já faz todo o trabalho. Rode o configurador, aceite a placa detectada e tudo deverá funcionar corretamente.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
wildejr
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #2 : 19 de Março de 2010, 15:09 »

Kid,

Se eu instalar  free 2010 64 ele também reconhece minha placa? Usará driver proprietário ATI ou um alternativo? Gostaria de usar todo o potencial desta placa. No mdv 32 consegui usar bem o compiz a até alguns jogos 3d mas tive problemas com programas como o stelarium...
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 19 de Março de 2010, 20:35 »

A edição One vem com o driver proprietário da ATI, mas a edição One oficial só tem versão de 32 bits.

A edição Free tem versão de 64 bits mas não traz o driver proprietário.

Ou vc instala a Free 64 bits e depois instala o pacote ati usando os repositórios ou então baixe uma versão não oficial de 64 bits da edição One. Veja

http://docs.mandriva-br.org/mandriva/como_obter_o_mandriva_linux#distribuicoes_baseadas_no_mandriva_linux_nao_oficiais_feitas_pela_comunidade_de_usuarios
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #4 : 20 de Março de 2010, 14:19 »

Kid,

Se eu instalar  free 2010 64 ele também reconhece minha placa? Usará driver proprietário ATI ou um alternativo? Gostaria de usar todo o potencial desta placa. No mdv 32 consegui usar bem o compiz a até alguns jogos 3d mas tive problemas com programas como o stelarium...
A edição One vem com o driver proprietário da ATI, mas a edição One oficial só tem versão de 32 bits.

A edição Free tem versão de 64 bits mas não traz o driver proprietário.

Ou vc instala a Free 64 bits e depois instala o pacote ati usando os repositórios ou então baixe uma versão não oficial de 64 bits da edição One. Veja

http://docs.mandriva-br.org/mandriva/como_obter_o_mandriva_linux#distribuicoes_baseadas_no_mandriva_linux_nao_oficiais_feitas_pela_comunidade_de_usuarios
Na verdade não se usa mais o driver proprietário para placas de família anteriores às HD 2xxx. Para essas, basta usar o driver "ati" e tudo deve funcionar normalmente.
Fiquem com Deus.

wildejr
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #5 : 21 de Março de 2010, 22:54 »

Kidsoeiro e Manoel, obrigado pelas respostas.

Instalei hoje a versão free mandriva 64. Tive alguns problemas pois houve falha de instalação qdo escolhi o KDE e fui obrigado a instalar a versão gnome. Quando instalei o driver fgl...alguma coisa da ati pelo MCC e habilitei 3D vários arquivos foram instalados juntos e o meu Mandriva free ficou igual ao One visualmente.

O 3D está funcionando mas quando clico no ati catalist center há uma mensagem que o driver ati não está instalado. Será que tem algo errado? No MCC selecionei ati 1950 ou earlier...

Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #6 : 22 de Março de 2010, 09:00 »

Meu querido, você não entendeu o que eu quis dizer. Não adianta baixar ou tentar usar um driver proprietários fglrx se a versão do Catalyst for superior ao 9.3. O último driver a suportar placas de modelos anteriores às HD 2xxx não são suportados a partir do Catalyst 9.4, inclusive. Se o driver que você está usando se enquadra nisso, então, está usando o driver livre ati, aliás, no Mandriva 2010 é esse o driver utilizado. Se você tentar instalar um driver mais novo baixado do site oficial, vai receber a mensagem de erro dizendo que não foi encontrado hardware compatível. Aconteceu comigo quando tentei atualizar para o Catalyst 9.4 em uma máquina antiga que usa uma Radeon 9600Pro. Veja as notas de lançamento do Catalyst 10.1 e verá que sua placa não consta como suportada.

https://a248.e.akamai.net/f/674/9206/0/www2.ati.com/drivers/linux/catalyst_101_linux.pdf

Fique com Deus.

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: