mandrivabrasil.org - Forum
19 de Junho de 2013, 23:32 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Placa de video no Mandriva 2007 Free  (Lida 17461 vezes)
Marcos TheJapa Umino
Mandriva PRO Instructor
Membro Vitalício

LPIC-1 | CCAI-CCNA

Ver Perfil WWW
« Responder #30 : 05 de Fevereiro de 2007, 11:30 »

Dê a saída do comando urpmq --list-media
Marcos TheJapa Umino
Mandriva PRO Instructor
Membro Vitalício

LPIC-1 | CCAI-CCNA

Ver Perfil WWW
« Responder #31 : 05 de Fevereiro de 2007, 19:42 »

Mas eu pedi a saída do comando "urpmq --list-media"

Não pedi a saída do comando glxinfo.

Sacanagem, depois eu é que sou chato. Língua
JonRoFeS
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #32 : 05 de Fevereiro de 2007, 19:55 »

Ok mas este comando só lista as mídias configuradas, eu tenho o pacote dkms-nvidia + nvidia e não sei como instalar. Acho que é este né.

[root@localhost jonrofes]# urpmq --list-media
Installation i586 CD 1
Installation i586 CD 2
Installation i586 CD 3
Installation i18n CD
update_source
main
plf-free
plf-free_backports
plf-nonfree
plf-nonfree_backports
main_updates
main_backports
contrib
contrib_updates
contrib_backports

e glxinfo pra não avacalhar tudo:

[root@localhost jonrofes]# glxinfo
name of display: :0.0
Xlib:  extension "XFree86-DRI" missing on display ":0.0".
display: :0  screen: 0
direct rendering: No
server glx vendor string: SGI
server glx version string: 1.2
server glx extensions:
    GLX_ARB_multisample, GLX_EXT_visual_info, GLX_EXT_visual_rating,
    GLX_EXT_import_context, GLX_EXT_texture_from_pixmap, GLX_OML_swap_method,
    GLX_SGI_make_current_read, GLX_SGIS_multisample, GLX_SGIX_hyperpipe,
    GLX_SGIX_swap_barrier, GLX_SGIX_fbconfig, GLX_MESA_copy_sub_buffer
client glx vendor string: ATI
client glx version string: 1.3
client glx extensions:
    GLX_EXT_visual_info, GLX_EXT_visual_rating, GLX_EXT_import_context,
    GLX_ARB_get_proc_address, GLX_ARB_multisample, GLX_ATI_pixel_format_float,
    GLX_ATI_render_texture
GLX version: 1.2
GLX extensions:
    GLX_EXT_visual_info, GLX_EXT_visual_rating, GLX_EXT_import_context,
    GLX_ARB_multisample
OpenGL vendor string: Mesa project: www.mesa3d.org
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect
OpenGL version string: 1.2 (1.5 Mesa 6.5)
OpenGL extensions:
    GL_ARB_imaging, GL_ARB_multitexture, GL_ARB_texture_border_clamp,
    GL_ARB_texture_cube_map, GL_ARB_texture_env_add,
    GL_ARB_texture_env_combine, GL_ARB_texture_env_dot3,
    GL_ARB_transpose_matrix, GL_EXT_abgr, GL_EXT_blend_color,
    GL_EXT_blend_minmax, GL_EXT_blend_subtract, GL_EXT_texture_env_add,
    GL_EXT_texture_env_combine, GL_EXT_texture_env_dot3,
    GL_EXT_texture_lod_bias
glu version: 1.3
glu extensions:
    GLU_EXT_nurbs_tessellator, GLU_EXT_object_space_tess

visual  x  bf lv rg d st colorbuffer ax dp st accumbuffer  ms  cav
 id dep cl sp sz l  ci b ro  r  g  b  a bf th cl  r  g  b  a ns b eat
----------------------------------------------------------------------
0x23 24 tc  0 24  0 r  y  .  8  8  8  0  0 16  0  0  0  0  0  1 0 None
0x24 24 tc  0 24  0 r  y  .  8  8  8  0  0 16  8 16 16 16  0  1 0 None
0x25 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 16  8 16 16 16 16  1 0 None
0x26 24 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 16  8 16 16 16 16  1 0 None
0x27 24 dc  0 24  0 r  y  .  8  8  8  0  0 16  0  0  0  0  0  1 0 None
0x28 24 dc  0 24  0 r  y  .  8  8  8  0  0 16  8 16 16 16  0  1 0 None
0x29 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 16  8 16 16 16 16  1 0 None
0x2a 24 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 16  8 16 16 16 16  1 0 None
0x63 32 tc  1  0  0 c  .  .  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #33 : 05 de Fevereiro de 2007, 20:42 »

[root@localhost tmp]# urpmi.addmedia plf-free http://ftp://ftp.planetmirror.com/pub/plf/mandrake/free/2007.0/i586 with hdlist.cz

Olhem só o que acontece quando tento instalar o dkms nvidia

mídia "plf-free" já existe
[root@localhost tmp]#
[root@localhost tmp]# urpmi.addmedia plf-nonfree http://ftp://ftp.planetmirror.com/pub/plf/mandrake/non-free/2007.0/i586 with hdlist.cz
mídia "plf-nonfree" já existe
[root@localhost tmp]# urpmi.addmedia contrib http://ftp://ftp.lip6.fr/pub/linux/distributions/Mandrakelinux/official/2007.0/i586/media/contrib/release whith hdlist.cz
mídia "contrib" já existe
[root@localhost tmp]# urpmi dkms-nvidia nvidia
Alguns pacotes não puderam ser instalados:
dkms-nvidia-8774-4plf2007.0.i586 (devido a não satisfazer dkms)
nvidia-9631-1plf2007.0.i586 (devido estar faltando dkms-nvidia-9631-1plf2007.0.i586)
Prosseguir instalação mesmo assim? (S/n)

Depois disso não sei o que faço. Se peço pra instalar ele não reconhece a instalação.
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #34 : 05 de Fevereiro de 2007, 21:53 »

main_updates e updates_source ... tem 2 mídias iguais? Será q pode ser isso q está confundindo seu urpmi?
Nome: Allan Brazute Alves
Profissão: Admin Linux / Desenvolvedor Ajax (ExtJS+PHP)
Formação: Design Gráfico
Hobby: Programação e Jogos
Hardware: Machines
Marcos TheJapa Umino
Mandriva PRO Instructor
Membro Vitalício

LPIC-1 | CCAI-CCNA

Ver Perfil WWW
« Responder #35 : 06 de Fevereiro de 2007, 01:20 »

Não deve ser isso não.

JonRoFeS, use o urpmi.update -a para atualizar as mídias, depois urpmi --auto-select --auto para atualizar seu sistema. Depois você tenta só o urpmi dkms-nvidia. Se der erro, anexe o /etc/urpmi/urpmi.cfg pra gente dar uma checada.

Por fim, não precisa ficar adicionando as mídias o tempo todo. Essa configuração só é necessária uma única vez. Vá com calma e tente entender cada comando que está digitando. Saindo feito doido tentando qualquer coisa só vai acabar desconfigurando seu sistema sem volta, aí só reinstalando.

Sobre esta dependência do dkms, o dkms é responsável por gerenciar a compilação dos módulos de kernel de drivers proprietários em geral. Sem o dkms instalado, seu suporte a aceleração 3D de sua placa de vídeo nunca funcionará. Tenha paciência pois se você ferrrar o sistema, você é o único prejudicado. O root tem poder de ferrar o sistema sem volta, não é pq é GNU/Linux que é a prova de descuido, ok?

Para mais detalhes sobre urpmi é essencial ler o artigo: http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/

Uma busca por dkms no fórum trará muitos resultados.
fwtj
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #36 : 07 de Fevereiro de 2007, 14:33 »

Daê cara, valw doutor.zero.
Logo após vc ter escrito isso eu tentei instalar mas não deu certo....

hj, umas 2 semas depois eu refiz o mesmo processo e instalou, mas precisei de alguns ajustes.
Por exemplo.

No xorg.conf, mudar o drive da placa de nv para nvidia, e além disso tive q tirar qq ligação a glx na sessão módulos e acresentar:
/usr/lib/xorg/modules/extensions/nvidia/libglx.so
Após isso executei
update-alternatives --config gl_conf
e selecionei a opção
nvidia.conf

Mas agora eu não consigo ativar os efeitos 3d!

Vou até o
centro de controle do mandriva
depois sou em hardware e então em
efeitos de desktop 3D
. Nisso ele pede para instalar
task-3ddesktop
Mas no final ele apenas diz q não foi pssível instalar o pacote!
O que fazer agora?

amigo estou tendo problemas com a libglx tb, eu instalo os drivers pelo manualmente e vou no xorg. e altero de nv para nvidia, mais quando entro no X da erro pelo que entendi e na libglx.

vi que vc falou que tem que tirar qualquer ligacao a glx e acrecentar a linha
/usr/lib/xorg/modules/extensions/nvidia/libglx.so
no xorg.conf. depois da o comando:
update-alternatives --config gl_conf

e depois selecionar a opcao
nvidia.conf

cara o que eu nao entendi e nao sei como faz e tirar qualquer ligacao a glx e tb nao entendi a linha a seguir: selecionar a opcao
nvidia.conf

ha outra coisa eu baixei a versao mais nova dos dkms-nvidia manualmente e instalei pelo comando urpmi *.rpm, e pq nao tenho internet em cada e tenho e baixar tudo no trabalho e levar para casa,

me da uma ajudinha ai estou querendo muito colocar esse destop 3d para funcionar.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 14:37 por fwtj » Registrado
JonRoFeS
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #37 : 13 de Fevereiro de 2007, 09:22 »

Não deve ser isso não.

JonRoFeS, use o urpmi.update -a para atualizar as mídias, depois urpmi --auto-select --auto para atualizar seu sistema. Depois você tenta só o urpmi dkms-nvidia. Se der erro, anexe o /etc/urpmi/urpmi.cfg pra gente dar uma checada.

Por fim, não precisa ficar adicionando as mídias o tempo todo. Essa configuração só é necessária uma única vez. Vá com calma e tente entender cada comando que está digitando. Saindo feito doido tentando qualquer coisa só vai acabar desconfigurando seu sistema sem volta, aí só reinstalando.

Sobre esta dependência do dkms, o dkms é responsável por gerenciar a compilação dos módulos de kernel de drivers proprietários em geral. Sem o dkms instalado, seu suporte a aceleração 3D de sua placa de vídeo nunca funcionará. Tenha paciência pois se você ferrrar o sistema, você é o único prejudicado. O root tem poder de ferrar o sistema sem volta, não é pq é GNU/Linux que é a prova de descuido, ok?

Para mais detalhes sobre urpmi é essencial ler o artigo: http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/

Uma busca por dkms no fórum trará muitos resultados.

Essa conexão discada é complicada, atualizar as mídias ok, mas atualizar o sistema chega a um ponto de baixar pacotes de 1/260, 260 pacotes, para instalar e deixar funcionando minha placa 3D tenho que baixar 260 pacotes fora as atualizações já realizadas, ou seja, um sábado e domingo inteiros pra instalar um 3D no Linux - não é fácil.
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #38 : 13 de Fevereiro de 2007, 15:34 »

he por isso que eu acho, que poderia ter um jeito de fazer tudo manualmente, o pessoal que entende bem de urpmi, poderia listar os pacotes nessecarios bara que possamos fazer download em outro lugar e copiar para a maquina que queremos instalar e fazer ele manualmete...
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #39 : 13 de Fevereiro de 2007, 19:23 »

Essa conexão discada é complicada, atualizar as mídias ok, mas atualizar o sistema chega a um ponto de baixar pacotes de 1/260, 260 pacotes, para instalar e deixar funcionando minha placa 3D tenho que baixar 260 pacotes fora as atualizações já realizadas, ou seja, um sábado e domingo inteiros pra instalar um 3D no Linux - não é fácil.

Só está difícil porque você está usando a versão Free. As versões Powerpack e mesmo o Mandriva One 2007 já vem com o driver Nvidia instalado.
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #40 : 13 de Fevereiro de 2007, 19:29 »

he por isso que eu acho, que poderia ter um jeito de fazer tudo manualmente, o pessoal que entende bem de urpmi, poderia listar os pacotes nessecarios bara que possamos fazer download em outro lugar e copiar para a maquina que queremos instalar e fazer ele manualmete...

É meio difícil fazer isso. Nem os ícones mágicos do Kurumin fazem iso. Você precisa estar conectado à internet também...

Para quem não tem internet fácil, uma saída é simplesmente fazer um "mirror" (espelho) dos repositórios/mídias existentes. Não é trivial mas também não é uma coisa do outro mundo. Olhem esse artigo meu para ter uma idéia do que estou falando

http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/85/29/

Eu por exemplo uso isso no trabalho para economizar banda e acelerar as instalações/atualizações. De madrugada o mirror sincroniza com os servidores oficiais e todas as máquinas apontam para o servidor ftp local, o mirror. Assim tudo fica rápido e prático.
JonRoFeS
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #41 : 14 de Fevereiro de 2007, 07:41 »

É meio difícil fazer isso. Nem os ícones mágicos do Kurumin fazem iso. Você precisa estar conectado à internet também...

Para quem não tem internet fácil, uma saída é simplesmente fazer um "mirror" (espelho) dos repositórios/mídias existentes. Não é trivial mas também não é uma coisa do outro mundo. Olhem esse artigo meu para ter uma idéia do que estou falando

http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/85/29/

Eu por exemplo uso isso no trabalho para economizar banda e acelerar as instalações/atualizações. De madrugada o mirror sincroniza com os servidores oficiais e todas as máquinas apontam para o servidor ftp local, o mirror. Assim tudo fica rápido e prático.

Manoel Pinho, farei este método que você passou. Valeu pela atenção!
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #42 : 18 de Fevereiro de 2007, 13:39 »

Pelo que entendi, li não muito aprofundadamente, o urpmi simplesmente não está achando o dkms ou, pelo menos, o dkms-minimal para instalar. O que considero estranho, pois, instalei uma ATI e os pacotes são os mesmos, com as mesmas dependências: ati e dkms-ati. Se não conseguir pelos meios normais, talvez uma visita em rpm.pbone.net resolvam seu problema.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
marcosbelancon
Visitante
« Responder #43 : 19 de Fevereiro de 2007, 15:44 »

Bom dia pessoal, migrei para o mandriva recentemente e fiquei maravilhado com dezenas de caracteristicas dessa distribuição, e a principal delas foi a facilidade "aparente" em se instalar o desktop-3D. Após 4 dias quebrando a cabeça e reformatando minha maquina algumas vezes consegui rodar o XGL perfeitamente! descrevo aqui resumidamente os meus passos:

1- Adicionar as midias PLF-free, PLF-nonfree e contrib usando os seguintes comandos:
urpmi.addmedia contrib http://ftp://ftp.aso.ee/pub/os/Linux/distributions/mandrake/official/2007.0/i586/media/contrib/release with media_info/hdlist.cz
urpmi.addmedia plf-free http://ftp://ftp.gts.lug.ro/plf/mandriva/2007.0/free/release/binary/i586/ with hdlist.cz
urpmi.addmedia plf-nonfree http://ftp://ftp.gts.lug.ro/plf/mandriva/2007.0/non-free/release/binary/i586/ with hdlist.cz

2- Rodei o comando a seguir que instala o driver nvidia (a versão disponivel hoje nesses mirrors era a 8774):
urpmi dkms-nvidia nvidia

3-No XFdrake fiz como ja descrito no forum, escolhi minha placa e veio a pergunta: há um driver proprietario disponivel que pode conter recursos adicionais, deseja ativa-lo? obviamente respondi que sim!
Mesmo tendo executado estes passos ao ativar o XGL nada acontecia, no menu "configurar o desktop 3D" aparecia ativado, porem efeito algum acontecia. Imaginei que o xorg.conf não estava sendo devidamente configurado pelo XFdrake, então fechei o servidor X, entrei em modo texto e executei o passo 4.

4- Em modo texto executei como root:
nvidia-xconfig

E pronto, iniciei o ambiente grafico e o XGL estava funcionando perfeitamente, sem travar, sem bugs, sem qualquer problema. Não entendo muito de linux e notei que muito se fala sobre o "direct rendering". rodando o glx info em minha maquina obtenho como resposta:

name of display: :93.0
display: :93  screen: 0
direct rendering: No
server glx vendor string: SGI
server glx version string: 1.2
server glx extensions:
.........................................

Ou seja, direct rendering: No..............................................se estou rodando o XGL esse recurso perfeitamente, qual vantagem ele me trás? espero que todos consigam instalar o XGL como eu fiz, imagino que o "nvidia-xconfig" configure corretamente o xorg!
Visitante
« Responder #44 : 19 de Fevereiro de 2007, 16:23 »

Adicionei as midias backports e instalei o driver 9631 da NVIDIA e apenas um cubo branco apareceu...........................................recomendo aos usuarios menos avançados como eu que não adicionem as midias backports e utilizem apenas os pacotes das midias PLF free e nonfree e contrib!
Minha configuração é:
Athlon 64 3000+  s754 VENICE
Motherboard ASUS K8V-MX
512 RAM SAMSUNG
Discos rigidos: SATA seagate 80 gb + SATA maxtor 80 gb em RAID 0 (115 megabytes/segundo no HDSpeed)
Geforce MX 4000 (o suficiente pra rodar quase tudo do AIGLX, e quase nada do RUINDOWS VISTA)
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2007, 16:59 por marcosbelancon » Registrado
Páginas: 1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: