Autor Tópico: Wireless Fica Caindo  (Lida 7989 vezes)

Offline alxsilveira

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
Wireless Fica Caindo
« Online: 28 de Junho de 2010, 22:11 »
Instalei o Mandriva 2010 faz umas semanas atrás, antes eu usava o Mandriva 2008, pois bem, em casa tenho um Notebook HP com Windows 7 do meu filho, um PC com Windows XP da minha esposa e o meu Notebook Positivo com Mandriva 2010, estamos todos usando a internet via Wirelless a pelo menos 2 anos, pois bem, depois que troquei meu SO para o Mandriva 2010 a conexão fica caindo e conectando o tempo todo, isso não acontece com os outros dois computadores e também não acontecia com o Mandriva 2008 e também antes eu usava a internet em todos os comodos de casa, agora só consigo usar se estiver perto do roteador, o notebook do meu filho pega em qualquer lugar aqui de casa e na rua coisa que o meu tb fazia antes da troca do SO, parece que após trocar o SO para a versão 2010 do Mandriva minha conexão além de ficar mais fraca também está com instabilidade por isso fica caindo, isso está acontecendo com mais alguém? O que devo fazer para resolver isso? Abraço a todos.
« Última modificação: 28 de Junho de 2010, 22:13 por alxsilveira »

Offline ricksv

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
Re:Wireless Fica Caindo
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2010, 22:16 »
estou com o mesmo problema no 2010.0  ja no 2009.1 nunca tive esse tipo de problema,vou ficar em QAP pra ver se algum amigo tira essa dúvida.

Offline thiswasthya

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2010, 22:19 »
No inicio o meu nem conectava, consegui fazer conectar, mas passo pelo mesmo problema!!! Mal me afasto do roteador e cai... Ajudem aeee.

Offline Manoel Pinho

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2010, 07:59 »
Provavelmente o que mudou de uma versão para outra do Mandriva Linux foi o driver usado para o hardware de vocês.

Isso é normal acontecer e acontece em todas as distribuições, porque muitas vezes o projeto de um determinado driver pára ou fica desatualizado e então é necessária a troca.

Vocês precisam primeiro determinar que dispositivos wireless possuem e que módulos do kernel estão sendo usados para ele.

Offline thiswasthya

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2010, 16:29 »
Provavelmente o que mudou de uma versão para outra do Mandriva Linux foi o driver usado para o hardware de vocês.

Isso é normal acontecer e acontece em todas as distribuições, porque muitas vezes o projeto de um determinado driver pára ou fica desatualizado e então é necessária a troca.

Vocês precisam primeiro determinar que dispositivos wireless possuem e que módulos do kernel estão sendo usados para ele.

Ola Manoel, fico "feliz" em saber q o problema não é só comigo... A minha é uma ATL 8187b, notebook cce que originalmente veio com linux e cometi a burrada de instalar o rWindows. Não conhecia o linux e nao sabia q era tao bom, mas esse probleminha de acesso a internet ta me deixando "de cara".
Flwww

Offline guimesmo

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
    • Blog do Guimesmo
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2010, 16:57 »
qual é a marca e modelo da placa?
Linux Desktop. Eu vivo isso.

Offline thiswasthya

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2010, 19:49 »
NoteBook CCE, placa de rede wifi REALTEK 8137B.  ;)

Offline guimesmo

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
    • Blog do Guimesmo
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2010, 20:35 »
dei uma procurada sem sucesso... esse erro é estranho, deve ter a ver com o que o pinho falou... o pior é funcionar bem em uma versão e na outra zicar... com modens acontecia muito isso (no windows acontece muito isso com alguns tipos de hardware)...desculpe não poder ajudar mais...
Linux Desktop. Eu vivo isso.

Offline alxsilveira

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2010, 20:27 »
Bem...meu notebook é um Positivo modelo Z520, não sei te dizer qual o modelo da placa wi-fi que está instalado, veio com o Mandriva 2008 instalado e atualizei a algumas semanas para o Mandriva 2010, sabe o que é mais estranho, a questão de ficar caindo a conexão não é sempre, tem hora que conecta de primeira e fico usando durante horas sem problema, de repente cai e volta a conectar, passa alguns minutos e volta a cair depois custa a conectar, mas acaba por conectar, se eu me afasto um pouco ai o problema piora, no 2008 era tranquilo sem problema algum, quem sabe na próxima versão eles conseguem resolver está questão, seria bom relatarmos este problema para a Mandriva...correto? Alguém sabe como fazer isso?

Offline Manoel Pinho

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2010, 19:54 »
Eu tenho 2 notebooks com chipsets wireless da Intel e nunca tive problemas em usar a wireless em nenhuma versão de linux. Na realidade eu escolhi esse hardware justamente porque sabia que a própria Intel desenvolve os drivers e contribui com código para o kernel.

Mas infelizmente alguns fabricantes e especialmente alguns modelos não são suportados no linux ou suportados com restrições e com problemas de estabilidade. E a combinação com as dificuldades inerentes de notebooks ainda piora a situação.

Mais cômico ainda é que muitos desses hardwares não muito recomendados para uso com linux são vendidos com linux "de fábrica", mas aí há uma "preparação" toda especial (com instalação de drivers não incluídos na distribuição, etc) pelo fornecedor de linux OEM para que o hardware funcione no sistema, que muitas vezes uma instalação de linux comum não faz completamente.

Os comandos

lspcidrake

e

lspci

dão todos os detalhes do hardware do seu computador.

Offline slavezerorj

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
    • "Ao infinito e além!"
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2010, 20:29 »
meu note Toshiba nunca teve problema de conexão com nenuma distro linux e conecta numa boa, mas hoje percebi um problema estranho com o Mandriva 2010.0, que ao me afastar da sala para o quarto, uns 4 metros, a conexão ficou horrível caiu de 100% para 71% e ficou impossível navegar, depois que voltei para perto no roteador, a conexão ficou normal...alguém já passou por isso?

Offline whitewolf

• Membro Sênior
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 04 de Julho de 2010, 22:25 »
A sua conexão caía no RuWindows?

Pois o problema pode não ser de software, ou seja, do Linux, e sim de hardware.

Tenho uma atendido vários cliente com o mesmo problema e, no caso deles, o problema quase sempre é ocasionado por super-aquecimento da motherboard e consequente defeito no chip do chipset ou BGA, chegando em alguns casos a parar de funcionar completamente, sem sequer reconhecer a placa de rede sem-fio.

Esse defeito costuma aparecer muito em notebooks HP, mas de CCE e Positivo eu também já ví acontecer.

Tente arranjar um adaptador wifi USB para testar se o problema é mesmo no Linux.

Offline harback

• Membro Sênior
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2010, 10:56 »
O problema pode ser de hardware, e não só com o Mandriva. Esta placa 8187b apresentou o mesmo problema no notebook da minha sobrinha, como o Vista. Portanto, não foi problema do sistema operacional, Rwindows ou Linux. Só resolvi o problema com um adaptador wireless externo usb. Procurem tentar saber o módulo indicado para o hardware, instalar o correto e, se isto não der certo e for possível, tentem o adaptador externo. Se a última opção resolver, é porque o problema está nesta placa wireless. (Desculpem-me se falei besteira com relação a "placa" wireless, etc. Só estou relatando a experiência que tive e resolvi com a ajuda deste fórum). Boa sorte e relatem o que ocorreu, para que todos possamos aprender mais um pouco.

Offline thiswasthya

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2010, 23:12 »
Com rwindows sempre funcionou perfeitamente, e a longa distancia. No mandriva demora a conexao e mal me afasto, ja cai. Vcs acham q deveria tentar o externo??

Offline alxsilveira

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2010, 22:15 »
meu note Toshiba nunca teve problema de conexão com nenuma distro linux e conecta numa boa, mas hoje percebi um problema estranho com o Mandriva 2010.0, que ao me afastar da sala para o quarto, uns 4 metros, a conexão ficou horrível caiu de 100% para 71% e ficou impossível navegar, depois que voltei para perto no roteador, a conexão ficou normal...alguém já passou por isso?

É bem assim, se eu me afasto do roteador ele fica horrível, antes quando usava o Mandriva 2008 era perfeito, eu usava o Wirelles em qualquer parte da casa, agora só consigo se estiver perto do Roteador. Acho que é o drive usado pelo Mandriva 2010 pois meu filho tem um Notebook HP com Windows 7 e minha esposa tem um PC com Windows XP com rede wirelles no quarto dos fundos e os dois funcionam perfeitamente mesmo de longe.