Vamos lá, com certeza programas não somem do gerenciador de pacotes, se instalados como rpms... arquivos em tar.gz não aparecerão lá, foi por isso que perguntei. Recomendo que você vá no site oficial e baixe o Skype para fedora. Daí, em um terminal você usa o seguinte comando para instalação:
#rpm -ivh skype-etc-etc.rpm --nodeps
Tem que ser via terminal porque os pacotes disponíveis não são para Mandriva, eu uso a versão do Fedora, e as dependências, embora sejam as mesmas, possuem nomes diferentes de pacotes em cada distro. Mas, isso pode ainda não ser o suficiente para o programa funcionar. Rode o executável no terminal. De der erro de estar faltando alguma biblioteca, você tem que instalar manualmente com o urpmi. Não é uma tarefa trivial, mas, também não é nenhuma coisa de outro mundo. Vai aparecer o nome de uma biblioteca. Digamos que seja libnss3.so.0. Bom, basta procurar um pacote de nome libnss ou algo assim e mandar ver. Alguns nomes não são tão sugestivos, então, se quiser saber a que pacotes pertencem, você tem que estar com as mídias remotas instaladas corretamente (sim, o easyurpmi). Caso ainda não estejam, dá uma passada em rpm.pbone.net, clique em advanced search, selecione o Mandriva 2010 e, lá em baixo, a opção "provides", caso esteja desselecionada. Aí, coloque o nome da biblioteca na procura a veja os pacotes que ele te devolve. No caso de mais de um pacote vir como resultado, olhe a descrição do pacote e instale a biblioteca que provê o arquivo. Pode parecer complicado mas não é: são uns três, no máximo quatro pacotes que o Skype necessita para funcionar.
Agora, vamos a algumas considerações. Primeiramente, não acho que você seja "azarada". Aliás, acredite: você é muito sortuda!!! Está usando a MELHOR distro Linux que existe!!! Primeiramente, vcoê NUNCA deve instalar pacotes em tar.gz se existirem nas mídias remotas, exatamente como você faz no Ubuntu, com o synaptic. Você pode configurar as mídias pelo Centro de Controle Mandriva (que o Ubuntu NÃO tem ainda, eu acho, embora esteja fazendo um clone justamente do mcc) ou ir no site easyurpmi.zarb.org e configurar de lá. Eu prefiro a segunda opção, embora ela não seja tão automatizada: posso escolher os mirrors que desejar, creio que todo mundo por aqui usa os da ufpr. Ao terminar esta tarefa, basta entrar no Centro de Controle Mandriva, no gerenciamento de pacotes, e instalar o que desejar de lá. Somente na total ausência de um pacote no gerenciamento é que você deveria tentar se aventurar em usar um .tar.gz, mas, aqui entraria um diferencial: NÓS!!!! Sem falsa modéstia, já te disse uma vez e repito: este é o melhor fórum de qualquer distro Linux que você vai encontrar no mundo!!! Digo de coração, somos praticamente uma família, aliás, para muito talvez sejamos, mesmo!!! Você pode até notar alguma coisa estranha, como eu e o Rsvc trocando algumas farpas, mas, no fundo a gente se ama!!!

Com nossa ajuda, tenho certeza de que você instala qualquer .tar.gz com os pés e mãos amarrados, olhos vendados, boca cerrada e com uma janela do mcc aberta!!! Pode acreditar!!!

No mais, apesar de ser tudo Linux, creio que apenas esbarrou nas particularidades de cada distro. Você, normalmente, só precisa aprender a lidar com elas UMA vez, pois, da próxima, já saberá o que fazer. Outras coisas são mais atreladas ao Linux de maneira geral e não a uma distro específica, coisas que com o tempo você se acostuma, ao adquirir conhecimentos e experiência. É um processo de alguma duração, mas, altamente recompensador. Não desista, fique com a gente, eu não seu Creysson, mas, "eu agarântio": você não vai se arrepender...

E, quer baixar o Skype?!?! Use a versão oficial, do site do desenvolvedor. É para ela que serve o tutorial que postei acima:
http://www.skype.com/intl/en/get-skype/on-your-computer/linux/post-download/Como eu disse, uso a versão do Fedora. Aliás, qual a versão que está usando?!?! No site oficial, a última é a 2.1.0.81.
Fique com Deus.