mandrivabrasil.org - Forum
21 de Maio de 2013, 10:07 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Instalacao da ATI x1550  (Lida 1874 vezes)
Bigu -- Tata
Novato
*

Ver Perfil WWW
« : 10 de Agosto de 2010, 11:35 »

Esse e o meu primeiro post nesse forum. Vou escrever um pouco so para voces saberem qual e a minha situacao.

Sou novo no sistema linux. ja faz algum tempo que eu esta querendo instalar no meu pc um sistema linux para tentar uma coisa diferente daquela coisa que me irrita chamada windows. entao a poucos dias atras eu perdi a preguica procurei na internet alguma versao. particularmente, olhando nos sites oficiais, gostei do ubuntu e do mandriva. Devido a alguns erros na gravacao do cd do ubuntu acabei gravando o Mandriva (2010.1) e instalando em minha maquina.
como nao tinha nem ideia de como era um linux foi um pouco complicado nos 3 primeiros dias. mas agora ja estou me acostumando e ate gostando dele.

meu computador e: gigabyte (s-series) g31m-es2l ... core 2 duo (e7200) ... HD 40 gb (mandriva) + 40 gb (Windows xp) + 250 gb ... ati radeon x1550 (512mb) ... memoria 2 gb ... OBS.: tenho um drive IDE de dvd e os meus 2 hd de 40 sao ide. entao 2 hd de 40 nunca ficam ligados simultaneamente.

tentei instalar o drive da minha placa de video mas nao estou conseguindo.
o que fiz para instalar foi: entrei no site http://ati.amd.com/support/driver.html , selecionei as opcoes (como mostra a imagem nesse link: http://urlfacil.net/otavio/temp/tela1.png) , fiz o download do arquivo ( http://urlfacil.net/otavio/temp/tela2.png ), procurei na internet como instalar o drive e vi em um forum que era so abrir um terminal ou ir em modo texto (ctrl+alt+f6 se eu nao me engano) (tentei os 2 e nao deu certo, nem sei se tem alguma diferenca), digitar su para colocar-me como administrador, ir ate a pasta que coloquei o arquivo e digitar "sh nome_do_arquivo", e o que ocorreu foi o seguinte: http://urlfacil.net/otavio/temp/tela3.png .

os links das imagens acima ( urlfacil.net ) sao da minha hospedagem (eu usava para hospedar o meu site)

o video do meu Mandriva esta perecendo o do windows xp sem os drives de instalacao (eu instalo pelo cd no meu windows. mas o cd so serve para windows xp e vista). depois que instalo o cd no windows a imagem em qualquer aplicativo fica bem melhor. entao pensei que se entrasse no site e baixasse a versao para linux conseguiria um grafico melhor tanto em jogos como no firefox

espero que voces possam me ajudar com isso. como eu disse sou novo nesse sistema entao nao entendi muito bem esse erro. Desconfiei que poderia ter errado no drive que baixei, entao voltei ai site (descrito acima) e nao achei outro drive que talvez possa servir (posso estar enganado)

desde ja agradeco.

http://urlfacil.net/otavio
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 10 de Agosto de 2010, 16:36 »

Você não tem que instalar qualquer driver para sua placa ATI, pois os que vêm no Mandriva já são da última versão que suporta esta placa. Os Catalyst, a partir da versão 9-4 (inclusive), não suportam mais quaisquer placas de séries anteriores às HD. Os drivers que vêm com o Mandriva e, na verdade em qualquer distro Linux, são livres, feitos com o aval da ATI, com as especificações liberadas para que seja possível uma performance 3D aceitável ou condizente com o hardware utilizado.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Bigu -- Tata
Novato
*

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 13 de Agosto de 2010, 16:12 »

hum ... obrigado pela resposta.

o ruim eh que o efeito de serra (nao me lembro do nome em ingles que e o nome certo para o que esta acontecendo) esta muito superior ao que eu tinha no Windows (depois de instalar o cd da placa de video).

de qualquer forma obrigado.

se mais alguem quiser colocar qualquer coisa ai para o meu conhecimento (como eu disse sou novo no linux) eu vou agradecer assim vou ganhando conhecimento.

vlw

http://urlfacil.net/otavio
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 13 de Agosto de 2010, 18:04 »

O que eu tenho a acrescentar?!?! Ah, essa é fácil:

1 - Você está participando do melhor fórum de Informática/Linux do mundo. Talvez não veja isso agora, mas, com o tempo, se ficar conosco, verá.
2 - Poste suas dúvidas!!! Teremos prazer em respondê-las, por mais simples que sejam!!! Mas, procure sempre dar uma pesquisada antes para ver se por acaso ela já não foi respondida.

Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
robsong3
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 01 de Setembro de 2010, 21:13 »

O que você pode fazer, é ajustar em "Configurações do sistema" >> "Aparência" >> " >> opção "Fontes"  e depois habilitar anti-aliasing.
Creio que irá melhorar a qualidade da imagem.

um abraço

o ruim eh que o efeito de serra (nao me lembro do nome em ingles que e o nome certo para o que esta acontecendo) esta muito superior ao que eu tinha no Windows (depois de instalar o cd da placa de video).

Mandriva 2010 X86_64 PWP em:
AMD Phenom II X4 3.0 GHz
Asus M3A78-EM
4GB DDR2 800 Kingston (duall channel)
HIS ATI 4870 1Ghz
2 HD's Samsung  Sata 320 Gb (Raid 1)
Bigu -- Tata
Novato
*

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 19 de Setembro de 2010, 16:07 »

desculpem demorar tanto para acessar a minha propria duvida ^^.
eu comecei a estagiar em uma empresa junior. entao estou sem tempo para entrar na internet.

isso ... esse e o nome, anti-aliasing xD.

robsong3 eu procurei isso que voce falou e nao achei na no meu mandriva. eu descobri que com o navegador epiphany (que ja vem no mandriva) as imagens estao muito boas. inclusive um pouco melhor que no windows. mas no firefox fica aquela coisa feia e quadriculada.
procurei nas configuracoes do meu mandriva o anti-aliasing mas nao achei nada relacionado em nenhum lugar.

obrigado mesmo assim e por enquanto!

(como meu problema no firefox continua vou deixar o topico aberto. vai que alguem sabe qual e o problema e tem a boa vontade de postar mesmo depois de muito tempo que esse topico foi aberto. quando eu descobrir como corrigir isso eu irei postar aqui)
  Imprimir  

Ir para: