mandrivabrasil.org - Forum
25 de Maio de 2013, 19:00 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alterar wallpaper sem o gerenciador. [Não resolvido, mas explicado]  (Lida 2521 vezes)
LRMC
Membro Intermediário

Ver Perfil
« : 20 de Agosto de 2010, 21:56 »

Antes de qualquer coisa, sou muito grato em começar a utilizar esse fórum. Obrigado a todos pela oportunidade; espero mesmo fazer por merecer.

Bom, eu instalei o Mandriva num note (que, por conta da placa ATI, me fez abandonar o Arch Triste ) e só então fui conhecer o LXDE. Uso a tempos o E-17, e gostei muito do LXDE. Mas tem uma coisa que tá me dando dor de cabeça:
 Eu gostaria de alterar o wallpaper (que fica o mesmo do GDM), mas não quero nenhum icone na área de trabalho. Daí é um problema, porque se ativa no configurador pra ele gerenciar a área de trabalho, fica fácil alterar o wallpaper, mas eu não consigo tirar aquele ícone "home". E, se desativo o gerenciamento da área de trabalho no configurador, daí o indesejado ícone desaparece, mas fica aquele wallpaper padrão.

Então, eu tinha que saber uma entre duas coisas: ou saber como alterar o wallpaper sem o gerenciamento da área de trabalho, ou fazer desaparecer o ícone "home" quando ativado o gerenciamento.

Agradeço qualquer ajuda. Abraços.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 11:21 por LRMC » Registrado

"Democracia" e "liberdade" são se definem por você poder fazer algo. Se definem é por você deixar outros fazerem algo com o que você não concorda Piscar E que o único limite seja o respeito.
padula
Visitante
« Responder #1 : 22 de Agosto de 2010, 19:41 »

LRMC
Seja bem vindo à Mandriva,
Eu uso em uma maquina minha LXDE muito bom, gosto da levesa e desempenho
que maquina me proporciona no dia à dia, uso em meu trabalho, mas vamos lá...

O que você quer fazer é muito simples, só é falta de costume, depois você vai dar show
aqui no forum, pode apostar...

Para mudar o wallpaper você precisa clicar com o mouse do botão direito no papel de parede atual:

-clicar configurações da area de trabalho ou desktop settings>>clicar na aba area de trabalho:
primeiro
-Ative o papel de parede e depois selecione o papel de sua escolha clicando em uma pasta para procurar
o papel desejado;
-utilize o modo: Stretch to fit the screen;
segundo
-Desativar a opção gerenciar area de trabalho e mostrar icones de arquivos na mesma aba area de trabalho;
-Dê ok para finalizar e pronto!

Não tem erro você vai estar com o papel desejado e sem icone no desktop, ok..

Boa sorte no seu novo LXDE.

« Última modificação: 22 de Agosto de 2010, 19:44 por Padula » Registrado
LRMC
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #2 : 27 de Agosto de 2010, 06:43 »

Mas daí quando reinicia o sistema ou mesmo o ambiente, ele volta ao "original" do mandriva.
"Democracia" e "liberdade" são se definem por você poder fazer algo. Se definem é por você deixar outros fazerem algo com o que você não concorda Piscar E que o único limite seja o respeito.
guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 27 de Agosto de 2010, 09:45 »

Você está usando a conta 'guest' ou convidado? Nessa conta ele apaga suas configurações. Eu uso LXDE e funciona normalmente.
Linux Desktop. Eu vivo isso.
LRMC
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #4 : 27 de Agosto de 2010, 12:43 »

Não, inclusive desativo a conta de convidado. Usuário comum; e único, criado na instalação do sistema.
padula
Visitante
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2010, 22:56 »

LRMC,
Verifiquei que mesmo feito o processo foi sem sucesso...
Bom vamos para a segunda alternativa...

-clicar configurações da area de trabalho ou desktop settings>>clicar na aba area de trabalho:

-Ativar a opção gerenciar area de trabalho e mostrar icones de arquivos na mesma aba area de trabalho;
-Ative o papel de parede e depois selecione o papel de sua escolha clicando em uma pasta para procurar
o papel desejado;
-utilize o modo: Stretch to fit the screen;
-Dê ok para configurar.

-Exclua todos os icones com o clique direito no mouse.
Obs. Você não vai conseguir excluir  icone meus documentos, o restante ok.

Reinicie o pc para verificar a configuração se ocorreu tudo ok.

Boa sorte.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2010, 23:00 por Padula » Registrado
LRMC
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #6 : 31 de Agosto de 2010, 19:21 »

Obrigado pela atenção, Padula, mas o motivo desse tópico é exatamente esse ícone "Home"  que não se permite ser excluído.

Eu gostaria de tentar de duas formas, se soubesse como:

1- Abrir o gerenciador como root (sudo), mas pra isso eu precisaria saber qual o comando que o chama.

2- Saber qual o arquivo onde o wallpaer tá setado (que obviamente tá em algum arquivo), mas não o encontro.
 Esse Wallpaper tá setado nos arquivos "/usr/share/lxde/pcmanfm/main.lxde" e "/home/~/.config/pcmanfm/main.lxde", mas pra minha surpresa altera-los não surte efeito algum. Procurei também em "/home/~/.config/lxsession/LXDE/desktop.conf", "/home/~/.config/openbox/lxde-rc.xml" e "/usr/share/lxde/openbox/rc.xml", mas nesse 3 não existe referência ao wallpaper usado.

Então, sendo que naqueles dois arquivos (/usr/share/lxde/pcmanfm/main.lxde e home/~/.config/pcmanfm/main.lxde) não adianta alterar... onde diabos estaria o arquivo responsável pelo wallpaper?

O que eu vou fazer agora é trocar o arquivo setado como wallpaper nesse dois arquivos por outra figura e colocar o mesmo nome (default.jop). Depois posto se deu certo.
 Mas se alguém soubesse me dizer qual o comando pra chamar o configurador do LXDE, pra eu tentar como SU, eu agradeceria.

Edit: Pelamordedeus, não funciona nem assim! Nem trocando o arquivo setado (em /usr/share/mdk/backgrounds/default.jpg) não surte efeito!  Zangado
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, 21:48 por LRMC » Registrado

padula
Visitante
« Responder #7 : 31 de Agosto de 2010, 22:59 »

LRMC,

A intenção e sempre essa, tentar e não desistir...rerere... Contente
Encontrei uma solução para essa correção no link abaixo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=63596.0

Obs. Aparentemente não testei ainda, mas, a intenção de usar o nautilus para
        correção é uma boa, visto que o pcmanfm é limitado para alguns comandos.

troca do Pcmanfm pelo Nautilus, edite:
        o arquivo /etc/xdg/lxsession/LXDE/autostart
        e comentar a linha onde tem:

@pcmanfm -d e depois adicione: @dbus-launch --exit-with-session
nautilus -n"

Tem também a indicação do Carioca (Kuruka aqui Mandriva) no link:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ambiente-grafico-LXDE/?pagina=2

Dê uma olhada, tem caminhos de como configurar do seu jeito.

Boa sorte. Sorridente

« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, 23:09 por Padula » Registrado
LRMC
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #8 : 04 de Setembro de 2010, 08:49 »

Valeu, Padula, mas não vira. Pra colocar o Nautilus como gerenciador, eu perco a vantagem da leveza que me parece ter o LXDE sobre o E-17, daí continuo usando esse segundo, mesmo. E também o início ligeiramente mais rápido do LXDE em comparação ao E-17 não compensa esse trabalho todo.

Continuo aberto a sugestões, mas até mais informações,desisto por aqui. Custo-benefício não vale a pena.
 Obrigado.
LRMC
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #9 : 17 de Novembro de 2010, 11:20 »

Complementando:

Quando criei esse tópico, não sabia de algo que fiquei sabendo esses dias: que o LXDE ainda não é um ambiente acabado, enquanto projeto próprio. Maioria dos pacotes ainda não tem nem mesmo versões de teste.
 O que acontece é que a galera do Mandriva fez por sí só de deixar ele funcionando pra sua distro. Por isso essa "insistência" desse wallpaper do Mandriva: porque é, afinal, um ambiente gráfico próprio deles. Rsrsrs.

Isso não me tira a vontade de altera-lo, mas ao menos tem uma explicação plausível. Rsrs
padula
Visitante
« Responder #10 : 17 de Novembro de 2010, 11:58 »

LRMC... aqui já estou acostumado em mudar as opçoes depois de ativado que nem
me importo mais com esse problema, e chato, mas, nem ligomais...apenas um detalhe,
eu creio que de para mudar sim, porque fiz uns testes no Mint e lá já está da maneira
que você falou, starta sem esse procedimento todo, nesse modo Mint está melhor...para
LXDE...enquanto isso vamos aguentando as pontas aqui...
  Imprimir  

Ir para: