mandrivabrasil.org - Forum
19 de Maio de 2013, 12:47 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Folder p/ orientar quem compra notebook ou netbook c/ Mandriva Linux  (Lida 6284 vezes)
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #15 : 05 de Setembro de 2010, 17:37 »

MacXi, promessa é divida então estão aí os meus pitacos, sinta se livre pra ñ leva los em consideração exceto pela exclusão das informações sobre o Power Pac, acho q pensariam q era propaganda pra cima deles.
(...)
Sorte pra nós todos e seja sempre feliz.

Caosacaso,

Valeu! Já estou juntando as suas sugestões às minhas.

Td d bom!  Contente

MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #16 : 05 de Setembro de 2010, 19:01 »

MacXi, promessa é divida então estão aí os meus pitacos, sinta se livre pra ñ leva los em consideração exceto pela exclusão das informações sobre o Power Pac, acho q pensariam q era propaganda pra cima deles.

Parabéns você adquiriu um computador com o sistema operacional Mandriva Linux

O Mandriva Linux é um sistema operacional livre de código aberto que vem com programas para internet, escritório e multimídia, com ele você pode acessar a internet, ouvir suas músicas, assistir seus vídeos, ver e editar suas fotos ou imagens além de editar textos, planilhas e apresentações.
O Mandriva conta ainda com cerca de mais 20 mil pacotes de software livres disponíveis gratuitamente para instalação, bastando fazer a configuração dos repositórios no site Easy Urpmi (http://easyurpmi.zarb.org/) o limite é você quem faz.

Mandriva Linux é fácil de usar - Com um clic no ícone Configure seu Computador você abre o Centro de Controle Mandriva para Instalar programas e periféricos, configurar todo o hardware, rede, sistema e muito mais.
Configurado o repositório de software (mídias) informe se sobre os programas e suas utilidades e depois verifique sua disponibilidade para instalação no Centro de Controle Mandriva (CCM).

Programas (Softwares) mais comuns no Mandriva para uso em:

Edição de textos, planilhas e apresentações
- BrOffice.

Acesso a Internet
- Navegador: Firefox.
- Mensageiros instantâneos: Amsn, Kopete, Kmess.
- Cliente de email: Mozilla Tunderbird.
- Skype.

Multimídia
- Players de vídeos Kaffeine, VLC etc.
- Edição de vídeo de filmadora digital: Kino, Kdenlive.
- Autoração de vídeos: QdvdAutor.
- Gravação ou copia de CD/DVD: K3B entre outros.
- Edição de imagens: Gimp, Kolourpaint, Inkscape.
- Baixar fotos de câmara digital: Digikam e outros.

Suporte e Ajuda - Para tirar dúvidas, verifique no "Manual do Usuário" do fabricante do seu computador, se há suporte ao uso do Mandriva Linux através de telefone ou email.

Participe gratuitamente da Comunidade MandrivaBrasil (www.mandrivabrasil.org) onde você pode discutir suas dúvidas no Fórum MandrivaBrasil (www.mandrivabrasil.org/site/forum), ler, consultar e colaborar na edição dos textos de ajuda do Wiki MandrivaBrasil (docs.mandriva-br.org/) ou do Wiki Mandriva internacional (wiki.mandriva.com/pt/) em português e em diversos outros idiomas.

Sobre a distribuição Mandriva Linux
A distribuição MANDRIVA LINUX é um sistema operacional linux para computadores (desktop, notebook, netbook, etc) com muitas funcionalidades, feita pela empresa Mandriva (www2.mandriva.com/br/about/), é software livre disponível para os mais diversos tipos de usuários e traduzida para cerca de 70 idiomas. A importante participação da equipe da empresa brasileira Mandriva-Conectiva, com sede em Curitiba-PR, tanto na sua construção e na tradução, torna o Mandriva Linux uma das melhores distribuições para uso por brasileiros, tanto por sua facilidade de uso e configuração, como por ter a sua interface em português do Brasil.

Sorte pra nós todos e seja sempre feliz.

Caosacaso,

Muito obrigado pelas suas sugestões, adotei o título,  a sequência do texto e varios trechos q vc sugeriu (fiz mais resumido e tirei a referência ao powerpack). Achei que ficou mais organizado e mais leve. Veja se vc concorda e ou se há mais sugestões. Como sempre, qualquer outra sugestão do pessoal do fórum será bem-vinda.

Baixe o mesmo texto em PDF: http://dl.dropbox.com/u/1220932/mdv/forum/cartaz-Mandriva-02.pdf

« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, 16:29 por MacXi » Registrado

harback
Membro Sênior

Ver Perfil
« Responder #17 : 06 de Setembro de 2010, 21:19 »

Parabéns, Macxi e Caosacaso. Gostei muito.
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #18 : 07 de Setembro de 2010, 13:45 »

Valeu o MacXi, o trabalho está bom Sorridente, é tanto para ser dito em tão pouco espaço que nunca ficaria perfeito, fico pensando se não devesse citar o Tuningdrake e ou o Easy URPMI e tantas outras coisas mas acho que o simples fato de dar o endereço do nosso fórum já basta para tornar esse folder em algo de grande valor, onde um iniciante no Mandriva poderia contar com mais ajuda para esclarecer todo tipo de duvidas e problemas se não aqui?

Vai em frente, pena que estou sem tinta no momento para ver como ficaria o folder impresso, aí talvez pudesse dar mais alguma idéia.

Mais uma vez parabéns MacXi por esta e tantas outras iniciativas suas em prol do Mandriva.
Seja sempre feliz.
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #19 : 07 de Setembro de 2010, 20:24 »

Caosacaso e Harback,

Valeu as opiniões e dicas. Contente

Mas seria bom se houver concordância também que esse texto seja distribuído. A minha sugestão é:

• a) enviar para o pessoal das lojas, pessoalmente (vou ver quanto custa imprimir algumas cópias com qualidade e papel couche);

• b) enviar por e-mail para o pessoal de suporte da Positivo e da Philco, que estão vendendo computador com Mandriva.

Alguém é contra, por alguma razão, a enviar  este último folder assim como está?

Eu tô disposto a enviar. Sei que pode até não ser o melhor momento, por causa das incertezas da Mandriva, mas se não houver ninguém contrário ou não considerar prejudicial,  eu tô no pique de distribuir. Por isso é interessante que se alguém achar q não é bom distribuir o texto assim, ou se achar que deve ser melhorado, eu acato qualquer sugestão, agora ou mesmo depois, a qualquer tempo.  Sorridente

Felicidade a todos!!!!!!  Contente

« Última modificação: 08 de Setembro de 2010, 10:01 por MacXi » Registrado

Brasil_HBA1
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #20 : 09 de Setembro de 2010, 09:04 »

Como sou iniciante a cada passo no linux surgem novas dúvidas, e creio que elas podem servir para ampliar os assuntos do folder e o entendimento da condição em que se encontra o iniciante.
Uma delas é as associações de extensões, que são bem diferentes e como associar um arquivo trazido do windows para o linux, quando ele não é reconhecido automaticamente. Ex: tenho um arquivo do banco de dados do Office 2007, criado sob o sistema operacionnal windows 7 e não tenho como usar no linux, por falta de conhecimento ou por falta de opção,  a extensão é .accdb.
Outra é, como "chamar" os programas via comando (pelo executar) se os nomes deles são diferentes do que aparecem na barra de título (assim é chamada no windows  barra superior onde fica a identificação do programa e os botões minimizar, restaurar e fechar).

Se alguém quiser, pode até me dar uma dica...

valeu!!!
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #21 : 09 de Setembro de 2010, 13:09 »

Como sou iniciante a cada passo no linux surgem novas dúvidas, e creio que elas podem servir para ampliar os assuntos do folder e o entendimento da condição em que se encontra o iniciante.
Uma delas é as associações de extensões, que são bem diferentes e como associar um arquivo trazido do windows para o linux, quando ele não é reconhecido automaticamente. Ex: tenho um arquivo do banco de dados do Office 2007, criado sob o sistema operacionnal windows 7 e não tenho como usar no linux, por falta de conhecimento ou por falta de opção,  a extensão é .accdb.
Outra é, como "chamar" os programas via comando (pelo executar) se os nomes deles são diferentes do que aparecem na barra de título (assim é chamada no windows  barra superior onde fica a identificação do programa e os botões minimizar, restaurar e fechar).
Se alguém quiser, pode até me dar uma dica...
valeu!!!

Brasil_HBA1,

Algumas sugestões suas podem ser organizadas e colocadas em uma página no Wiki MandrivaBrasil (http://docs.mandriva-br.org/), abra um tópico aqui no fórum para discutir isso que eu ajudo.
Quanto ao formato ACCDB (que eu não tinha nem idéia do que era), coloquei no google e ele indicou que é do novo formato do Access 2007 e o formato de arquivo MDB é o das versões anteriores. A versão MDB podia ser aberta por alguns bancos de dados do linux (ex. o Knoda, que antes tinha pacote oficial para o Mandriva e acho q não tem mais) associados com o MDBtool  (Introdução e instalação do mdbtools - site - vivaolinux), já esse formato ACCDB, não tenho idéia. Mas provavelmente se vc usa o access 2007, poderá "salvar como" no formato MDB e usar o linux. Mas criar formatos incompatíveis/é a forma da empresa fidelizar o consumidor ao seus produtos, depois que vc começa a usar, não pode mais largar, por isso vários paises estão adotando os OpenDocument - ODT (http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenDocument), para poder ter  o direito de escolher, não ficar amarrado a um fornecedor. Há um site que tem algumas informações sobre extensões de arquivo:(http://www.openwith.org/), apesar de ser bastante limitado.

Quanto a chamar o programa pelo nome no terminal, acho o linux mais fácil, por exemplo, os programas kwrite, konqueror, kmail e vários outros, são iniciados no terminal ou nos icones só tendo como comando o nome.

Mas esste tema pode ser objeto de um outro tópico especifico, que contenha inclusive outras dúvidas que vc gostaria de esclarecer, ficando em tópicos separados p/ melhor organizar os temas, e melhor para ser consultado pelos outros.

Bom dia!  Contente

« Última modificação: 09 de Setembro de 2010, 19:06 por MacXi » Registrado

Páginas: 1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: