Autor Tópico: Está surgindo um fork da Mandriva  (Lida 16672 vezes)

nosXw

• Visitante
Re:Está surgindo um fork da Mandriva
« Resposta #30 Online: 19 de Setembro de 2010, 01:44 »
Se a empresa Mandriva tem dificuldade em conseguir grana
Mandriva não tinha nenhuma dificuldade de conseguir grana, mas sim tinha uma facilidade enorme de perder-la.

Offline adhefe

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #31 Online: 19 de Setembro de 2010, 02:00 »
Estou curioso quanto ao que vai ocorrer com o pessoal daqui, da Mandriva Conectiva. Pelo que entendi, este pessoal continua com a Mandriva e não vai trabalhar na ramificação Mageia. É isso mesmo?

Offline Peter Parker

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
    • OpenMandriva
« Resposta #32 Online: 19 de Setembro de 2010, 02:02 »
Pessoal, é muito bom ver a comunidade em ação, movimentando e realizando coisas, mas eu comecei a pensar sobre o assunto.
Sabemos que a Mandriva pretende se reestruturar definitivamente, não mais como antes, inclusive mudando o foco. Eu vejo as novidades na Mandriva com bons olhos, então, será que o fork, em vez de ajudar, não serial fatal pra Mandriva nessa altura do campeonato? Será que devemos mesmo abandonar o barco no qual navegamos por tanto tempo? Será que o fork vai sobreviver sem a Mandriva?
Não tenho nenhuma dessas respostas, por isso lanço aqui algumas dessas minhas dúvidas. Confesso que estou muito confuso com tudo isso.
Follow me on Twitter - http://twitter.com/Diogo_Travassos
OpenMandriva-BR no Twitter - http://twitter.com/mandriva_br

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #33 Online: 19 de Setembro de 2010, 03:03 »
Pessoal, é muito bom ver a comunidade em ação, movimentando e realizando coisas, mas eu comecei a pensar sobre o assunto.
Sabemos que a Mandriva pretende se reestruturar definitivamente, não mais como antes, inclusive mudando o foco. Eu vejo as novidades na Mandriva com bons olhos, então, será que o fork, em vez de ajudar, não serial fatal pra Mandriva nessa altura do campeonato? Será que devemos mesmo abandonar o barco no qual navegamos por tanto tempo? Será que o fork vai sobreviver sem a Mandriva?
Não tenho nenhuma dessas respostas, por isso lanço aqui algumas dessas minhas dúvidas. Confesso que estou muito confuso com tudo isso.

Peter Parker,

Acho adequada a sua preocupação, há uma expectativa de que o centro das decisões da distro Mandriva Linux passe para a Conectiva, e como o pessoal relatou das decisões da Assembleía da Mandriva, haverá mudanças na relação da empresa com a comunidade de usuário, mas serão necessários medidas concretas nas próximas semanas para que se possa acreditar.

Além disso, tem toda a razão também de se preocupar com o futuro da Mageia, que também depende de planejamento e grana e isso leva meses, anos. Não há respostas certas. Ainda é cedo p/ dizer alguma coisa, mas penso em continuar usando a Mandriva enquanto estiver estável e adequada aos meus usos e continuar aqui no Fórum MandrivaBr e também tentar participar e contribuir com a Mageia e acompanhando nesse semestre os acontecimento. Participar da Mageia também pode ser que ser uma oportunidade bem interessante. Mas continuo como o Mandriva Linux e com o MandrivaBr. Só o tempo vai dizer para onde as coisas vão.

Vai depender das decisões do time da empresa Mandriva/Conectiva e do time da Mageia, e imagino que nós daqui do Fórum Mandriva poderemos ter a oportunidade e o privilégio  de discutir e participar das duas comunidade, por que ambas terão a mesma base, o Mandriva Linux, e com o tempo cada um vai decidindo por si, conforme os acontecimentos,  a sua necessidade e sua conveniência.

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #34 Online: 19 de Setembro de 2010, 03:13 »
Estou curioso quanto ao que vai ocorrer com o pessoal daqui, da Mandriva Conectiva. Pelo que entendi, este pessoal continua com a Mandriva e não vai trabalhar na ramificação Mageia. É isso mesmo?

Adhefe,

Pelo que entendi de sua pergunta, na minha opinião, imagino q o pessoal da Mandriva/Conectiva de Curitiba deverá estar bem ocupado nos próximos meses, provavelmente mais tranquilos com relação a seus empregos e esperando novos contratados para ajudar a dar conta do que vem de responsabilidade para eles. Eles vão continuar com a Mandriva, provavelmente eles não vão ter tempo de pensar em mais nada além da Mandriva.

Na minha opinião, imagino q no futuro, daqui a alguns anos, quem sabe, talvez, se a Mageia se consolidar e a Mandriva ainda estiver lá, quem sabe role alguma parceria ou troca de apoio, mas isso é só pensamento. :D

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #35 Online: 19 de Setembro de 2010, 03:53 »
Outras notícias da Mageia na Internet

1 - em português:
    a) Site Guia do Hardware - Mageia: fork do Mandriva
     b) Blog do Filipe Saraiva: Mageia – Fork do Mandriva Linux
     c) Site da Seção Técnica de Informática - FEA-RP/USP - Mandriva: Desenvolvedores demitidos vão atuar no recém-criado fork chamado Mageia
     d) site Applied-Solutions  - Mandriva: Desenvolvedores demitidos vão atuar no recém-criado fork chamado Mageia

2 - Em inglês, no Planeta Mandriva, e o Community News da Mandriva já cometaram sobre a Mageia:
        a)  o Adam Williamson - Mandriva news: Mageia e  
        b) Pascal Terjan - Mandriva Linux forked by its developers: Mageia

3 - Em espanhol  o NosXw já notíciou no blog dele em espanhol: Nace Mageia, el fork de Mandriva

4 - O site grego dos usuários da Mandriva já direcionou o link (http://www.mageia-gr.org), para o seu site (http://www.mandrivalinux.gr/) onde comenta sobre a Mageia.  Ver a tradução do site grego para português.

« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 22:01 por MacXi »

Offline apimente.br

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #36 Online: 19 de Setembro de 2010, 12:56 »
Acho que a gente vai poder ajudar de muitas maneiras, até financeiramente!

Estive pensando sobre isso. Como o pessoal que tem o conhecimento precisa de dinheiro para viver penso ser justo que nós usuários façamos uma pequena contribuição anual para ajudar a pagar o salário de alguns desenvolvedores/mantenedores de pacotes para a distribuição. Como a capacidade de contribuição de cada um é variável poderia ser um valor livre e cada um decidiria quanto pode dar para a equipe. O que não podemos fazer é apenas esperar que as coisas apareçam por geração expontânea.
Uso Linux porque é legal.
E mais fácil!

Como Fazer Perguntas Inteligentes
LinuxUser #274251

monstro

• Visitante
« Resposta #37 Online: 19 de Setembro de 2010, 13:53 »
Este fork será uma alternativa ou apenas um paleativo? ???

Offline baza

• Membro Sênior
    • Ver perfil
« Resposta #38 Online: 19 de Setembro de 2010, 15:10 »
Mais algumas notícias de gente ligada no IRC.

Destaque: parece que haverá um mageia.beta até o final de 2010!

http://espacoliberdade.blog.br/blog/?p=1960&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+espaco_liberdade+%28Espa%C3%A7o+Liberdade%29

nosXw

• Visitante

Offline baza

• Membro Sênior
    • Ver perfil
« Resposta #40 Online: 19 de Setembro de 2010, 15:38 »
Olá, NosXw:

O Mageia1.jpg reflete as nossas cores histórias e dá aquele ar de mistério que o nome "mageia" indica!
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 15:51 por baza »

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #41 Online: 19 de Setembro de 2010, 15:47 »
Mais algumas notícias de gente ligada no IRC.
Destaque: parece que haverá um mageia.beta até o final de 2010!
http://espacoliberdade.blog.br/blog/?p=1960&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+espaco_liberdade+%28Espa%C3%A7o+Liberdade%29

Pessoal,

1 - Antes da Assembléia do dia 17/9

a) O que havia antes da Assembléia da Mandriva do dia 17 era a dúvida se a distro Mandriva Linux ia ou não continuar e se os usuários seriam melhor atendidos e
       b) se Mandriva acabasse, ter que escolher outra distro.

2 - Depois da Assembleia, agora,  o que temos são duas notícias:

a) de que a Mandriva Linux continua e os usuários terão atendimento especial, principalmente os brasileiros que estarão perto do desenvolvimento da distro;

b) o surgimento de um fork da Mandriva, a Mageia tendo como núcleo os funcionários da Mandriva da França e o apoio maciço de toda a comunidade de usuários.

-->> Antes havia dúvida se a Mandriva ia continuar ou não,  e se não continuasse, qual a distro a usar, dei uma olhada vi essa discussão rolar em muitos fóruns de discussões nos mais diversos idiomas, inclusive num site grego ontem que nem sabia que existia (ver consulta do site grego ).

-->> Agora há duas opções, o Mandriva, ufa! que bom que vai continuar. E a Mageia, que não existe ainda e precisa se mostrar viável nas próximas semanas ou meses.

3 - Obs: Considero toda a discussão que vai rolar em torno da Mageia é um teste para o software livre e para a comunidade de  desenvolvedores e de usuários, serão testados os limites da legislação, da GLP, se há espaço para mais uma distro, se o software livre desenvolvido pela Mandriva é mesmo livre (como no caso da dúvida sobre o CCM). Na minha opinião, na lógica do software livre (neste novo modelo de negócios, de desenvolvimento colaborativo), se a Mageia der certo, isso fortalecerá o software  livre e a própria Mandriva, que em tese poderá  ter a opção de fazer parcerias no futuro. Por outro lado a Mageia, agora no início, deverá ser uma pressão a mais p/ o pessoal da Mandriva, que terão q cumprir o que prometerem na assembléia: ter mais vínculos com a comunidade. Esse é um desafio particularmente posto p/ a Conectiva em Curitiba.  

4 - MAGEIA

Quanto a Mageia, esta tudo sendo definido ainda, está tudo em formação, e na medida que as coisas forem se definindo, alguns vão entrar e outros descontentes vão sair.

Por exemplo, uma discussão que está na lista de email geral da Mageia que eu me inscrevi ontem, é  sobre o tema: "usar ou não software proprietário" na Mageia?. Alguns defendem não usar software proprietário e ter o apoio da Free Software Fundation FSF, que isso seria importante neste momento, outros (a maioria pelo que pude perceber) são a favor de usar software proprietário por ser algo q já estavam acostumados e adaptados na Mandriva .  

No  Blog mencionado pelo Baza,   do Espaço e Liberdade, de André Machado, tem um resumo do que se discutiu nesta últimas horas no IRC  sobre a Mageia, são perguntas sem respostas, mas são interessantes p/ saber o que está rolando. Eu destaco:

- nos primeiros passos, construindo infraestrutura física (datacenter) e jurídica (criar entidade).

- O usar do urpmi ou  apt-get?

- se o MCC pode ser usado, se há restrição legal ou não (está todo sobre a GPL)?

- lançamento da primeira versão da distro previsto p/ final de 2010.

5 - Obs: Acho que muitas dúvidas surgirão e muitas soluções, mas agora considero q há duas boas notícias. Antes só pensávamos  se a Mandriva ia ou não acabar e o incômodo de ter que escolher outra distro diferente se a Mandriva acabasse.    Agora temos duas opções muito boas e cheias de possibilidades:

A primeira possibilidade é continuar usando o Mandriva e tentar ampliar junto com a empresa a participação da comunidade e,

A segunda possibilidade é de  participar do nascimento de uma nova distribuição, a Mageia.

Acho isso um excelente presente para todos os usuários Mandriva.

Obs. vi minha caixa de email agora e tem  108 mensagens novas da lista de discussão da Mageia, o papo (mesmo em inglês) tá sendo intenso mesmo, e até ontem a noite ja tinha visto pelo menos dois brasileiros trocando idéias lá, hoje ainda não vi.

Bom domingo p/ todos!  :D

« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 22:07 por MacXi »

nosXw

• Visitante
« Resposta #42 Online: 19 de Setembro de 2010, 15:52 »
Mageia sera un clone da Mandriva, vai usar as mesmas ferramentas. A ideia e atrair todos os usuários da Mandriva, por isso não averá diferença na base da distro, no começo al menos.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 15:54 por nosXw »

nosXw

• Visitante
« Resposta #43 Online: 19 de Setembro de 2010, 16:11 »
O que significa Mageia? Como se pronuncia?
"Magía", e acho que se pronuncia da mesma forma que em pt_Br.

Este será o nome definitivo da distro?
É horrivel!! mas parece que será o nome definitivo sim.

O que já foi feito? Do que eles estão precisando?
Colaboração em geral, no principio a  "base" será criada por as pessoas mas comprometidas.

Quando a distro será lançada?
Quando estiver pronta.

Por que criar mais uma distro e não ajudar alguma existente, como o PCLinuxOS?
Porque não se trata de ter um produto, é sim uma comunidade. O projeto do PCLinux nao é o que a Mageia quer/deve ser.

Como ficará a participação dos brasileiros no projeto, visto que o Conectiva, parte do Mandriva, era brasileiro?
Como diz o anuncio, o projeto vai ser o que os colaboradores "fação" ser, por tanto, si os brasileiros não se comprometerem com o projeto, de "brasileiro" não terá nada.

Qual gerenciador de pacotes será utilizado?
urpm*

Como ficará a compatibilidade de hardware? O MCC estará na nova distro?
Como a Mandriva

Para quais arquiteturas a distro será lançada? Em que mídias?
As que der :)

Offline kuruka

• Membro Vitalício
  • http://docs.mandriva-br.org
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
« Resposta #44 Online: 19 de Setembro de 2010, 16:17 »
O que significa Mageia? Como se pronuncia?
"Magía", e acho que se pronuncia da mesma forma que em pt_Br.

Este será o nome definitivo da distro?
É horrivel!! mas parece que será o nome definitivo sim.

O que já foi feito? Do que eles estão precisando?
Colaboração em geral, no principio a  "base" será criada por as pessoas mas comprometidas.

Quando a distro será lançada?
Quando estiver pronta.

Por que criar mais uma distro e não ajudar alguma existente, como o PCLinuxOS?
Porque não se trata de ter um produto, é sim uma comunidade. O projeto do PCLinux nao é o que a Mageia quer/deve ser.

Como ficará a participação dos brasileiros no projeto, visto que o Conectiva, parte do Mandriva, era brasileiro?
Como diz o anuncio, o projeto vai ser o que os colaboradores "fação" ser, por tanto, si os brasileiros não se comprometerem com o projeto, de "brasileiro" não terá nada.

Qual gerenciador de pacotes será utilizado?
urpm*

Como ficará a compatibilidade de hardware? O MCC estará na nova distro?
Como a Mandriva

Para quais arquiteturas a distro será lançada? Em que mídias?
As que der :)

:D

Muito acertada as palavras do will, pois a colaboração é alma do negócio.

Citação:

"...os brasileiros não se comprometerem com o projeto, de "brasileiro" não terá nada."
Todavia, não acredito que essa comunidade maravilhosa do Mandriva Brasil com tantos talentos aqui não participem efetivamente do Mageia e até criará em breve a comunidade Mageia do Brasil com absoluta certeza não ficará fora desse grande projeto e só não participo, pois estou envolvido com outro grande projeto.

:)

« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 16:30 por kuruka »