mandrivabrasil.org - Forum
25 de Maio de 2013, 02:58 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 ... 6 7 [8]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sobre a novela KDE se metendo nas configurações do GNOME novamente (RESOLVIDO)  (Lida 8286 vezes)
guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #105 : 27 de Outubro de 2010, 22:01 »

Mudando de assunto, alguem acha que ano que vem vai ter derbi em campinas? Eu ja tenho certeza, a macaca não sobe, a galinhada desce...
Linux Desktop. Eu vivo isso.
rsvc
Membro Vitalício

Ser ou não ser, Eis a questão.

Ver Perfil WWW
« Responder #106 : 28 de Outubro de 2010, 11:11 »

Oh, se o problema é no Gnome, então o problema é o Gnome filho!
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
LRMC
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #107 : 04 de Novembro de 2010, 22:28 »

Andei fuçando esses dias, enquanto tive tempo (o que não foi muito). Tem um lance que pelo menos eu não sabia, então talvéz valha comentários  Sorriso forçado

Pra procurar programas na inicialização, tem vários lugares possíveis: tem diretório "autostart" do KDE em "home", tem diretório "autostart" do gnome em "home", tem diretório "autostart" do gnome em "etc", tem diretpório "autostart" em "usr" que não é relacionado a nenhum ambiente. E dá copnfusão as vezes por isso, dependendo do lugar onde o o programa instala o link por padrão.
 Por exemplo: Quando coloca o gnome-terminal pra iniciar junto com o Gnome, ele inicia tbm junto com o KDE, porque o link vai pra pasta "autostart" em "etc". Se tira o link de lá e coloca na pasta referente ao "autostart" do gnome que fica em "home", daí inicia só junto com o Gnome.

Também os programas do menu: tem a pasta "/local/apps" para o usuário (em "home") e tbm em "/usr/share"; dependendo daonde o programa coloca o link, dá  confusão entre os menus de diferentes ambientes.

claro que isso não tem relação com o principal do tópico, que é a influência do painel de configurações. Mas achei interessante,nesse contexto de interferencia entre ambientes.
"Democracia" e "liberdade" são se definem por você poder fazer algo. Se definem é por você deixar outros fazerem algo com o que você não concorda Piscar E que o único limite seja o respeito.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #108 : 05 de Novembro de 2010, 09:03 »

Andei fuçando esses dias, enquanto tive tempo (o que não foi muito). Tem um lance que pelo menos eu não sabia, então talvéz valha comentários  Sorriso forçado

Pra procurar programas na inicialização, tem vários lugares possíveis: tem diretório "autostart" do KDE em "home", tem diretório "autostart" do gnome em "home", tem diretório "autostart" do gnome em "etc", tem diretpório "autostart" em "usr" que não é relacionado a nenhum ambiente. E dá copnfusão as vezes por isso, dependendo do lugar onde o o programa instala o link por padrão.
 Por exemplo: Quando coloca o gnome-terminal pra iniciar junto com o Gnome, ele inicia tbm junto com o KDE, porque o link vai pra pasta "autostart" em "etc". Se tira o link de lá e coloca na pasta referente ao "autostart" do gnome que fica em "home", daí inicia só junto com o Gnome.

Também os programas do menu: tem a pasta "/local/apps" para o usuário (em "home") e tbm em "/usr/share"; dependendo daonde o programa coloca o link, dá  confusão entre os menus de diferentes ambientes.

claro que isso não tem relação com o principal do tópico, que é a influência do painel de configurações. Mas achei interessante,nesse contexto de interferencia entre ambientes.
Ah, vale sim e inocenta o KDE!!! Se tudo se passa da forma que você disse, o que acredito, então, outras perguntas carecem de resposta:

1 - Esse problema só afeta o Mandriva?!?!
2 - Se a resposta é sim, então conclui-se que somente ela adota esse tipo de configuração?!?! (acredito que não)
3 - Se a resposta à pergunta acima é sim, não seria conveniente sugerirmos/solicitarmos uma alteração de comportamento, para que as configurações fiquem restritas aos respectivos ambientes?!?!
4 - As configurações do Plasma não afetam esse processo, ou elas são feitas corretamente na pasta autostart do KDE?!?!

Mas, de qualquer maneira, obrigado, sua contribuição certamente foi valiosa.
Fiquem com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
rsvc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #109 : 05 de Novembro de 2010, 09:43 »

Acho que esse problema não afeta apenas o mandriva, mas se trata das configurações do kde
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #110 : 05 de Novembro de 2010, 16:24 »

Bom, a coisa evoluiu aqui e acho que estou no caminho para encontrar a solução (não do problema deste tópico, mas, do outro inicial). Existe uma pasta que parece ser usada pelos DOIS ambientes para colocar scripts para iniciar aplicações automaticamente. No meu sistema, ela fica em ~/.config/autostart. Até aí, tudo bem. O problema realmente parece ser o KDE, pois o que o GNOME coloca por lá ele pega para ele, mas, o GNOME parece simplesmente ignorar o que é do KDE. Nessa pasta, do KDE, tem o krunner.desktop, plasma-desktop.desktop e o plasma-notebook.desktop. Mas, o problema é que não encontrei onde fica a autostart do GNOME, não achei essa pasta. Em .gnome2 não está. Teoricamente, bastaria mover o que é referente ao GNOME para essa pasta e, embora eles ainda não fossem conviver em perfeita paz, já que qualquer coisa que for adicionada ao GNOME vai refletir no KDE, pelo menos eu teria essa ilusão enquanto não o fizesse e, se o fizesse, saberia onde mexer. Mas, agradeço novamente ao LRMC por essa luz.
Fiquem com Deus.

LRMC
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #111 : 06 de Novembro de 2010, 08:41 »

Eu tava olhando aqui, Marcelo. Os links colocados em "/usr/share/gnome/autostart/" são dos programas que se iniciam apenas junto com o Gnome, e em "/usr/share/autostart/" estão os dos progrmas que se iniciam apenas junto com o KDE.

E acho que não é algo apenas do Mandriva, não. Lembro-me de ter que trocar links de lugar tbm no Ubuntu e no Arch. Penso eu que a definição de pra aonde vai o Link é mesmo do pacote/programa. E é difícil sugerir algum tipo de padronização no que se refere a Linux, tendo em vista a natureza de poder ser alterado pelos usuários, eu acho. :/

Quanto ao Plasma, é interessante: na pasta autostart específica do KDE (em "home"), estão aqui apenas o Yakuake e o Cairo-Dock. Tudo o que é referente ao plasma ou a applets está em "/usr/share/autostart" mas, como eu disse, os progrmas que estão com atalhos aí se iniciam apenas com o KDE.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2010, 09:04 por LRMC » Registrado

"Democracia" e "liberdade" são se definem por você poder fazer algo. Se definem é por você deixar outros fazerem algo com o que você não concorda Piscar E que o único limite seja o respeito.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #112 : 07 de Novembro de 2010, 11:46 »

LRMC, verifiquei aqui e realmente funciona de boa. Mas, ainda não é a solução perfeita, pois afeta a todos os usuários e não apenas o meu, assim, qualquer usuário na minha máquina é obrigado a aceitar o gdesklets, por exemplo, mesmo que não queira. Mas, funciona como um bom paliativo. Estou procurando realmente onde ficam as configurações individuais do gnome para cada usuário, onde salvarei os arquivos, aí, sim, tudo estará perfeito.
E, no meu sistema, em .config/autostart estão alguns scripts de plasma para inicialização. Essa pasta é global/individual, ou seja, do usuário para os dois ambientes. Mas, o curioso é que nada de plasma aparece no GNOME, ou seja, parece que ele ignora o que é do KDE, mas, o contrário não acontece, infelizmente.
Fique com Deus.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2010, 09:09 por kidsoeiro » Registrado

LRMC
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #113 : 08 de Novembro de 2010, 15:16 »

Sim, o KDE "puxa" os links baseando-se em parâmetros muito amplos, ao que parece. Isso significa(ria) entender tudo o que tem no sistema relacionado a abertura de programas; digo isso por um exemplo: instalado gnome, criam-se novos itens no menu do KDE; daí eu os apago; mas só que quando eu - as vezes - apago a pasta de configurações do E-17, depois de inicia-lo reaparecem os itens no menu do KDE!  Chocado
 Dá impressão de ele buscar o que seriam links até nas configuraõs do E-17.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #114 : 04 de Janeiro de 2011, 22:26 »

Bom, problema resolvido. Mas, ainda assim, a solução eu não considero definitiva. Abri um bug no bugzilla:

https://qa.mandriva.com/show_bug.cgi?id=62093

Eles postaram a solução e funciona perfeitamente, basta eu entrar na pasta ~/.config/autostart, pegar os arquivos que foram incluídos pelo GNOME e adicionar uma linha simples:

OnlyShowIn=GNOME

Simples e eficaz. Mas, toda vez que o fizesse, teria que efetuar esse procedimento manualmente. Ou o aplicativo de sessões do GNOME teria que ser modificado para funcionar dessa forma ou deveriam se usar pastas separadas para inicialização automática de aplicativos KDE/GNOME. Isso eu considero definitivo. Mas, pelo menos já faz o que eu desejo.
Fiquem com Deus.

rsvc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #115 : 04 de Janeiro de 2011, 22:49 »

Sei la... Acho que o correto seria se decidir, pois mistura de gnome e kde é igual misturar açucar no frango.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #116 : 05 de Janeiro de 2011, 16:03 »

Sei la... Acho que o correto seria se decidir, pois mistura de gnome e kde é igual misturar açucar no frango.
Mas, o comportamento do KDE ainda  é, no mínimo, impróprio. O GNOME usa a mesma pasta ~/.config/autostart, e tem scripts do KDE lá, mas, ele simplesmente ignora. O KDE já não faz o mesmo. Mas, também não parei para verificar se tem a opção "OnlyShowIn=KDE" nesses arquivos, quem quiser se habilitar...
Fique com Deus.

Páginas: 1 ... 6 7 [8]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: