O laptop-mode faz com que hajam diferenças de uso do CPU, brilho de tela, auto-suspensão de USB, economia de enrgia pelas conexões, tempo de escrita do HD, etc, etc. Ele ativa diferentes usos dependendo de o computador estar na tomada ou na bateria. E ele não funciona nesse note exatamente porque o acpi não reconhece a diferença entre bateria e cabo. Ou seja: sem reconhecimento da bateria, o laptop-mode é inútil. Por isso parece-me estranho que possam ter tirado algo relativo ao reconhecimento da bateria e mantido o laptop-mode, porque ele se torna inútil. :/
Mas, enfim, parece não ter relação direta entre esse hardware "misterioso" e o reconhecimento da bateria. Baixei e instalei o Ubuntu, ele mantém o tal módulo intel_ips levantado por padrão, e ainda assim não reconhece a bateria.

Isso aumenta aquela minha preocupação em relação a refrigeração do sistema. :/
P.S: detestei o Ubuntu, gostaria de reinsdtalar o Mandriva pra tentar o kernel-laptop ver se faz diferença, mas estou preocupado com essa parte do hardware sem ser reconhecida, não sabendo pra que ela serve. :/
Edit: pior é que nem a ferramenta de detecção de drivers proprietários do Ubuntu não fala nada.