|
D.K.
|
 |
« : 24 de Outubro de 2010, 15:26 » |
|
Boa tarde! Eu (e minhas placas) de volta... Instalei o Mandriva 2010.1 One em um PC da minha filha (virei propagandista da distro, com muito orgulho!) e está acontecendo uma coisa estranha (no meu PC a história foi outra, coisas da SiS, já resolvido). Quando acesso o CCM, a placa de vídeo dela está configurada como Intel 810 and later, monitor 716Sw, resolução 1024*768 24 dpp - só que, sempre ao iniciar, está 832*624, o que confirmo quando acesso o Configurar sessão/Tela: VG1 conectado, tamanho 832*624, atualiazação 76,6Hz. Aí mesmo, consigo mudar a resolução para 1280*720 (máximo constando ali). Ou seja, sempre tenho que fazer isso, para alterar a resoluçãoi - tem um jeito de deixar essa resolução fixa? Ou será que tenho que mexer em alguma coisa? Ah, a placa de vídeo dela é Intel 82945G/GZ Integrated Graphics Controller VGA Compatible Controller. Desculpem-me se existe algum tópico sobre isso, mas pesquisei hoje o dia inteiro, aqui no Fórum, até meus idosos olhinhos  cansarem de vez... Abr.'.
|
|
|
|
« Última modificação: 06 de Novembro de 2010, 10:55 por DaxK »
|
Pense livre: use Linux!
|
|
|
|
padula
Visitante
|
 |
« Responder #1 : 24 de Outubro de 2010, 20:28 » |
|
Daxk, Bem simples o processo, para você deixar essa configuração que mencionou, Primeiro configure a resolução desejada, depois na opção em opções na tela de configuração de placa e monitor clique na opção Interface grafica ao iniciar [iniciar automaticamente a interface grafica (Xorg) durante o boot] deixe essa opção ativa e pronto... exemplo abaixo:  Boa sorte.
|
|
|
|
« Última modificação: 24 de Outubro de 2010, 20:36 por Padula »
|
|
|
|
|
D.K.
|
 |
« Responder #2 : 25 de Outubro de 2010, 11:31 » |
|
Padula, boa tarde! A opção "iniciar automaticamente a interface gráfica" está (e estava) ativada. O interessante é que o tamanho da tela (em CCM/Hardware/Configurar placa, etc.) não tem o que está em Confugurar sessão/Tela (nesse, o máximo é 1024*720, enqiuanto que no CCM o mais próximo é 1024*768). Claro, toda vez que altero aí, na Tela (pra 1024*720), o Mandriva fica legal, e na verdade isso não chega a ser um incoveniente (basta fazer a alteração manual). Mas, como sou curioso e gosto de aprender... Abr.'.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
padula
Visitante
|
 |
« Responder #3 : 25 de Outubro de 2010, 17:03 » |
|
Uhnn, bom... Pelo que entendi você está fazendo as definições de tela pelo configurar sessões/tela...Daxk talves como você está fazendo pelo tema KDE por algum motivo não está ativando pelo init ou boot, tente fazer essa configuração pelo XFdrake (esse sistema é pelo SO e nao pelo tema e que deverá anicionar pelo boot), logo após quanto o boot iniciar e quando aparecer a tela de login e senha tecle CTRL=Alt+F2, didgite seu login root adm e senha depois comente o comando: #XFdrake e faça a definição de seu monitor desejado...depois ao retornar para login e senha novamente comente o comando: #startx Para reiniciar em modo grafico e verifique se ativo as definições com uma nova reinicialização de sua maquina... Obs. Daxk, verifiquei também nesse link abaixo algumas dicas do pessoal daqui mesmo do no forum ajudando quase o mesmo problema seu não custa tentar ok...vai láa... http://www.guiadohardware.net/comunidade/resolucao-problema/863065/Boa sorte amigo..
|
|
|
|
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 17:05 por Padula »
|
|
|
|
|
D.K.
|
 |
« Responder #4 : 25 de Outubro de 2010, 17:35 » |
|
Grato, Padula - assim que sair de uma digitação aqui, no meu PC, vou pro outro, fazer isso - embora seja um estreante nesse negócio de terminal, mas estou aqui para aprender! Depois, retorno. Abr.'.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
padula
Visitante
|
 |
« Responder #5 : 25 de Outubro de 2010, 17:38 » |
|
Grato, Padula - assim que sair de uma digitação aqui, no meu PC, vou pro outro, fazer isso - embora seja um estreante nesse negócio de terminal, mas estou aqui para aprender! Depois, retorno. Abr.'.
Isso ai...No linux tem uma frase bem legal, que é mais ou menos assim: NUNCA DESISTA....E SERÁ FELIZ... 
|
|
|
|
|
|
|
|
|
rsvc
|
 |
« Responder #6 : 25 de Outubro de 2010, 21:48 » |
|
Nossa , Se toda vez que ligar o computador tiver que configurar manualmente a resolução , é de alguma forma, algo estranho. Será que não resolveria , gravando a resolução no Xorg.conf?
|
|
|
|
|
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #7 : 26 de Outubro de 2010, 07:50 » |
|
É apenas um paliativo, mas, experimente usar o krandr (KDE) ou o grandr (GNOME) para uma mudança rápida de resolução. Se usar o KDE, experimente também abrir o systemsettings, vai no ícone "Tela e Monitor" e tente colocar as configurações lá e veja se o ambiente mantém as mesmas. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
padula
Visitante
|
 |
« Responder #8 : 28 de Outubro de 2010, 20:07 » |
|
Boa opção Kid nem lembrava desses aplicativos...Daxk pode ser uma boa opção... 
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #9 : 29 de Outubro de 2010, 15:17 » |
|
DaxK,
O X normalmente está configurado para detectar a resolução automaticamente, porém em certas combinações de hardware (mais especificamente de certas placas de vídeo e monitores) isso pode não funcionar corretamente.
Rode o XFdrake (diretamente por esse comando ou pelo MCC mesmo), que é o configurador do X, e na opção "Resolução" escolha a resolução correta que quer (se for um monitor LCD escolha EXATAMENTE a resolução nativa do LCD ou a imagem vai ficar sem nitidez ou esticada) e depois em sair. Reinicie o computador e veja se vai resolver. Não deixe como "Automático".
|
|
|
|
|
|
|
|
|
D.K.
|
 |
« Responder #10 : 29 de Outubro de 2010, 15:46 » |
|
Boa tarde! Não pude acessar o Fórum (ou melhor, até que poderia, do trabalho, em outro $O, mas realmente não deu) porque a minha máquina (antigona, tadinha...) deu pau,  depois que instalei o kmess (desinstalei depois, mas as coisas ficaram meio complicadas, com o PC reiniciando direto - assunto resolvido: reinstalei o Mandriva!). Quanto ao outro problema, nada pude fazer: a placa de vídeo do PC de minha filha deu defeito e está na oficina - talvez fosse esse o problema. De qualquer forma, anotei as sugestões/informações, para futuras ocorrências, e agradeço a todos que me ajudaram. A propósito, vou abrir um outro tópico (aqui não é o lugar correto), porque cansei da minha máquina, e vou pedir sugestões a vocês sobre uma futura aquisição de um PC adequado. Desde já, grato!  Abr.'. Edit: Deixo o tópico ainda pendente, até o retorno do PC, para ver como ficou.
|
|
|
|
« Última modificação: 29 de Outubro de 2010, 15:48 por DaxK »
|
|
|
|
|
D.K.
|
 |
« Responder #11 : 02 de Novembro de 2010, 12:07 » |
|
Boa tarde! Bom, resolvido o problema - em parte... Não tinha o tal defeito na placa de vídeo (na verdade, o defeito devia estar na frente do monitor, que ela não leia isso  ), e o pc voltou da oficina. Minha filha pediu para reinstalar o Mandriva, mas como Gnome (viu o Ubuntu na casa de uma colega e ficou fascinada), e assim o fiz: resolução normal. Mas ficou a dúvida: porque com o KDE deu esse problema e no Gnome não? Ah, sim: observei que a inicialização no Gnome demora mais que no KDE. Bom, no próximo fim de semana, irei reinstalar o Mandriva, mas com KDE, só para ver se era algum problema na instalação original. Abr.'.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #12 : 02 de Novembro de 2010, 18:08 » |
|
Você pode tentar ir no systemsettings, na opção de configuração da tela, e colocar a resolução que deseja. Talvez resolva. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
D.K.
|
 |
« Responder #13 : 02 de Novembro de 2010, 18:42 » |
|
Boa noite, Kid! Sim, fiz tudo isso que vocês sugeriram - menos a dica do Padula (em 25/10). Como está em Gnome agora, deixei para esquentar a cuca no próximo sábado, reinstalando como KDE e, caso persista a questão, fazer o Ctrl+Alt+F2. Grato, pela atenção! Abr.'.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
D.K.
|
 |
« Responder #14 : 06 de Novembro de 2010, 11:00 » |
|
Bom dia/boa tarde! Resolvido! Reinstalei o KDE, mas descobri onde estava o erro anterior: no CCM, ao escolher a configuração da tela, não vi que existia uma outra opção ("Outra", por sinal); foi só colocar a configuração correta, "batendo" com o da Tela da Configuração da Sessão. O que me fez pensar: às vezes (muitas vezes!), deixamos de verificar os pequenos detalhes, na pressa, e damos com os 'burros n'água' (eta expressão antiga!). Agredeço a todos pelo tempo gasto comigo, e continuamos em frente! Abr.'.
|
|
|
|
|
|
|
|
|