mandrivabrasil.org - Forum
18 de Maio de 2013, 14:28 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: KDE Lento  (Lida 2711 vezes)
kdbin
Membro Intermediário

Ver Perfil
« : 09 de Novembro de 2010, 14:21 »

OLá,

Estou usando o KDE 4.4.3 com o mandriva 2010.1 spring 64 bits, em uma estação fixa, com 2 G de memória, processador intel corel 2 duo e placa de vídeo GeoForce 9500 GT. Mas ele esta muito lento. É lento para abrir a pasta do usuário, é lento para abrir o firefox, é lento até para abrir o konsole, é lento para configura a sessão, etc. Não instalei nenhum programa do gnome. Então estou pensando que há algo de errado.

Sds,

Kdbin
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 09 de Novembro de 2010, 14:41 »

no KDE da um ctrl+esc, ve se não tem nenhum processo comendo sua memória.
Linux Desktop. Eu vivo isso.
rsvc
Membro Vitalício

Ser ou não ser, Eis a questão.

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 09 de Novembro de 2010, 16:51 »

rlz , não conhecia esse atalho Sorridente
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 09 de Novembro de 2010, 17:06 »

Nem eu, muito bom esse atalho.

Mas aqui é o Kmail que está lento, só ele está lento, os outros estão normais, mas basta entrar nele e demora, demora e nem tá processando muita coisa.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 17:12 por MacXi » Registrado

MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #4 : 15 de Novembro de 2010, 15:01 »

Nem eu, muito bom esse atalho.
Mas aqui é o Kmail que está lento, só ele está lento, os outros estão normais, mas basta entrar nele e demora, demora e nem tá processando muita coisa.

Semana passada comentei que o Kmail estava lento por aqui. Não sabia porque. Agora descobri. Eu instalei o clamav e o clamtk e habilitei o clamtk para todo tipo de varredura disponível. Não tem uma opção específica para kmail, mas acho que uma das opções habilita a verredura no kmail com  o "clamscan".  

Com o prático atalho ( ctrl+esc ) p/ o monitor do sistema, pude ver que toda vez que aciono o kmail para baixar msgs, o clamav/clamtk toma conta de 80 a 90% da CPU com  o "clamscan".

« Última modificação: 15 de Novembro de 2010, 15:04 por MacXi » Registrado

atf
Visitante
« Responder #5 : 16 de Novembro de 2010, 08:05 »

O "kmail" tem dado alguns problemas, além dessa lentidão. Minha solução teve que ser radical: "thunderbird".
Pelo menos até que consertem o "maldito".
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #6 : 17 de Novembro de 2010, 11:32 »

Tem um tópico na próxima página que chama "kde mais leve". Você pode dar umas olhadas lá, tbm, embora com essa configuraçao de hardware pareça mesmo ser alguma outra coisa, como algum processo zumbí. Mas não custa dar uma olhada, quem sabe ajuda. :/
"Democracia" e "liberdade" são se definem por você poder fazer algo. Se definem é por você deixar outros fazerem algo com o que você não concorda Piscar E que o único limite seja o respeito.
kdbin
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #7 : 18 de Novembro de 2010, 13:55 »

Olá,

Não é problema com a máquina, nem processos. Vejam o resultado do comando free:
[marcelo@localhost ~]$ free
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:       2058108    1481276     576832          0      67508     793008
-/+ buffers/cache:     620760    1437348
Swap:      4088500          0    4088500

Após a última atualização ele (KDE) ficou melhor. Então penso que é bug do KDE. As vezes ele nem abre o dolphin. O broffice melhorou depois que desativei o java, conforme sugerido. Mas necessito verificar como deixar o KDE mais leve, ou corrigir alguns conflitos, quem sabe?
Gosto muito do KDE, mas ele ainda deixa a desejar quanto a desempenho.
LRMC por favor me informe o site com as informações sobre o KDE.

Sds,

Kdbin
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 18 de Novembro de 2010, 18:43 »

Não é problema com a máquina, nem processos. Vejam o resultado do comando free:
[marcelo@localhost ~]$ free
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:       2058108    1481276     576832          0      67508     793008
-/+ buffers/cache:     620760    1437348
Swap:      4088500          0    4088500

Note que está gastando 620MB de RAM e você tem 2GB. Os valores estão normais e a sensação de lentidão não tem nada a ver com falta de memória. Eu também tenho 2GB na minha máquina.

Uma sugestão é vc renomear as pastas ~/.kde4 e ~/.kde  além do ~/.kderc e se logar de novo no kde para ver se com as configurações padrão o problema se resolve.

Se você gosta de fuçar o sistema, pode também tentar atualizar para o último KDE (4.5.3 não oficial). A cada versão ele tem ficado melhor, mas não espere milagres.
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #9 : 23 de Fevereiro de 2011, 11:33 »

Pessoal,

Desinstalei o clamav/clamtk: isso só melhorou  a velocidade do Kmail

Alterei a configuração do BrOffice, o que melhorou um pouco a velocidade do BrOffice.

desabilitei os recursos gráficos da área de trabalho do KDE, mas nada disso alterou a lentidão de abrir e procurar pasta. O KDE continua lento ao abrir e procurar pastas.

Estou com um processador bom:

Processor      : 2x Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     E7500  @ 2.93GHz
Memory      : 2071MB (1165MB used)
Operating System      : Mandriva Linux 2010.2

Mas parece que estou ainda com uma daquelas máquinas antigas.

Como já disse antes: Já perdi um usuário linux (que estava acompanhando desde o início do ano de 2010) por causa desta situação que não consigo explicar nem resolver.

Realmente isso é decepcionante...

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2011, 12:01 por MacXi » Registrado

nosXw
Visitante
« Responder #10 : 23 de Fevereiro de 2011, 11:49 »

o kde4 é lento, nao importa a maquina.
http://www.giuseppecigala.it/root/Antico.html
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #11 : 23 de Fevereiro de 2011, 12:07 »

o kde4 é lento, nao importa a maquina.
http://www.giuseppecigala.it/root/Antico.html

NosXw,

Não concordo, sempre foi tranquilo para mim. Isso só começou a ocorrer no segundo semestre do ano passado. Várias pessoas reclamaram. Eu não tinha dado bola até que no início deste ano um usuário conhecido  me cobrou a solução deste problema que não existia no Mandriva 2010.0, quando instalei.

Fiz várias tentativas de desinstalar programas e desabilitar recurso e nada. Perdi o usuário que continua acreditando no linux, mas não pode ficar esperando 30/40 segundo para abrir uma pasta ou achar um arquivo, quando esse mesmo linux fazia isso no início de 2010 em 1 ou 2 segundo, ou seja, de imediato.

Obs: O curioso é que essa lentidão (que acho que é do KDE) não ocorre sempre. Mas quando ocorre, eu dou o comando ctrl+esc para ver se há algum processo ocupando muita memória e não tem nenhum, a memória está tranquila, sobrando.

Depois de um tempo, tento novamente e está normal, abrindo e procurando arquivos de imediato, na hora. Não dá prá entender mesmo...

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2011, 12:42 por MacXi » Registrado

nosXw
Visitante
« Responder #12 : 23 de Fevereiro de 2011, 12:09 »

Será que a mandriva nao pode ter algum dos experts em qt4 para manter o antico? ta faltando muito um wm leve em qt4
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #13 : 23 de Fevereiro de 2011, 12:49 »

Demoras excessivas na resposta de programas no linux com frequência são causados por configurações erradas das interfaces de rede.
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #14 : 23 de Fevereiro de 2011, 13:01 »

Demoras excessivas na resposta de programas no linux com frequência são causados por configurações erradas das interfaces de rede.

Manoel Pinho,

Não fiz qualquer alteração na configuração de instalação padrão. Apenas instalei e configurei a internet. A instalação que fiz em outro notebook também era padrão, usava o wiriless e também tinha o mesmo problema.

Quando tiver tempo vou instalar o Mandriva 2010.0 nesta máquina para ver sse faz alguma diferença e comento aqui depois.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2011, 13:06 por MacXi » Registrado

Páginas: [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: