Pessoal,
Tenho tentado observar onde está a dificuldade dos iniciantes no uso do linux e acho que falta a compreensão de como é o sistema. Acho complicadas a maioria das explicações para essa dificuldade e a maneira de como superar-las. Por isso estou sugerindo uma simples.
As 3 fases para instalar e usar o linux (Mandriva)Depois que o usuário recebe o sistema instalado, para instalar software úteis será necessário 3 fases:
1-Instalar repositórios,
2-saber qual o software instalar e
3-depois instalar e usar. No windows normalmente as pessoas só querem saber da
terceira fase e no linux se surpreendem que tem que saber as outras duas. Só depois é que descobrem que esta é a grande vantagem do linux. As 3 fases para instalar e usar o linux (Mandriva):
Acho que isso serve para a maioria das distribuições linux, mas acho que a Mandriva está em vantagem em dois aspectos: nos
repositório (midias) de software estável e no
Centro de Controle Mandriva-CCM eficiente e simples de usar.
Desconhecimento sobre como usar repositório e instalar softwareMas as pessoas não sabem usar os repositórios, por isso concordo com o comentário do Manoel Pinho, sobre os desafios de usar o linux, no site BrLinux (em 22/12/2009) :
Entenda por que o Mandriva continua atraente:
- "2) Desconhecimento de como configurar e usar os repositórios de pacotes, muitas vezes tentando instalar programas de modo errado ou de maneira muito mais complicada e manual.(...)"
Matérias disponíveis na internet sobre a central de controle e gerenciador de softwareMas a maioria das pessoas não conhecem as facilidades do
Centro de Controle Mandriva, que é um fator de grande importância entre as distribuições linux, como dá pra ver nas
matérias disponíveis na internet:
1 - Dez coisas que faltam para o ubuntu ficar perfeito parte 2 (13/5/2010):
10: Um painel de controle de verdade- 10: Um painel de controle de verdade
Ok, ok. Não venham reclamar que isso é coisa do Windows que não é mesmo.
O SUSE tem o Yast, o Windows tem o Painel de controle e o Mac tem seu painel de controle também. E o Ubuntu? ” – Ah, o Ubuntu tem o menu Sistema”, ou “Bah, o Ubuntu tem o Gnome-Control-Center”. Bullshit! As coisas não funcionam assim.
Uma interface simples de gerenciamento de contas, de gerenciamento de redes, de gerenciamento de drivers, de programas, de energia, de telas e tudo o mais em uma simples janela seria extremamente produtivo. Para cada configuração é necessário abrir uma janela diferente no Ubuntu e isso é extremamente irritante, quando eu poderia ter todas essas opções em apenas uma janela e a cada uma que eu abrisse, seria aberto uma nova aba.
Veja a realidade das janelas de configuração do Ubuntu…é a visão do inferno.
2 - O Ubuntu tem planejado consertar esta sua reconhecida fragilidade com um novo software de gerenciamento de pacotes:
3 - Ou então tentando copiar a
Central de Controle Mandriva, criando a
Central de Controle Ubuntu (ver
em inglês e
em português)
4 - O gerenciamento de pacote feito no linux é tão bom e inovador que a Microsoft planeja fazer um para o window:
Vantagem da Mandriva: CCM, Gerenciador de Software, repositóriosAcho que nessa briga, o Mandriva está em vantagem, mas as a maioria da pessoas não sabem usar e não sabem como é simples.
Mas a sua praticidade esbarra em uma dificuldade do linux. A quantidade enorme de software desconhecidos no mundo linux e disponíviel para instalação. No site do Mandriva, na apresentação do Mandriva 2010 menciona
20 mil software disponíveis gratuitamente. Isso é
muita coisa, todo dia a gente descobre um software útil que não conhecia e que funciona perfeitamente no Mandriva. Um exemplo disso é o tópico aqui do fórum MandrivaBrasil, criado em 2008 e
lido até hoje 16.925 vezes:
Tópico: Descobriu um programa legal? Conta pra gente! (Lida 16.925 vezes) Por isso, acho que essencial divulgar a importância do uso das
tabelas de softwre equivalentes linux - windows, como ferramenta de uso do linux, junto com os esclarecimentos de instalação dos
repositórios de software , e sobre o uso do
Centro de Controle Mandriva-CCM para instalação dos software disponíveis.
Sugestão: Além disso, me pergunto de não seria possível que a Mandriva fizesse um software ao usuário:
Conheça os software disponíveis para instalação no Mandriva Linux., que teria como base o
poderoso banco de dados do Centro de Controle Mandriva-CCM, fazendo um front-end simples mas com maiores informações sobre a finalidade do software. Poderia estar dentro do Mandriva, já vindo pré-instalado, ou ser um banco de dados disponível na internet.
No wiki oficial da
Mandriva já há uma tabela de equivalente de software, mas está em francês e inglês:
Équivalence logiciels par groupe (traduzida para o
idioma português). É bem organizada, mas tem poucos softwares.
Uma das tabelas disponíveis na internet A
La Tabla de equivalencias / reemplazos / de software análogo a Windows en Linux. tem lista de centenas de softwares, e esta traduzida para Russo, Italiano, inglês, francês, alemão, húngaro, chines, tcheco, mas está desatualizada.
Sei que não é fácil, mas a
Mandriva já tem tudo, um super banco de dados que está na Central de Controle Mandriva-CCM que tem vários dados sobre os softwares, inclusive o link para o site oficial de cada um dos software, mas falta algum lugar para dizer de forma simples qual o uso/finalidade de cada software, que possam ser compreendidos por um usuário iniciante. (obs. isso acho que nenhuma distro ainda tem, de forma simples e em português).