mandrivabrasil.org - Forum
24 de Maio de 2013, 10:56 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Importância da tabela d software equivalentes linux x win - vantagem da Mandriva  (Lida 6251 vezes)
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« : 19 de Novembro de 2010, 15:06 »

Pessoal,

Tenho tentado observar onde está a dificuldade dos iniciantes no uso do linux e acho que falta a compreensão de como é o sistema. Acho complicadas a maioria das explicações para essa dificuldade e a maneira de como superar-las. Por isso estou sugerindo uma simples.

As 3 fases para instalar e usar o linux (Mandriva)

Depois que o usuário recebe o sistema instalado, para instalar software úteis será necessário 3 fases:  1-Instalar repositórios, 2-saber qual o software instalar e 3-depois instalar e usar. No windows normalmente as pessoas só querem saber da terceira fase e no linux se surpreendem que tem que saber as outras duas. Só depois é que descobrem que esta é a grande vantagem do linux. As 3 fases para instalar e usar o linux (Mandriva):

Acho que isso serve para a maioria das distribuições linux, mas acho que a Mandriva está em vantagem em dois aspectos: nos repositório (midias) de software estável e no Centro de Controle Mandriva-CCM eficiente e simples de usar.

Desconhecimento sobre como usar repositório e instalar software

Mas as pessoas não sabem usar os repositórios, por isso concordo com o comentário do Manoel Pinho, sobre os desafios de usar o linux,  no site BrLinux (em 22/12/2009) : Entenda por que o Mandriva continua atraente:  
  • "2) Desconhecimento de como configurar e usar os repositórios de pacotes, muitas vezes tentando instalar programas de modo errado ou de maneira muito mais complicada e manual.(...)"

Matérias disponíveis na internet sobre a central de controle e gerenciador de software

Mas a maioria das pessoas não conhecem as facilidades do Centro de Controle Mandriva, que é um fator de grande importância entre as distribuições linux, como dá pra ver nas matérias disponíveis na internet:

1  - Dez coisas que faltam para o ubuntu ficar perfeito parte 2 (13/5/2010): 10: Um painel de controle de verdade
  • 10: Um painel de controle de verdade
    Ok, ok. Não venham reclamar que isso é coisa do Windows que não é mesmo.
    O SUSE tem o Yast, o Windows tem o Painel de controle e o Mac tem seu painel de controle também. E o Ubuntu? ” – Ah, o Ubuntu tem o menu Sistema”, ou “Bah, o Ubuntu tem o Gnome-Control-Center”. Bullshit! As coisas não funcionam assim.
    Uma interface simples de gerenciamento de contas, de gerenciamento de redes, de gerenciamento de drivers, de programas, de energia, de telas e tudo o mais em uma simples janela seria extremamente produtivo. Para cada configuração é necessário abrir uma janela diferente no Ubuntu e isso é extremamente irritante, quando eu poderia ter todas essas opções em apenas uma janela e a cada uma que eu abrisse, seria aberto uma nova aba.
    Veja a realidade das janelas de configuração do Ubuntu…é a visão do inferno.

2 - O Ubuntu tem planejado consertar esta sua reconhecida fragilidade com um novo software de gerenciamento de pacotes:

3 - Ou então tentando copiar a Central de Controle Mandriva, criando a Central de Controle Ubuntu (ver em inglês e em português)

4 - O gerenciamento de pacote feito no linux é tão bom e inovador que a Microsoft planeja fazer um para o window:

Vantagem da Mandriva: CCM, Gerenciador de Software, repositórios

Acho que nessa briga, o Mandriva está em vantagem, mas as a maioria da pessoas não sabem usar e não sabem como é simples.

Mas a sua praticidade esbarra em uma dificuldade do linux. A quantidade enorme de software desconhecidos no mundo linux e disponíviel para instalação. No site do Mandriva, na apresentação do Mandriva 2010 menciona 20 mil software disponíveis gratuitamente. Isso é muita coisa, todo dia a gente descobre um software útil que não conhecia e que funciona perfeitamente no Mandriva. Um exemplo disso é o tópico aqui do fórum MandrivaBrasil, criado em 2008 e lido até hoje 16.925 vezes: Tópico: Descobriu um programa legal? Conta pra gente!  (Lida 16.925 vezes)

Por isso, acho que essencial divulgar a importância do uso das  tabelas de softwre equivalentes linux - windows, como ferramenta de uso do linux, junto com os esclarecimentos de instalação dos repositórios de software , e sobre o uso do  Centro de Controle Mandriva-CCM  para instalação dos software disponíveis.

Sugestão:

Além disso, me pergunto de não seria possível que a Mandriva fizesse um software ao usuário: Conheça os software disponíveis para instalação no Mandriva Linux., que teria como base  o poderoso banco de dados do Centro de Controle Mandriva-CCM, fazendo um front-end simples mas com maiores informações sobre a finalidade do software. Poderia estar dentro do Mandriva, já vindo pré-instalado, ou ser um banco de dados disponível na internet.

No wiki oficial  da Mandriva já há uma tabela de equivalente de software, mas está em francês e inglês: Équivalence logiciels par groupe  (traduzida para o idioma português). É bem organizada, mas tem poucos softwares.

Uma das tabelas disponíveis na internet A La Tabla de equivalencias / reemplazos / de software análogo a Windows en Linux. tem lista de centenas de softwares, e esta traduzida para  Russo, Italiano, inglês, francês, alemão, húngaro, chines, tcheco, mas está desatualizada.

Sei que não é fácil, mas a Mandriva já tem tudo, um super banco de dados que está na Central de Controle Mandriva-CCM que tem vários dados sobre os softwares, inclusive o link para o site oficial de cada um dos software, mas falta algum lugar para dizer de forma simples qual o uso/finalidade de cada software, que possam ser compreendidos por um usuário iniciante. (obs. isso acho que nenhuma distro ainda tem, de forma simples e em português).  

« Última modificação: 19 de Novembro de 2010, 18:16 por MacXi » Registrado

nosXw
Visitante
« Responder #1 : 19 de Novembro de 2010, 15:59 »

A dificuldade esta nos propios iniciantes, que em vez de pesquisar querem tudo na boca(e dos mais experientes que gostao de dar tudo na boca e masticado, para ser aplaudidos depois). Esse resumo que vc fez acho muito bom, agora duvido que se dem o trabalho de le-lo antes de perguntar Triste
Membro Vitalício

Ser ou não ser, Eis a questão.

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 19 de Novembro de 2010, 16:05 »

99% é isso.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 19 de Novembro de 2010, 16:13 »

A dificuldade esta nos propios iniciantes, que em vez de pesquisar querem tudo na boca(e dos mais experientes que gostao de dar tudo na boca e masticado, para ser aplaudidos depois). Esse resumo que vc fez acho muito bom, agora duvido que se dem o trabalho de le-lo antes de perguntar Triste

NosXw,

Todos erramos. A pergunta que faço é onde se pode ajustar para melhorar. E falo por mim e pelas pessoas que conheço, como usuários iniciantes, que nunca estiveram aceitando tanto a possibilidade de usar o linux como estão atualmente. Na minha opinião, o linux, principalmente a Mandriva, está próxima de dar um salto, fazer uma grande ampliação de seus usuários.

O que comento neste texto é que já se tem tudo. O essencial na minha opinião, que é um sistema estável e fácil de usar (com centenas de ferramentas úteis para usar), mas falta só uma pequena explicação sobre o sistema, e uma sugestão  é:

1 - Repositório de software - para disponibilizar o software  - (ideia nova para qualquer usuário windows, que não conseguem entender a lógica de disponibilizar 20 mil software gratuitamente, já, de certa forma certificado pela Mandriva). (Obs: imagino que não seja exatamente 20 mil programas, imagino que a maioria são dependências, não sei)

2 - Tabela de software  equivalentes linux  x windows -  para encontrar os software disponíveis - (uma forma simples de organizar os software por funcionalidades - há milhares de software desconhecidos também no windows)

3 - O  Uso da Central de Controle Mandriva, do Gerenciador de Software, para instalar e remover facilmente 20 mil software gratuitamente.

Fiz um diagrama (com o software DIA e exportei como png) (arquivo para edição está aqui: Diagrama-sistema-linux-1.dia ), para organizar melhor essa idéia:

« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 10:25 por MacXi » Registrado

Peter Parker
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #4 : 19 de Novembro de 2010, 16:45 »

MacXi,
Essa tabela, assim como um guia rápido, deveria ir junto com o Mandriva em computadores OEM, ou até mesmo um vídeo explicativo que rode na primeira inicialização do sistema.
Acessem meu blog - http://diogoparker.wordpress.com/
Follow me on Twitter - http://twitter.com/Diogo_Travassos
Mandriva BR no Twitter - http://twitter.com/mandriva_br
asghan
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 19 de Novembro de 2010, 17:08 »

Esse tópico é muito importante tenho um exemplo:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31576&tid=5540421767095399209

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31576&tid=5539624573920621353

Tava tentando ajudar o cara mas ele se cansou e voltou onde tava, a única coisa q a mandriva deve fazer é um bom sistema de "Marketing", só isso ...
Usem Linux !
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #6 : 19 de Novembro de 2010, 17:12 »

MacXi,
Essa tabela, assim como um guia rápido, deveria ir junto com o Mandriva em computadores OEM, ou até mesmo um vídeo explicativo que rode na primeira inicialização do sistema.

Peter Parker,

É uma boa idéia e imagino que esse é o momento de discutir essas boas ideias, principalmente agora que a Mandriva está mais brasileira do que nunca (e se reformulando em vários aspectos e várias decisões sendo tomadas aqui no Brasil) e  inclusive pela participação do  Eugeni Dodonov e do Bedi aqui no Fórum Mandriva Brasil. Quem sabes algumas sugestões possam ser úteis para a distro Mandriva.

Abs
« Última modificação: 19 de Novembro de 2010, 18:13 por MacXi » Registrado

MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #7 : 19 de Novembro de 2010, 17:16 »

Esse tópico é muito importante tenho um exemplo:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31576&tid=5540421767095399209
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31576&tid=5539624573920621353
Tava tentando ajudar o cara mas ele se cansou e voltou onde tava, a única coisa q a mandriva deve fazer é um bom sistema de "Marketing", só isso ...

Asghan,

Concordo, mas o que eu quis destacar no texto é há um vazio de informação que, em parte, não é culpa da Mandriva (é o desafio de toda e qualquer distro linux), que eu acho que pode estar nesses 3 pontos, a minha sugestão é colocar o eixo da propaganda nestes 3 pontos (ou pelo menos dar mais atenção para essa questão). Mas é só uma sugestão p/ discutir aqui.

Abs
« Última modificação: 19 de Novembro de 2010, 18:04 por MacXi » Registrado

nosXw
Visitante
« Responder #8 : 19 de Novembro de 2010, 19:45 »

Sem dúvidas, isso devería ser algo com prioridade máxima. Eu nao participo, mas ja vi aqui monte de usuario com perguntas tipo "como baixo tal pacote" "este programa do www.baixaki.com.br nao funciona", acho que explicar o conceito de repositório sería uma grande ajuda.

Obs: Eu tentei explicar aqui http://docs.mandriva-br.org/mandriva/centro_de_controle_da_mandriva_linux_-_mcc_-_drakconf/gerenciar_programas y aqui http://docs.mandriva-br.org/mandriva/configurar_midias

Obs2: Quem quiser participar http://docs.mandriva-br.org/bem-vindos_novatos
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #9 : 19 de Novembro de 2010, 21:23 »

Sem dúvidas, isso devería ser algo com prioridade máxima. Eu nao participo, mas ja vi aqui monte de usuario com perguntas tipo "como baixo tal pacote" "este programa do www.baixaki.com.br nao funciona", acho que explicar o conceito de repositório sería uma grande ajuda.
Obs: Eu tentei explicar aqui http://docs.mandriva-br.org/mandriva/centro_de_controle_da_mandriva_linux_-_mcc_-_drakconf/gerenciar_programas y aqui http://docs.mandriva-br.org/mandriva/configurar_midias
Obs2: Quem quiser participar http://docs.mandriva-br.org/bem-vindos_novatos

NosXw,

Um baita trabalho esse seu lá no wiki, são várias páginas com muita informação, isso é muito bom. As perguntas assim como vc comentou são comum para a lógica do sistema window, há milhares de sites com download de software para baixar e instalar. Eu mesmo fazia isso  de curiosidade e em várias vezes desconfigurava tudo no win, ele passava a ficar maluco, lento ou travando.
Com o Kurumin, com os pacotes deb, há uma facilidade enorme de instalar pacotes de tudo quanto é tipo, de fora do repositório oficial, mas depois que desconfigurei uma vez a repositório e tive que reinstalar tudo novamente, desisti. Passe a ser mais cuidado. Em instalação de produção tento ser disciplinado e tento instalar só repositório oficial e pacotes oficiais.

Quanto a essas tabelas de software equivalentes linux windows, apenas comento que tem várias destas tabelas (La no wiki tem 12 tabelas ) e eu fico pensando se não poderia ser criado um banco de dados coletivo na internet, em que fosse sendo incluídos os software desta tabela, coletivamente, como um wiki.

Eu estava pensando nosso e achei na internet um site banco de dados free de nome SOCRATA. Vou dar uma olhada  e ver se funciona (ele disponibiliza gratuitamente 1 GB de armazenamento de dados mensais e 4 GB de entrega de dados mensais e importa .csv, .tsv, .xml, .xls, and .xlsx.).

Achei mais três tabelas,

1- Uma da UFBA: Tabela de Programas Equivalentes , limitada e desatualizada e baseada tabela de equivalências entre softwares para Windows e GNU/Linux coordenada pelo polonês Valery V. Kachurov.

2 - A outra do Gov de SP  - TABELA DE EQUIVALÊNCIA DE SOFTWARE,  também baseada na tabela de Kachurov. Na apresentação diz: "Uma das grandes dificuldades na adoção de soluções baseadas em Software Livre é o desconhecimento quanto à existência destes produtos. As tabelas a seguir são produto do esforço de reorganizar e atualizar a excelente tabela criada e mantida por Kachurov/Artem/Korolev". Também tabela reduzida e desatualizada.

3 - Tabela Críons de Software Livre Equivalente. bastante completa, não sei se atual.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2010, 22:23 por MacXi » Registrado

MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #10 : 20 de Novembro de 2010, 10:20 »

Pessoal,

Como forma de tentar aprender mais sobre os detalhes do Centro de Controle Mandriva-CCM, especificamente o Gerenciador de Programas (rpmdrake) do Mandriva, fiz esse diagrama com o software DIA (que exportei p/ imagem em png) e  o arquivo, para quem quiser editar, está aqui: Diagrama-CCM-1.dia:

Obs: no 1, ao instalar um metapacotes ( TASK),  serão instalados diversos pacotes relacionados com aquele tarefa. Ex. ao selecionar "task-printing", serão instalados diversos pacotes necessários para configurar impressoras no Mandriva.

Bom final de semana a todos!  Contente

« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 12:46 por MacXi » Registrado

D.K.
Membro Intermediário

Penso livre: uso Linux!

Ver Perfil
« Responder #11 : 20 de Novembro de 2010, 10:49 »

Não querendo me meter em conversa de experts (mas me metendo), tem uma coisa no CCM que somente agora descobri, e que de repente pode ser de utilidade pros noviços (como eu): quando se pesquisa um programa, instalado ou não, os detalhes do mesmo não aparecem de pronto - é necessário clicar no tópico ("detalhes", "arquivos", etc.) que aparece abaixo da descrição. Pode parecer bobagem de um marinheiro de 1ª viagem, mas levei quase 2 meses pra descobrir isso  Embarassado - claro, quem veio da cultura Win não percebe isso, porque lá tudo já vem prontinho, mastigado...
Quanto à tabela em si, acho que o importante - especialmente pra quem veio do Win - é aquela no nosso idioma (como se diz, os "windowsers" não gostam muito de pesquisar em outras línguas...); daí, acho que deve-se dar maior destaque à tabela em PT-BR e botar aquela advertência: "Dúvidas? Não seja preguiçoso: pesquise!".
No mais, concordo plenamente que o que falta ao Mandriva é o marketing (antes de instalá-lo, nem sabia que existia, só o Ubuntu aparecia na mídia; e fui descobri-lo apenas porque precisei pesquisar sobre distros que pudessem aceitar a minha placa - aquela - SiS).
Abr.'.
Pense livre: use Linux!
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #12 : 20 de Novembro de 2010, 11:11 »

Não querendo me meter em conversa de experts (mas me metendo), tem uma coisa no CCM que somente agora descobri, e que de repente pode ser de utilidade pros noviços (como eu): quando se pesquisa um programa, instalado ou não, os detalhes do mesmo não aparecem de pronto - é necessário clicar no tópico ("detalhes", "arquivos", etc.) que aparece abaixo da descrição. Pode parecer bobagem de um marinheiro de 1ª viagem, mas levei quase 2 meses pra descobrir isso  Embarassado - claro, quem veio da cultura Win não percebe isso, porque lá tudo já vem prontinho, mastigado...
Quanto à tabela em si, acho que o importante - especialmente pra quem veio do Win - é aquela no nosso idioma (como se diz, os "windowsers" não gostam muito de pesquisar em outras línguas...); daí, acho que deve-se dar maior destaque à tabela em PT-BR e botar aquela advertência: "Dúvidas? Não seja preguiçoso: pesquise!".
No mais, concordo plenamente que o que falta ao Mandriva é o marketing (antes de instalá-lo, nem sabia que existia, só o Ubuntu aparecia na mídia; e fui descobri-lo apenas porque precisei pesquisar sobre distros que pudessem aceitar a minha placa - aquela - SiS).
Abr.'.

Daxk ,

Concordo c/ vc. O q vc está dizendo e o que eu estou dizendo é a mesma coisa. Não é coisa de expert, é simples mesmo.

O que estou comentando é isso que vc explicou: é simples mas vc não tinha idéia de  era assim, isso que eu acho muito bom e me animo em achar uma maneira simples de explicar.

Obs. uma forma que estou tentando sugerir, não sei se é adequada, é justamente dar uma idéia de como funciona esse sistema de repositórios/tabela de software/Instalação pelo CCM, que é o jeito mais organizado que eu tenho usado para lidar com os software no Mandriva, e que pra mim tem funcionado muito bem.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 11:23 por MacXi » Registrado

D.K.
Membro Intermediário

Penso livre: uso Linux!

Ver Perfil
« Responder #13 : 20 de Novembro de 2010, 12:21 »

Realmente, não há o que falar da simplicidade do CCM - entretanto, na primeira instalação que fiz, quando o acessei fiquei a princípio confuso, porque não existe similar no Win. Quando me inteirei (de forma incompleta, agora sei), foi um abraço - consegui baixar alguns ícones do BrOffice que não vieram na instalação! E com informações, para que não precisasse pesquisar no Google, essas coisas. Simples assim!
Mas existe ainda um porém: muitos dos aplicativos listados estão em inglês, e poucos têm um razoável entendimento do idioma (no meu caso, isso não foi problema - mas minha filha, de 12 anos, precisou da minha ajuda quando precisou de um aplicativo de edição de vídeo, porque não entendia bulhufas de inglês).
Acho que é por aí mesmo, MacXi! Piscar
Abr.'.
Pense livre: use Linux!
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #14 : 20 de Novembro de 2010, 12:25 »

Pessoal,

Mas uma imagem que retrata uma forma como vejo o sistema de repositórios do Mandriva.

Mostra que a Mandriva inclui nos repositórios oficiais os programas testados por ela, muitos inclusive que recebe da própria comunidade (como comentou o NosXw sobre pacote do BlogDrake incluido no repositório oficial do Mandriva). Mas se o usuário quiser, pode instalar os repositórios da comunidade por sua conta e risco.

Fiz esse diagrama com o software DIA (que exportei p/ imagem em png) e  o arquivo, para quem quiser editar, está aqui: Diagrama-sistema-repositorios-1.dia:

Obs: a lista de repositórios de software da comunidade eu obtive no wiki MandrivaBrasil: Listagem de Mídias para todas as versões do Mandriva Linux (FREE, ONE, Powerpack) até a versão 2010.0
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, 14:33 por MacXi » Registrado

Páginas: [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: