Olá pessoal,
acabamos de anunciar a lista de grandes
features que devem entrar no Mandriva 2011 em
http://wiki.mandriva.com/en/2011_Development#Technical_specifications:
* Adoção de RPM5
* Adoção do patch que suporta CONFIG_SCHED_AUTOGROUP (caso a versão estável do kernel disponível no momento de lançamento de Mandriva 2011 não tiver essa funcionalidade)
* Adotar systemd para o processo de boot
* Adotar o networkmanager com plugin ifcfg-mdv por padrão, deixando a interface do net_applet como segunda opção (note que ambos irão utilizar os mesmos arquivos de configuração, então fica mais a critério de cada um qual utilizar. Mas por padrão será o NetworkManager).
* Uma nova aplicação para gerenciar os pacotes, com visual mais moderno e funcional
* Disponibilizar um ambiente de desktop por padrão, com uma lista padronizada de aplicações e identidade visual
* Unificar o look-e-feel dos diálogos (de salvamento, carregamento e impressão), para todas as aplicações inclusas no desktop
* Uma nova interface para os mecanismos de login e desktop em geral
* Uma nova interface para netbooks e notebooks, e máquinas menos potentes em geral
* Uma nova tema gráfico par aos widgets, e visual em geral
* Integração de novas opções semânticas nas aplicações de email, gerenciamento de arquivos, contatos, editores gráficos e texto
* Integração das ferramentas de configuração de Mandriva no painel de controle do KDE
* Construção e disponibilização de versões do Mandriva baseadas em GNOME, XFCE e LXDE em conjunto com comunidade
* Melhorar a utilização de recursos no desktop em geral
* Limpar o repositório Main, e ter maintainers para todos os pacotes nesse repositório
* Simplificar o instalador, e tornar a escolha do kernel e ambiente de desktop automática, feita de acordo com o tipo da distribuição utilizada.
* Limpar e repensar a lista de pacotes instalados por padrão
* Atualizar a versão mínima de instalação, e deixar ela passível de ser instalada em ambientes ultra-pequenos
* Melhorar a interoperabilidade com aplicações que utilizam a tecnologia zeroconf
*
Introduzir uma aplicação de boas-vindas, que explica os principais conceitos e funcionalidades de Linux em geral e Mandriva em particular 
* Permitir o desenvolvimento do cooker em paralelo com a estabilização da próxima versão estável. Ou seja, o cooker vai continuar como rolling-release, enquanto mais ou menos por volta de RC1 o snapshot dele será brancheado para 2011, e apenas fixes de estabilização e bugs entrarão nele
Mais uma vez,
queria agradecer a colaboração de muitos de vocês com comentários, ideias e sugestões!
Mais novidades em breve

.
Abraços,
Eugeni
Mandriva Conectiva
Eugeni Dodonov,
Como disse o Padula, nós é que agradecemo sua participação aq no Fórum e acho uma excelente iniciativa essa de "
Introduzir uma aplicação de boas-vindas, que explica os principais conceitos e funcionalidades de Linux em geral e Mandriva em particular"
Neste momento, a minha sugestão,
além dos comentários anteriores que fiz , é de fazer o
firewall do Mandriva - o
SHOREWALL - ser tão fácil e intuitivo de usar e configurar e usar como o
FIRESTARTER ou então configurar o para o Firestarter funcionar nativamente no Mandriva, sem ter que instalar o pacote "
Sudo", visto que sua instalação aumenta os riscos à segurança do uso do linux na rede/internet.
É a
única adequação que tenho feito no uso do Mandriva 2010, tudo mais está no
padrão Mandriva, porque uso ele em
ambiente de produção. Eu acho essencial os aviso no
ícone na barra de ferramentas que o Firestarter dá quando estou tendo alguma evento em alguma porta. Isso foi
educativo p/ mim que passei ver como o ícone fica
vemelho quando baixo arquivos no P2P ou no Ktorrent e me mostrou a necessidade e a importância de
adicionar filtro de IP.
Em resumo: o ideal p/ mim é que o
shorewall tivesse opção de permitir a
inclusão de um ícone no painel inferior, que indicasse se ele está
ativo ou não e que ao clicar nele eu pudesse ver
quais os IPs que estão tentando acessar o computador. É isso que o firestarter faz e que eu acho ótimo.
O
shorewall pode ser bom, mas eu acabo configurando os dois, ele e o
FIRESTARTER por causa do sentimento de segurança que dá aquele ícone na barra do painel inferior avisando que o
firewall está funcionando e sempre
alertando dos eventos em alguma porta:
Já abri um tópico genérico sobre
Firewall para Mandriva 2010.0, em que coloquei esta imagem indicando o icones do Firestarer.
O ícone fica
azul quando está tudo ok e fica
vermelho quanto há algum evento em alguma porta. Apesar de
simples configurar o
shorewall, acho o
Firestarter mais intuitivo para configurar.
Como já
comentei antes, o meu perfil é de usuário desktop, busco estabilidade e me empolguei esse ano com a
qualidade do Mandriva 2010, por isso só tenho elogiado. O seu pedido de sugestões é como de um papai noel, em véspera de natal, pedindo p/ uma criança escolher um presente. Eu não vou perder essa oportunidade. Com já disse, tá quase tudo ok na Mandriva Linux por isso, neste momento, apenas tenho esta sugestão quanto ao FIREWALL.
Sei que o
Mandriva usa por
padrão o Shorewall que possui muitos recurso, inclusive o firewall interativo. Apesar de não haver tanto risco quando se usa adequadamente o linux, eu configuro o shorewall (sem habilitar nenhuma porta e habilito o firewall interativo) e vez por outra vejo o ícone vermelho do
firestarter na barra e recebo também um aviso de ataque do firewall interativo do
Shorewall:
Mas quanto desejo incluir o referido IP na lista negra permanentemente, ele fecha. Já registrei o bug
aqui e no
bugzila e não estou solicitando verificar isso, que já está encaminhado, mas apenas estou dando essa sugestão que é
usar o "formato do firestarter" no Mandriva.
Digo isso porque não vejo nada parecido com o
Firestarter , em nenhum outro firewall, nem no linux, nem no windows. Acho que o firestarter tem tudo a ver com o perfil de simplicidade, eficiência e intuitividade do Mandriva 2010.1.
No mais, o
Mandriva 2010 tá 10!!!

Abs