mandrivabrasil.org - Forum
26 de Maio de 2013, 05:19 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como trocar múltiplos donos de arquivos, excluindo um dono da lista  (Lida 1143 vezes)
Gore Daimon
Membro Sênior

Ver Perfil WWW
« : 03 de Dezembro de 2010, 14:53 »

Pessoal, tudo bom?

Tenho um monte de arquivos que preciso trocar todos os donos para root, excluindo os arquivos do dono apache.

Alguém tem idéia de como fazer isto? Preciso pois estou reestruturando um antigo servidor web que possui os sites separados por usuário.

Abraço,
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 03 de Dezembro de 2010, 15:24 »

Gore Daimon,

Não sei se essa responta q vou lhe dá é simples demais e não possa ser usada em rede, mas no Dolphin, quando eu quero trocar a propriedade de todos os arquivos de uma pasta, eu entro com root,  vou na pasta, em  "propriedade" e na aba "Permissões", eu troco e troco o "Usuário" e "Grupo" por "root" ou qualquer outro usuário  e seleciono a opção "aplicar a alterações em todas as subpastas e seus conteúdos", e dou OK.

Não sei se era isso, espero ter ajudado.

Quanto ao arquivos apache, nessa opção acima,  não tem como não altera-los tb. Talvez depois disso, selecionar os que eram apache e fazer este mesmo procedimento para deixa-los de propriedade apache novamente.

Abs

« Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, 15:28 por MacXi » Registrado

guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 03 de Dezembro de 2010, 15:30 »

acredito que o server nao tenha interface gráfica. acho que você vai ter que fazer um script dando chmod recursivamente nos diretórios. com certeza tem muita coisa pronta na net pra isso, acho que é bem simples até (umas 5 ou 10 linhas curtas)
Linux Desktop. Eu vivo isso.
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 03 de Dezembro de 2010, 15:34 »

acredito que o server nao tenha interface gráfica. acho que você vai ter que fazer um script dando chmod recursivamente nos diretórios. com certeza tem muita coisa pronta na net pra isso, acho que é bem simples até (umas 5 ou 10 linhas curtas)

Valeu Guimesmo,

Eu já imaginava que servidor era mais complicado, mas tentei.

Abs
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #4 : 03 de Dezembro de 2010, 17:14 »

Exemplificando o que o Guimesmo disse, se os arquivos estiverem em uma pasta apenas, algo como "chown usuario:usuario -R /caminho/até/a/pasta/*" deve resolver. Mas, o comando é o "chown" (change owner, mudar dono) e não o "chmod" (change mode?!?! Não sei).
Fiquem com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 03 de Dezembro de 2010, 17:37 »

Dá para fazer com um comando ou pelo menos com um shell script que use o comando find, que irá encontrar os arquivos apropriados e então vocẽ poderá usar o resultado do find com o comando chmod.

O comando find tem um monte de opções (veja man find). Veja alguns exemplos:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Exemplos-uteis-de-uso-do-comando-find

http://blog.2xt.com.br/?p=24

http://focalinux.cipsga.org.br/guia/inic_interm/ch-cmdv.html#s-cmdv-find

Dependendo do número de arquivos vc pode querer quebrar a cabeça para fazer um script que faça o que quer de uma vez ou pode usar o comando find para ir trocando os donos dos arquivos que sejam de um usuário X para root, onde você fornece o X na opção -user X  do find.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, 17:39 por Manoel Pinho » Registrado

Gore Daimon
Membro Sênior

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : 04 de Dezembro de 2010, 17:10 »

Galera, boa tarde.

Eu fiz o seguinte:

1 - listei todos os arquivos cujo dono é o apache com o comando find e armazenei a lista num txt.
2 - mudei o dono de todos os arquivos para o root.
3 - com a lista dos arquivos do apache, alimentei o comando chmod: chmod root:root < `cat lista.txt`. Porém, como a lista foi muito grande,
dividi a lista com o comando split determinando um número de linhas.

Valeu a ajuda galera!

Abraço,
  Imprimir  

Ir para: