|
allan moraes
|
 |
« : 05 de Dezembro de 2010, 16:43 » |
|
Acho que vou criar uma partição home separada da de sistema, tenho 208 gb disponiveis para o mandriva, então queria conselhos de vcs, quantos gigas coloco para a /home, eu geralmente costumo ter o hd entafulhado de videos, estava pensando em 15 para sistema e o resto para ela, o que acham ??
|
|
|
|
|
|
|
|
|
nosXw
Visitante
|
 |
« Responder #1 : 05 de Dezembro de 2010, 16:45 » |
|
Depende de cada um, gosto de ter uma /boot de ~2 gb, uma partiçao para /var, outra para / e uma última para /home, com 15 para / acho que é suficiente. A /home ocupa o resto de HD
|
|
|
|
|
|
|
|
|
allan moraes
|
 |
« Responder #2 : 05 de Dezembro de 2010, 16:52 » |
|
Obrigado pela sua dica, mas tenho que ter todas essa partições ou basta / e /home ?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
nosXw
Visitante
|
 |
« Responder #3 : 05 de Dezembro de 2010, 16:53 » |
|
Partiçoes, ejemplo: S.ficheros Size Used Avail Use% Montado en /dev/sda10 22G 8,1G 13G 39% / /dev/sda9 4,5G 156M 4,2G 4% /boot /dev/sda12 144G 31G 114G 22% /home /dev/sda11 21G 718M 20G 4% /var
|
|
|
|
|
|
|
|
|
allan moraes
|
 |
« Responder #4 : 05 de Dezembro de 2010, 16:57 » |
|
é o seguinte, tenho que criar var e boot o unão precisa   ??
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #5 : 05 de Dezembro de 2010, 17:23 » |
|
é o seguinte, tenho que criar var e boot o unão precisa   ?? Allan Moraes, Dá uma olhada lá no Wiki MandrivaBrasil para ver se tem alguma dica que possa ajudar vc nessa tarefa: b) Planejar como Particionar o HD-HardDisc, Disco rígidoSe eu tivesse 208 GB eu dividiria em / - 17 GB ext4 (instalação estável da Mandriva 2010.1) (root, partição p/ arquivos do sistema) (básico) /swap - 1 GB (partição p/ auxílio da memória) (básico) /home - 170 GB ext4 (partição para arquivos do usuário) (básico) /mnt/linux1 - 10 GB ext4 (instalação Mandriva 2010.1 espelho p/ testes) (opcional) /mnt/linux2 - 10 GB ext4 (instalação de outra distro p/ testes - ex o Mandriva Cooker) (opcional) Não sei se é a melhor forma, mas eu faria assim. Uma vez chequei a fazer um participação para o "boot" e depois não fiz mais, e para o "var" nunca fiz.
|
|
|
|
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2011, 22:47 por MacXi »
|
|
|
|
|
nosXw
Visitante
|
 |
« Responder #6 : 05 de Dezembro de 2010, 18:07 » |
|
Eu instalava tudo em uma partiçao só quando comevei :], mas recomendo ter uma /home em uma outra partiçao, para datos somente. Pra quem gosta de apache+mysql uma /var em outra partiçao. Eu tenho cada distro com sua propio /boot, para nao ter problemas 
|
|
|
|
|
|
|
|
kronos
Novato
|
 |
« Responder #7 : 06 de Dezembro de 2010, 13:19 » |
|
Geralmente eu faço o seguinte :
1 partição / para o sistema com 20% do hd 1 partição swap com 1024 ou mais, dependendo de quanto vc tem de memória não precisa swap e o restante para /home nunca usei esse negócio de /var e /boot e sempre funfou legal
|
|
|
|
|
|
|
|
|
slavezerorj
|
 |
« Responder #8 : 31 de Dezembro de 2010, 09:35 » |
|
meu Hd tem 120GB, deixo 2Gb para swap, 25 para raiz (/) e o resto para home (/home)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #9 : 31 de Dezembro de 2010, 10:07 » |
|
Eu não vejo vantagem nenhuma em usar mais do que 3 partições ( /, /home e swap) em um desktop/notebook. O Mandriva não ocupa muito espaço normalmente, a menos que a pessoa fique instalando tudo o que vê pela frente.
Normalmente uns 50GB para a partição raiz já é mais do que suficiente e a /home deve ficar com todo o espaço que sobrar, excluindo o espaço do swap (que é bem pequeno), obviamente.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
aanderson
|
 |
« Responder #10 : 31 de Dezembro de 2010, 10:54 » |
|
faria com esse winchester  o seguinte, dividiria em 2 partes assim: 50 g para / todo o resto para o / home
pelo que vejo você não precisa de Swap. (quanto de Memória tem sua máquina?) Com isso dá pra brincar como gente grande.... abs, boas festas.
|
|
|
|
|
Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500. ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium. ONE 2011 - migrando ..... "Ao que me deu a vida, dar-lhei-ei a glória" 
|
|
|
|
ABCD
Visitante
|
 |
« Responder #11 : 29 de Janeiro de 2011, 23:23 » |
|
Coloca 20gb para / e todo o resto do hd para /home Mas se algum dia quiser colocar mais um sistema deixa uns 10 gb reservado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
rachid
|
 |
« Responder #12 : 30 de Janeiro de 2011, 19:36 » |
|
Aqui eu uso swap, /home, /boot e "/". Hd de 160gb swap = 1gb /boot =512mb /home =77gb / =57gb
|
|
|
|
|
Hard1:Asus M4A78LT-M LE-Athlon II X2 260 3.2 Ghz AM3-Memória Corsair 8GB 1333MHZ DDR3-Vga Radeon Hd 4650 1Gb Hard2:Emachines D728-4079-Intel® GL40 Express Chipset-Pentium T4500-Vga Intel GMA 4500M-Memória 4 Gb DDR3 Software:de tempos em tempos eu testo algum, mais nada igual ao bom e velho Mandriv
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #13 : 30 de Janeiro de 2011, 21:36 » |
|
Eu não vejo vantagem nenhuma em usar mais do que 3 partições ( /, /home e swap) em um desktop/notebook. O Mandriva não ocupa muito espaço normalmente, a menos que a pessoa fique instalando tudo o que vê pela frente.
Normalmente uns 50GB para a partição raiz já é mais do que suficiente e a /home deve ficar com todo o espaço que sobrar, excluindo o espaço do swap (que é bem pequeno), obviamente.
Concordo. Inclusive com a divisão do espaço. Temos que lembrar que, para o espaço da partição raiz, devemos levar em consideração o quão ávidos somos por instalar programas. Eu sou muito, então, sempre deixo um espaço bem generoso para ela. Fiquem com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
atf
Visitante
|
 |
« Responder #14 : 31 de Janeiro de 2011, 10:14 » |
|
Deixem-me discordar de todos. A maior vantagem de separar os diretórios em partições não é, como pode parecer, a possibilidade de reinstalar sem perder seus arquivos mas, sim, a redução na perda de dados em caso de acidentes. No momento de uma quebra apenas uma partição estará sendo acessada e só ela terá seus dados afetados. Para melhorar a alocação de espaço para cada uma a melhor hipótese é o uso do LVM (Logical Volume Manager) que permite manobras de aumento e diminuição de partições com facilidade. Apenas a de "boot" deverá ser uma partição física. Exemplo:
/dev/sda1 - 512MB - /boot /dev/sda2 - Volume físico LVM
Isso pode ser repetido em todos os discos para possível instalação de outros sistemas. No caso de um só disco podem-se deixar algumas partições de 512MB para o "boot" de outros sistemas.
|
|
|
|
|
|
|
|
|