mandrivabrasil.org - Forum
26 de Maio de 2013, 03:35 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual tamanho devo usar na /home ?  (Lida 1322 vezes)
allan moraes
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« : 05 de Dezembro de 2010, 16:43 »

Acho que vou criar uma partição home separada da de sistema, tenho 208 gb disponiveis para o mandriva, então queria conselhos de vcs,
quantos gigas coloco para a /home, eu geralmente costumo ter o hd entafulhado de videos, estava pensando em 15 para sistema e o resto para ela, o que acham ??
Visitante
« Responder #1 : 05 de Dezembro de 2010, 16:45 »

Depende de cada um, gosto de ter uma /boot de ~2 gb, uma partiçao para /var, outra para / e uma última para /home, com 15 para / acho que é suficiente. A /home ocupa o resto de HD
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #2 : 05 de Dezembro de 2010, 16:52 »

Obrigado pela sua dica, mas tenho que ter todas essa partições ou basta / e /home ?
Visitante
« Responder #3 : 05 de Dezembro de 2010, 16:53 »

Partiçoes, ejemplo:
S.ficheros            Size  Used Avail Use% Montado en
/dev/sda10             22G  8,1G   13G  39% /
/dev/sda9             4,5G  156M  4,2G   4% /boot
/dev/sda12            144G   31G  114G  22% /home
/dev/sda11             21G  718M   20G   4% /var
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #4 : 05 de Dezembro de 2010, 16:57 »

é o seguinte, tenho que criar var e boot o unão precisa Hein???Hein?????
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 05 de Dezembro de 2010, 17:23 »

é o seguinte, tenho que criar var e boot o unão precisa Hein???Hein?????

Allan Moraes,

Dá uma olhada lá no Wiki MandrivaBrasil para ver se tem alguma dica que possa ajudar vc nessa tarefa:b) Planejar como Particionar o HD-HardDisc, Disco rígido

Se eu tivesse 208 GB eu dividiria em

• /    
              -   17 GB    ext4  (instalação estável da Mandriva 2010.1) (root, partição p/ arquivos do sistema)     (básico)
    /swap              -    1 GB                                                                   (partição p/ auxílio da memória)           (básico)
    /home              - 170 GB   ext4                                                          (partição para arquivos do usuário)       (básico)
    /mnt/linux1       -   10 GB   ext4 (instalação Mandriva 2010.1 espelho p/ testes)                                                (opcional)
    /mnt/linux2       -   10 GB   ext4 (instalação de outra distro p/ testes - ex o Mandriva Cooker)               (opcional)

Não sei se é a melhor forma, mas eu faria assim.

Uma vez chequei a fazer um participação para o "boot" e depois não fiz mais, e para o "var" nunca fiz.

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2011, 22:47 por MacXi » Registrado

nosXw
Visitante
« Responder #6 : 05 de Dezembro de 2010, 18:07 »

Eu instalava tudo em uma partiçao só quando comevei :], mas recomendo ter uma /home em uma outra partiçao, para datos somente. Pra quem gosta de apache+mysql uma /var em outra partiçao. Eu tenho cada distro com sua propio /boot, para nao ter problemas Contente
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #7 : 06 de Dezembro de 2010, 13:19 »

Geralmente eu faço o seguinte :

1 partição / para o sistema com 20% do hd
1 partição swap com 1024 ou mais, dependendo de quanto vc tem de memória não precisa swap
e o restante para /home
nunca usei esse negócio de /var e /boot e sempre funfou legal
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 31 de Dezembro de 2010, 09:35 »

meu Hd tem 120GB, deixo 2Gb para swap, 25 para raiz (/) e o resto para home (/home)
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : 31 de Dezembro de 2010, 10:07 »

Eu não vejo vantagem nenhuma em usar mais do que 3 partições ( /, /home e swap) em um desktop/notebook. O Mandriva não ocupa muito espaço normalmente, a menos que a pessoa fique instalando tudo o que vê pela frente.

Normalmente uns 50GB para a partição raiz já é mais do que suficiente e a /home deve ficar com todo o espaço que sobrar, excluindo o espaço do swap (que é bem pequeno), obviamente.
aanderson
Membro Vitalício

Compartilhar, com prazer !

Ver Perfil
« Responder #10 : 31 de Dezembro de 2010, 10:54 »

faria com esse winchester    Sorriso forçado  o seguinte, dividiria em 2 partes assim:

50 g para /
todo o resto para o / home

pelo que vejo você não precisa de Swap. (quanto de Memória tem sua máquina?)
Com isso dá pra brincar como gente grande....

abs,

boas festas.

Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  ONE 2011  - migrando .....

"Ao que me deu a vida, dar-lhei-ei a glória"

ABCD
Visitante
« Responder #11 : 29 de Janeiro de 2011, 23:23 »

Coloca 20gb para /
e todo o resto do hd para /home
Mas se algum dia quiser colocar mais um sistema deixa uns 10 gb reservado.
Membro Vitalício

Recife - PE

Ver Perfil
« Responder #12 : 30 de Janeiro de 2011, 19:36 »

Aqui eu uso swap, /home, /boot e "/".
Hd de 160gb
swap = 1gb
/boot =512mb
/home =77gb
/ =57gb
Hard1:Asus M4A78LT-M LE-Athlon II X2 260 3.2 Ghz AM3-Memória Corsair 8GB 1333MHZ DDR3-Vga Radeon Hd 4650 1Gb
Hard2:Emachines D728-4079-Intel® GL40 Express Chipset-Pentium T4500-Vga Intel GMA 4500M-Memória 4 Gb DDR3
Software:de tempos em tempos eu testo algum, mais nada igual ao bom e velho Mandriv
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #13 : 30 de Janeiro de 2011, 21:36 »

Eu não vejo vantagem nenhuma em usar mais do que 3 partições ( /, /home e swap) em um desktop/notebook. O Mandriva não ocupa muito espaço normalmente, a menos que a pessoa fique instalando tudo o que vê pela frente.

Normalmente uns 50GB para a partição raiz já é mais do que suficiente e a /home deve ficar com todo o espaço que sobrar, excluindo o espaço do swap (que é bem pequeno), obviamente.
Concordo. Inclusive com a divisão do espaço. Temos que lembrar que, para o espaço da partição raiz, devemos levar em consideração o quão ávidos somos por instalar programas. Eu sou muito, então, sempre deixo um espaço bem generoso para ela.
Fiquem com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
atf
Visitante
« Responder #14 : 31 de Janeiro de 2011, 10:14 »

Deixem-me discordar de todos.
A maior vantagem de separar os diretórios em partições não é, como pode parecer, a possibilidade de reinstalar sem perder seus arquivos mas, sim, a redução na perda de dados em caso de acidentes. No momento de uma quebra apenas uma partição estará sendo acessada e só ela terá seus dados afetados.
Para melhorar a alocação de espaço para cada uma a melhor hipótese é o uso do LVM (Logical Volume Manager) que permite manobras de aumento e diminuição de partições com facilidade.
Apenas a de "boot" deverá ser uma partição física. Exemplo:

/dev/sda1 - 512MB - /boot
/dev/sda2 - Volume físico LVM

Isso pode ser repetido em todos os discos para possível instalação de outros sistemas.
No caso de um só disco podem-se deixar algumas partições de 512MB para o "boot" de outros sistemas.
  Imprimir  

Ir para: