mandrivabrasil.org - Forum
25 de Maio de 2013, 05:24 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tela preta na inicialização!  (Lida 1819 vezes)
Lucas Duarte
Novato
*

Ver Perfil
« : 12 de Janeiro de 2011, 15:01 »

Instalei o mandriva versão DVD 2010.2 aqui em casa como dual-boot, e na primeira inicialização ele vai "tranqüilo" (só vai se for com grub modo texto, na opção "nonfb") mas depois nem assim ele vai... Já instalei várias vezes e sempre a mesma coisa, testei a iso com md5 e está perfeito, será algum problema com a placa de vídeo?
Achei esse problema com o mandriva 2007 na net, com placas de vídeo onboard SIS630 (não sei se a minha é desse tipo)...
O problema é que pede pra baixar os arquivos e substituir numa pasta do linux, mas o sistema não inicia de jeito nenhum e não tem como fazer essa substituição (não sei se tem como iniciar diretamente no modo texto pra fazer esse teste, já procurei como fazer isso e não achei).

Vou explicar exatamente como funciona cada vez que eu formatei:
- Ele vai certinho até o grub, mas se iniciar o mandriva ele trava no splash.
- Se for pelo modo texto do grub na opção "nonfb" apertar "E" (edit) e na primeira opção der boot ele funciona uma unica vez (diz que eu finalizei a intalação com sucesso e o sistema funciona perfeitamente).
- Depois que dou reboot após ele ter iniciado do jeito que fiz acima o splash não trava mais, mas ao invés de ir pra tela de login aparece uma tela preta... (tbm em qualquer outro modo que use a área gráfica)

Sincera mente, já estou desistindo shausha
Formatei umas 4 vezes, e acho que vou ter que formatar mais uma pra configurar o grub pra iniciar em modo texto e tentar usar o comando "startx".

Vou dar mais uma fuçada na net pra ver o que descubro, mas se alguém puder me ajudar...
Obrigado!
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 12 de Janeiro de 2011, 18:02 »

Computadores com chipsets SiS costumas sim ser bastante problemáticos para uso com linux.

Além dos problemas habituais com o chipset de vídeo, muitos micros com chipsets SiS costumam vir com BIOS bugadas, que dão problema no linux a menos que se dê boot com opções do kernel do tipo "noapic ..." (veja http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=4026 para um exemplo).

Qual é a marca e modelo do seu micro especificamente ? É um desktop ou um notebook ?

Se o problema for só com o chipset de vídeo a solução é fácil. Basta configurar o X para usar o driver "vesa" que o X deverá subir.
Padula
Membro Intermediário

KDE / LXDE

Ver Perfil
« Responder #2 : 12 de Janeiro de 2011, 22:17 »

Comando especifico para se configurar placa de video, monitor...

# XFdrake

Boa sorte

linux user:520434
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: