Autor Tópico: Dicas p/ usar o Luckybackup no Mandriva 2010.2, para backup, cópias de segurança  (Lida 2278 vezes)

Offline MacXi

  • Membro Vitalício
  • *****
  • Mensagens: 1.718
    • Ver perfil
Pessoal,

Usei o Luckubackup depois de uma busca que fiz por software para fazer backup  (Re:backup Mandriva 2010).



Achei bem simples, prático e com tradução para o português do Brasil e fiz uns screenshots a algumas dicas de uso.

A forma de funcionar do Luckybackup é, basicamente, por conjunto de tarefas de cópia e restauração que ficam agrupadas em um perfil, que pode ser salvo com diferentes nomes. Este perfil pode (e deve) ser exportado e importado, deixado cópia junto com o conjunto de arquivos de backup, para facilitar as tarefas de restauração.  

Bom backup   :)




Dicas para Iniciantes

1 - O programa do luckybackup está nos repositórios oficiais do Mandriva 2010.2 e é só instalar pelo MCC (Instalar-remover programas)

2 - Depois de instalado, ele cria no menu um link para o usuário comum (ferramentas) e para root (ferramentas de sistema), sendo mais adequado é usar como root.  

3 - A primeira janela já abre com o perfil DEFAULT, mas dá para criar outro em perfil "NOVO", com nome personalizado. depois é só e clicar em "padrão" para ser este o perfil a abrir todas as vezes que iniciar. Em seguida, para criar uma "tarefa de backup/cópia", clicar em Adicionar, que abrirá uma janela.



4 - A janela para criação da tarefa precisa ser preenchida com nome da tarefa, origem e destino dos dados e o tipo de cópia (do conteúdo do diretório, do diretório inteiro, ou por sincronização:



5 - Depois de dar OK ela vai para lista de tarefas e poderá ser testada (simular) em "Executar", selecionado "simulação" e depois "iniciar":



6 - O registro da cópia, depois de feita pode ser vista na opção "Gerenciar Backup", e abrirá esta janela abaixo. Para ver o registro, clicar em "Visualizar Registro" e abrirá um texto com as informações sobre a cópia:



7 - As tarefas ficam na organizadas em uma lista que estará vinculada a um PERFIL, que no caso da imagem é DEFAULT, deste perfil poderá, com facilidade, ser exportado para um arquivo para ser deixado junto com o conjunto de cópias e que depois poderá ser importado, facilitando o procedimento de restauração dos backup, pois para cada tarefa de backup, é só criar uma tarefa de restauro.



8 - Uma tarefa de restauração é criada quando se abre uma tarefa de backup já criada (ou que está sendo criada) e selecionado a opção "Também Cria uma tarefa para fins de restauração", e se dá 0K (não há como criar uma tarefa de restauro sob uma tarefa de cópia ainda não efetuada, no máximo, isso pode ser feito em conjunto (não testei ainda):



9 - A tarefa de restauração receberá o nome de RESTORE e também ficará armazenada na lista de tarefas:



10 - Há 3 tipos de backup, e janelas explicativas se abrem com o mouse passando sobre as opções.

  - há a cópia do conteúdo de um diretório, que ao ser copiado e restaurado, terá que efetuado para uma pasta específica, ele não cria a pasta, copia o e restaura o conteúdo (já testei e achei ok)

  - há a cópia do de um diretório, que ao ser copiado e restaurado, será efetuado a cópia e restauração do diretório e seu conteúdo (não precisa criar a pasta) (não testei ainda)

  -  sincronização de pastas ( não testei)


Há a opção configurar a cópia com a janela no modo simples ou avançado, onde há a opção de excluir ou adicionar pastas específicas. Apesar de ter testado, evitei usar este modo por não dominar muito os efeitos da configuração.

Há ainda a opção "VALIDAR", que ao ser clicada, exibe uma janela c/ todos os comando, em modo texto, que serão usado naquela operação, é uma boa forma de se conferir se tudo está correto.

Para efetuar uma tarefa de cópia ou restauração, se seleciona a tarefa e se clica em iniciar, se recomenda antes, fazer no modo simulado para verificar se há erros, só depois de ter conferido tudo, se tira a seleção da "simulação" e é só clicar em iniciar.


Observação: outras discussões sobre o tema e lista de outros software p/ backup no Mandriva, ver no tópico:  Re:backup Mandriva 2010
 


Outras informações sobre o Luckybackup -  

Site Oficial: --->>> Luckybackup,
                --->>> Manual/Ajuda e
                --->>> screenshots



Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/LuckyBackup  (inglês)

  
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2011, 18:52 por MacXi »