|
MacXi
|
 |
« Responder #30 : 24 de Novembro de 2010, 12:54 » |
|
Pessoal, Tô tentando encontrar um jeito fazer uma apresentação simples dos os programas/softwares disponíveis para instalação no Mandriva 2010.1. Como comentei antes nesse tópico, acho que daria para facilitar o uso do Mandriva Linux, com uma explicação simples e básica sobre as três questões, a) instalar repositório, b) achar o software e c) instalar: 1) instalação do repositório (ver folder sobre repositórios) 2) Achar os aplicativos úteis nas tabelas de programas equivalentes linux -windows ( que estou tentando fazer neste tópico) 3 ) Instalar os programas (pelo CCM - rpmdrake) (ver folder sobre instalar programas). Depois de ver o site Liberkey - browse catalog tive a idéia de tentar um formato do o FreeMind (MapaMental) . Está no início, mas já vou colocar aqui para ir ouvindo as sugestões, correções ou críticas que aparecerem. O arquivo Freemind pode ser exportado para PNG e para HTML e que disponibilizo abaixo: Arquivo HTML - Para abrir no Firefox é só clicar aqui: -->> Tabela-software-livre-Freemind-2.mm.html  (depois de aberto, tem que clicar no sinal + acima do ícone para expandir os ramos). Arquivo em PNG, editei no Gimp, acrescentei camada alpha e removi o fundo. Coloquei o fundo azul nas categorias de programa /software que são mais Office/Desktop, os com fundo verde são os com alguns programas mas avançados, mas que ainda interessam ao usuário simples, como audio e vídeo etc, e os com fundo laranja são os de sistema. Essa cores é sugestão minha e vou alterar depois. Uma outra observação é que há os programa para Jogos, Brinquedos e Amusenments que podia estar em uma pasta só. São só alguns pensamentos iniciais sobre a organização das categorias dos programas no CCM:
|
|
|
|
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, 14:30 por MacXi »
|
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #31 : 24 de Novembro de 2010, 15:11 » |
|
Pessoal, Editei um arquivo no Freemind e exportei p/ HTML. Chamo a atenção e coloco aqui novamente destacado porque achei bem interessante. Para abrir o arquivo HTML no Firefox é só clicar aqui: -->> Centro de Controle Mandriva-CCM Instala e Remove programas (depois de aberto, tem que clicar no sinal + acima do ícone para expandir os ramos). A vantagem de editar no Freemind é que ele cria uma estrutura para expandir ou encolher as ramificações, facilitando a consulta e a organização dos dados. Depois de exportar para o formato HTML, tem que abrir no firefox e "salvar como" em algumas pasta para que ele copie os ícones e as imagens. Depois dá para editar alguma coisa do HTML no Kompozer também, como fiz no exemplo acima, trocando a cor de fundo (p/ azul claro) e colocando o aviso no final. A desvantagem desse formato é que não tem mecanismo de busca como nos arquivos HTML exportados pelo Tellico. Outra desvantagem é que o procedimento tem muitas fases: a) é que primeiro precisa concluir a edição dos dados no Freemind; b) depois exportar p/ o formato HTML; c) abrir o arquivo em HTML no firefox e "salvar como" um outro arquivo html, para salvar com as imagens; d) se quiser, esse arquivo salvo no firefox pode ser editado no Kompozer.
|
|
|
|
« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 05:57 por MacXi »
|
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #32 : 25 de Novembro de 2010, 10:28 » |
|
Pessoal, Acabei de incluir o resultado destas discussões sobre as tabelas de equivalente lá no Wiki MandrivaBrasil. Atualizei as listas de tabelas, coloquei as em português no início e ao final listei os testes com a reedição de novas tabelas com base nas existentes. 1 - Tabelas de Programas Equivalentes Linux - Windows3 - Testes com reedição de tabelas existentesClique na imagem p ir ao Wiki MandrivaBrasil: Qualquer dica, sugestão ou correção será bem vinda. Bom dia todos!
|
|
|
|
« Última modificação: 18 de Julho de 2011, 23:46 por MacXi »
|
|
|
|
|
|
|
rsvc
|
 |
« Responder #34 : 27 de Novembro de 2010, 12:45 » |
|
violento!
|
|
|
|
|
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
|
|
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #36 : 28 de Novembro de 2010, 13:12 » |
|
DraxK, Com certeza vai ajudar. Gostei muito da tabela, principalmente porque tem uma avaliação para cada aplicativo. Vou colocar lá no Wiki MandrivaBrasil., na lista de tabelas Muito obrigado pela dica! Abraço e bom domingo!
|
|
|
|
« Última modificação: 28 de Novembro de 2010, 13:13 por MacXi »
|
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #37 : 28 de Novembro de 2010, 14:17 » |
|
Pessoal, Importei uma das planilhas (linuxAlt) com tabela de software equavalente para o GoogleDoc para tentar editar ela coletivamente. Se alguém topar participar da edição, manda um MP (mensagem privada) para mim que eu adiciono no Googledocs este email como editor. ( tem que ser "gmail", do google). Só estou sugerindo, convidando, se a pessoa curte fazer isso. Fiquem à vontade. A idéia é ter tabelas de software linux específicas para a Mandriva. por isso, a proposta é ir depurando a planinha para fazer uma TABELA ORGANIZADA SÓ COM OS MELHORES SOFTWARE DISPONÍVEIS PARA O MANDRIVA LINUX. Esta tabela tem 300 softwares, mas alguns estão repedidos ( em várias categorias), outros não tem pacotes Mandriva e outros tem programa para Mandriva, mas não estão na tabela. A ideia é ir verificando cada um dos softwares para ir vendo: a) se há pacotes no repositório do Mandriva 2010.1 Spring b) se está em outro repositório Mandriva da comunidade, por exemplo. c) passar o link para uma das coluna de link E depois ir acrescentando informações sobre a qualidade dos software, imagens, logomarca, screenshot ou outras observações. Aceito sugestões também, porque não sei se esta é a melhor maneira de fazer isso. E quem quiser, pode copiar para si a tabela e editar ou usar como quiser no seu computador. Observação 1: A proposta é que a tabela está agora assim: O links para a tabela: Link para a página: https://spreadsheets.google.com/pub?key=0Aj5os_mFLiZBdEx1c083R1drekFjZVNoMFZZRVNjbVE&hl=pt_BR&single=true&gid=0&output=htmlLink para mensagem instantânea: https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0Aj5os_mFLiZBdEx1c083R1drekFjZVNoMFZZRVNjbVE&hl=pt_BRLink para um site de teste: https://sites.google.com/site/ideiaslinux/Link para colar em site: <iframe width='500' height='300' frameborder='0' src='https://spreadsheets.google.com/pub?key=0Aj5os_mFLiZBdEx1c083R1drekFjZVNoMFZZRVNjbVE&hl=pt_BR&single=true&gid=0&output=html&widget=true'></iframe>
Observação 2: A proposta é depois de melhorar as tabelas, importar para o TELLICO e adicionar outras informações e disponibilizar esta para qualquer um baixar em seu computador ou exportar p/ html e deixar para consultar pública na internet. A maioria das tabelas disponíveis não tem sistema de busca e estão desatualizadas e nenhuma delas tem pacotes específicos para o Mandriva.
|
|
|
|
« Última modificação: 28 de Novembro de 2010, 19:29 por MacXi »
|
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #38 : 03 de Dezembro de 2010, 22:40 » |
|
Pessoal, Aproveitando esta onda de boa de notícias sobre a Mandriva e também que o Wiki MandrivaBrasil está relativamente organizado, pergunto o que vocês acham de fazer uma divulgação do wiki MandrivaBrasil, daquela página com as tabelas de software equivalente linux x windows? Porque aquele é um tema de interesse de todas as distro. Acho q é um momento bom p/ isso. O que vcs acham? Se vcs concordam, pergunto qual é a melhor forma de fazer isso (ou até de todo o wiki)? Pergunto isso porque eu não quero tomar a iniciativa de enviar a notícia, por que foi eu que fiz o texto das tabelas e não tenho interesse nenhum em publicidade para mim, acho que minha postura nestes últimos anos demonstra isso, por isso pergunto se vale uma divulgação (Br-Linux, Noticialinux, etc) maior desse tema ou não, se sim, como sugerem que deva ser feito. Abs A sugestão do texto é:
|
|
|
|
« Última modificação: 18 de Julho de 2011, 23:44 por MacXi »
|
|
|
|
|
D.K.
|
 |
« Responder #39 : 04 de Dezembro de 2010, 06:43 » |
|
Concordo, MacXi, com a divulgação: uma das maiores dificuldades de quem vem do Win é saber quais os programas equivalentes em Linux, e o seu trabalho está excelente. Assim, estou postando o texto sugerido nas listas de discussão sobre software livre de que participo, na minha área profissional. Abr.'.
|
|
|
|
|
Pense livre: use Linux!
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #40 : 08 de Dezembro de 2010, 21:19 » |
|
Concordo, MacXi, com a divulgação: uma das maiores dificuldades de quem vem do Win é saber quais os programas equivalentes em Linux, e o seu trabalho está excelente. Assim, estou postando o texto sugerido nas listas de discussão sobre software livre de que participo, na minha área profissional. Abr.'. D.K, Apenas como sugestão, se possível, é interessante disponibilizar os links junto com o texto. Estou colando abaixo para facilitar. Valeu.
|
|
|
|
« Última modificação: 18 de Julho de 2011, 23:45 por MacXi »
|
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #41 : 09 de Dezembro de 2010, 11:05 » |
|
D. K. e todos, Estou continuando a fazer testes com o Tellico para editar uma tabela e exportar em HTML para fazer uma site de consulta sobre software na internet. A última que fiz disponibilizo aqui Tellico-Tabela Sofware Equivalente Linux x win - 09/12/2010. Os números estão começando no 307, mas depois eu corrijo isso. Observar que os número 307 à 311 (Blender) eu fiz um teste com imagens, como se fosse screenshot, para ver se fica bem. O item 307 do Sweet Home 3D é o mais completo, com imagens e comentários. Obs: Essa ferramenta (Tellico) permite que cada pessoa possa editar - de forma simples - sua própria tabela de software preferidos e divulgar em seu site ou blog. Sugestões, palpites, opiniões e críticas são bem vindas.
Teste com software TELLICO - Tabela de Softwares Equivalentes Linux x Windows. Clicar na imagem p/ acessar tabela em html: Imagem da página especifica sobre o software, que pode ter comentário e screenshot. Clicar na imagem p/ acessar tabela em html: ou clicar aqui: http://dl.dropbox.com/u/1220932/tabela-software-linux/Tellico-tabela-linux-alt-09-12-2010.html
|
|
|
|
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2010, 11:16 por MacXi »
|
|
|
|
|
|
|