Não é necessário instalar o receitanet para enviar a declaração. O receitanet é utilizado para enviar declarações anteriores, se não me engano, ou para outras declarações, como o carnê leão. Se for para a declaração deste ano, não precisa se preocupar. O programa IRPF já faz isso.
Ricardo.
Não foi o que o programa disse para mim: sem o Receitanet, nada feito. Estou usando a versão .bin.
Depois de quebrar muito a cabeça pela madrugada consegui instalar o ReceitaNet. Uso o Mandriva 2010.2. Se surgir o erro 104 é porque o “jre” não foi encontrado. Então é preciso indicar o caminho.
Ex: $./ReceitanetJava2010.02d_setup_linux.bin -is:javahome /usr/lib/jvm/java-1.6.0-sun-1.6.0.22/jre
Esse problema existe desde 2009. E tem mais: instalei como usuário normal e desabilitei a opção de colocar um ícone no desktop, pois estava dando erro.
Quem tiver dificuldade para achar o “jre” abra o seu “LibreOffice” em opções e “java” e lá embaixo tem o caminho.
Comigo realmente não aconteceu nenhum erro.
Tenho instalado o pacote java-1.6.0-openjdk-plugin - OpenJDK Web Browser Plugin.
Então remova e instale o java da Sun. Não precisa nem baixar da Sun porque está disponível nos repositórios do mandriva.
Removi e instalei o java da Sun. O receita net instalou normalmente, até criou a pasta ProgramaRFB na Pasta de Usuário. O problema agora é que ao clicar no ícone do Receita Net, aparece a mensagem: "O KDEInit não pôde iniciar ''.:
Could not find '' executable."
O programa IRPF2011 continua com o mesmo problema.
Valeu a antenção.
Gilmar
Vi as propriedades do atalho e ele está errado. Faça com que ele aponte para receitanet.bin, entre parênteses, e deve funcionar. Comigo funcionou.
Fiquem com Deus.