pardal
Novato
|
 |
« : 08 de Março de 2011, 18:28 » |
|
Boa tarde pessoal.
Preciso da ajuda dos senhores.
Fiz uma instalação do mandriva 2010 em uma máquina para por em funcionamento uma openvpn.
Consegui instalar o openvpn mas na realidade não sei como, não sei se foi pelo comando urpmi openvpn ou entrando no drakvpn e permitindo que esse instalasse o openvpn.
Agora quero instalar na segunda máquina e não consigo pelo drakvpn vem a mensagem de que não foi possível instalar os pacotes e pelo comando urpmi openvpn vem a mensagem "nenhum pacote de nome openvpn".
Alguém pode me dar uma dica?
|
|
|
|
|
|
|
|
pardal
Novato
|
 |
« Responder #1 : 08 de Março de 2011, 19:08 » |
|
Estou começando a me sentir capaz.
Consegui baixar do site a versão openvpn-2.2-RC.tar.gz e fazer a instalação, agora vou tentar interligar duas redes para praticar, mas o objetivo é conectar de um note com WXP quando estiver fora do escritório.
Porém continuo grilado como consegui instalar na primeira máquina.
|
|
|
|
|
|
|
|
pardal
Novato
|
 |
« Responder #2 : 08 de Março de 2011, 19:23 » |
|
Pessoal, olha eu aqui de novo.
Como funciona essas ferramentas drakxxxxxx?
Pergunto isso pois pensei que ia usá-la para configurar minha openvpn mas quando tento fazer isso, mesmo tendo instalado os pacotes direto do site do fabricante essa ferramenta diz que não é possível instalar os pacotes.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Padula
|
 |
« Responder #3 : 08 de Março de 2011, 19:27 » |
|
pardal, Na mandriva é muito facil de instalar e desinstalar aplicativos, para isso vá até o MCC ou CCM: digite na opção instalar ou remover aplicativos, openvpn clique na opção que deseja e pronto, use e abuse...  boa sorte
|
|
|
|
« Última modificação: 08 de Março de 2011, 19:33 por Padula »
|
 linux user:520434
|
|
|
|
Padula
|
 |
« Responder #4 : 08 de Março de 2011, 19:32 » |
|
Para que isso ocorra tudo bem você precisa instalar os pacotes oficiais da Mandriva, você já fe isso? caso você não fez faça primeiro a configuração das midias e depois instale o aplicativo, o site para configuração é: http://easyurpmi.zarb.org/boa sorte
|
|
|
|
« Última modificação: 08 de Março de 2011, 19:34 por Padula »
|
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #5 : 08 de Março de 2011, 21:31 » |
|
Pardal, Também tem as dicas de como instalar repositórios oficiais e como instalar pacotes no Mandriva, conforme Wiki de Documentação MandrivaBrasil: Bom dia!
|
|
|
|
|
|
|
|
pardal
Novato
|
 |
« Responder #6 : 08 de Março de 2011, 21:39 » |
|
Antes de tudo grato aos colaboradores pela dica.
Na realidade descobri que na instalação do primeiro micro ao fim da instalação tem a opção de atualizar os pacotes e eu a fiz, no segundo micro eu não havia feito isso.
Refiz a instalaçao e consegui, aí ví a resposta do Padula mas já era tarde. Já estava reinstalado e rodando.
Esse MCC ou CCM são feramentas de ambiente gráfico? Não instalei o ambiente gráfico pois devo deixar como servidor então não quero instalar algo que não vou usar.
Vou virificar o site que o Padula indicou para me familiarizar com os termos e a maneira de manter o servidor atualizado.
Agoara que instalei o openvpn vou quebrar a cabeça um pouco, a idéia é conectar duas redes com dois servidores linux mandriva para praticar, mas o objetivo é acessar minha rede quando estou na rua atravéz de um note com Wxp.
Vou aproveitar da boa vontade, nas pesquisas que fiz sempre vejo comentários negativos ou duvidosos sobre ferramentas de configuração como webmim, swat e outras que são gráficas, mas e as ferramentas drakxxxx, elas devem servir de apoio ou podemos nos basear nelas para a configuração dos servilos do servidor?
Grato.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Padula
|
 |
« Responder #7 : 08 de Março de 2011, 22:20 » |
|
Pardal, fico feliz de ter resolvido suas duvidas...quanto aos aplicativos ou programas como preferir, é uma dica importante, geralmente sempre instalo meus aplicativos pelas mídias oficias, PLF, e outros... devido à muito as dependências que esses programas na maioria das vezes são necessários para um bom funcionamento dos mesmos, faça como o MacXi disse de uma lida nos topicos que mencionou é muito importante para que eta iniciando à Mandriva.
Quanto ao CCM ou MCC é uma ferramenta muito importante, ela é como uma espécie de painel de controle onde podemos configurar tudo que necessitamos ou precisamos em modo grafico, visto que é uma das melhores ferramenta utilizada na maioria das distros atualmente e tem mais...Muito facil de utilizar, faça um test-drive aí no seu sistema operacional e depois post para nós...
boa sorte
|
|
|
|
|
|
|
|
|
atf
Visitante
|
 |
« Responder #8 : 09 de Março de 2011, 09:58 » |
|
O "mcc" funciona em modo texto também. Use a tecla [tab] para entrar e sair da lista de opções.
|
|
|
|
|
|
|
|
pardal
Novato
|
 |
« Responder #9 : 10 de Março de 2011, 22:25 » |
|
Olá Atf.
Como usar em modo texto?
Tentei digitar mcc e recebo a mensagem de comando não encontrado.
Tem que instalar algum pacote? Tentei com urpmi mcc não consegui.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
atf
Visitante
|
 |
« Responder #10 : 10 de Março de 2011, 22:36 » |
|
Muito estranho! comande: whereis mcc Deve vir uma resposta assim: mcc: /usr/bin/mcc /usr/sbin/mcc /etc/mcc.conf /usr/share/mcc Caso contrário, deve ter havido algo estranho na instalação. Não existe pacote com o nome "mcc". Ele é integrado no "drakconf".
|
|
|
|
|
|
|
|
pardal
Novato
|
 |
« Responder #11 : 11 de Julho de 2011, 15:58 » |
|
Fiquei um pouco afastado mas voltei a mexer com a VPN e, é lógico que apareceram mais dúvidas.
Estou usando o Mandriva 2010-2
Fiz a instalação e configurei uma vpn da seguinte maneira:
No servidor com mandriva
proto udp dev tap ifconfig 10.0.0.201 255.255.255.0 secret /etc/openvpn/keys/note.key port 5901
algo bastante básico apenas para ir aprendendo item por item
No note que roda windows XP tem o seguinte arquivo de configuração
proto udp remote "endereço do servidor" port 5901 dev tap ifconfig 10.0.0.2 255.255.255.0 secret "C:\\Arquivos de programas\\OpenVPN\\config\\note.key"
conforme orientaçãode um artigo aqui mesmo do site mandrivabrasil digitei os seguintes comandos:
# - OPENVPN [CADA PORTA CORRESPONDE A UM TÚNEL]
iptables -A INPUT -p udp -m udp --dport 5901 -j ACCEPT iptables -A INPUT -p udp -m udp --sport 5901 -j ACCEPT
# - PERMITE QUE PACOTES VINDO DE UMA INTERFACE # TUN/TAP ENTREM NA REDE - OPENVPN
iptables -A INPUT -i tap+ -j ACCEPT iptables -A FORWARD -i tap+ -j ACCEPT
Quando faço a conexão a partir do note ele habilita a interface indica que está conectado mas os pacotes não trafegam, se eu usar o aplicativo DRAKFIREWALL e desabilitar o mesmo (Opção todos sem firewall) os pacotes passam a trafegar mesmo depois que eu reabilite o firewall, é só para começar o tráfego que tenho que desabilitar. mas se por algum motivo eu reinicio o servidor tenho que fazer tudo de novo.
Onde pode estar o erro?
Esses comando do iptables são definitivos? Ou seja, uma vez digitado no prompt a regra está criada mesmo após as reinicializações ou elas se perdem ao reiniciar o servidor?
|
|
|
|
|
|
|
|
|