mandrivabrasil.org - Forum
19 de Maio de 2013, 01:51 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reproduzir Videos Mandriva Free 2010.2 64bits  (Lida 3039 vezes)
sandro.franco
Membro Intermediário

Ver Perfil
« : 04 de Maio de 2011, 22:11 »

PessoALL, boa noite.

Depois de muito sofrer para instalar o Mandriva por causa da minha placa de vídeo, hoje finalmente consegui instalar, sempre usei a versão One 32 bits, mas resolvi tentar a versão Free 64 bits e deu certo  Sorriso forçado.

Não quero colocar tudo a perder instalando algo que possa ferrar meu Mandrivão, como sempre usei a versão one de 32 bits, então estou meio confuso em saber o que devo instalar para reproduzir vídeos.

Testei alguns arquivos em mp3 e funcionou, mas vídeos em .avi não.

O que devo instalar para reproduzir todos os formatos de vídeos ?

[]'s
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 04 de Maio de 2011, 23:24 »

Eu tenho o mplayer (smplayer, etc), totem, vlc. Tenho também o RealPlayer, mas este é 32 bits e nunca funcionou muito bem por aqui. Procure também instalar os plugins gstreamer. Mas não dá para dizer que se pode ver "tudo".
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #2 : 05 de Maio de 2011, 07:17 »

Existe algum tutorial ou dica de quais pacotes instalar?
Por exemplo num site do ubuntu eles dão a dica de instalar os pacotes de codecs listados abaixo para reprodução de áudio e vídeo

sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264

Reparei que alguns existem nos repositórios do Mandriva mas outros não, existe alguma lista como essa, com os pacotes essenciais para a reprodução de áudio e vídeo no Mandriva 64 bists?

O mplayer e totem estão instalados mas os vídeos em .avi não são reproduzidos.

Por isso que eu gosto do Mandriva One, eu não tinha essas dores de cabeça, mas infelizmente ele não instala em meu PC  Chorar

[]'s
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 05 de Maio de 2011, 11:00 »

O tuningdrake faz essa instalação dos codecs

http://docs.mandriva-br.org/mandriva/utilidades/tuningdrake

Como ele é um script, você pode dar uma olhada nele e instalar os pacotes que quiser manualmente também. Lembre que é preciso estar com as mídias PLF instaladas e habilitadas porque a maioria desses pacotes está lá.

Acho que isso deve resolver.

urpmi real-codecs win32-codecs xanim-codecs libdvdcss2 faad2 gstreamer0.10-faad libfaad2_2 libquicktime lame flac flac123 mpg123 mpg123-pulse totem-mozilla totem-gstreamer gstreamer0.10-xvid gstreamer0.10-x264 gstreamer0.10-pulse gstreamer0.10-faad gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-flac gstreamer0.10-decoders gstreamer0.10-decoders-audio gstreamer0.10-plugins-ugly

urpmi smplayer smplayer-themes mplayer-gui mplayer-fonts mplayer-doc mplayer-skins mplayer

urpmi vlc vlc-plugin-opengl vlc-plugin-ogg vlc-plugin-pulse vlc-plugin-sdl vlc-plugin-theora vlc-plugin-dv vlc-plugin-dvdnav vlc-plugin-flac vlc-plugin-a52 vlc-plugin-fluidsynth vlc-plugin-gnutls vlc-plugin-mod vlc-plugin-mpc vlc-plugin-schroedinger vlc-plugin-speex vlc-plugin-twolame vlc-plugin-upnp vlc-plugin-zvbi
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 11:02 por Manoel Pinho » Registrado

sandro.franco
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #4 : 05 de Maio de 2011, 11:36 »

Manoel,

As mídias PLF estão configuradas.
Não tive uma boa experiência com o tuningdrake a um tempo atrás, estou com medo de usar novamente.

Dos comandos somente esses pacotes não foram instalados:
Nenhum  pacote de nome win32-codecs
Nenhum  pacote de nome xanim-codecs
Nenhum  pacote de nome libdvdcss2
Nenhum  pacote de nome libfaad2_2

Retirei esses e os demais funcionaram.
Eles podem fazer falta para alguma coisa?
Será que o fato deles não terem sido instalados é pq eu estou com a versão 64bits?

Vou testar os videos e posto em breve a se tudo está ok.

[]'s
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 11:37 por sandro.franco » Registrado
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 05 de Maio de 2011, 16:11 »

Basta ter o Codeína instalado e rodando na inicialização. Aí, instale os repositórios e abra o vídeo que deseja. Se não puder reproduzir, o Codeína aparece e oferece as opções de ou usar os codecs pagos ou usar as os codecs livres, da mídia plf. Escolha a segunda opção e seja feliz.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : 05 de Maio de 2011, 17:59 »

sandro.franco,

Você não deve estar com os DOIS repositórios PLF configurados, porque o win32-codecs está no PLF non-free.

Use

http://easyurpmi.zarb.org/?language=pt-br

para instalar os repositórios PLF
sandro.franco
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #7 : 05 de Maio de 2011, 21:01 »

Basta ter o Codeína instalado e rodando na inicialização. Aí, instale os repositórios e abra o vídeo que deseja. Se não puder reproduzir, o Codeína aparece e oferece as opções de ou usar os codecs pagos ou usar as os codecs livres, da mídia plf. Escolha a segunda opção e seja feliz.
Fique com Deus.

O codeina abre, mas não me dá a opção de instalar os codecs livres.

sandro.franco,

Você não deve estar com os DOIS repositórios PLF configurados, porque o win32-codecs está no PLF non-free.

Use

Bem ! Tive uma atitude radical, rs.rs.rs.rs.... Baixei o Free 32 bits e instalei todos os pacotes que você mencionou.
Tudo funcionando ... video e audio.

Muito obrigado Manoel, vou guardar esses comandos para sempre ... rs.rs.rs.rs.....

[]'s
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #8 : 05 de Maio de 2011, 23:59 »

Quanto aos plugins não instalados, eles são para 32 bits. Acho que não é o seu caso. Eu não os tenho instalados (aqui 64 bits) e não fazem falta porque a maioria de suas funcionalidades está presente nos gstreamer (?).
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #9 : 06 de Maio de 2011, 08:42 »

Blz! Mas acabou que eu baixei o Free de 32 bits e retirei o de 64, ainda não me senti a vontade com a versão de 64 bits. Depois disto baixei todos os pacotes que o Manoel indicou e está tudo certo.

Na próxima versão quem sabe, eu não tente de novo.

Sandro.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #10 : 07 de Maio de 2011, 10:02 »

Fique com Deus.

O codeina abre, mas não me dá a opção de instalar os codecs livres.

sandro.franco,

Use

Bem ! Tive uma atitude radical, rs.rs.rs.rs.... Baixei o Free 32 bits e instalei todos os pacotes que você mencionou.
Tudo funcionando ... video e audio.

Muito obrigado Manoel, vou guardar esses comandos para sempre ... rs.rs.rs.rs.....

[]'s
Estranho, você instalou as mídias plf?!?! Se o fez, tente fazer novo login ou mesmo reiniciar a máquina, pois, com certeza o Codeína mostra os pacotes necessários para resolver o problema.
Blz! Mas acabou que eu baixei o Free de 32 bits e retirei o de 64, ainda não me senti a vontade com a versão de 64 bits. Depois disto baixei todos os pacotes que o Manoel indicou e está tudo certo.

Na próxima versão quem sabe, eu não tente de novo.

Sandro.
Realmente já uso a distro em 64 bits desde o 2009.1, creio eu, e, realmente não tenho tido problemas. O problema é que os pacotes são outros, em relação à versão de 32 bits, daí o problema e, infelizmente, os problemas acabam ocorrendo em pacotes diferentes a cada lançamento. Ainda bem que tem o Codeína.
Fique com Deus.

Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #11 : 07 de Maio de 2011, 10:44 »

Eu uso o mandriva em 64 bits e nunca tive problemas para reproduzir arquivos de vídeo e áudio.
sandro.franco
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #12 : 07 de Maio de 2011, 19:25 »

Um pouco de preconceito .... rs.rs.rs.rs.rs.rs.....  Mas a próxima versão vou usar. Como eu não sou muito experiente em linux, fico com medo das coisas não funcionarem e eu não saber como resolver.

kidsoeiro, eu estou com as mídias PLFs instaladas e habilitadas, mas depois que instalei os pacotes que o Manoel citou não tive mais problemas com a reprodução de arquivo de áudio e vídeo, espero que o codeina não abre mais rs.rs.rs.rs.rs.... me se ocorrer eu informo se vai aparecer ou não a opção do pacotes livres.

[]'s
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #13 : 07 de Maio de 2011, 21:17 »

Hoje até o Windows (o 7 pelo menos) já está valendo a pena ser usado em 64 bits, até porque hoje já é comum e barato montar ou comprar computadores com 4GB ou mais de memória.

E só dá para explorar bem essa memória toda usando sistemas de 64 bits.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #14 : 09 de Maio de 2011, 10:45 »

Um pouco de preconceito .... rs.rs.rs.rs.rs.rs.....  Mas a próxima versão vou usar. Como eu não sou muito experiente em linux, fico com medo das coisas não funcionarem e eu não saber como resolver.

kidsoeiro, eu estou com as mídias PLFs instaladas e habilitadas, mas depois que instalei os pacotes que o Manoel citou não tive mais problemas com a reprodução de arquivo de áudio e vídeo, espero que o codeina não abre mais rs.rs.rs.rs.rs.... me se ocorrer eu informo se vai aparecer ou não a opção do pacotes livres.

[]'s

Na verdade, o Codeína só abre se você tenta executar algum vídeo e, por algum motivo, algo não é reproduzido, como o próprio vídeo ou o áudio a ele associado. Aí, ele aparece e te oferece possíveis soluções.
Fique com Deus.

Páginas: [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: