Autor Tópico: instalar impressora hp laserjet M1132 MFP  (Lida 33275 vezes)

Offline JoãoBrito

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
instalar impressora hp laserjet M1132 MFP
« Online: 03 de Agosto de 2011, 14:48 »
Caros colegas, bem eu tentei instalar a impressora acima citada, fui primeiramente sem conectar a impressora e o mandriva instalou os pacotes mais eu percebi na hora da instalação que o hplip era antiguissimo, bem como não entendo muito fui no site da hplip baixar o hplip mais atual bem fui respondendo as caixas eles perguntaram o seguinte:
1- qual minha distribuição: Respondi Mandriva Linux; 2-Selecione versão: 2010.0(e a mais atual deles eu uso 2010.2); 3- Selecione impressora: laserjet/laserjet mfp/mopier; 4-selecione impressora: HP laserjet professional m1132 Multifunction printer.Ufa. Bem vou clicando em seguinte e descubro que não posso baixar o pacote e instalar na maquina no mandriva tenho que seguir o seguinte:(Já traduzi do inglês os comandos são originais)

Manual de construir e instalar Instruções para Mandriva

Passo 1: Etapas de pré-requisitos de instalação

Ver as Notas de Lançamento atual para obter informações adicionais sobre esta versão.

Nota
Você vai precisar de acesso root para completar muitos dos passos durante a instalação do HPLIP. Se você não tiver acesso à raiz entre em contato com o administrador do sistema para obter assistência.

Passo 2: Instalar pacotes de dependência

A. Abra um shell terminal.
B. Configure os repositórios para URPMI.

Importante
Em primeiro lugar configure o seu sistema usando EasyURPMI

C.Para garantir que você está instalando o mais actualizada dependências que você pode querer desativar suas fontes de CD.
D.Instale o depencencias necessárias para HPLIP:

Nota
Será solicitado a você a senha de root.

Mandriva 2006.0:

su - -c "urpmi --allow-force --force --auto cups cupsddk cupsddk-drivers cups-devel gcc-c++ ghostscript libcryptopp5 libcryptopp5-devel libjpeg62-dev libsnmp0-devel glibc-i18ndata-2.3.5-5mdk.i586 glibc_lsb-2.3.4-2mdk.i586 libtool libusb0.1_4-devel make python-imaging python-qt4 dbus-python python-devel python python-reportlab sane libsane1-devel sane-utils xsane"

Mandriva 2007.0  e 2008.0 :
su - -c "urpmi --allow-force --force --auto cups cupsddk cupsddk-drivers cups-devel libdbus-1_3-devel gcc-c++ ghostscript libcryptopp5 libcryptopp5-devel libjpeg62-dev libsnmp0-devel glibc-i18ndata glibc_lsb libtool libusb0.1_4-devel make python-imaging python-qt4 dbus-python python-dbus python-gobject python-devel python python-reportlab sane libsane1-devel sane-frontends sane-backends xsane"

Mandriva 2008.1:

su - -c "urpmi --allow-force --force --auto cups cupsddk cupsddk-drivers cups-devel libdbus-1-devel gcc-c++ ghostscript libcryptopp5 libcryptopp5-devel libjpeg62-dev libsnmp0-devel glibc-i18ndata glibc_lsb libtool libusb0.1_4-devel make python-imaging python-qt4 dbus-python python-dbus python-gobject python-devel python python-reportlab sane libsane1-devel sane-frontends sane-backends xsane"

Mandriva 2010.0 e mais recentes:

su - -c "urpmi --allow-force --force --auto cups cups-common libcups2-devel libcups2 libdbus-1-devel python-gobject gcc-c++ ghostscript libopenssl0.9.8-devel libjpeg-devel libnet-snmp-devel glibc-i18ndata glibc_lsb libtool libgphoto-devel libusb1.0-devel make python-imaging policykit policykit-gnome python-qt4 qt4-qtdbus python-dbus libpython2.6-devel python python-reportlab saned libsane1-devel sane-backends libsane1 xsane sane-frontends"

Passo 3: Download HPLIP

Nota
Recomendamos que você baixe o tarball HPLIP para sua home ou diretório desktop.

A. Clique aqui para download the regular Tarball
B. Vá para o diretório onde você baixou o tarball HPLIP.
Exemplo:
cd ~ / Desktop

C. Descompacte o tarball.
Digite este comando:

tar xvfz hplip-3.11.7.tar.gz-

Isso irá criar um diretório com o mesmo nome que o arquivo tarball.
D. Altere seu diretório de trabalho para o hplip-3.11.7 diretório.
Exemplo:
cd hplip-3.11.7

Passo 4: Configurar HPLIP para instalação

A. Esta etapa configura o ambiente de desenvolvimento e verifica que seu sistema está pronto para instalar HPLIP.
 Para obter informações específicas sobre como usar. / Configure e as diferentes opções, por favor clique aqui. Também referência a documentação distro e configuração para obter informações adicionais sobre quais as marcas que são relevantes.Digite este comando (selecione o comando apropriado, dependendo da configuração do sistema):

32 bits distro (a maioria dos usuários vai usar este comando):

./configure --with-hpppddir=/usr/share/ppd/HP --prefix=/usr --enable-qt4 --enable-doc-build --enable-cups-ppd-install --disable-foomatic-drv-install --disable-foomatic-ppd-install --disable-hpijs-install --disable-policykit --disable-cups-drv-install --enable-hpcups-install --enable-network-build --enable-dbus-build --enable-scan-build --enable-fax-build

64 bit distro:

./configure --with-hpppddir=/usr/share/ppd/HP --libdir=/usr/lib64 --prefix=/usr --enable-qt4 --enable-doc-build --enable-cups-ppd-install --disable-foomatic-drv-install --disable-foomatic-ppd-install --disable-hpijs-install --disable-policykit --disable-cups-drv-install --enable-hpcups-install --enable-network-build --enable-dbus-build --enable-scan-build --enable-fax-build

Passo 5: Make Run

A. Esta etapa irá compilar o código fonte HPLIP.

Importante
Você quer executar o Make como usuário comum, não como root.

Digite este comando:

make

Passo 6: Execute make install

A. Esta etapa irá instalar HPLIP.
Digite este comando:

su-c "make install"

Passo 7: Mensagem Passos da Instalação

A. Verifique copos está configurado corretamente.
Digite este comando:

su-c "vi / etc / cups / cupsd.conf"

Encontre a linha:
"Grupo sys"

mudar para:
"Lp grupo"

Salve e saia do arquivo.
Reiniciar cups

su-c "/ etc / init.d / cups restart"

B. Alterar o PAM consola permissões para HPLIP ser executado corretamente:
Digite este comando:

chmod 700 / usr / lib / cups / backend / hp

C. Para os usuários normais além do root nome de usuário adicionar à "lpadmin" e "lp" do grupo, você precisará fazer o seguinte:

run "userdrake" no terminal
selecione username
clique no botão "Edit"
selecione "Groups" tab
Marque a opção "lpadmin" e "lp" combobox e clique no botão ok
userdrake janela fechar

Reinicie o PC (ou) logout e login para a máquina

D.Se você vai ser a criação de uma impressora com USB ea impressora já está conectado, você vai precisar fazer uma das seguintes opções:

1.Unlpug e re plug-in da impressora USB, ou
2.Reinicie o PC.
Não fazer isso fará com que sua impressora USB  não ser detectado pelo HPLIP.

Passo 8: Configurando sua impressora utilizando hp-setup

Configurar a impressora usando hp-setup

Nota: A utilização hp-setup é a maneira mais fácil de configurar a impressora. No entanto, você pode ser capaz de configurar a impressora usando um dos métodos abaixo (dependendo da sua distro e / ou de configuração).

1. Configure sua impressora utilizando o CUPS.
    2. Configurar a impressora usando o YaST (SUSE Only)

Para continuar usando o hp-setup - leia abaixo.

Nota: Você precisará ser root para configurar sua impressora.

su
hp-setup

ou se o sudo:

sudo hp-setup

O primeiro passo é selecionar o tipo de conexão da impressora:
 vai aparecer a instalação usual.(deve)
Não existe maneira mais facil???????
« Última modificação: 15 de Agosto de 2011, 13:43 por JoãoBrito »

Offline Geraldo Witeze Jr.

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
    • Onde estão as palavras que me escapam...
Re:instalar impressora hp laserjet M1132 MFP
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2011, 19:47 »
O problema é que o hplip dos repositórios é muito antigo. Seguramente na versão 2011 será mais fácil. No Mandriva 2010 tem que instalar na mão mesmo seguindo as instruções do site. Lembre de desinstalar a versão antiga antes. Se vc achar que não vale a pena o esforço a única opção diferente que conheço é usando uma distribuição mais atualizada...

Um abraço!

Offline Manoel Pinho

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2011, 21:45 »
JoãoBrito,

A página

http://hplipopensource.com/hplip-web/models/laserjet/hp_laserjet_professional_m1132_mfp.html

informa que a versão mínima do hplip que suporta essa impressora é a 3.10.4 e o hplip que está nos repositórios do mandriva 2010.2 é a 3.10.2-5. Isso acontece em qualquer distribuição. Vocẽ comprou um modelo de impressora que foi lançado depois do Mandriva 2010.x. Portanto as soluções são:

1- Instalar o mandriva 2011 (já está em RC2)

2- Instalar o hplip na mão. É trabalhoso e requer um certo conhecimento, além de tomar o cuidado para remover o hplip do mandriva ANTES de instalar o hplip novo.

3- Pegar o .src.rpm do Mandriva cooker ou 2011 e recompilar você mesmo. Além de conhecimento para fazer isso, a compilação pode não funcionar por vários fatores.

Offline JoãoBrito

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2011, 08:14 »
o hplip já esta na área eu uso o comando acima para entrar no diretório e diz que não existe o diretório, como faço para saber qual nome está os diretórios qual comando eu uso no terminal para saber o nome do diretório da área de trabalho.

Offline JoãoBrito

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2011, 10:29 »
prezados colegas, eu cheguei no passo 3 ele diz o seguinte:
para eu entrar no diretorio desktop (no meu caso área de trabalho) o meu konsole aparece o seguinte:
Shell Konsole: secretaria:Bash
"[secretaria@localhost ~]$ ls
Área de Trabalho/ Documentos/ Download/ Imagens/ Modelos/ Música/ tmp/ videos/
[secretaria@localhost ~]$ cd Área de Trabalho
bash: cd: Área: Arquivo ou diretório não encontrado
[secretaria@localhost ~]$ cd ~/Área de Trabalho
bash: cd: home/secretaria/área: Arquivo ou diretório não encontrado"
ai eu entro como superusuario(root)
"[root@localhost secretaria]# cd Área de Trabalho
bash: cd: Área: Arquivo ou diretórionão encontrado
[root@localhost secretaria]# cd ~/Área de Trabalho
bash: cd: /root/Área: Arquivo ou diretório não encontrado"
ou seja não consigo acessar minha Área de Trabalho para executar o comando para descompactar o hplip, alguém poderia me ajudar dizendo algum comando direto do terminal para executar o programa que está em tar. E alguém também poderia me dizer como entrar nos meus diretorios????????????????????????????????????

Offline doutor.zero

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2011, 14:02 »
Não seria mais fácil adicionar o repositório MIB e instalar de lá? Ele tem os pacotes da versão 3.11 do HPlip, prontinhos, é só adicionar o repositório é instalar pelo MCC.

Para adicionar é só ir nesse link abaixo, e clicar no botão Add MIB medias:

http://urpmi.mandriva.ru/

Offline JoãoBrito

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2011, 13:18 »
Caro doutor.zero em fiz como você sugeriu e nada, bem eu entrei no site do hplip, como já informei, segui as determinações do site hplip tem o pacote para o mandriva 2010.2 so que não posso baixa-lo diretamente e roda-lo diretamente, bem eu baixei ele no desktop ele e uipm arquivo tar.gz, ele é o arquivo que funciona nesse mandriva, eu estou tentando entrar no diretorio "Área de Trabalho" onde está o pacote hplip-3.11.7.tar.gz que e o apropriado para o mandriva que estou usando como faço para instalar esse pacote tar com seus subpacotes que está dentro dele?

Offline doutor.zero

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2011, 13:41 »
Você conseguiu adicionar o repositório e instalou o pacote, pelo MCC?

O que deu errado?

Offline JoãoBrito

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2011, 16:06 »
eu baixei os repositorios direto do site indicado ele pediu para fazer download ou abrir eu cliquei em abrir os arquivos, parece que ele instalou, ou deveria clicar em download. Tem no CCM um lugar indicado atualizações, eu cliquei e instalei todas as atualizações. Será que devo reiniciar o noteboo?

Offline doutor.zero

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2011, 17:08 »
Acho que não faz diferença.

Quando você vai no MCC, Instalar e remover programas, e digita hplip, que versão aparece?

Você pode também tentar remover tudo que tiver hplip e tentar instalar o do MIB.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 17:10 por doutor.zero »

Offline JoãoBrito

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2011, 11:44 »
prezado doutor.zero, apanhei um pouco mais estou conseguindo chegar ao um caminho. Vamos por parte entrei no CCM e apareceu a versão 3.10.2, que não reconhece a minha impressora. Bem criei um topico para poder entrar e sair nos diretorios do mandriva para fazer o que o hplip sugere para fazer-mos, bem consegui entrar na Área de Trabalho com o seguinte comando:
[secretaria@localhost ~]$ cd "Área de Trabalho"
pronto consegui entrar na área de Trabalho. era so por as aspas.
digitei o comando para desistalar o hplip-3.11.7.tar.gz
tar xvfz hplip-3.11.7.tar.gz
desistalou, ele pede para eu entrar dentro do diretorio que essa instalação criou
[secretaria@localhost Área de Trabalho]$ cd "hplip-3.11.7"
Pronto entrei no diretorio hplip
[secretaria@localhost hplip-3.11.7]$
Agora ele pede para eu configurar a distro com a distro que eu estou usando como saber se eu estou usando o distro correto? Eu uso os comandos de 62 bit e o correto? Como saber a minha distro. Estou chegando lá
eu usei um topico que crei para descobrir a distro da maquina mais não entendi nada você poderia me ajudar?
Caro Colega eu usei o uname -a e apareceu o seguinte:

Linux localhost.localdomain 2.6.33.7-desktop586-2mnb #1 SMP Mon Sep 20 18:19:58 UTC 2010 i686 i386 GNU/Linux

quando eu usei o cat /etc/release

Mandriva Linux release 2010.2 (Official) for i586
« Última modificação: 10 de Agosto de 2011, 11:55 por JoãoBrito »

Offline Manoel Pinho

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2011, 12:10 »
JoãoBrito,

Você está complicando as coisas ao tentar instalar o hplip na mão. Não invente. Como já foi falado, se você adicionou o repositório MIB corretamente (se não fez, veja

http://mib.pianetalinux.org/mib/repository
ou
http://wiki.mandriva.com/en/Community/MIB/repository#Mandriva_2010.2  )

basta instalar ou atualizar os pacotes do hplip, que como pode ver em

http://mib.pianetalinux.org/mib/repository

estão prontinhos lá.

Offline JoãoBrito

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2011, 13:47 »
Caro Colega, Manoel Pinho tentei fazer como você sugeriu fui nos sites indicados e digitei no terminal, ele, o terminal, diz que a Mid-Basic foi criada e vou no CCM e não foi atualizada nada, será que foi criado mais um diretorio? Verifiquei com o comando ls e nada. A não ser que criou dentro de algum diretorio. Caro colega não estou querendo complicar apenas estou querendo atualizar o hplip, pois no site do hplip diz que o hplip 3.11.7 e o apropriado para a minha maquina e reconhece a minha impressora, atualizei todos os programas do CCM diz que meu Mandriva 2010.2 está antualizadissimo e não existe mais nada para atualizar, estou apenas seguindo orientações do site da HP. Agora já estou conseguindo acessar o diretorio, o pacote instalo os pacotes. Mais quando chego no passo 4 e 5 está havendo problemas. Conforme orientação do site abaixo:
http://hplipopensource.com/hplip-web/install/manual/distros/mandriva.html
seguindo o proprio manual da mandriva, correto?

Offline Geraldo Witeze Jr.

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
    • Onde estão as palavras que me escapam...
« Resposta #13 Online: 10 de Agosto de 2011, 14:05 »
JoãoBrito, vamos lá:

1) esqueça o hplip que baixou do site. Esse passo é simples!
2) abra o Gerenciador de programas (Menu -> Instalar e Remover Programas)
3) procure o hplip
4) veja qual versão está disponível
5) poste o resultado aqui.

Um abraço!
-
O passo a passo que fiz e não tive problemas:
1) abra o terminal;
2) entre como root (su + senha);
3) dê os seguintes comandos:
Código: [Selecionar]
urpmi.addmedia --update MIB-basic http://mib.pianetalinux.org/MIB/2010.2/32/basic/
urpmi.addmedia --update --raw MIB-experts http://mib.pianetalinux.org/MIB/2010.2/32/experts/
4) feche o terminal;
5) abra o Centro de Controle;
6) na aba gerenciar programas escolha a opção "Configurar Mídias para Atualização e Instalação de Novos Programas";
7) procure as linhas que dizem "MIB-basic" e "MIB-experts";
8 ) habilite-as clicando na caixinha da coluna "Habilitado";
9) cilque em Ok;
10) vá em "Instalar e Remover Programas";
11) procure por hplip;
12) escolha a versão mais atual do hplip - no caso a 3.11.5;
13) instale essa versão;
14) depois de instalar desabilite os repositórios MIB.

Pronto!

Um abraço!
« Última modificação: 10 de Agosto de 2011, 19:36 por Geraldo Witeze Jr. »

Offline JoãoBrito

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 10 de Agosto de 2011, 15:13 »
Caro colega, respondendo a sua pergunta
hplip-gui versão 3.10.2
eu acho que fiz alguma besteira eu fiz "Configurar Midia para Atualização e Instalaçao de Novos Programas"
 aparece na lista:
HTTP MIB-basic
HTTP MIB-experts
diz Não foi possivel atualizar mídia, erros reportados:
...A busca falhou: curl falou;código de erro 6
metadados não encontrados para a mídia "MIB-basic"
o MIB-experts instalou corretamente.