mandrivabrasil.org - Forum
20 de Abril de 2014, 23:59 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: ATENÇÃO: Caso não estejam conseguindo postar mensagens e tópicos no forum, com mensagem de erro "sessão expirada", removam TODOS os cookies do navegador com o domínio mandrivabrasil e depois loguem-se novamente no forum.

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: instalar impressora hp laserjet M1132 MFP  (Lida 25399 vezes)
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #15 : 10 de Agosto de 2011, 16:53 »

Então REMOVA a mídia MIB-basic (pode ser feito pelo MCC ou com o comando urpmi.removemedia MIB-basic )

Acabei de fazer no meu micro a operação de adição do repositório e funcionou sem problemas, como pode ver abaixo:

Código:
# urpmi.addmedia --update MIB-basic http://mib.pianetalinux.org/MIB/2010.2/32/basic/
adicionando a mídia "MIB-basic"
    http://mib.pianetalinux.org/MIB/2010.2/32/basic/media_info/synthesis.hdlist.cz

# urpmq -r hplip
hplip-3.11.5-69.1mib2010.2|hplip-3.11.1-69.1mib2010.2

Note que o hplip que aparece disponível para instalação é a versão do MIB (3.11.1), que vai resolver o seu caso.

Você deve ter tido apenas um problema momentâneo no acesso ao servidor do MIB. Aproveite e troque o curl pelo wget como programa de download no MCC (na parte de gerenciamento de pacotes).
JoãoBrito
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #16 : 11 de Agosto de 2011, 10:12 »

Caro colega, uhuuuuuuuuuuu, consegui instalar o hplip. Bem agora esta acontecendo outro problema, agora eu acho um pouco mais simples e creio que você possa me ajudar. Vou no CCM , vou em "configurar Impressora,Fila de Impressão", vou em adicionar um impressora ele pede para eu por "Enter Device URI" , bem eu entro no terminal e digito lsusb e aparece:
Bus 001 Device 004: ID 03f0:042a Hewlett-Packard
Que numero devo colocar, ja tentei quase tudo menos a coisa certa, vou depois em seguinte, seguinte, adiciono o drive correto da impressora e ele diz que não consegue localiza-la. So falta instalar colega e correr pro abraço. O Erro ele diz o seguinte:
Houve um erro durante a operação do CUPS: "client-error-not-possible".
« Última modificação: 11 de Agosto de 2011, 10:14 por JoãoBrito » Registrado
JoãoBrito
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #17 : 11 de Agosto de 2011, 15:56 »

Caro colega apareceu mais alguns pacotes do hp para atualizar eu atualizei e apliquei. Bem depois entrei no CCM fui em Hardware, Configurar Impressora e Scanner, fui em cima da opção Configurar Impressora, Fila de Impressão, apareceu o Centro de Controle Mandirva Linux 2010.2 fui em adicionar, apareceu lá depois do computador trabalhar um pouco a impressora hp laserjet M1132 MFP. cliquei em cima.Estava escrito do lado direito:
Description
O programa HPLIP controlando uma impressora ou a função de impressão de um dispositivo multifuncional
Embaixo está escrito Connections
(conexões)
HP Linux Imaging and Printing(HPLIP)
USB
se clico em USB da erro, se clico em hp e avançar ele procura os drivers e instala(no primeiro também instala mais da erro) no segundo hp ele parece estar conectado e tudo de bom, mais quando digito um texto e tudo mais aparece que esta querendo imprimir e para. Só para constar antes de adicionar a impressora aparece o seguinte
Printe Name

Short name for this printer such as "laserjet"
Hewlett-Packard-HP-Laserjet-Professional_M1132-MFP

Description(optional)

Human-readable description such as "HP Laserjet with Duplexer"
Hewlett-Packard HP Laserjet Professional M1132 MFP

Location(optional)

Human-readable location such as "lab 1"

Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #18 : 12 de Agosto de 2011, 08:57 »

Será que a impressora que estou instalando e a impressora antiga? e o que é URI? A impressora que aparece quando começa a instalação e ela ou a ultima instalação que fiz usando o driver da impressora angia M1120 que não funcionou?
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #19 : 12 de Agosto de 2011, 14:24 »

Hoje apareceu uma versão nova do hplip como atualização. É só atualizar o sistema que ela será instalada.
JoãoBrito
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #20 : 12 de Agosto de 2011, 15:26 »

Caro doutor.zero  não estou conseguindo atualizar automaticamente, tem como atualizar pelo terminal?Creio que agora falta pouco.

Será que tem como saber quais os pacotes que deveriam estar instalados pelo hplip?

Tem como saber pelo CCM? no gerenciador de Programas (instalar e Remover Programas)?Ou devo fazer isso pelo terminal?

Eu tinha um problema com outra impressora hp ligada no ubuntu eu verifiquei quais programas deveriam estar instalados, para ele funcionar  corretamente tipo Ghostscript não estava instalado, instalei.Hein???Hein???Hein???? Se for quais programas devem estar instalados? Valeu.
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #21 : 12 de Agosto de 2011, 17:08 »

Se você instalou os pacotes do mib, não precisará atualizar mais nada.

Agora, não sei o que você está fazendo, porque a impressora deveria ser instalada facilmente, depois da atualização do hplip.
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #22 : 12 de Agosto de 2011, 17:21 »

JoãoBrito,

As impressoras ligadas pela usb normalmente são reconhecidas automaticamente pelo cups quando elas estão ligadas (energizadas) e ligadas pelo cabo ao computador.

Será que você conseguiu mesmo atualizar o hplip ?! Mostre para a gente a saída dos comandos:

rpm -qa | grep hplip | sort

rpm -qa | grep printing

service cups status
JoãoBrito
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #23 : 15 de Agosto de 2011, 10:22 »

Caro colega ai está o resultado:

[secretaria@localhost ~]$ rpm -qa / grep hplip / sort
hplip-3.11.5-69.1mib2010.2
grep-2.6.3-1mdv2010.1
[secretaria@localhost ~]$ rpm -qa / grep printing
grep-2.6.3-1mdv2010.1
[secretaria@localhost ~]$ service cups status
bash: service: comando não encontrado
[secretaria@localhost ~]$ su
Senha:
[root@localhost secretaria]# service cups status
cupsd (pid  4065) is running...
[root@localhost secretaria]#
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #24 : 15 de Agosto de 2011, 10:35 »

Eu sei que ninguem perguntou mais quando pedi para listar libusb apareceu o seguinte:

[root@localhost secretaria]# rpm -qa | grep libusb
libusbmuxd1-1.0.4-1mdv2010.1
libusb1.0_0-1.0.7-3mdv2010.1
libusb1.0-devel-1.0.7-3mdv2010.1
libusb-compat0.1_4-0.1.3-3mdv2010.1
libusbip0-0.1.7-2mdv2010.1
libusb-compat0.1-devel-0.1.3-3mdv2010.1
libusb1.0-static-devel-1.0.7-3mdv2010.1
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #25 : 15 de Agosto de 2011, 13:29 »

JoãoBrito,

Você confundiu | (shift + \ nos teclados ABNT2)  com / (divisão) no primeiro comando.

Note também que por coincidência o hplip do Mandriva 2010.2 foi atualizado pela mandriva nos últimos dias. Olhe:

# rpm -qa | grep hplip | sort
hplip-3.11.5-1.1mdv2010.2
hplip-doc-3.11.5-1.1mdv2010.2
hplip-gui-3.11.5-1.1mdv2010.2
hplip-hpijs-3.11.5-1.1mdv2010.2
hplip-hpijs-ppds-3.11.5-1.1mdv2010.2
hplip-model-data-3.11.5-1.1mdv2010.2

Algumas impressoras da HP precisam de um firmware proprietário para funcionarem e, para esses casos, a impressora não deve ser instalada usando o MCC, mas usando o programa /usr/sbin/hp-setup  (que faz parte do hplip; deve ser rodado como root). Esse programa irá criar a fila de impressão corretamente e baixar o tal firmware se for necessário.

JoãoBrito
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #26 : 15 de Agosto de 2011, 14:58 »

Caro colega,
digitei o comando assim:

[root@localhost secretaria]# rpm -qa | grep hplip | sort
hplip-3.11.5-69.1mib2010.2
hplip-doc-3.11.5-69.1mib2010.2
hplip-gui-3.11.5-69.1mib2010.2
hplip-hpijs-3.11.5-69.1mib2010.2
hplip-hpijs-ppds-3.11.5.69.1mib2010.2
hplip-model-data-3.11.5.69.1mib2010.2

Depois de apanhar consegui entrar no meu diretorio onde tinha baixado o hplip era so escrever cd "Área de Trabalho"
           vamos por parte primeiro entrar na "Área de Trabalho" desistalar o programa usando (tar xvfz hplip-3.11.7.tar.gz) o que o site do hplip indicou para o mandriva, como está no inicio do meu post. Depois digitei cd hplip-3.11.7 entrei dentro do diretorio criado. depois tinha que digitar no terminal a linha de comando(como superusuario) "su - -c "urpmi --allow-force --force --auto cups cups-common libcups2-devel libcups2 libdbus-1-devel python-gobject gcc-c++ ghostscript libopenssl0.9.8-devel libjpeg-devel libnet-snmp-devel glibc-i18ndata glibc_lsb libtool libgphoto-devel libusb1.0-devel make python-imaging policykit policykit-gnome python-qt4 qt4-qtdbus python-dbus libpython2.6-devel python python-reportlab saned libsane1-devel sane-backends libsane1 xsane sane-frontends".

depois configurar o hplip para instalação no meu caso usar o de 32 bits "./configure --with-hpppddir=/usr/share/ppd/HP --prefix=/usr --enable-qt4 --enable-doc-build --enable-cups-ppd-install --disable-foomatic-drv-install --disable-foomatic-ppd-install --disable-hpijs-install --disable-policykit --disable-cups-drv-install --enable-hpcups-install --enable-network-build --enable-dbus-build --enable-scan-build --enable-fax-build" finalmente digitei make   (não esquecendo que tem que sair do root)(superusuario) ele fez o que tinha que fazer, depois digitar su -c "make install" o computador trabalha sozinha, bem ate aí. uhuuuuuuu, estou indo bem e espero que a partir da minha ajuda alguns caros colegas tambem consigam. Bem agora vem a pior parte so falta dois pontos o número 7 e numero 8. No número 7 ele pede para digitar no terminal o seguinte:

su-c "vi / etc / cups / cupsd.conf", ai começa o problema ele não entra nesta pasta e agora.

« Última modificação: 15 de Agosto de 2011, 15:39 por JoãoBrito » Registrado
JoãoBrito
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #27 : 15 de Agosto de 2011, 15:59 »

Caros colegas,

estou chegando lá como mudar "grupo sus" para "LP grupo" e salvar e como fazer os passos seguintes ate terminar a instalação?
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #28 : 15 de Agosto de 2011, 15:59 »

JoãoBrito,

Você está fazendo confusão. Se os pacotes do hplip 3.11.5 estão instalados como mostrou acima, você NÃO DEVE E NÃO PRECISA fazer esse processo de compilação e instalação manual do hplip. Além de desnecessário, PREJUDICARÁ a integridade e funcionamento do seu sistema, já que a instalação manual irá sobrepor arquivos dos pacotes e o resultado vai ser provavelmente desastroso.

Como o Mandriva 2010.2 já recebeu uma atualização do hplip recente, nem os pacotes do mib seriam necessários agora.
JoãoBrito
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #29 : 16 de Agosto de 2011, 10:06 »

Caro colega,Vamos por parte o hplip está instalado, quando eu entro no CCM , "hardware, configurar impressora, fila de impressão..., adicionar(a impressora está conectada numa porta USB)aparece a impressora e tem duas opções: conexões(embaixo)Hp LInux Imaging and Printing(HPLIP) ou USB.
Eu clico em porta USB, o sistema procura os drivers clico em avançar pronto a impressora está instalada, ai abro um texto mando imprimir e...
nada, vou na outra opção HPLIP ele instala e tudo bem. Mas na hora de imprimir adivinha nada.Vou em propriedade aparece o seguinte:

configurações:

Descrição: hewlet-packard Hp Laserjet Professional M1132 MFp

URI do dispositivo: hp;/usb/HP-Laserjet-Professional_M1132_MFP?serial=000000000SS14e4SPR1

Fabricante: HP Laserjet Professiona m1111132 MFP, hpcu...

Estado da impressora: Ociosa - ready to Print
  Imprimir  

Ir para: