mandrivabrasil.org - Forum
22 de Maio de 2013, 17:49 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 23   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mandriva 2011 “Hydrogen” final foi lançado  (Lida 24779 vezes)
rsvc
Membro Vitalício

Ser ou não ser, Eis a questão.

Ver Perfil WWW
« Responder #105 : 01 de Setembro de 2011, 22:41 »

O que tive de problemas com todas as distros, se resolveu com o 2011. Apenas deletei o menu generico de windows 7 que vem padrão no kde 4.6.5 do mandriva, adicionei o menu comum e mudei para menu clja coloquei meu tema, mudei papele de parede e ta bom.
A minha primeira impressão foi a melhor possivel. Só vou ter que trocar de pc né, porque o software nao é pra pc de qualidade. meu dual core com 2 gb de memoria ta sofrendo um pouco. Talvez tivesse algo para melhorar o desempenho, vou aguardar as dicas
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
bedi
Membro Sênior

Ver Perfil WWW
« Responder #106 : 02 de Setembro de 2011, 00:23 »

O Mandriva ficou muito bom, estou gostando muito. Mas e o Compiz, onde ele é ativado agora?

Tenta: drak3d
lcquerido
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #107 : 02 de Setembro de 2011, 05:31 »

Estou também tendo vários problemas por aqui. A barra de ferramentas do Rosa baseada em Widget fica com o botão iniciar (estrela) insdiponível mesmo reiniciando. Descobri por acas que dá para usar a barra padrão do Mandriva (SuSe, kde enfim) removendo a barra Rocket e adiconando a barra normal eclicando com o botão direito na tela e Opções do Painel=> Adicionar Painel=>Painel Padrão

Novato
*

Ver Perfil
« Responder #108 : 02 de Setembro de 2011, 06:49 »

Acho que poderiam esperar um pouco para lançar o 2011. Esperava mais dele. Em compensação, detectou minha HP4180. Mas o problema de ter que advinhar que existem reposítórios não oficiais e adicioná-los no gerenciador de aplicativos persiste.

Estas coisinhas que fazem com que usuários não Linux se distanciem cada vez mais, além de:

- estrutura de ajuda é desorganizada e espalhada, para não dizer na maioria das vezes, inexistente

- Clicar num local de tela para criar um link. Isto não é padrão.

- Clicar num link com o botão direito para saber para onde o link aponta

- Ter uma ferramenta de tradução para os menus ou textos dos links. Como pode ter um atalho em inglês para algo em português?

- Clicar num pen drive ou dispositivo de armazenamento e ter opções de montar, desmontar, formatar, compactar, etc. Não é padrão.

- Ter uma ferramenta de detecção de hardware na janela, como em Gerenciador de Dispositivos da MS. Não é padrão e é muito importante e útil.

- Ter uma ajuda (Help) traduzida e organizada por tópicos e acessível por atalho via F1. Não existe. E o usuário tem porquê tem que baixar um maldito manual de Llinux e ler um monte de coisas que não precisa ou não vai usar.

- Ter total compatibilidade de pacotes com detecção de dependencias. Não existe.

- Ter uma ferramenta de configuração como tinha o xconfigurator e etc, que sumiram e complica na hora de configurar alguma coisa.

- Definir uma prioridade no sistema de modo a impedir que um aplicativo tosco como o libreoffice ou o links trave todo o sistema. Não tem.

- Ter além do gerenciador de janelas padrão que vem na distribuição, uma outra alternativa, como era antes.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #109 : 02 de Setembro de 2011, 09:09 »

A diferença pode estar aí, pois não instaclei os drivers pelo MCC, mas, baixados do site oficial. Experimente fazer isso e veja se dá certo, comigo funcionou tanto no kernel original quanto no 3.0.3 linus que vem nos repositórios (não usei o MIB). Você só precisa do kernel-devel do kernel utilizado para instalar esse driver, basta executar e aceitar as configurações padrão sugeridas.
Fique com Deus.

Kid, muito obrigado pela dica, o problema foi parcialmente resolvido...
Já consigo desligar/reiniciar normalmente, porém ao tentar ativar os efeitos da área de trabalho o problema voltou e tive que reinstalar o driver. Também estou achando o desempenho do video um pouco abaixo do normal.
Código:
[gabriel@localhost ~]$ lspcidrake |grep -i card
Card:ATI Radeon HD 2000 and later (radeon/fglrx): ATI Technologies Inc|Device 68e4 [DISPLAY_VGA]
Card:ATI Radeon HD 2000 and later (radeon/fglrx): ATI Technologies Inc|M880G [Mobility Radeon HD 4200] [DISPLAY_VGA]
[gabriel@localhost ~]$ glxgears
8885 frames in 5.0 seconds = 1776.937 FPS
9324 frames in 5.0 seconds = 1864.588 FPS
9517 frames in 5.0 seconds = 1903.312 FPS
9268 frames in 5.0 seconds = 1853.391 FPS
9270 frames in 5.0 seconds = 1853.956 FPS
9353 frames in 5.0 seconds = 1870.568 FPS

Como poderei ver se está sendo utilizado o driver correto?

Abraços,
Gabriel.
No 2011 eu tive que editar o xorg.conf na mão, coisa simples, basta trocar a seção do driver de "ati" para "fglrx", aí funcionou. Recomendo reiniciar a máquina. Se quiser ter certeza do xorg.conf antigo não influenciar o processo, apague-o e rode o XFdrake novamente.
Pela saída do seu glxinfo, me parece que tudo foi detectado corretamente. Poste a saída do comando "glxinfo | grep renderer".
Fique com Deus.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, 09:14 por kidsoeiro » Registrado

Uploaded with ImageShack.us
Edimar
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #110 : 02 de Setembro de 2011, 10:03 »

Fiz um teste nesta versão do Mandriva. Me surpreendeu as mudanças do ambiente gráfico ficou muito bonito. O lançador  de app rosa ficou interessante, mas prefiro o antigo com kickoff (o que já alterei), tudo muito bom. Aqui apresentou uns travamentos parava de responder a primeira vez nem voltou tive que reiniciar direto no botão, uma outra voltou a responder, e outras vezes tive que dar ctrl+alt+backspace, acho que talvez seja o nepomuk, pois deu um erro comigo.

O smplayer estava dando umas travadas aqui com qualquer video que ia reproduzir, entrei nas configurações dele e mudei acho que é driver de vídeo ou modulo não me lembro para X11(slow), ai foi normal.

Meu modem 3G foi reconhecido, e esta funcionado um huawei E160, mas como estou com problemas no meu acesso não pude testar a parte de internet, instalação de pacotes, etc... (não é problema com o Mandriva é com a TIM mesmo)

Sobre a instalação, prefiro a antiga, e era bem melhor e mais rápida, não gostei de terem tirado outras opções de ambiente gráfico, só uso o kde mas tem tem gente que gosta do gnome ou de usar os dois ou mais. (nada contra gnome e gnomeiros, só me simpatizei mais pelo kde com ou sem bug, afinal é corrigido depois).

Ligando e desligando normal, ainda não instalei drivers oficial da nvidia nem pelo mcc nem do site oficial, pois não consigo entrar em modo texto, quando peço, entra em modo gráfico ou as vezes fica parado com cursor piscando.

Mandriva é uma distro ótima, mas acho que deu umas vaciladas, sabe o sistema ficou bom e talvez melhore futuramente (espero), acho que já tinha alcançado boa estabilidade com a versão 2010.2 e estava ótimo do jeito que estava. Se ficar meio difícil de usar vou voltar para versão anterior ou para a Mageia que se assemelha muito com a Mandriva (afinal uma bifurcação) ou esperar a 2012. Vamos ver né o que acontece? Como isso é Linux o pessoal geralmente melhora com o tempo.

Manoel gostei da idéia de fazer remasterizações da Mandriva vou me informar mais pra ver se da pra trocar uma idéia.

Como vi alguém escrever "que saudade da Conectiva"
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, 10:05 por Edimar » Registrado
Geraldo Witeze Jr.
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #111 : 02 de Setembro de 2011, 12:49 »

Eu instalei o Mandriva 2011 com LXDE, como dá pra ver aqui http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=13047.0. Tem alguns bugs, algumas mensagens de erro esquisitas, mas no geral está bom.

Ainda acho que a Mandriva deveria manter pelo menos um ambiente alternativo e o LXDE é uma ótima pedida!

Um abraço!
Membro Vitalício

Ser ou não ser, Eis a questão.

Ver Perfil WWW
« Responder #112 : 02 de Setembro de 2011, 13:03 »

Acho que poderiam adicionar uma enquete neste tópico sobre este assunto.

A pergunta seria: Qual ambiente gráfico a Mandriva poderia manter Oficial, juntamente com KDE?

1- Gnome;

2- Lxde;
3- Xfce;
4- E17
5- Unity

O que acham?  Sorriso forçado

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
aanderson
Membro Vitalício

Compartilhar, com prazer !

Ver Perfil
« Responder #113 : 02 de Setembro de 2011, 13:03 »

Instalei no meu note e está funcionando tudo, celular como modem 3g da claro, wireless, efeitos 3d, desliga normal, som, etc.

Rachid,

um dos poucos sortudos desses dias .... rsrsrs

fico feliz que tudo funfou por aí, ainda não migrei aqui, sem tempo.

feliz mandriva novo e comunique se mudar algo....

abs...
Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  ONE 2011  - migrando .....

"Ao que me deu a vida, dar-lhei-ei a glória"

MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #114 : 02 de Setembro de 2011, 14:34 »

Pessoal,
Acabei de instalar  o Mandriva2011 numa partição de uma computador desktop/mesa.  Por enquanto está tudo indo bem. Se eu puder, depois comento com mais detalhes. A instalação ocorreu sem problemas e o  Mandriva2011 já está instalado e estou começando a fazer as configurações e adequações, mas parei na primeira atualização por erro de assinatura nos pacotes oficiais.

Inicialmente adicionei as mídias e deu erro no repositório 15 e no 19:

• ...a busca falhou: aria2 falhou: código de erro 3
    problema ao ler arquivo synthesis da mídia "Contrib Testing debug (Official2011.0-15)"
    ...a busca falhou: aria2 falhou: código de erro 3
    problema ao ler arquivo synthesis da mídia "Non-free Testing (Official2011.0-19)"

Removi e reinstalei as mídias, deu o mesmo erro. Mas tudo bem porque não uso esses repositórios mesmo. Então continuei e pedi a atualização e abriu uma janela avisando que tem 3 pacotes para atualizar:

• Os seguintes 3 programas serão instalados:
    - drakconf-12.19.2-1.1-mdv2011.0.noarch
    - drakconf-icons-12.19.2-1.1-mdv2011.0.noarch
    - initscripts-9.25-8-mdv2011.0.i586
    349B de espaço em disco será liberado.
    Deseja Continuar?

Dei ok  e apareceu aviso de erro de assinatura. Não vou continuar, é pacote oficial, não pode ter erro de assinatura. Removi todas as mídias (repositórios) e adicionei novamente as mídias de um "repositório específico" da UFPR. Deu o mesmo erro no repositório 15 e 19, que ignorei e prossegui para pedir atualização dos 3 pacotes. Ao dar Ok p/ atualizar deu erro de assinatura novamente, da imagem:

Isso aconteceu com alguém já? Alguém tem alguma ideia de porquê tá ocorrendo isso ou como corrigir?

Abs

Obs: vou fazer testes com outros "repositórios específicos" e comento aq depois.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, 15:25 por MacXi » Registrado

rachid
Membro Vitalício

Recife - PE

Ver Perfil
« Responder #115 : 02 de Setembro de 2011, 15:51 »

Os repositórios aqui foram configurados sem erro algum Sorridente
Hard1:Asus M4A78LT-M LE-Athlon II X2 260 3.2 Ghz AM3-Memória Corsair 8GB 1333MHZ DDR3-Vga Radeon Hd 4650 1Gb
Hard2:Emachines D728-4079-Intel® GL40 Express Chipset-Pentium T4500-Vga Intel GMA 4500M-Memória 4 Gb DDR3
Software:de tempos em tempos eu testo algum, mais nada igual ao bom e velho Mandriv
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #116 : 02 de Setembro de 2011, 16:02 »

Os repositórios aqui foram configurados sem erro algum Sorridente

Rachid,
Não sei o que pode está dando errado aqui. Já desliguei a máquina e religuei e depois baixei as mídias de dois "repositórios específicos" da França e dois da Federação Russa e dá os mesmos erros na mídia 15 e 19 e depois erro de assinatura.  Talvez isso esteja ocorrendo só hoje a amanhã não mais. Vou dar uma esperada p/ ver o que pode ser e vou testar depois novamente.

Abs
Dawson
Membro Vitalício

Nunca pense no q vc ñ quer q lhe aconteça

Ver Perfil
« Responder #117 : 02 de Setembro de 2011, 16:03 »

Pessoal,
Acabei de instalar  o Mandriva2011 numa partição de uma computador desktop/mesa.  Por enquanto está tudo indo bem. Se eu puder, depois comento com mais detalhes. A instalação ocorreu sem problemas e o  Mandriva2011 já está instalado e estou começando a fazer as configurações e adequações, mas parei na primeira atualização por erro de assinatura nos pacotes oficiais.

Inicialmente adicionei as mídias e deu erro no repositório 15 e no 19:

• ...a busca falhou: aria2 falhou: código de erro 3
    problema ao ler arquivo synthesis da mídia "Contrib Testing debug (Official2011.0-15)"
    ...a busca falhou: aria2 falhou: código de erro 3
    problema ao ler arquivo synthesis da mídia "Non-free Testing (Official2011.0-19)"

Removi e reinstalei as mídias, deu o mesmo erro. Mas tudo bem porque não uso esses repositórios mesmo. Então continuei e pedi a atualização e abriu uma janela avisando que tem 3 pacotes para atualizar:

• Os seguintes 3 programas serão instalados:
    - drakconf-12.19.2-1.1-mdv2011.0.noarch
    - drakconf-icons-12.19.2-1.1-mdv2011.0.noarch
    - initscripts-9.25-8-mdv2011.0.i586
    349B de espaço em disco será liberado.
    Deseja Continuar?

Dei ok  e apareceu aviso de erro de assinatura. Não vou continuar, é pacote oficial, não pode ter erro de assinatura. Removi todas as mídias (repositórios) e adicionei novamente as mídias de um "repositório específico" da UFPR. Deu o mesmo erro no repositório 15 e 19, que ignorei e prossegui para pedir atualização dos 3 pacotes. Ao dar Ok p/ atualizar deu erro de assinatura novamente, da imagem:

Isso aconteceu com alguém já? Alguém tem alguma ideia de porquê tá ocorrendo isso ou como corrigir?

Abs

Obs: vou fazer testes com outros "repositórios específicos" e comento aq depois.

MacXi, aconteceu o mesmo erro comigo... de q "repositorios especificos" vc fala?
GNU/Linux kernel 3.6.10,
Rosa Fresh 2012.1, x86_64,
kde 4.10.2.
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #118 : 02 de Setembro de 2011, 16:08 »

MacXi, aconteceu o mesmo erro comigo... de q "repositorios especificos" vc fala?

Dawson,
Baixei  primeiro o automático, sem escolher, depois escolhi da UFPR, de pois da França (distrib-coffee e outro q não lembro) e depois da Federação Russa (corbina e allotter). Mas se vc tiver alguma dica de algum p/ testar, eu testo aq.
Abs
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #119 : 02 de Setembro de 2011, 16:44 »

Acho que poderiam adicionar uma enquete neste tópico sobre este assunto.

A pergunta seria: Qual ambiente gráfico a Mandriva poderia manter Oficial, juntamente com KDE?

1- Gnome;

2- Lxde;
3- Xfce;
4- E17
5- Unity

O que acham?  Sorriso forçado

Para essa versão 2011 eles com quase certeza não vão mudar de ideia. O que estou pensando é em criarmos uma remasterização nossa. Algumas ideias minhas:

- Criação de uma versão Gnome e, talvez, uma com o LXDE também, além do KDE.
-  No caso da versão KDE, a troca do tema do KDM por outro que permita a seleção de ambientes gráficos (como falado), e a retirada do menu ROSA e outros widgets ROSA, deixando os do KDE 4 tradicional.
- Retirada de pacotes de línguas mais exóticas, caso diminua significativamente o tamanho da imagem iso.

Precisamos agora é aprender como se faz a remasterização no Mandriva 2011, Eu creio que deva ser quase igual ao Fedora.
Páginas: 1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 23   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: