|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #285 : 05 de Outubro de 2011, 10:27 » |
|
Pessoal, após passar muita raiva com meu notebook peba que foi, inclusive, ignorado pelo Mandriva 2011, resolvi comprar um netbook Acer Aspire One 722, com placa Radeon HD 6250. Ele veio com o windows 7 Starter Edition (aarrrggghhhh) que foi, imediatamente, removido, via formatação e instalação do Mandriva 2011, de cara (nem cheguei a ver como funcionava com o 7 SE; não me passa pela cabeça usar rwindows, a não ser obrigado). A máquina começou funcionando muito bem, rápida; fiquei muito contente, apesar "daquele" menu horroroso que iria retirar depois. Entretanto, após uns minutos de uso, o netbook trava; congela, simplesmente. Não consegui fazê-lo funcionar. Acho que é por causa da placa de vídeo. Alguém tem idéia de como posso resolver o problema? Tentei o Mageia para 64 bits (como o Mandriva) e travou, igualmente. Tentei o Mandriva 2010.2 para 32 bits e a resolução ficou esquisita, a 1024x768 (se não me engano); sendo que o 2011 consegue a resolução de 1366x768, o que faz uma enorme diferença no vídeo. O Mandriva 2010.2, igualmente, tem travamentos que impedem o seu uso adequado. Tive que instalar, provisoriamente, o Sabayon (só para poder trabalhar), mas fica uma marca d'água na parte inferior da AMD avisando "Hardware não suportado" (acho que o vídeio, novamente). Alguém tem alguma solução para que eu contorne o problema e use o Mandriva 2011? Abraço a todos.
Esse notebook não parece ser linux friendly. Como pode ver abaixo, muitas pessoas estão tendo os mesmos problemas com diversas distribuições. http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=86905.0http://wiki.debian.org/InstallingDebianOn/Acer/AspireOne_722http://www.linlap.com/wiki/acer+aspire+one+722
|
|
|
|
|
|
|
|
|
harback
|
 |
« Responder #286 : 05 de Outubro de 2011, 15:45 » |
|
Manoel, obrigado pela resposta. Você já havia nos alertado quanto a comprar equipamento devidamente compatíveis e eu não lembrei das suas dicas ANTES de comprar... mea culpa. Mas o Mandriva 2010.2 funcionou bem, apesar da resolução mais baixa do vídeo. Acho que vou reinstalar a versão 2010.2 e tentar obter um driver que funcione melhor que o genérico... ou ficar com ele assim mesmo, até que um amigo da comunidade livre solucione o problema. Incrível que uma marca como a Acer, assim como a AMD, despreze a comunidade Linux e não apresente produtos compatíveis com o sistema. Espero que o Mandriva 2011.1 já resolva o problema, pois os "bons minutos" nos quais podemos trabalhar com a máquina já prometem uma incrível performance. Abraço a todos.
|
|
|
|
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 17:59 por harback »
|
|
|
|
|
harback
|
 |
« Responder #287 : 05 de Outubro de 2011, 15:56 » |
|
Ricardo, obrigado pela resposta, também (eu só havia reparado na última resposta, do Manoel; a sua estava na página anterior... desculpe-me  ). A placa de vídeo é ATI Radeon (atualmente, de propriedade da AMD). Vou visitar o site oficial para tentar a solução que você propôs. E um dos links citados pelo Manoel descreve a resposta de um usuário do Mandriva 2011 RC2 que diz que o sistema funciona bem, mas sem o driver proprietário da ATI; portanto, ainda não sei qual driver devo tentar (genérico ou ndiswraper). Abraço a todos.
|
|
|
|
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 17:58 por harback »
|
|
|
|
josiano
Novato
|
 |
« Responder #288 : 09 de Outubro de 2011, 13:06 » |
|
Pessoal, após passar muita raiva com meu notebook peba que foi, inclusive, ignorado pelo Mandriva 2011, resolvi comprar um netbook Acer Aspire One 722, com placa Radeon HD 6250. Ele veio com o windows 7 Starter Edition (aarrrggghhhh) que foi, imediatamente, removido, via formatação e instalação do Mandriva 2011, de cara (nem cheguei a ver como funcionava com o 7 SE; não me passa pela cabeça usar rwindows, a não ser obrigado). A máquina começou funcionando muito bem, rápida; fiquei muito contente, apesar "daquele" menu horroroso que iria retirar depois. Entretanto, após uns minutos de uso, o netbook trava; congela, simplesmente. Não consegui fazê-lo funcionar. Acho que é por causa da placa de vídeo. Alguém tem idéia de como posso resolver o problema? Tentei o Mageia para 64 bits (como o Mandriva) e travou, igualmente. Tentei o Mandriva 2010.2 para 32 bits e a resolução ficou esquisita, a 1024x768 (se não me engano); sendo que o 2011 consegue a resolução de 1366x768, o que faz uma enorme diferença no vídeo. O Mandriva 2010.2, igualmente, tem travamentos que impedem o seu uso adequado. Tive que instalar, provisoriamente, o Sabayon (só para poder trabalhar), mas fica uma marca d'água na parte inferior da AMD avisando "Hardware não suportado" (acho que o vídeio, novamente). Alguém tem alguma solução para que eu contorne o problema e use o Mandriva 2011? Abraço a todos.
Colega, isso paresse ser o vídeo mesmo, baixando o driver do site da AMD e instalando-o deve resolver!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
harback
|
 |
« Responder #289 : 10 de Outubro de 2011, 02:12 » |
|
Pessoal, ainda estou tentando resolver o problema; mas parece que somente com o kernel 3.0 o Linux funcionará direito com essa máquina da AMD. Estou trabalhando precariamente com o Sabayon, enquanto não consigo achar uma solução para o Mandriva. O site da Acer só disponibiliza drivers para windows (que absurdo... logo a AMD que sabe o que é ser discriminado, quando a comparam com a Intel... não dá para entender...). Abraço a todos.
|
|
|
|
« Última modificação: 10 de Outubro de 2011, 10:16 por harback »
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #290 : 10 de Outubro de 2011, 10:30 » |
|
Mas, você já tentou instalar o driver proprietário?!?! Eu uso uma HD 6870 que funcionava bem com o driver proprietário quando, inclusive, ainda não tinha sequer suporte para esse modelo!!!! Mas, era reconhecido e funcionava muito bem. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
harback
|
 |
« Responder #291 : 12 de Outubro de 2011, 16:21 » |
|
kidsoeiro, não sei se tentei isso no Mandriva; mas acho que sim. Pesquisei no Google e as opiniões são variadas, mas sempre dá pau depois de algum tempo de uso. Alguns foruns sugerem, inclusive, NÃO usar o driver proprietário do vídeo. Creio que só a adoção do kernel 3.0 poderá resolver isso, de uma forma definitiva. Estou usando o Sabayon sem atualizar, pois isso causou o travamento do sistema da vez anterior que instalei. Tentei várias vezes o Mandriva 2011, mas ele trava depois de cada vez menos tempo de uso (5 min, no máximo). Vou acompanhar as discussões nesse nosso Forum para ver quando o problema será sanado. Abraço a todos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #292 : 12 de Outubro de 2011, 16:58 » |
|
kidsoeiro, não sei se tentei isso no Mandriva; mas acho que sim. Pesquisei no Google e as opiniões são variadas, mas sempre dá pau depois de algum tempo de uso. Alguns foruns sugerem, inclusive, NÃO usar o driver proprietário do vídeo. Creio que só a adoção do kernel 3.0 poderá resolver isso, de uma forma definitiva. Estou usando o Sabayon sem atualizar, pois isso causou o travamento do sistema da vez anterior que instalei. Tentei várias vezes o Mandriva 2011, mas ele trava depois de cada vez menos tempo de uso (5 min, no máximo). Vou acompanhar as discussões nesse nosso Forum para ver quando o problema será sanado. Abraço a todos.
Bom, talvez seja verdade, pois estou usando o 2011 com o kernel 3.0.4, não lembro como era antes de atualizar, mas, acho que isso não aconteceu comigo, não. Lembro apenas da tela preta na instalação, coloquei o driver Vesa e instalei o sistema, depois, assim que entrei no sistema já instalado, instalei o driver proprietário imediatamente, pois o Vesa não suporta a resolução nativa de meu monitor. Depois, repositórios e atualização. Aliás, também mandei atualizar o kernel novo e lembro de uns travamentos aleatórios, mas, não sei se era por causa do vídeo, mas, depois do sistema atualizado, inclusive o kernel novo, está tudo perfeito, sem qualquer problema do gênero. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Lucas R
|
 |
« Responder #293 : 13 de Outubro de 2011, 04:14 » |
|
Companheiros mandriveiros, aos que já começaram a usar o Mandriva 2011, postemos aí nossas primeiras impressões sobre o 2011, com o intuito de facilitar a comunicação em torno da nova versão. Espero que tenhamos um Feliz Mandriva 2011. abraços.  Acabei de instalar aqui. A instalação foi bastante demorada, mas valeu a pena. Gostei das novidades do sistema, inclusive do polêmico e famigerado "menu Rosa"!  Instalei através do método explicado pelo Manoel Pinho na mensagem inicial, que consiste em baixar o arquivo "boot.iso" e fazer a instalação pela internet por meio de um mirror. Não sei se foi a escolha certa, pois a instalação levou três horas e meia(!) para ser concluída. Esse método utiliza o mesmo instalador do Mandriva 2010.1. Durante o progresso aparecem banners do Mandriva 2010.1 e até as notas de lançamento são dessa versão. Até levei um susto na hora, pois achei que estava instalando a versão errada. A vantagem disso é que dá para escolher os pacotes a serem instalados e dá até para incluir o Gnome. Como eu já utilizava o Mandriva 2010.2, apenas apaguei a partição "/" - mantive apenas a "/home" - e instalei o Mandriva 2011 no espaço remanescente. Fazer isso me trouxe alguns "efeitos colaterais". Quando iniciei o Mandriva 2011 pela primeira vez, havia alguns elementos do tema que eu utilizava no Mandriva 2010.2 misturados com o tema novo e tem alguns ícones sendo exibidos incorretamente. Levei algum tempo para arrumar, mas ainda não está cem porcento. Depois vou inicializar via LiveCD, comparar o visual dos dois e ver o que falta arrumar. Os ícones do Desktop alinhados à direita da tela me causaram uma certa estranheza. Mas isso é normal quando um paradigma é quebrado. Até que não ficou tão ruim assim. Fiquei bastante curioso para ver como era o tal do menu Rosa, pois, pelo que eu tinha visto nas screenshots, ele não me pareceu tão ruim assim, muito pelo contrário. Para minha surpresa, o menu "Kickoff" estava funcionando por padrão. Deve ser porque eu mantive a pasta "/home" e deveria haver algum arquivo de configuração por lá informando que esse menu deveria ser usado. Mudei para o menu "Rosa" e o achei simplesmente fantástico! Tudo o que eu preciso numa tela só. Caso eu não encotrasse algum ícone rapidamente, bastava começar a digitar o seu respectivo nome na caixa de pesquisa e ele aparecia. Uma vez utilizado, ele fica no grupo de "Aplicações recentes" do menu, bem à mão, para não perdê-lo mais de vista e ter acesso rápido a ele. Esse será o meu menu padrão daqui em diante. Mais uma vez navegando contra a maré, gostei da nova barra inferior e seus ícones grandes. Se adaptou muito bem no meu monitor de 21,5", mas acho que não iria me incomodar mesmo que fosse numa tela menor. A economia de espaço proporcionada pelos botões da barra de tarefas, que agora se agrupam em um só ícone compensa o seu tamanho. Sem falar que isso deixa a barra bem mais organizada. Não tive problemas para entrar no Gnome. Bastou ir no "mcc" e mudar o login gráfico para o GDM ao invés do KDM para que a opção para trocar o gerenciador de janelas apareça na tela de login. Até o presente momento não tive nenhum problema com a nova versão do Mandriva. Achei bem interessante e gostei das novidades trazidas por ela.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #294 : 13 de Outubro de 2011, 08:51 » |
|
Lucas R,
A instalação feita usando a imagem boot.iso faz o download dos pacotes usando a sua conexão pela internet e por isso a velocidade de instalação dependerá muito da velocidade da sua conexão.
Como esse método de instalação não é mais considerado oficial, a Mandriva não atualizou os nomes e imagens que aparecem durante a instalação mas o processo funciona, com a vantagem de que esse método de instalação pode resolver alguns dos problemas que o método oficial, por live DVD, apresenta com certas combinações de hardware.
Outra vantagem é poder escolher outro ambiente desktop que não o KDE 4 durante a instalação ainda.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Lucas R
|
 |
« Responder #295 : 13 de Outubro de 2011, 14:41 » |
|
Lucas R,
A instalação feita usando a imagem boot.iso faz o download dos pacotes usando a sua conexão pela internet e por isso a velocidade de instalação dependerá muito da velocidade da sua conexão.
Exatamente. A velocidade da minha conexão é razoável até -- 5 Mbps. Talvez o que mais contribuiu com essa demora foi a quantidade de pacotes que eu selecionei, que somados às suas dependencias totalizou em mais de 2000(!) a serem baixados. Como esse método de instalação não é mais considerado oficial, a Mandriva não atualizou os nomes e imagens que aparecem durante a instalação mas o processo funciona, com a vantagem de que esse método de instalação pode resolver alguns dos problemas que o método oficial, por live DVD, apresenta com certas combinações de hardware.
Outra vantagem é poder escolher outro ambiente desktop que não o KDE 4 durante a instalação ainda.
Realmente esse método tem suas vantagens. Eu já havia instalado o Mandriva 2010 dessa meneira também. Não confio muito no Live DVD. Prefiro eu mesmo ter controle do que será instalado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
harback
|
 |
« Responder #296 : 14 de Outubro de 2011, 16:51 » |
|
kidsoeiro, o kernel 3.0.4 que você citou já está nos repositórios do Mandriva 2011? Caso positivo, vou reinstalá-lo imediatamente e atualizar o kernel, voltando a utilizar nosso maravilhoso Mandriva. Abraço a todos.
|
|
|
|
« Última modificação: 07 de Outubro de 2012, 16:29 por harback »
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #297 : 15 de Outubro de 2011, 10:44 » |
|
kidsoeiro, o lernel 3.0.4 que você citou já está nos repositórios do Mandriva 2011? Caso positivo, vou reinstalá-lo imediatamente e atualizar o kernel, voltando a utilizar nosso maravilhoso Mandriva. Abraço a todos.
Sim, está, mas, não é o kernel-desktop, procure por kernel-linus. E, o pacote kernel-linus-devel também tem que estar instalado para o driver também ser instalado normalmente. Faça uma pesquisa no instalador de pacotes e você deve encontrá-lo. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
harback
|
 |
« Responder #298 : 15 de Outubro de 2011, 12:59 » |
|
kidsoeiro, eu segui suas instruções, mas o sistema travou de vez, após algumas atualizações que ele pediu. Inicialmente, ele travava quando eu habilitava a placa wireless. Usando o cabo, consegui instalar alguns programas para gerenciamento de rede, mas como houve a solicitação de atualização, tentei para ver se retirava a marca d'água que ficou aparecendo depois que instalei o kernel 3.0.4: "Hardware not supported". É com grande frustração que digo isso, mas terei que ser obrigado a voltar para o rwindows se quiser usar essa máquina. Culpa minha, ao acreditar que saindo do ambiente Intel eu teria mais compatibilidade com o software livre; além de ignorar (por esquecimento) a dica do Manoel de verificar, ANTES DE COMPRAR, se o equipamento é amigável ao Linux. Mas estou tentando encontrar uma distribuição que tenha conseguido superar os problemas dessa máquina. Fica o aviso: CUIDADO COM MÁQUINAS ACER - AMD VISION. Desculpem-me o desabafo, mas essa é uma situação que eu não esperava enfrentar. Passei a abominar utilizar outro sistema operacional e estou numa "sinuca de bico" (como dizíamos nos meus velhos e bons tempos). Abraço a todos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
fraterlinux
|
 |
« Responder #299 : 15 de Outubro de 2011, 17:23 » |
|
Por essas e outras que só compra notebook com linux, garantia de funcionar 100% tudo!!!!!!
|
|
|
|
|
|
|
|
|