mandrivabrasil.org - Forum
21 de Maio de 2013, 18:40 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2 3 ... 23   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mandriva 2011 “Hydrogen” final foi lançado  (Lida 24695 vezes)
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« : 29 de Agosto de 2011, 10:26 »

http://blog.mandriva.com/br/2011/08/29/saiu-o-mandriva-2011/

Descobri que é possível fazer a instalação sem usar o liveDVD, ou seja, baixando somente a imagem iso de boot (boot.iso) de poucos MB de p.ex.

ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linux/MandrivaLinux/official/2011/i586/install/images/  (para instalação de 32 bits)

ou

ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linux/MandrivaLinux/official/2011/x86_64/install/images/ (para instalação de 64 bits)

dar boot por ela, configurar a rede e fazer o restante da instalação pela internet escolhendo algum mirror. Notem que o instalador que será usado será o tradicional, que permite inclusive que se escolha o Gnome ou outro ambiente durante a instalação.

Atualização:

Um outro modo de fazer uma instalação do mandriva pela rede a partir do NetbootCD (ainda não testei mas deve funcionar e já suporta o mandriva 2011 também, além das versões anteriores):

http://br-linux.org/2011/netbootcd-um-disco-de-boot-especializado-em-instalar-distribuicoes-linux/
http://www.makeuseof.com/tag/netbootcd-install-ubuntu-fedora-debian-cd-linux/

http://netbootcd.tuxfamily.org/

« Última modificação: 21 de Setembro de 2011, 14:01 por Manoel Pinho » Registrado

ricardoGO1967
Visitante
« Responder #1 : 29 de Agosto de 2011, 11:18 »

Gostaria de saber se dá para utilizar o Mandriva 2011 com a resolução do monitor de 800x600 (ainda utilizo monitor CRT de 15"...) e se está disponível para essa versão o pacote nvidia173.

Obrigado
« Última modificação: 29 de Agosto de 2011, 16:00 por ricardoGO1967 » Registrado
Dissection
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #2 : 29 de Agosto de 2011, 11:30 »

eu estou usando o Mandriva 2011 desde ontem e até parece que estou usando uma distro beta,
pois já encontrei diversos pequenos bug que já estão me incomodando.

1° não consigo ligar o login automático, então toda vez que o mandriva inicia sempre tenho que
logar usando minha senha, e olha que eu já mudei isso na central de comandos e lá esta marcado para auto logar ao iniciar, como eu sempre fiz nas outras versões do mandriva.
2° notei que determinados programas quando usados simplesmente fazem com  que não se consiga
mais navegar pelo dolphil, fazendo com que ele trave, exemplo de programa AMSN
3° o novo lançador Rosa, vez ou outra congela do nada e fica ali por um bom tempo até voltar a funcionar, quando volta!, pois vez ou outra vc tem mesmo que matar o processo.
4° quando tento rodar vídeos em MP4 simplesmente não se tem o som, esse bug eu já tive na versão
do Mandriva 2008.0 e só resolvi nas versões mais nova da distro, e olha que eu instalei tudo que era codec.
5º smplayer quando esta reproduzido se vc encostar no mouse começa dar pequenas travadas no vídeo em exibição.

Esses só são alguns dos problemas que eu já encontrei, fora o fato da instalação ter demorado uma eternidade, eu sempre achei uma das coisa mais legais nas distribuição Linux o fato de ter uma instalação bem rápida ao contrario do sistemas das janelas, mais isso mudou com essa nova versão do Mandriva.
 Outra coisa que eu não gostei foi o fato de terem soltado a distro com a versão do Firefox 5.0.1,
sendo que já lançaram o Firefox 6 a umas duas semanas, sera que não dava para terem atualizado?, e já conhecendo o pessoal do Mandriva, nunca iram atualizar para a versão 6, no máximo iram lançar novas atualizações da versão 5, como fizeram no Mandriva 2012.2, que eu usei com a versão 3.6.12 até o ontem quando instalei o novo Mandriva, parece bobeira, mas esse tipo de coisa teria que ser pensado, nem todos gostam, sabem ou querem atualizar seu sistema de uma forma que não a maneira oficial, mas o Mandriva sempre peca nessa hora de soltarem a distro com programas atuais, lembro de quando lançaram o Mandriva 2010.0 que todos esperavam a versão do KDE 4.5.1 que era a mais atual e com varias correções de bugs, e que já tinha sido lançado a um bom tempo, mas mesmo assim a distro veio com a versão 4.4 ainda cheia de pequenos bug e que todos sempre reclamaram.

Mas vou continuar meus testes aqui e espero resolver todos os pequenos problemas, pois queira ou não o Mandriva é a distro que mais me agrada.

Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #3 : 29 de Agosto de 2011, 11:34 »

eu tive que instalar essa versão do drive da nvidia no meu sistema, e tive que baixar pelos repositorios,
mas ainda estão lá sim, e sobre a resolução eu acho que funciona sim, pois o sistema aqui iniciou com essa resolução dai eu tive que ir e alterar para 1024.

Membro Vitalício

Compartilhar, com prazer !

Ver Perfil
« Responder #4 : 29 de Agosto de 2011, 11:55 »

Companheiros mandriveiros,

aos que já começaram a usar o Mandriva 2011, postemos aí nossas primeiras impressões sobre o 2011, com o intuito de facilitar a comunicação em torno da nova versão.

Espero que tenhamos um Feliz Mandriva 2011.

abraços.

Piscar
Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  ONE 2011  - migrando .....

"Ao que me deu a vida, dar-lhei-ei a glória"

aanderson
Membro Vitalício

Compartilhar, com prazer !

Ver Perfil
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2011, 11:59 »

Descobri que é possível fazer a instalação sem usar o liveDVD, ou seja, baixando somente a imagem iso de boot (boot.iso) de poucos MB de p.ex.

ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linux/MandrivaLinux/official/2011/i586/install/images/

dar boot por ela, configurar a rede e fazer o restante da instalação pela internet escolhendo algum mirror. Notem que o instalador que será usado será o tradicional, que permite inclusive que se escolha o Gnome ou outro ambiente durante a instalação.

que jóia ....

bastante útil .

vamos testar...
Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  ONE 2011  - migrando .....

"Ao que me deu a vida, dar-lhei-ei a glória"

Dawson
Membro Vitalício

Nunca pense no q vc ñ quer q lhe aconteça

Ver Perfil
« Responder #6 : 29 de Agosto de 2011, 12:00 »

Dissection, segundo algumas informações aqui mesmo do forum.  O Firefox 6 está nas midias test, bem como o kernel 3.0, é só habilita-las e instalar.
GNU/Linux kernel 3.6.10,
Rosa Fresh 2012.1, x86_64,
kde 4.10.2.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #7 : 29 de Agosto de 2011, 12:09 »

Gente, todos sabemos que já foi lançado (eu acho), então, gostaria que postassem aqui suas impressões e problemas encontrados. Particularmente tive/estou tendo alguns probleminhas e, particularmente, não estão me agradando nadinha:

1) Na instalação, tela preta. Isso já tinha acontecido na com alguém aqui com uma NVIDIA na versão RC. Estranho demais, não sei porque a razão disso.
2) Ainda na instalação, o boot ia até o sistema parar com o HD, daí, nada. Era por causa do problema acima, mas, as mensagens simplesmente pararam. Isso foi resolvido com um simples ENTER, onde o sistema mostrava, então, a opção de se fazer login. Achei isso simplesmente ridículo.
3) Por favor, como mudo para o menu kickoff?!?! Simplesmente a opção não aparece com o clique com o botão direito do mouse.
4) Muito bonito, de maneira geral, mas, o KDE, embora muito funcional, está com um comportamento estranho: vira e mexe demora a atender alguns cliques, demora a fazer logoff.
5) Aliás, o sistema demora um bocado para desligar, embora o boot esteja rápido.
6) É um absurdo o Firefox e o Thunderbird serem instalados com TODAS as traduções disponíveis!!! Socorro!!! Para desinstalar é um parto!!!
7) Voltando para chover no molhado, sinto, infinitamente, a falta de uma versão com o GNOME.
8 ) Gostei muito dos ícones novos da área de trabalho, mas, colocar os ícones do lado direito é para que, mesmo?!?!

Se lembrar de mais alguma coisa, posto aqui. Mas, de maneira geral, o sistema parece bom, mas, não me parece que seja uma evolução tão "evolutiva", digamos assim.
Fiquem com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #8 : 29 de Agosto de 2011, 12:11 »

Tópicos unidos.
Fiquem com Deus.

guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : 29 de Agosto de 2011, 12:40 »

Bom, fiz a instalação aqui, pra mim não teve grande surpresa porque já vinha usando desde os primeiros betas.

Tiraram uma das coisas que mais gostei que foi a habilitação de mídias no primeiro boot, mas em contrapartida as mídias nom-free voltam a ser habilitadas por default. Identificou perfeitamente meu hardware, mas preciso obrigatóriamente rodar o dardrake pra instalar o laptop-mode. Mas isso é automático.

Fiquei confuso sobre a instalação de pacotes. Temos dois gerenciadores agora, já não sei quais ferramentas usar, mas o antigo funciona (não testei o novo).

O KDE ta bem acabado (no sentido de "com bom acabamento"), pena que amanhã ele já esteja totalmente diferente Língua

Não deu pra usar muito bem o sistema ainda, mas não espero grandes surpresas em relação à versão anterior. Os pacotes de internacionalização preciso remover, senão o update é um parto...

Mas até aqui o sistema ta se apresentando bem.
Linux Desktop. Eu vivo isso.
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #10 : 29 de Agosto de 2011, 12:43 »

Pessoal,

Já dei uma olhada no site da Mandriva só tenho elogios. Muito boa a página com as informações sobre a Mandriva 2011  e notas de lançamento, que estão disponíveis e atualizadas, apesar de ainda estar só em inglês.

A Mandriva mantem o padrão, com a boa página de download, simples e prática, com várias opções, download direto da imagem iso  ou por torrent, download da versão 32 ou 64bits. Para mim está tudo certo. Parabéns para equipe Mandriva.

Já estou baixando o torrent da Mandriva 2011, 32 bits.

Abs
Macxi

Obs: apenas p/ não perder o hábito, para quem vai usar o Ktorrent, há uma dica no Wiki MadrivaBR p/ habilitar o plugin filtro IP.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2011, 15:40 por MacXi » Registrado

Geraldo Witeze Jr.
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #11 : 29 de Agosto de 2011, 12:55 »

ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linux/MandrivaLinux/official/2011/i586/install/images/

Manoel, valeu pela dica!

Você sabe quais as versões do LXDE e do XFCE estão disponíveis para instalação?

Obrigado, um abraço!
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #12 : 29 de Agosto de 2011, 13:27 »

O diálogo de escolha dos ambientes gráficos no instalador tradicional é exatamente o mesmo das versões anteriores. Aparecem como opções o KDE, Gnome e customizado, como nessa figura:

Para o LXDE e XFCE, escolha customizado e então marque a opção do ambiente gráfico que quer.
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #13 : 29 de Agosto de 2011, 13:30 »

Eu não entendi porque eles não geraram uma imagem iso com o instalador tradicional, como era usado na edição Free antes. Resolveria muitos problemas, como a necessidade de instalar em modo texto, instalar outros ambientes gráficos que não o KDE e instalação em hardwares problemáticos onde o liveDVD não consegue ser carregado.

Fica aí a minha dica. A única desvantagem em usar o boot.iso é que é preciso ter um acesso à internet bom.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #14 : 29 de Agosto de 2011, 13:46 »

Dissection, como é que eu faço para resolver o problema de áudio nos arquivos mp4?!?!
Eu não entendi porque eles não geraram uma imagem iso com o instalador tradicional, como era usado na edição Free antes. Resolveria muitos problemas, como a necessidade de instalar em modo texto, instalar outros ambientes gráficos que não o KDE e instalação em hardwares problemáticos onde o liveDVD não consegue ser carregado.

Fica aí a minha dica. A única desvantagem em usar o boot.iso é que é preciso ter um acesso à internet bom.
Também não entendi, teria sido muito melhor. A opção de instalação do sistema não configurou meu vídeo corretamente e tive que usar o XFdrake para resolver o problema.
Fique com Deus.

Páginas: [1] 2 3 ... 23   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: