mandrivabrasil.org - Forum
25 de Maio de 2013, 16:13 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 23   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mandriva 2011 “Hydrogen” final foi lançado  (Lida 24928 vezes)
whitewolf
Membro Sênior

Ver Perfil
« Responder #60 : 30 de Agosto de 2011, 16:38 »

Pessoal, estou maravilhado com o Mandriva novo. Ele realmente me surpreendeu.

Arrisco dizer até que a Mandriva chegou à perfeição, nunca ví uma distribuição tão estável, rápida, bonita e funcional.

Dou meus parabéns à equipe de desenvolvimento. Na minha humilde opinião, eles conseguiram superar a Micro$oft e a Apple em sistema operacional.

Agora é só explorar o brinquedinho novo. :-)
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #61 : 30 de Agosto de 2011, 17:15 »

Olá
tenho o mandriva 2010.2 powerpack instalado. Saquei o mandriva 2011 do site oficial e gravei em um  dvd como iso.
 Quando vou tentar instalar aparece uma janela com 2 opções em que a 2ª é instalação e a 1ª é simplesmente para lançar o mandriva.
 Dá a opção de usar o tab  para mudar as opções mas não está funcionando e não consigo instalar esta nova versão.
Aguem me dá uma dica?
 Hein??? Hein??? Hein???

Olá Hitman2,

Seja bem-vindo ao Fórum MandrivaBrasil!!!   Contente

Vc pode não ser novato no linux ou como usuário do Mandriva, mas como é sua primeira msg aq, seja muito bem-vindo.

Quanto a sua pergunta, vc deve estar falando das opções da abertura do Mandriva 2011, que estão na imagem abaixo:

Clique na imagem para acessar outros screenshots:

Se for isso, a primeira opção, LAUNCHE SYSTEM - inicia o Mandriva, com LiveDVD, sem instalar. A opção INSTALL SYSTEM, instala o Mandriva. Se vc não está conseguindo acessar nenhuma delas, verifique se o arquivo q vc baixou não esta corrompido, ou se a mídia não está com problema ou se o seu computador não tem  os requisitos  mínimos necessário para  rodar o Mandriva 2011.

Qualquer dúvida, é só avisar. Sempre tem alguém que pode ter alguma dica ou sugestão.

Para procurar respostas aqui no Fórum MandrivaBrasil você pode usar a ferramenta de "Pesquisas". Veja também as dicas de como "perguntar e obter melhores respostas",  as dicas de "edição de mensagens" disponíveis nos textos "Ajuda" do fórum, o  "Código de Conduta" Mandriva e as regras gerais de "netiquetas".

Veja as dicas de como "Obter Ajuda e Participar da Comunidade"

Vejas também as dicas de como Instalar repositórios de software oficiais e como Instalar-remover programas no Mandriva.

Este nosso Fórum MandrivaBrasil foi criado em janeiro de 2006 por Manuel Pinho, que o administra com a ajuda dos moderadores Kidsoeiro e Peter Parker e com a participação de todos.  Seja bem-vindo para colaborar conosco da construção deste Fórum MandrivaBrasil, que é o suporte comunitário de todos nós, usuários da distribuição Mandriva.  

Bom dia!  Contente
« Última modificação: 30 de Agosto de 2011, 17:25 por MacXi » Registrado

marsiel
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #62 : 30 de Agosto de 2011, 17:55 »

Boa Tarde!

Eu estou navegando pelo liveDVD,  esta tudo normal,
detectou minha placa de video SIS, internet velox, mas
minha duvida é quando eu efetuar a instalação eu poderei
escolher os pacotes/programas que eu deseje instalar,
pois eu não quero simplemente cópiar o liveDVD, para
o meu HD.

obrigado

Marsiel
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #63 : 30 de Agosto de 2011, 18:06 »

Boa Tarde!

Eu estou navegando pelo liveDVD,  esta tudo normal,
escolher os pacotes/programas que eu deseje instalar,
o meu HD.

obrigado

Marsiel

Não. Na verdade, até onde eu sei, qualquer distro live, na instalação, simplesmente transfere todo seu conteúdo para o HD, quando instalado.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #64 : 30 de Agosto de 2011, 18:17 »

marsiel,

Você só poderá escolher pacotes DURANTE a instalação se fizer a instalação pelo modo alternativo que descrevi em

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=13064.msg84905#msg84905

mas você poderá sempre desinstalar os pacotes que quiser depois do sistema instalado, mesmo que seja instalado pelo liveDVD.
sptw
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #65 : 30 de Agosto de 2011, 18:57 »

mais um aqui com problema de congelamento de tela no menu rosa.....por enquanto sem nenhuma indicação do que pode ser.Simplesmente trava tudo , e o único jeito é ir no botão de desligar manual e com cuidado apertar ate aparecer a tela de desligar.Ai com as setas desço ate desligar e escolho a opção ligar de novo.Fora isso não tem Cristo que faca descongelar o sistema.

Além do mais já tive a infelicidade de numa dessas desligar o sistema pelo botão manual e na volta....bummm ..sistema quebrado ...e la vai nova instalação do zero....Diabos .....
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #66 : 30 de Agosto de 2011, 19:19 »

Pessoal, estou maravilhado com o Mandriva novo. Ele realmente me surpreendeu.
Arrisco dizer até que a Mandriva chegou à perfeição, nunca ví uma distribuição tão estável, rápida, bonita e funcional.
Dou meus parabéns à equipe de desenvolvimento. Na minha humilde opinião, eles conseguiram superar a Micro$oft e a Apple em sistema operacional.
Agora é só explorar o brinquedinho novo. :-)

whitewolf, poxa! Você destoa de todos aqui, q apresentam tantos problemas, pode no passar as configurações da sua maquina, como vc fez pra instalar e de onde vc fez o download para q saibamos se podemos compartilhar toda esse seu maravilhamento com o Mandriva 2011?

Saúde, sorte e seja sempre feliz.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #67 : 30 de Agosto de 2011, 19:25 »

kidsoeiro,

O tema do kdm usado pela Mandriva não permite mesmo a seleção de outros ambientes gráficos, mas basta você trocar o tema por outro como o Oxygen p.ex. para que essa opção volte a aparecer no KDM.

É muito fácil fazer isso. Basta clicar no ícone "Configurar sua sessão" (ícone de uma ferramenta cruzada com uma chave de fenda), selecionar o ícone "Tela de autenticação" e a aba "Tema". Note que o tema estará como "Mandriva KDE4". Basta trocar por um outro tema qualquer para a opção de troca de ambiente aparecer de novo.
Pinho, deixa eu te contar, essa é ótima!!! Eu testei TRÊS dos temas que vem no sistema, NENHUM deles tinha a opção para selecionar o ambiente. Fala sério, não é?!?!? E, o pior de tudo, o KDM estava configurado com a linguagem em ÁRABE!!! Alguém aí acredita nisso?!?! Gente, o sistema parece estar bom, mas, faltou polimento, e muito!!! São muitos detalhezinhos que deixaram passar, lamentavelmente!!! Tudo facilmente corrigível, mas, ainda assim irritante!!! No final das contas, tive que instalar um tema para o KDM da net, usando o systemsettings com o "su -" para resolver o problema, mas, é lamentável que a Mandriva ache que não existe mais ambiente desktop no Linux além do KDE.
E, na boa, se a notícia que o Rsvc postou que a Mandriva vai simplesmente limar todos os outros ambientes da distribuição se confirmar, caramba, acho que daqui há um ano, quando sair o 2012, talvez eu tenha REALMENTE que mudar de distro. Infelizmente.
Bom, minha decepção maior foi que o GNOME 3 simplesmente não deu as caras, nem como opcional, e ele foi lançado em abril!!! Tem um pacote gnome-desktop3 (ou algo assim), mas, conflita com o GNOME normal e, teoricamente, se funcionar (acho que não, o pacote parece ser muito pequeno), você tem que criar as entradas para ele no sistema na mão. Assim não dá!!!
Fiquem com Deus.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2011, 19:28 por kidsoeiro » Registrado

MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #68 : 30 de Agosto de 2011, 19:33 »

Boa Tarde!
Eu estou navegando pelo liveDVD,  esta tudo normal,
escolher os pacotes/programas que eu deseje instala
r,
o meu HD.
obrigado
Marsiel

Misael,
Não sei a sua dúvida é essa, mas depois de instalar o Mandriva,  vc  vai ter que instalar as mídias (ver dicas no Wiki), então vai poder sim instalar muitos softwares disponíveis pelo Gerenciador de Software - (ver dicas no Wiki).  
Abs
« Última modificação: 30 de Agosto de 2011, 19:40 por MacXi » Registrado

Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #69 : 30 de Agosto de 2011, 20:01 »

kidsoeiro,

Eu fiz uma instalação hoje mesmo numa máquina virtual do virtualbox, troquei o tema do kdm para Oxygen e apareceu sim uma opção para selecionar o ambiente desktop. E não estava em árabe não (só não me lembro se estava em português ou inglês).

Bem, a única diferença talvez é que fiz a instalação pela rede, usando o boot.iso como eu já falei. Eu estava testando justamente essa forma de instalação. Na máquina que estou escrevendo agora a instalação do Mandriva 2011 foi feita a partir de um 2010.2 atualizando os repositórios. E fiz iso na época do mandriva 2011 RC2 e agora (acho) estou com a versão final do 2011.

Quanto ao Gnome 3 eu acho que a opção da mandriva em não utilizá-lo no mandriva 2011 foi acertada, apesar de ter sido lançado há meses. Muita gente não gostou do Gnome 3 e, como o Gnome passou a ser um ambiente não suportado oficialmente, fazer uma troca tão radical do Gnome 2 para o Gnome 3 demandaria muito mais testes.

Acho que se você quer usar o Gnome 3, o Fedora ou o Opensuse (não sei se ele já está usando), seria mais interessante no momento.

O que eu achei do Mandriva 2011 ?!

O que não gostei:
- do menu Rosa (mas que felizmente pode ser trocado facilmente)
- do tema default do kdm (que pode ser trocado também)
- de só oferecerem a opção de liveDVD oficialmente. O instalador tradicional é muito útil em vários casos, inclusive a opção de instalar em modo texto.

O que gostei:
- finalmente existe um liveDVD de 64 bits (o Mandriva One antes só existia em 32 bits)
- o uso de tecnologias importantes como o systemd
- pacotes non-free no liveDVD, para maior praticidade
- adição automática dos repositórios

Acho que podemos solucionar vários dos problemas citados e também criar imagens iso com outros ambientes gráficos fazendo remasterizações (spins), como acontece com o Fedora. Notem que os pacots task-gnome, task-xfce, etc continuam no mandriva 2011, só não estão no liveDVD. Antes também só havia edições KDE 4 e Gnome 2 do Mandriva One. As ediçõs LXDE e XFCE eram não oficiais, além da edição de 64 bits do mandriva One.

Resumindo: Houve uma grande mudança nessa versão do mandriva 2011, algumas para melhor e outras para pior, mas pelo menos as pioradas são mais fáceis de consertar e as melhorias seriam muito difíceis de fazer sozinho. No balanço geral, eu gostei da edição, embora esperaria estabilizar um pouco mais para colocar em um grande número de máquinas.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2011, 20:13 por Manoel Pinho » Registrado

Geraldo Witeze Jr.
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #70 : 30 de Agosto de 2011, 20:18 »

kidsoeiro,

O tema do kdm usado pela Mandriva não permite mesmo a seleção de outros ambientes gráficos, mas basta você trocar o tema por outro como o Oxygen p.ex. para que essa opção volte a aparecer no KDM.

É muito fácil fazer isso. Basta clicar no ícone "Configurar sua sessão" (ícone de uma ferramenta cruzada com uma chave de fenda), selecionar o ícone "Tela de autenticação" e a aba "Tema". Note que o tema estará como "Mandriva KDE4". Basta trocar por um outro tema qualquer para a opção de troca de ambiente aparecer de novo.
Pinho, deixa eu te contar, essa é ótima!!! Eu testei TRÊS dos temas que vem no sistema, NENHUM deles tinha a opção para selecionar o ambiente. Fala sério, não é?!?!? E, o pior de tudo, o KDM estava configurado com a linguagem em ÁRABE!!! Alguém aí acredita nisso?!?! Gente, o sistema parece estar bom, mas, faltou polimento, e muito!!! São muitos detalhezinhos que deixaram passar, lamentavelmente!!! Tudo facilmente corrigível, mas, ainda assim irritante!!! No final das contas, tive que instalar um tema para o KDM da net, usando o systemsettings com o "su -" para resolver o problema, mas, é lamentável que a Mandriva ache que não existe mais ambiente desktop no Linux além do KDE.
E, na boa, se a notícia que o Rsvc postou que a Mandriva vai simplesmente limar todos os outros ambientes da distribuição se confirmar, caramba, acho que daqui há um ano, quando sair o 2012, talvez eu tenha REALMENTE que mudar de distro. Infelizmente.
Bom, minha decepção maior foi que o GNOME 3 simplesmente não deu as caras, nem como opcional, e ele foi lançado em abril!!! Tem um pacote gnome-desktop3 (ou algo assim), mas, conflita com o GNOME normal e, teoricamente, se funcionar (acho que não, o pacote parece ser muito pequeno), você tem que criar as entradas para ele no sistema na mão. Assim não dá!!!
Fiquem com Deus.

Pois então, kidsoeiro, eu estou bastante inclinado a mudar de distribuição, pensando em Debian, que já uso no netbook, pois o Mandriva deu pau, ou Mageia. Não gosto do KDE e acho ruim usar um ambiente não suportado. Enfim, vou esperar um pouco com o 2010.2, mas não estou muito animado não...

Na verdade o que mais me chateia é que a comunidade aqui é muito legal, a melhor que encontrei usando Linux. Só a comunidade do Debian se compara em prestatividade!

Um abraço!
Membro Sênior

Ver Perfil WWW
« Responder #71 : 30 de Agosto de 2011, 21:16 »

Configuração de Login automático e de sessão é em:
mcc > inicialização > habilitar login automático.

Achei em alguns segundos, talvez bom senso em procurar um pouquinho a mais antes de sair reclamando aos 4 ventos, façam sua parte também. Piscar
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #72 : 30 de Agosto de 2011, 21:29 »

kidsoeiro,

Eu fiz uma instalação hoje mesmo numa máquina virtual do virtualbox, troquei o tema do kdm para Oxygen e apareceu sim uma opção para selecionar o ambiente desktop. E não estava em árabe não (só não me lembro se estava em português ou inglês).

Bem, a única diferença talvez é que fiz a instalação pela rede, usando o boot.iso como eu já falei. Eu estava testando justamente essa forma de instalação. Na máquina que estou escrevendo agora a instalação do Mandriva 2011 foi feita a partir de um 2010.2 atualizando os repositórios. E fiz iso na época do mandriva 2011 RC2 e agora (acho) estou com a versão final do 2011.

Quanto ao Gnome 3 eu acho que a opção da mandriva em não utilizá-lo no mandriva 2011 foi acertada, apesar de ter sido lançado há meses. Muita gente não gostou do Gnome 3 e, como o Gnome passou a ser um ambiente não suportado oficialmente, fazer uma troca tão radical do Gnome 2 para o Gnome 3 demandaria muito mais testes.

Acho que se você quer usar o Gnome 3, o Fedora ou o Opensuse (não sei se ele já está usando), seria mais interessante no momento.

O que eu achei do Mandriva 2011 ?!

O que não gostei:
- do menu Rosa (mas que felizmente pode ser trocado facilmente)
- do tema default do kdm (que pode ser trocado também)
- de só oferecerem a opção de liveDVD oficialmente. O instalador tradicional é muito útil em vários casos, inclusive a opção de instalar em modo texto.

O que gostei:
- finalmente existe um liveDVD de 64 bits (o Mandriva One antes só existia em 32 bits)
- o uso de tecnologias importantes como o systemd
- pacotes non-free no liveDVD, para maior praticidade
- adição automática dos repositórios

Acho que podemos solucionar vários dos problemas citados e também criar imagens iso com outros ambientes gráficos fazendo remasterizações (spins), como acontece com o Fedora. Notem que os pacots task-gnome, task-xfce, etc continuam no mandriva 2011, só não estão no liveDVD. Antes também só havia edições KDE 4 e Gnome 2 do Mandriva One. As ediçõs LXDE e XFCE eram não oficiais, além da edição de 64 bits do mandriva One.

Resumindo: Houve uma grande mudança nessa versão do mandriva 2011, algumas para melhor e outras para pior, mas pelo menos as pioradas são mais fáceis de consertar e as melhorias seriam muito difíceis de fazer sozinho. No balanço geral, eu gostei da edição, embora esperaria estabilizar um pouco mais para colocar em um grande número de máquinas.
Ué, se o GNOME não é suportado, tanto faz ter a versão 2.32 ou 3 nos repositórios, cada um usa por sua conta e risco!!! E, no final das contas, o que é o tal pacote gnome-qualquercoisa3 que tem lá?!?! É só para confundir?!?! Então, também não o incluísse.
E, creio realmente que, por você ter feito uma instalação diferente, os resultados também o foram. Gostaria que o pessoal mudasse o tema do KDM aí e dissesse qual o idioma selecionado, para quem fez a instalação do DVD. Eu testei o Oxygen-Ar, que não tem a opção de mudar ambiente, mas, pelo screen, realmente a opção Oxygen dark que tem lá parece ter essa opção.
Fique com Deus.

MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #73 : 30 de Agosto de 2011, 22:06 »

Ué, se o GNOME não é suportado, tanto faz ter a versão 2.32 ou 3 nos repositórios, cada um usa por sua conta e risco!!! E, no final das contas, o que é o tal pacote gnome-qualquercoisa3 que tem lá?!?! É só para confundir?!?! Então, também não o incluísse.
E, creio realmente que, por você ter feito uma instalação diferente, os resultados também o foram. Gostaria que o pessoal mudasse o tema do KDM aí e dissesse qual o idioma selecionado, para quem fez a instalação do DVD. Eu testei o Oxygen-Ar, que não tem a opção de mudar ambiente, mas, pelo screen, realmente a opção Oxygen dark que tem lá parece ter essa opção.
Fique com Deus.

Kidsoeiro,

Eu não instalei aqui nenhum outro ambiente gráfico, portando só tem instalado o KDE4. Fiz a instalação normal no VirtualBox, do LiveDVD que baixei do site oficial da Mandriva, conforme comentei antes. Não alterei configuração nenhuma, apenas fiz as alterações sugeridas pelo Manoel Pinho, em "Configurar sua Sessão", em "Tela de Autenticação" e "Tema".  

De fato, no meu caso, após a mudança de tema do login, o idioma do login ficou em árabe (mas só do login), conforme mostram as imagens abaixo. Mas por outro lado, parece haver opção para mudar de ambiente gráfico, ou pelo menos em tese, pois eu não instalei o Gnome. Mas depois de instalado, deveria parecer junto com o KDE4 que está nas imagens abaixo.  

Parece que só a última imagem - do login padrão - que não tem opção para troca para outros ambientes gráficos. Só há a opção de login e no canto inferior direito, dois botões, o menor para reiniciar e o vermelho-maior para desligar.

Obs: só o idioma do login ficou em árabe, pois ao abrir o Mandriva, continua o idioma todo em pt-Br.

Abs
Macxi

_________

« Última modificação: 30 de Agosto de 2011, 22:16 por MacXi » Registrado

kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #74 : 30 de Agosto de 2011, 22:14 »

Hmmmmm.... então eu posso ter me enganado, sim. Mas, talvez não. Não apareceu a opção do E17 para mim em nenhum deles e eu pensei que também tinha instalado o GNOME 3, mas, já está esclarecido que essa opção não funciona. E, instalei também o Window Maker. Estranho isso, mas, está anotado, o erro deve ter sido meu.
Fique com Deus.

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 23   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: