mandrivabrasil.org - Forum
24 de Maio de 2013, 16:03 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 23   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mandriva 2011 “Hydrogen” final foi lançado  (Lida 24897 vezes)
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #120 : 02 de Setembro de 2011, 17:26 »

Pessoal,
Quanto às reclamações contra não haver mais imagens iso com gnome e outros detalhes, podemos ver como se faz a remasterização no Mandriva 2011 e tentar fazer nossas próprias remasterizações, assim como existem os spins do Fedora
http://spins.fedoraproject.org/
Pelo que li em
http://br-linux.org/2011/mageia-alfa-2/#comment-118285
o Mandriva 2011 está usando a ferramenta livecd-tools e não mais o draklive como antes. Esse livecd-tools é usado pelo Fedora e há instruções de uso em
http://fedoraproject.org/wiki/FedoraLiveCD
http://fedoraproject.org/wiki/How_to_create_and_use_a_Live_CD
Ou seja, parece que está mais fácil remasterizar o Mandriva agora do que antes (eu nunca consegui antes).

Para essa versão 2011 eles com quase certeza não vão mudar de ideia. O que estou pensando é em criarmos uma remasterização nossa. Algumas ideias minhas:
- Criação de uma versão Gnome e, talvez, uma com o LXDE também, além do KDE.
-  No caso da versão KDE, a troca do tema do KDM por outro que permita a seleção de ambientes gráficos (como falado), e a retirada do menu ROSA e outros widgets ROSA, deixando os do KDE 4 tradicional.
- Retirada de pacotes de línguas mais exóticas, caso diminua significativamente o tamanho da imagem iso.
Precisamos agora é aprender como se faz a remasterização no Mandriva 2011, Eu creio que deva ser quase igual ao Fedora.

Manoel Pinho,
Acho uma boa ideia mesmo a possibilidade de remasterização. Se realmente ficar fácil, simples de fazer, vai ser muito bom. Seria uma forma de criar novas distros derivadas da Mandriva, que hoje tem poucas, como foi comentado no tópico "Porque a Mandriva tem poucas distro Derivadas e a Debian muitas?". Acho que isso é essencial para tornar a distro mais popular, inclusive vai ajudar a popularizar o KDE também, já que os mais populares Debian, Ubuntu e Fedora usam o Gnome como ambiente gráfico principal.
Abs
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, 18:17 por MacXi » Registrado

Roger de Almeida
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #121 : 02 de Setembro de 2011, 17:37 »

Alguém fez a comparação entre a versão 2010.2 e a 2011?
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #122 : 02 de Setembro de 2011, 17:41 »

Roger,
Não vi nenhuma ainda, mas depois de resolver o meu problema c/ as assinatura dos pacotes, vou tentar fazer.
Abs

Obs. pelo menos uma daquelas básicas, para iniciantes.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, 17:43 por MacXi » Registrado

Roger de Almeida
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #123 : 02 de Setembro de 2011, 17:41 »

Roger,
Depois de resolver a questão da assinatura dos pacotes, vou tentar fazer.
Abs

Beleza!!!
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #124 : 02 de Setembro de 2011, 19:09 »

Acho que poderiam adicionar uma enquete neste tópico sobre este assunto.

A pergunta seria: Qual ambiente gráfico a Mandriva poderia manter Oficial, juntamente com KDE?

1- Gnome;

2- Lxde;
3- Xfce;
4- E17
5- Unity

O que acham?  Sorriso forçado

Para essa versão 2011 eles com quase certeza não vão mudar de ideia. O que estou pensando é em criarmos uma remasterização nossa. Algumas ideias minhas:

-  No caso da versão KDE, a troca do tema do KDM por outro que permita a seleção de ambientes gráficos (como falado), e a retirada do menu ROSA e outros widgets ROSA, deixando os do KDE 4 tradicional.
- Retirada de pacotes de línguas mais exóticas, caso diminua significativamente o tamanho da imagem iso.

Precisamos agora é aprender como se faz a remasterização no Mandriva 2011, Eu creio que deva ser quase igual ao Fedora.

Na minha opinião seria bom ter uma alternativa leve ao KDE, e nesse caso sugiro LXDE.
Agora para a remasterização feita por aqui talvez seja bom começar com o Gnome, pq já tem uma versão LXDE da EduMandriva no link que pus ali em cima.

Agora que a Mandriva deveria manter um ambiente alternativo ao KDE não tenho dúvidas!

Um abraço!
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #125 : 02 de Setembro de 2011, 21:58 »

Editado: NÃO ADICIONE OS REPOSITÓRIOS PLF NO MANDRIVA 2011 POR ENQUANTO ! A EXPLICAÇÃO ESTÁ AQUI

http://mib.pianetalinux.org/mib/news/mandriva-news/1100-here-is-mandriva-2011-restricted-repo-preview

Pessoal,

Uma dica: embora o easyurpmi ainda não esteja mostrando o mandriva 2011 na lista de versões, é possível adicionar os repositórios PLF para o mandriva 2011 (sim, eles ainda existem para o Mandriva 2011) com os seguintes comandos (como root):

mandriva 2011 i586 (32 bits):
urpmi.addmedia --distrib --mirrorlist 'http://api.mandriva.com/mirrors/basic.2011.0.i586.list'

mandriva 2011 x86_64 (64 bits):
urpmi.addmedia --distrib --mirrorlist 'http://api.mandriva.com/mirrors/basic.2011.0.x86_64.list'
« Última modificação: 03 de Setembro de 2011, 08:10 por Manoel Pinho » Registrado

rsvc
Membro Vitalício

Ser ou não ser, Eis a questão.

Ver Perfil WWW
« Responder #126 : 02 de Setembro de 2011, 22:41 »

Olha gente, instalei o skype tranquilamente no mandriva 2011. Sou contra o uso de scripts , ma neste caso o Skype4Mandriva do Megaf funcionou normalmente.
Ps: Funciounou apenas o script em ingles, o em portugues foi modificado e representa 146 linhas, quase o dobro da versão em ingles..
E, alem de estar diferente, o script em portugues não funcionou

Apenas com um $wget http://dl.dropbox.com/u/2281263/Skype4Mandriva/Skype4Mandriva_latest_En.sh
pode baixar o skype, para instalar use apenas o comando sh
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
rsvc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #127 : 02 de Setembro de 2011, 22:55 »

Pessoal,
Quanto às reclamações contra não haver mais imagens iso com gnome e outros detalhes, podemos ver como se faz a remasterização no Mandriva 2011 e tentar fazer nossas próprias remasterizações, assim como existem os spins do Fedora
http://spins.fedoraproject.org/
Pelo que li em
http://br-linux.org/2011/mageia-alfa-2/#comment-118285
o Mandriva 2011 está usando a ferramenta livecd-tools e não mais o draklive como antes. Esse livecd-tools é usado pelo Fedora e há instruções de uso em
http://fedoraproject.org/wiki/FedoraLiveCD
http://fedoraproject.org/wiki/How_to_create_and_use_a_Live_CD
Ou seja, parece que está mais fácil remasterizar o Mandriva agora do que antes (eu nunca consegui antes).

Manoel Pinho,
Acho uma boa ideia mesmo a possibilidade de remasterização. Se realmente ficar fácil, simples de fazer, vai ser muito bom. Seria uma forma de criar novas distros derivadas da Mandriva, que hoje tem poucas, como foi comentado no tópico "Porque a Mandriva tem poucas distro Derivadas e a Debian muitas?". Acho que isso é essencial para tornar a distro mais popular, inclusive vai ajudar a popularizar o KDE também, já que os mais populares Debian, Ubuntu e Fedora usam o Gnome como ambiente gráfico principal.
Abs

Na verdade, fica dificil comparar Mandriva com Debian, pelo menos no item "distros derivadas". Não sei se estou correto, mas a Mandriva é derivada da Redhat, sendo a união da Conectiva e Mandrake. Me corrija se eu estiver errado... Mas concordo que a remasterização seja interessante , no caso de alternativas a uso de outros ambientes bem como mudança de certos temas no kde. (Rosa)
Em contrapartida o proprio Debian tem versão com kde, Opensuse, Mandriva, Sabayon, Pclinuxos, Centos, Slackware, Mageia, Salix, Pardus, Arch, Mint Kubuntu e outras... Mas concordo que a derivação da Mandriva só tende ao desenvolvimento e progresso so Sl.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
rsvc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #128 : 02 de Setembro de 2011, 22:57 »

EDITADO: NÃO ADICIONE OS REPOSITÓRIOS PLF NO MANDRIVA 2011 POR ENQUANTO. EU NÃO SABIA DO PROBLEMA COM O PLF.

Boa dica Pinho. Ja tinha visitado o easyurpmi sem sucesso na execução desta tarefa. O caso é que estou acostumado apenas a usar os itens do menu no site. HEHEHE. To quase igual usuario do IE. aaaaaaahahahha. Sorriso forçado

« Última modificação: 03 de Setembro de 2011, 08:11 por Manoel Pinho » Registrado

rsvc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #129 : 02 de Setembro de 2011, 23:33 »

Vejam como ficou meu mandriva 2011, simples , sem firulas.

http://www.2shared.com/photo/2kkIX5cC/desktop.html
gabriel_jgm
Membro Sênior

Deus é fiel!!

Ver Perfil
« Responder #130 : 03 de Setembro de 2011, 01:01 »

A diferença pode estar aí, pois não instaclei os drivers pelo MCC, mas, baixados do site oficial. Experimente fazer isso e veja se dá certo, comigo funcionou tanto no kernel original quanto no 3.0.3 linus que vem nos repositórios (não usei o MIB). Você só precisa do kernel-devel do kernel utilizado para instalar esse driver, basta executar e aceitar as configurações padrão sugeridas.
Fique com Deus.

Kid, muito obrigado pela dica, o problema foi parcialmente resolvido...
Já consigo desligar/reiniciar normalmente, porém ao tentar ativar os efeitos da área de trabalho o problema voltou e tive que reinstalar o driver. Também estou achando o desempenho do video um pouco abaixo do normal.
Código:
[gabriel@localhost ~]$ lspcidrake |grep -i card
Card:ATI Radeon HD 2000 and later (radeon/fglrx): ATI Technologies Inc|Device 68e4 [DISPLAY_VGA]
Card:ATI Radeon HD 2000 and later (radeon/fglrx): ATI Technologies Inc|M880G [Mobility Radeon HD 4200] [DISPLAY_VGA]
[gabriel@localhost ~]$ glxgears
8885 frames in 5.0 seconds = 1776.937 FPS
9324 frames in 5.0 seconds = 1864.588 FPS
9517 frames in 5.0 seconds = 1903.312 FPS
9268 frames in 5.0 seconds = 1853.391 FPS
9270 frames in 5.0 seconds = 1853.956 FPS
9353 frames in 5.0 seconds = 1870.568 FPS

Como poderei ver se está sendo utilizado o driver correto?

Abraços,
Gabriel.
No 2011 eu tive que editar o xorg.conf na mão, coisa simples, basta trocar a seção do driver de "ati" para "fglrx", aí funcionou. Recomendo reiniciar a máquina. Se quiser ter certeza do xorg.conf antigo não influenciar o processo, apague-o e rode o XFdrake novamente.
Pela saída do seu glxinfo, me parece que tudo foi detectado corretamente. Poste a saída do comando "glxinfo | grep renderer".
Fique com Deus.

Código:
[gabriel@localhost ~]$ glxinfo | grep renderer
OpenGL renderer string: AMD Radeon HD 6300M Series

De acordo com a resposta no comando acima a placa foi reconhecida e o driver está funcionado, porém ainda estou achando o desempenho abaixo do normal. Também editei o "xorg.conf" e mudei o driver para "fglrx" mas não mudou muita coisa no desempenho.

Obrigado!
Abraços,
Gabriel.

Mandriva Desktop
sptw
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #131 : 03 de Setembro de 2011, 03:43 »

Pessoal,

A respeito dos erros de assinatura e dos repositórios....Os erros estão mesmo acontecendo.Eu mesmo também já passei por isto com um ou dois programas...não me lembro agora...Mandei instalar mesmo assim....

A respeito especificamente da sugestão do Manoel Pinho.....No dia seguinte do lançamento, não quis nem saber, adicionei a PLF e mandei ver.....está com problemas mesmo, embora esteja lá os programas específicos para a versão 2011Tem erros de assinaturas, mas pior do que isso, falta dependência e quando não falta, a dependência instalada é mais nova do que o programa pede no PLF.Um exemplo aqui: mplayer...pede libx264.so.110....e a instalada por default é a 115.Nao tem a libx264.so.110 no PLF para versão 2011, e nem muito menos o software esta preparado esperando a 115, então tive que baixar do site rpm.pbone para a versão 2010.1.A pergunta que muitos podem fazer é porque eu estou instalando do PLF e não mantendo a oficial.....Simples ainda não tenho certeza se softwares proprietários e de engenharia reversa estão mesmo sendo colocados nos repositórios oficiais como diziam.....leia-se libdvdcss e outros afins....

O pessoal da MIB Italiana está recomendando não instalar o repositório PLF e nenhum outro a não ser os oficiais.Parece que o que está no PLF é para Mageia e nao para mandriva 2011.Diz também que o pessoal da RosaLabs já pediu para o responsável do PLF e mandriva para ir repondo os programas na mídia correspondente, mas pelo visto até agora nada de concreto.

Continuando a história, reza a lenda lá, que o pessoal da rosa labs esta descansando e assim que voltarem vão colocar todos os programas, inclusive os do PLF, nas mídias oficiais.Eu gostaria de ter a certeza que os programas de patente , com engenharia reversa também vão estar nos repositórios oficiais.No Passado isso nem pensar !!!

De qualquer maneira, até que o pessoal da rosa labs transfira os programas todos para as midias oficiais, fica aqui o link para adicionar repositórios revisados e garantidos para mandriva 2011.O link é só ate o pessoal da rosa labs voltar das férias....depois vai sair....

http://mib.pianetalinux.org/mib/news/mandriva-news/1100-here-is-mandriva-2011-restricted-repo-preview

Em tempo: a história parece que nenhum dos outros repositórios além dos oficiais e este acima estão preparados para o RPM5. B...a já vi que vou ter que reinstalar tudo de novo mais tarde rsrsrs

Mais uma em tempo: tem programa que não compila nem a pau mais.HandBrake por source, eu não consigo mais compilar...esta me parecendo que houve alguma mudança na versão do autoconf.Morre dizendo que falta alguma library do DBUS ( desculpem, não me lembro agora, e não vou recompilar de novo).Antes na versão 2010.2 com todas as dependências solicitadas pelo desenvolvedor do software compilava tranquilo... 
« Última modificação: 03 de Setembro de 2011, 04:08 por sptw » Registrado
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #132 : 03 de Setembro de 2011, 07:24 »

Em relação aos pacotes com assinaturas erradas, bom, isso é um tanto comum quando lançam unova versão, não sei o porquê. Se os pacotes são novos, deveriam ser todos reassinados e, então, esse problema não deveria acontecer. Mas, já vi acontecer de reaproveitarem o pacote anterior, ainda em mesma versão, com a assinatura inválida, o que gera esse problema.
Na questão remasterização, creio que o ideal seria gerar, primariamente, a versão GNOME e uma versão mista, mais completa, como o DVD Free. Creio que sejam as faltas mais sentidas.
Gabriel, sua placa foi reconhecida corretamente e também deve estar instalada corretamente. Qual o software que você está usando como benchkark?!?! Não confie nem no glxgears ou mesmo no fgl_glxgears. Ele aferem mais se a aceleração está ativa do qualquer outra coisa. Para você ter uma ideia, ao trocar minha Radeon HD 3850  pela minha atual HD 6870, não houve qualquer alteração nesses programas. Mas, ao rodar o phoronix, aí sim a placa de vídeo melhor mostrou desempenho melhor, embora ainda abaixo do esperado. Isso provavelmente porque os testes do phoronix são datados, sem otimização. Provavelmente uma HD 6990, com duas GPUs, não tivesse grande performance. Mas, de maneira geral, a 6870 teve pelo menos 50% a mais de performance que a placa antiga.
Fiquem com Deus.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2011, 07:34 por kidsoeiro » Registrado

Uploaded with ImageShack.us
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #133 : 03 de Setembro de 2011, 08:13 »

sptw,

Obrigado pelo aviso sobre o problema dos repositórios PLF para o Mandriva 2011. Estou removendo da minha máquina e já editei a recomendação acima.
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #134 : 03 de Setembro de 2011, 09:36 »

sptw,
Obrigado pelo aviso sobre o problema dos repositórios PLF para o Mandriva 2011. Estou removendo da minha máquina e já editei a recomendação acima.

Manoel Pinho e Sptw,

Tem um tópico no Fórum Oficial do Mandriva (en) com o título: "Where is the Plf repository?" (Onde está o repositório PLF?).

Não sei se entendi direito, mas o usuário akdengi, comenta de forma confusa,  que o repositório PLF não está sendo mantido, que será usado só o repositório da Mandriva.

• Now not maintained PLF Triste Will be Restrected repo by Mandriva, but is not Triste You may use my (Edumandriva) non-free repo and say me, wath is absent from PLF. I'm try build packets for it Sorridente
.

Perguntado se haverá um PLF restrito no futuro, novamente, ele disse:

• With my ugly english, probably yes. I don't not trust there, but take a talks that Mandriva will planed do it (not named PLF). Some things by PLF now in cooker (emulators), but some not.

Acho que ele respondeu que "provavelmente sim, mas não com o nome PLF e que algumas coisas do PLF estão agora no Cooker, e outras não".

Agora é esperar o pessoal do RosaLabs da volta das férias.

Abs

Obs 01: agora tem vários usuários online lá (3/9/11, 9h), e a discussão continua, inclusive com um comentário  do NicCo, da equipe MIB, que não recomenta o uso do PLF por não estar mais sendo mantido. Ele diz que o PLF foi praticamente bifurcada para a Mageia (PLF pratically forked for mga... ), o que é um erro porque o Mageia não usa o repositório PLF.

Pelo que estou vendo, a Mageia já fez o que Mandriva parece q vai fazer. A Mageia Já descartou o repositório PLF.  A Mageia fez uma análise técnica e jurídica e colocou no "repositório oficial Tainted" só os pacotes do PLF que fossem jurídicamente permitidos e que fossem essenciais, o resto foi pro espaço. Um exemplo é o codec win32, que é um dos que foi descartado. No mês de Junho último deu uma discussão grande lá no Fórum Oficial Mageia (Re: Graphics card and multimeida codecs), e pelo que entendi, um exemplo é esse codec win32, que é problemático juridicamente (tem restrições legais), e não é mais essencial.

Obs 02: Esses codec são um problema de todas as distribuições linux. Quanto maior a distro, mais cuidado deve ter com os aspectos legais, principalmente distro comerciais como a Mandriva. A única dúvida é qual a solução que a Mandriva vai dar para essa questão, isso é que ainda não está claro.

« Última modificação: 03 de Setembro de 2011, 11:21 por MacXi » Registrado

Páginas: 1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 23   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: