alvarojosedeoliveira
Novato
|
 |
« Responder #8 : 13 de Maio de 2012, 09:07 » |
|
Desde o primeiro Mandrake, até o Mandriva 2010, nunca tive uma decepção igual a esta do Mandriva 2011. Não instala na minha máquina, nem em modo fixo, nem em modo live. Após dado o "boot" pelo DVD, segue normalmente, até chegar a hora de instalar o vídeo. Aí então, aparece uma tela preta, que vai ficando indefinidamente e nada mais funciona, nem mesmo a chave de desligar. Para sair desta situação, só pressionando a tecla reiniciar, que o meu gabinete, por sorte, ainda tem, ou desligando o estabilizador de tensão. Minha placa de vídeo é uma Point of View nVidia geForce 9800 GT. Foi dito em fóruns que o problema está no tal de Nouveau, que tenta instalar um driver não proprietário para a placa de vídeo, conseguido através de engenharia reversa. Mas não tem driver para a minha placa. Por isso, há o congelamento na instalação. Em outros Mandriva, quando acontecia algo desse tipo, era colocado um driver VESA e a instalação prosseguia normalmente, mas com o Mandriva 2011 não existe essa possibilidade. Isto acontece também com o fork russo do Mandriva, chamado POCA, ou rosa em russo. Não consigo instalar. Tentando instalar o Ubuntu 2012.04 ou o Kubuntu 2012.04, apareceu o mesmíssimo problema, sé que consegui contorná-lo passando para o kernel as opções de "vesa" e "nomodeset", com o que, ambos são instalados normalmente, mas com o Mandriva 2011 esses comandos não funcionam. Disseram que para contornar o problema era só retirar a placa de vídeo "offboard" e deixar funcionando na "onboard" que a instalação aconteceria normalmente. Mas, depois de instalado, serei obrigado a usá-la, sem poder usar a geForce, pois mesmo assim, ainda não há driver para ela. Vou usar o Mandriva 2010 até que seja resolvido este bug. Le Nouveau est mort!
|