mandrivabrasil.org - Forum
24 de Maio de 2013, 12:29 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mandriva 2011 live e driver nouveau  (Lida 1089 vezes)
flavioml
Novato
*

Ver Perfil
« : 01 de Setembro de 2011, 16:49 »

Tenho tentado rodar o Mandriva 2011 na forma live, sem sucesso. A razão disso se prende a uma notória incompatiblidade entre o driver nouveau e o meu hardware, que na parte de vídeo é composto por lum adaptador onboard nvidia 7150 e por um monitor samsung 632 nw plus.
Acredito que o problema deriva da incapacidade da dupla nouveau/udev de lidar adequadamente com o modeline do monitor, resultando em um desktop totalmente deformado, com as fontes quase que ilegíveis ou com um vídeo formado pro dezenas de miniaturas do desktop, em ambos os casos absolutamente inusável.
Tal bug, que vinha acontecendo com as mais diversas distros que passaram a adotar o nouveau como padrão, me obrigava a instalar o sistema e entrar em modo texto para criar um xorg provisório usando o vesa e posteriormente instalar o driver proprietário da nvidia.
Nas versões 15 do fedora e 11.04 do ubuntu o nouveau tornou-se usável para mim e daí, pensei que seria tranquilo rodar o Mandriva em modo live e tentei os mais diversos cheatcodes para isso, sem sucesso. Tentei o nomodeset, xdriver=vesa e rdblacklist nouveau mas o sistema insiste em apresentar o desktop deformado e inservível do nouveau antigo.
Pesquisei nos foruns e não consegui descobrir uma forma de desativar o nouveau e usar o vesa em modo live.
A minha esperança é que alguém aqui no forum tenha a solução para isso.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 01 de Setembro de 2011, 17:55 »

Tentou reconfigurar o vídeo com o XFdrake?!?! Uso ATI, mas, tive problemas que foram solucionados reconfigurando o vídeo.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
San-R
Membro Vitalício

Amigo de verdade te esfaqueia pela frente.

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 02 de Setembro de 2011, 04:25 »

Aproveitando o tópico, tem alguma vantagem em se utilizar esse driver Nouveau ao invés do proprietário da nvidia?
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 24 de Setembro de 2011, 13:41 »

Aproveitando o tópico, tem alguma vantagem em se utilizar esse driver Nouveau ao invés do proprietário da nvidia?

Em termos de recursos não. O driver proprietário é superior ainda.

A vantagem de ter um driver livre é mais filosófica e por possibilitar a distribuição das distribuições linux sem ter problemas legais. Mas o driver ainda tem que melhorar bastante.
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #4 : 24 de Setembro de 2011, 13:47 »

Eu não sei se você vai conseguir resolver esse problema só acrescentando parâmetros de boot, mas talvez ache alguma solução neste tópico

https://qa.mandriva.com/show_bug.cgi?id=63499

que está linkado na errata

http://wiki.mandriva.com/en/2011.0_Errata#New_video_driver_for_the_Nvidia_chipsets_doesn.27t_work_with_some_of_them
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 24 de Setembro de 2011, 15:32 »

Em termos de recursos não. O driver proprietário é superior ainda.

A vantagem de ter um driver livre é mais filosófica e por possibilitar a distribuição das distribuições linux sem ter problemas legais. Mas o driver ainda tem que melhorar bastante.
Até onde sei, o driver Noveau não possibilita recursos 3D avançados, isso procede?!?!
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
anderobelo
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #6 : 26 de Setembro de 2011, 11:14 »

seguinte constatei que o live dvd não vira com a minha placa off board uma nvidia 8400gs, dai resolvi tirar a mesma e deixar a on que é uma ATI4850 bem gostarai de tirar a seguinte duvida se eu instalasse o mandriva 2011 através da on e depois tentasse colocar a off será que o sistema reconheceria e daia para mim colocar os drivers proprietários? pergunto isso porque instalei aquele dvd boot que faz a instalação via net mas na hora de instalar o driver da minha nvdia ele não deixava, aparecia uma mensagem que dizia estar com erro e eu deveria configurar manualmente
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #7 : 28 de Setembro de 2011, 23:38 »

Já fiz o teste entra no sistema operacional mas congela.Afff fico impressionado como lança uma versão do mandriva sem ter suporte completo para as placas de video.
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #8 : 13 de Maio de 2012, 09:07 »

Desde o primeiro Mandrake, até o Mandriva 2010, nunca tive uma decepção igual a esta do Mandriva 2011. Não instala na minha máquina, nem em modo fixo, nem em modo live. Após dado o "boot" pelo DVD, segue normalmente, até chegar a hora de instalar o vídeo. Aí então, aparece uma tela preta, que vai ficando indefinidamente e nada mais funciona, nem mesmo a chave de desligar. Para sair desta situação, só pressionando a tecla reiniciar, que o meu gabinete, por sorte, ainda tem, ou desligando o estabilizador de tensão.
Minha placa de vídeo é uma Point of View nVidia geForce 9800 GT.
Foi dito em fóruns que o problema está no tal de Nouveau, que tenta instalar um driver não proprietário para a placa de vídeo, conseguido através de engenharia reversa. Mas não tem driver para a minha placa. Por isso, há o congelamento na instalação.
Em outros Mandriva, quando acontecia algo desse tipo, era colocado um driver VESA e a instalação prosseguia normalmente, mas com o Mandriva 2011 não existe essa possibilidade. Isto acontece também com o fork russo do Mandriva, chamado POCA, ou rosa em russo. Não consigo instalar.
Tentando instalar o Ubuntu 2012.04 ou o Kubuntu 2012.04, apareceu o mesmíssimo problema, sé que consegui contorná-lo passando para o kernel as opções de "vesa" e "nomodeset", com o que, ambos são instalados normalmente, mas com o Mandriva 2011 esses comandos não funcionam.
Disseram que para contornar o problema era só retirar a placa de vídeo "offboard" e deixar funcionando na "onboard" que a instalação aconteceria normalmente.
Mas, depois de instalado, serei obrigado a usá-la, sem poder usar a geForce, pois mesmo assim, ainda não há driver para ela. Vou usar o Mandriva 2010 até que seja resolvido este bug.
Le Nouveau est mort!
  Imprimir  

Ir para: