Autor Tópico: Sugestão de divulgação da Mandriva: criar um site que simula a distro, com dicas  (Lida 3626 vezes)

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
Pessoal,

Pergunto se alguém tem alguma habilidade ou ideias com a edição de páginas em html?

1 - Para que?
Para criar, com muitas imagens e textos breves,  uma espécie de apresentação da área de trabalho e outras ferramentas de uma distribução linux, no caso aqui seria a Mandriva. Estou fazendo esta mesma proposta no Fórum MageiaBrasil

2 - Objetivo
Divulgar a aparência da distro para novos usuário, dar dicas de como funciona tudo de forma gráfica/imagens e indicar link para textos de ajuda e tutoriais  que já existem.

3 - Motivo
Agora que a Mandriva 2011 foi lançada e a Mageia já está com o planejamento da sua versão 2, cabe agora divulgar e ampliar os usuários. O que eu achava que ia ocorrer já desde o ano passado (em 2010) com a Mandriva 2010.1 que estava 110%, foi adiado, não aconteceu pois ocorreu mudança de rumo com a Mandriva mudando de dono, os russos, e ocorrendo a criação do fork Mageia. A Mandriva 2011 está bonita e promete, mas ainda está com alguns probleminhas, pois acabou de ser lançada. A Mageia está bonita, é o Mandriva 2010.1 (ou o 2010.2) atualizada e, na minha opinião está estável e sem maiores problemas. Com o tempo acredito que estas duas distros vão ocupar mais espaços, principalmente porque são boas na versão KDE, que está cada vez mais polida e no Mandriva 2011, o painel inferior está com os ícons muito parecido com o Windows7, só que melhor, é linux e é muito mais flexivel. As versões Gnome mesmo sendo ótimas, tanto na Mageia como na Mandriva, imagino que são mais difícil ocupar o mercado q já tem excelentes versões do Gnome feitas pelo Debian/Ubuntu/Fedora. Acho que foi essa a estratégia dos novos dirigentes da  Mandriva: apostar tudo no KDE. Por tudo isso, acho que agora cabe agora divulgar e ampliar os usuários.

• 3.1 - Porque não fazer um vídeo?
    Porque já tem muitos vídeos na internet e  vídeo  é só para assistir, não se pode consultar links nele e as vezes são pesados. No site há a possibilidade de links e textos com muitas ferramentas visuais, imagens e screenshots com explicações e a pessoa pode pesquisar conforme sua necessidade.

3.2 - Por que não um texto wiki?
    Porque já tem muitos e a proposta é fazer um tutorial com imagens e explicações breves, linkando para os tutoriais que já existem na internet ou na própria distro.

4 - Ideia
A ideia é editar textos  com a apresentações da área de trabalho e as ferramentas básicas de configuração do Centro de Controle Mandriva-CCM, o Configuração de Sistemas-KDE e algumas ferramentas de configuração da área de trabalho, como icones, painel inferior etc, com um conjunto de arquivos em HTML (que acho que é mais fácil de editar), como se fosse um site, que pudessem ser disponibilizado na internet, e que pudessem ser adequados à cada ambiente gráfico e ferramentas de cada distro.

Esses arquivos em HTML poderiam ser um site na internet para acesso online ou para acesso Offline com texto instaláveis na própria distro. Ele iria  apontar para apresentações e tutoriais sobre as respectivas ferramentas de cada distro.

5 - Proposta para Mandriva
A proposta é tentar fazer um modelo e depois ver se o pessoal da Mandriva oficial adota a ideia para melhorar e incluir no próximo lançamento.

• Estou fazendo esta proposta aqui no  Fórum MandrivaBrasil também, porque esperei ver no lançamento da Mandriva 2011 para ver se iria ser implementada a proposta de: "Introduzir uma aplicação de boas-vindas, que explica os principais conceitos e funcionalidades de Linux em geral e Mandriva em particular", que está  nas características do Mandriva 2011, conforme está no wiki Mandriva em "Technical specifications"  e conforme o Eugeni Dodonov comentou no Fórum MandrivaBrasil, no tópico: Mandriva 2011 - especificações. Pelo que vi até agora, não achei nada nesse sentido, acho que eles não conseguiram implementar ainda esta proposta.

6 - Sugestão:
Por isso, estou sugerindo a edição de uma espécie de site, numa licença creative commons, ou seja, para quem quiser usar, mas quem ajudar fica com o crédito. Estou propondo isso porque imagino que seja super simples para qualquer um que tenha noções básicas de edição de HTML. Eu tenho só uma noção básica, e perco muito tempo para fazer qualquer coisa nessa área e já tentei e saiu tudo torto, e principalmente porque não vou ter mais tempo livre. Mesmo assim vou insistir nessa proposta e convido quem tiver alguma habilidade, a ajudar nessa proposta.

Logo que puder, vou fazer um rascunho e colocar aqui para dar uma idéia do que estou falando.

Abs  :)
Macxi
« Última modificação: 05 de Setembro de 2011, 17:44 por MacXi »

Offline Manoel Pinho

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !
    • Ver perfil
Re:Sugestão de divulgação da Mandriva: criar um site que simula a distro, com dicas
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2011, 10:54 »
Bem, para começar, aqui

http://www.linuxbsdos.com/2011/08/26/mandriva-2011-installation-and-disk-partitioning-guide/

mostra o processo de instalação até a primeira tela do mandriva 2011.

Offline MacXi

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
Re:Sugestão de divulgação da Mandriva: criar um site que simula a distro, com dicas
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2011, 16:06 »
Manoel Pinho,

A minha sugestão é criar um site para divulgar a distro com simplicidade, que possa ser atualizado com facilidade quando ocorrerem lançamento de novas versões da distro. Um site em que as pessoas possam ver como está o ambiente gráfico  e passear com simplicidade nos ambientes da distro.

Seria também um modelo de site que poderia ser usado por qualquer outra distro, bastando só trocar algumas imagens e textos, como fiz agora com um site semelhante da Mageia.

Colo o link abaixo, do primeiro teste do site que falei, como proposta para divulgar a distro. Tá muito rustico, mas sei que há ferramentas profissionais de edição de site que permitem melhorar bastante esta apresentação, mas já dá para dar uma ideia.

----> Clique na imagem para acessar o site   <--------

Abs
Macxi

Obs. estas páginas de html foram editadas no Kompozer , version 0.8b1
« Última modificação: 09 de Setembro de 2011, 16:50 por MacXi »