mandrivabrasil.org - Forum
24 de Maio de 2013, 01:40 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mandriva 2011 Live DVD - não funciona em 1920x1080  (Lida 749 vezes)
Lucas R
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« : 25 de Setembro de 2011, 20:33 »

Olá pessoal.

Baixei o Mandriva 2011 e resolvi testar o Live DVD antes de instalá-lo. Ele inicializa normal, mas quando mudo a resolução para 1920x1080, o monitor entra em modo de economia de energia e nada mais funciona.

Quando dou o boot via Live DVD, a resolução de tela fica em 1600x1200, a qual não corresponde à resolução nativa do meu monitor. Abro então o MCC, vou até a seção "Hardware" e clico no ícone "Configurar placa de vídeo, monitor, etc". Encontro na lista a resolução correspondente à do meu monitor - 1920x1080 - opto por testar as configurações e tudo aparece corretamente. Finalizo a configuração e recebo a mensagem de que eu preciso reiniciar o ambiente gráfico para que as configurações entrem em vigor. Até aí tudo certo.

Ao pressionar CTRL+ALT+Backspace ou ao encerrar a sessão do usuário, a imagem da tela some, a atividade na unidades de disco cessa, o monitor entra em modo de gerenciamento de energia e nada mais funciona, não restando outra alternativa senão resetar o PC.

Como posso fazer para utilizar a resolução corretamente, uma vez que quando opto por testar as configurações de vídeo tudo aparece corretamente?

Obrigado pela atenção.
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 25 de Setembro de 2011, 22:26 »

Aqui Mandriva 2011. Fiz atualização MDV 2010.2 => MDV 2011. A resolução do vídeo aqui é 1920X1080 24 bpp. Placa nvídia, controlador proprietário da nvídia.
Não uso o controlador nouveau.
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #2 : 25 de Setembro de 2011, 23:50 »

Esqueci de dizer o modelo da minha placa de vídeo, que é uma nVidia GeForce 7300 GS.

Se o controlador é o proprietário ou o noveau eu não sei dizer ao certo. Estou usando aquele que já vem com o sistema.
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 26 de Setembro de 2011, 11:01 »

Segundo li neste fórum, o que vem com o sistema é o nouveou que é código aberto. Há diversas reclamações quanto ao seu funcionamento. Se este for o seu problema, siga os passos de costume:

1- Configure os repositórios de mídia oficial, non-free inclusive;
2- Abra o Centro de Controle do Madriva => Hardware => placa de vídeo. Acho que basta abrir para que o sistema lhe informe que existe um controlador (driver) proprietário que pode melhorar o desempenho. Então, aceite a instalação desta opção.

Pronto, ao reiniciar o servidor X seus problemas devem ter terminado.

Procure neste fórum sobre informações adicionais.
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #4 : 26 de Setembro de 2011, 13:18 »

Certas combinações de hardwares da nvidia e ati realmente estão dando problemas nesta versão, como fala na errata.

Mas não funcionar nesta resolução no modo live não é um problema tão grave na minha opinião porque depois de instalado é possível usar essa resolução (eu uso nesta resolução e com uma placa nvidia).

No modo live você está rodando o sistem,a a partir de uma mídia somente para leitura e portanto é complicado resolver certos problemas que exigem instalações de outros drivers.
Lucas R
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #5 : 10 de Outubro de 2011, 01:01 »

OK. Entendido.

Assim que eu tiver um tempo vou me aventurar em instalar o sistema aqui para testar.

No modo Live ficou bem lento. Espero que funcione melhor quando estiver instalado no disco rígido.

Obrigado pela atenção.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #6 : 10 de Outubro de 2011, 10:32 »

Se instalou o sistema puro, sem repositórios, muito provavelmente você deve estar usando o driver noveau.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Lucas R
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #7 : 13 de Outubro de 2011, 03:30 »

Acabei de instalar o Mandriva 2011 no disco rígido e não houve problema na utilização de 1920x1080, mesmo com o noveau.

Durante a instalação ele me informou que havia um driver proprietário disponível e perguntou se eu desejava utilizá-lo. Respondi positivamente, mas em seguida veio uma mensagem informando que o driver não foi encontrado e que o noveau seria utilizado. Confirmei e consegui utilizar 1920x1080 mesmo com esse driver, e até agora não tive nenhum problema com ele.

Mas mesmo assim, logo após configurar os repositórios, tentarei instalar o driver proprietário novamente e acredito que dessa vez dará certo.

Obrigado pela atenção.
  Imprimir  

Ir para: