Só para testar, eu acabei de instalar o putty e funcionou perfeitamente. Testei dando um ssh para uma máquina remota e funciona tudo sem travar nada ou resetar o computador, e olha que estou usando o desktop 3D (XGL) !
Também não tive nenhum problema com chaves criptográfica, olhe
# urpmi putty
http://ftp://ftp.proxad.net/.mirrors2/ftp.mandriva.com/Mandrakelinux/official/2007.0/i586/media/contrib/release/putty-0.58-2mdv2007.0.i586.rpminstalando putty-0.58-2mdv2007.0.i586.rpm a partir de /var/cache/urpmi/rpms
Preparando... #########################################################################################
1/1: putty #########################################################################################
Experimente remover a mídia contrib e depois adicioná-la novamente (use o site easyurpmi para gerar o comando apropriado).
Esse negócio de caracteres gráficos dá para configurar nos terminais do linux sim, mas realmente é complicado. Pode reparar que no diretório /usr/share/terminfo há uma porção de diretórios e arquivos definindo vários tipos de terminais. O terminal padrão do linux é linux e sinceramente estou estranhando o aplicativo rodar num servidor linux e apresentar esse tipo de problema. É mais comum quando se usa aplicativos rodando em servidores Unix.
Que tipo de emulação de terminal o programa necessita ? ansi ? vt-100 ?
Pode acreditar que a sua solução de usar o Mandriva como terminal de acesso é MUITO melhor do que usar windows 98. Eu acho um absurdo quando vejo empresas usando windows e programas de emulação de terminais (e muitos deles pagos) para simplesmente acessar sistemas que rodam em servidores linux ou unix quando o linux é de graça, é robusto e permite fazer o mesmo de graça.