mandrivabrasil.org - Forum
22 de Maio de 2013, 15:43 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Instalação do Putty  (Lida 6994 vezes)
viana
Membro Sênior

Ver Perfil
« : 27 de Outubro de 2006, 09:06 »

Bom dia,

precisei instalar o putty para rodar um aplicativo via ssh.
Ao comandar o urpmi putty o sistema retornou:
Pacote com assinatura não válida. Bad Key. Deseja continuar? (s/n)
Continuei, pois era urgente usar o putty. Instalou normal, mas ao rodar o putty pela primeira vez o sistema todo travou e ao reiniciar o micro, não entrava mais no modo gráfico. Iniciei então pelo modo texto e ao dar um urpme putty, retornou algo como Bad Key signature e não desinstalou.
Como removo o Putty e o instalo de novo com segurança? Instalei usando os repositórios do Easy Urpmi.
Sinta o "perfume das flores" enquanto você pode!
(David Wojnarowicz)
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 27 de Outubro de 2006, 13:10 »

E para que vc quer instalar o PuTTY se você pode dar ssh a partir de qualquer terminal do linux (do kde, do gnome, xterm, etc) ??!!

PuTTY só é necessário no windows.

Essa travada não deve ter nada a ver com o putty. Pode ser problema no seu hardware ou de configuração do sistema.
viana
Membro Sênior

Ver Perfil
« Responder #2 : 27 de Outubro de 2006, 14:20 »

Estou substituindo a assistência que um outro técnico prestava. Não que a assistência do colega fosse ruim, nada disso, mas é que eles só trabalham com Slack em modo texto. Este outro técnico instalou linux Slack modo texto puro em vários terminais. Estes terminais acessam um aplicativo específico feito para esta empresa, este aplicativo roda num servidor Linux Slack modo texto puro. Nesta empresa há também terminais modo gráfico com Windows 98 que  acessam o aplicativo específico no servidor via putty e também usam Internet Explorer para consultas, Messenger para conversarem com outras filiais e por aí vai.
AGORA ... esta empresa quer trocar todos os terminais gráficos com Windows 98 para Linux modo gráfico e eu indiquei a distro Mandriva 2007. Eu instalei através do CD One, e estava tudo muito bem até o ocorrido.
E porque o Putty?
Porque eu tentei sozinho chamar o aplicativo no servidor através do konsole e a tela do mesmo vem toda desformatada, caracteres estranhos, linhas fora do lugar. Tentei em vão alterar a configuração do konsole, mas nada adiantou.
Então, com a maior cara de pau, entrei em contato com o pessoal que da suporte ao Linux para esta empresa e me informaram que o acesso ao aplicativo no servidor só funciona em modo gráfico usando Putty, seja estação Windows ou Linux. Pois há certas configurações que devem ser feitas no Putty para que ele (Putty) abra a janela do terminal, já com algumas configurações específicas para que o aplicativo funcione. O Pessoal até foi muito legal e me passaram via e-mail um manual passo a passo de como configurar o Putty no Linux.

Bom , se tiver outra maneira, tudo bem , com Putty ou sem Putty, preciso fazer este acesso funcionar, se não o windows 98 continuará reinando lá.

E a tal assinatura ruim , Bad Key ... ao instalar o Putty? E porque ele não desistala? O Comando urpme deve ter algum parâmetro para forçar uma desisntalação?

(David Wojnarowicz)
viana
Membro Sênior

Ver Perfil
« Responder #3 : 27 de Outubro de 2006, 16:26 »

Pessoal,

postei este tópico aqui porque é mais ou menos uma continuação do meu tópico anterior: Instalação do Putty.

Resolvi atualizar o Mandriva 2007, fui pelo centro de controle e cliquei na opção que atualiza o sistema, marquei todas as atualizações, já baixou tudo, mas na hora que começou a instalar apareceu a mensagem:

os seguintes pacotes possuem assinaturas inválidas:
xxxxx
xxxxx
enfim , quase todos os pacotes da dita atualização.

Foi esta mesma mensagem que apareceu quando instalei o putty. Afinal, porque as assinaturas são inválidas? Há algum risco de segurança nisso, ou danifica o sistema?
Obs;: a janelinha esperando eu dar um OK pra instalar  tá aqui até agora na minha frente,  (risos), eu olho pra ela, ela pra mim e não conseguimos nos decidir ... rs rs rs rs

o que faço?

(David Wojnarowicz)
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #4 : 27 de Outubro de 2006, 21:09 »

Só para testar, eu acabei de instalar o putty e funcionou perfeitamente. Testei dando um ssh para uma máquina remota e funciona tudo sem travar nada ou resetar o computador, e olha que estou usando o desktop 3D (XGL) !

Também não tive nenhum problema com chaves criptográfica, olhe

# urpmi putty
    http://ftp://ftp.proxad.net/.mirrors2/ftp.mandriva.com/Mandrakelinux/official/2007.0/i586/media/contrib/release/putty-0.58-2mdv2007.0.i586.rpm
instalando putty-0.58-2mdv2007.0.i586.rpm a partir de /var/cache/urpmi/rpms
Preparando...                    #########################################################################################
      1/1: putty                 #########################################################################################

Experimente remover a mídia contrib e depois adicioná-la novamente (use o site easyurpmi para gerar o comando apropriado).

Esse negócio de caracteres gráficos dá para configurar nos terminais do linux sim, mas realmente é complicado. Pode reparar que no diretório /usr/share/terminfo há uma porção de diretórios e arquivos definindo vários tipos de terminais. O terminal padrão do linux é linux e sinceramente estou estranhando o aplicativo rodar num servidor linux e apresentar esse tipo de problema. É mais comum quando se usa aplicativos rodando em servidores Unix.

Que tipo de emulação de terminal o programa necessita ? ansi ? vt-100 ?

Pode acreditar que a sua solução de usar o Mandriva como terminal de acesso é MUITO melhor do que usar windows 98. Eu acho um absurdo quando vejo empresas usando windows e programas de emulação de terminais (e muitos deles pagos) para simplesmente acessar sistemas que rodam em servidores linux ou unix quando o linux é de graça, é robusto e permite fazer o mesmo de graça.
viana
Membro Sênior

Ver Perfil
« Responder #5 : 28 de Outubro de 2006, 11:56 »

Vou remover todas as midias e adicionar de novo usando outro mirror (estou usando o do Brasil), pois como eu disse além do contrib onde está o putty, o updates também deu erro.

O programa necessita emulação de terminal ansi (me disseram para abrir o terminal com o comando TERM=sgaansi ... sga é o nome do aplicativo a ser acessado) , mas não adiantou.

Obrigado Manoel pela dica. Não sei se vai lembrar, mas eu sou o Vianna que vc recomendou nos comentários do br-linux que participasse da comunidade Mandriva:
http://br-linux.org/linux/analise-rapida-do-mandriva-powerpack-2007

um abraço

(David Wojnarowicz)
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : 29 de Outubro de 2006, 11:39 »

Realmente é a variável de ambiente TERM que guarda o tipode terminal. Nos consoles rodando sobre ambientes gráficos o valor dela é xterm. Vc pode checar com o comando

$ echo $TERM
xterm

Na shell bash (a padrão no linux normalmente) o comando para mudar a variável é o export:

$ export TERM=ansi
[pinho@darkstar s]$ echo $TERM
ansi

Depois de rodar esse comando tente rodar o seu aplicativo no terminal.

Para tornar isso permanente é preciso mudar no .bash_profile da conta
viana
Membro Sênior

Ver Perfil
« Responder #7 : 02 de Novembro de 2006, 10:36 »

Obrigado Manoel pela dica. Tentei como você disse, mas o aplicativo comercial continou abrindo dentro do Terminal todo desformatado.

Formatei o HD e instalei o Mandriva 2007 Free usando os 4 CDs, adicionei os repositórios escolhendo mirrors diferentes dos que eu tinha usado antes e tinha dado assinatura inválida, instalei o putty, desta vez tudo normal, configurei o Putty e chamei o aplicativo no servidor ... e DEU CERTO!
Agora o Mandriva Linux 2007 já está rodando no balcão desta loja, sendo exibido num monitor LCD, com o Walpapper Default blue do kde-look, modificado por mim, pois acrescentei usando o GIMP o nome da loja ao centro e no canto perto do relógio "Mandriva Linux". Configurei as transparências do Painel e do Menu K. Ficou muito bonito, além de rápido e funcional. Já nos primeiros minutos de funcionamento, recebemos o primeiro elogio de um cliente da loja: "Nossa, que tela bonita ... não sabia que Linux era bonito assim!"

Agora só falta fazer aquela impressora de cupom funcionar. Uma Bematech. Se eu não conseguir, pedirei ajuda aqui... é claro! Valeu!
(David Wojnarowicz)
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 02 de Novembro de 2006, 12:22 »

Que bom ! Você encontra no site da própria Bematech na parte de suporte uns programas para linux, mas é preciso saber exatamente que modelo você tem e se ela é uma impressora fiscal ou uma mini-impressora.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: