|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #15 : 08 de Outubro de 2011, 13:22 » |
|
O meu drive de DVD é SATA e talvez possa ser a explicação então para eu não estar tendo o problema. Vamos ver se aparece algum relato de bug de mais alguém ou no bugzilla da mandriva.
|
|
|
|
|
|
|
|
fercosta80
Novato
|
 |
« Responder #16 : 13 de Outubro de 2011, 21:18 » |
|
Verifiquei nas minhas configurações e o módulo carregado é o ata_piix. Isso significa que me drive de CD/DVD usa a interface IDE/PATA?
|
|
|
|
|
|
|
|
fercosta80
Novato
|
 |
« Responder #17 : 13 de Outubro de 2011, 21:40 » |
|
sptw, Tenho uma dúvida: posso atualizar o kernel que está atualmente instalada no meu note (2.6.38-7) para a versão 2.6.39? Lembro-me que no Ubuntu, que eu utilizava anteriormente, o sistema permitia que se pudesse escolher o kernel a ser utilizado na inicialização. Estou querendo atualizar o kernel para ver se consigo resolver esse problema com meu drive de CD/DVD.
|
|
|
|
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 18:03 por Manoel Pinho »
|
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #18 : 14 de Outubro de 2011, 18:03 » |
|
fercosta80,
Verifique se o serviço haldaemon está sendo executado rodando o seguinte comando como root:
service haldaemon status
No meu computador, p. ex., a saída é esta:
haldaemon.service - LSB: HAL daemon Loaded: loaded (/etc/rc.d/init.d/haldaemon) Active: active (running) since Fri, 14 Oct 2011 16:46:46 -0300; 1h 14min ago Main PID: 2281 (hald) CGroup: name=systemd:/system/haldaemon.service ├ 2281 hald ├ 2403 hald-runner ├ 2542 hald-addon-input: Listening on /dev/input/event0 /dev/input/event4 /dev/input/event2 /dev/input/event3 /dev/input/event5 ├ 2546 /usr/lib64/hal/hald-addon-rfkill-killswitch ├ 2555 /usr/lib64/hal/hald-addon-generic-backlight ├ 2575 hald-addon-storage: polling /dev/sr0 (every 2 sec) └ 2578 hald-addon-acpi: listening on acpid socket /var/run/acpid.socket
|
|
|
|
|
|
|
|
fercosta80
Novato
|
 |
« Responder #19 : 14 de Outubro de 2011, 21:10 » |
|
Manoel,
a resposta do comando service haldaemon status é:
aldaemon.service - LSB: HAL daemon Loaded: loaded (/etc/rc.d/init.d/haldaemon) Active: active (running) since Fri, 14 Oct 2011 17:03:12 -0300; 1h 6min ago Process: 1961 ExecStart=/etc/rc.d/init.d/haldaemon start (code=exited, status=0/SUCCESS) Main PID: 2208 (hald) CGroup: name=systemd:/system/haldaemon.service ├ 2208 hald ├ 2524 hald-runner ├ 2606 hald-addon-input: Listening on /dev/input/event0 /dev/input/event8 /dev/input/event6 /dev... ├ 2608 /usr/lib/hal/hald-addon-rfkill-killswitch ├ 2610 /usr/lib/hal/hald-addon-leds ├ 2687 hald-addon-storage: polling /dev/sdb (every 2 sec) ├ 2694 hald-addon-storage: polling /dev/hda (every 2 sec) ├ 2696 hald-addon-acpi: listening on acpid socket /var/run/acpid.socket └ 2826 /usr/lib/hal/hald-addon-generic-backlight
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #20 : 15 de Outubro de 2011, 10:41 » |
|
Uma luz apareceu aqui: na inicialização de minha máquina, aparece uma mensagem de erro dizendo que o módulo IDE_CD (ou algo assim) não foi encontrado/carregado. Mas, uso o kernel 3.0.4. Será que isso não acontece com o kernel padrão?!?! Eu acho que não, é só um palpite, mas, se acontecer, isso pode indicar o problema, como sugeriu o Pinho. Sugiro, assim que o sistema for iniciado, um del para verificar as mensagens de inicialização, essa mensagem aparece antes de tudo, teoricamente, apareceu a tela preta, antes de qualquer coisa, ela deve aparecer na parte superior do monitor, sozinha. Fiquem com Deus.
|
|
|
|
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 18:41 por kidsoeiro »
|
|
|
|
essnic
Novato
|
 |
« Responder #21 : 15 de Outubro de 2011, 13:14 » |
|
Bom dia, eu estava com o mesmo problema(drive de DVD/CDROM não monta), tentei todas as dicas, só consegui resolver atualizando para o Kernel 3.0.4 desktop nrj per Mandriva 2011.0 32bit no repositório do MIB.
|
|
|
|
|
by essnic!
|
|
|
|
sptw
|
 |
« Responder #22 : 15 de Outubro de 2011, 14:59 » |
|
sptw, Tenho uma dúvida: posso atualizar o kernel que está atualmente instalada no meu note (2.6.38-7) para a versão 2.6.39? Lembro-me que no Ubuntu, que eu utilizava anteriormente, o sistema permitia que se pudesse escolher o kernel a ser utilizado na inicialização. Estou querendo atualizar o kernel para ver se consigo resolver esse problema com meu drive de CD/DVD. fercosta80, Tente atualizar o kernel para o 3.04 da MIB Mandriva.A indicação é de que os problemas com CD/DVD IDE/PATA estão solucionados neste kernel.Siga as instruções exatamente como estão determinadas nas telas em preto e verde.Escolha seu sistema operacional e sua versão, 32 ou 64 bits. http://mib.pianetalinux.org/mib/forum/viewtopic.php?f=38&t=2995A propósito: pela indicação do modulo carregado, teu dvd é ata/pata mesmo.
|
|
|
|
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 15:06 por sptw »
|
|
|
|
fercosta80
Novato
|
 |
« Responder #23 : 17 de Outubro de 2011, 07:11 » |
|
Bom dia a todos.
sptw, conforme você sugeriu fiz a atualização para o kernel 3.04 da MIB. O problema foi solucionado: o drive de CD/DVD agora está montando automaticamente.
Abraço a todos e obrigado pela ajuda
|
|
|
|
|
|
|
|
Milanos
Novato
|
 |
« Responder #24 : 19 de Outubro de 2011, 15:11 » |
|
Olá a todos. Instalei o Mandriva 2011 em meu notebook e percebi que o sistema não está montando o drive de CD/DVD. Mesmo colocando um CD ou DVD no drive, o "Notificador de Dispositivos" não mostra o drive montado. Já tentei montar manualmente mas também não está funcionando. Não consigo acessar o conteúdo dos discos. O problema não é no drive, visto que ele já funcionando perfeitamente quando utilizo o Win Vista - estou usando dual-boot.
Alguém pode me ajudar? Já segui as dicas que encontrei em vários lugares, inclusive neste fórum, mas não consegui resolver o problema ainda.
Oi que foi isso!!?? Sou usuário desde o Conectiva4 e o Mandrake, sempre gostei, por hobby, fuçar no Linux - andei por quase todos...mas ká pra nós, já era tempo do Mandriva corrigir-se..baixei e instalei, conforme o figurino, o Mandriva2011. - acreditem não reconheceu nada no meu Desktop - Um Pentium duo core e demais componentes por mim escolhidos - um frankeinstein- mas eu acho ótimo. Uso atualmente o Mint. que não precisei fazer nada...reconheceu tudo de primeira..o Mandriva não conseguiu identificar minha internet que é banda larga 5Mb -direta do modem via RJ45.....Vou aguardar o 2012...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Raul Liota da Rosa
|
 |
« Responder #25 : 04 de Novembro de 2011, 06:22 » |
|
Estava com esse mesmo problema de não conseguir montar o drive de CD/DVD, e o mesmo foi corrigido atualizando o kernel para o 3.0.4. A atualização do kernel também resolveu a questão de conectar a wireless automaticamente sem precisar ir no MCC criar uma conexão.
|
|
|
|
|
Analista Linux Tradutor OpenMandriva Moderador MandrivaBrasil > 2x Rosa 2012 Marathon LTS - Home Use - Awaiting OpenMandriva > Ubuntu 12.04.2 LTS - Professional Use
|
|
|
|