Olá a todos.
Tenho o costume de rodar jogos de PlayStation no computador através do emulador
ePSXe, que funciona muito bem aqui na medida do possível. No entanto, quando eu o abro via linha de comando, aparece uma mensagem de erro referente a um arquivo chamado "libcanberra-gtk-module.so". Embora apareça essa mensagem de erro, o emulador abre e funciona sem problemas. Mas se ela aparece, é sinal de que há algo errado e então eu gostaria de resolver isso.
Quando executado via linha de comando, o emulador retorna o seguinte:
$ ./Download/epsxe160lin/epsxe
* Running ePSXe emulator version 1.6.0.
Gtk-WARNING **: Failed to load module "libcanberra-gtk-module.so": libcanberra-gtk-module.so: cannot open shared object file: Arquivo ou diretório não encontrado
Depois disso a interface (GUI) do emulador aparece e é possível usá-lo normalmente.
Pesquisei pelo arquivo em questão e descobri que ele faz parte do pacote "libcanberra-gtk0", que está devidamente instalado aqui e se encontra na pasta "/usr/lib/gtk-2.0/modules/libcanberra-gtk-module.so". Suspeitando que o programa estivesse procurando por esse arquivo na pasta errada, resolvi criar um link simbólico para ele na pasta "/usr/lib" através do comando a seguir:
# cd /usr/lib
# ln -s ./gtk-2.0/modules/libcanberra-gtk-module.so libcanberra-gtk-module.so
Feito isso, tentei executar o emulador novamente, mas dessa vez ele não abriu e apareceu a mensagem a seguir:
./Download/epsxe160lin/epsxe
* Running ePSXe emulator version 1.6.0.
Falha de segmentação
Removido o link, o emulador volta a abrir normalmente, porém exibindo a mensagem de erro já citada no início deste tópico.
O que há de errado? Qual a função desse arquivo no sistema? Como fazer com que o emulador abra sem erros?
Obrigado pela atenção.