mandrivabrasil.org - Forum
19 de Junho de 2013, 23:39 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ati Radeon HD 4890 problema com os drivers de video (RESOLVIDO)  (Lida 3683 vezes)
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #15 : 16 de Setembro de 2011, 17:50 »

Você tem algum pacote instalado com os drivers?!?! Se tiver, desinstale todos.
Tendo desinstalado todos, seguiu os procedimentos que coloquei à risca?!?!
Qual a saída do comando "glxinfo | grep renderer"?!?!
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
violador_ssa
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #16 : 16 de Setembro de 2011, 20:16 »

Vou tentar desinstalar os driver antigos e proceder para ver se consigo!Aqui apareceu "glxinfo". Eu tava quase desistindo do Mandriva e partindo para a destribuição Metamorphose Linux que é excelente! Porém sou amante do Mandriva e acompanhei as distribuições Mandrake e Conectiva!
Não sei como lhe agradecer a atenção que você tem dado amigo. Abraços!  Piscar
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #17 : 16 de Setembro de 2011, 23:41 »

Veja bem, tem um detalhe: se você está utilizando o XFdrake para reconfigurar o X, não se esqueça de desconectar da net, caso tenha os repositórios configurados, senão, o sistema instalará a versão dos repositórios, que pode ser o que está acontecendo com você. Se foi o caso, desinstale o driver dos repositórios e o driver oficial, rodando o script fglrx-uninstall.sh que está em /usr/share/ati. Reinicie máquina e tente tudo novamente.
Fique com Deus.

violador_ssa
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #18 : 17 de Setembro de 2011, 23:00 »

Não posso desisntalar os drivers proprietarios pelo Centro de Controle do Mandriva?Hein??? ou somente pelo terminal??? e qual o comando se for pelo terminal???
Abraços
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #19 : 18 de Setembro de 2011, 16:58 »

Não posso desisntalar os drivers proprietarios pelo Centro de Controle do Mandriva?Hein??? ou somente pelo terminal??? e qual o comando se for pelo terminal???
Abraços
Depende. Se instalou pelo Centro de Controle Mandriva, então, desinstale por lá. Se foi o do site da AMD, tem que ir em /usr/share/ati e, como root, rodar o script fglrx-uninstall.sh.
Fique com Deus.

violador_ssa
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #20 : 22 de Setembro de 2011, 19:39 »

Instalei os drivers proprietários quando fiz a instalação do sistema operacional, quando o mesmo perguntou se eu queria instalar os drivers do proprietários só que na versão 8, agora que quero atualizar para a versão 11, estou me deparando com um verdadeiro drama, desinstalei os drivers pelo CC, porém não deu certo, se não me engano acho que apareceu uma mensagem dizendo que tenho que desinstalar segundo citação do amigo. qual o comando para desinstalar?Hein???? como procedo. To quase jogando a toalha aprendi muito com esse problema e sou fã do Mandriva, mas to quase desistindo e partindo para outra distribuição!
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #21 : 22 de Setembro de 2011, 22:01 »

na pasta /usr/share/ati nao tem nada a nao ser o log da instalaçao que deu errado.
[Error]A previous installation of fglrx driver detected to be loaded.
User must uninstall existing fglrx driver
or run install with force option.
Forcing the installation is not recommended.

Hein??? Hein??? Hein??? Hein???
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #22 : 23 de Setembro de 2011, 11:19 »

Verifique e anote todos os pacotes com nome fglrx que você tem instalado. Mude para o modo monousuário, em um terminal puro (ctrl+alt+F1), como root:

#telinit 1

Desinstale-os com o urpme:

urpme pacote1 pacote2

Se não tem mais nada na pasta /usr/share/ati, então, teoricamente, já foi desinstalado. Se não foi, reinicie no modo de segurança, vá lá e rode o script de desinstalação fglrx-uninstall.sh. Reinicie novamente e tente instalar o driver baixado do site da AMD.
Outra coisa, como você instalou o driver de 2008 na sua máquina (os de versão Legal?!?!
Fique com Deus.

violador_ssa
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #23 : 23 de Setembro de 2011, 12:49 »

Eu instalei os drivers proprietários no processo de instalação do Mandriva, em um certo ponto das configurações, aparece uma perguntando se gostaria de instalar os drivers proprietários da ATI!
Valeu amigo
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #24 : 23 de Setembro de 2011, 14:06 »

Então, esse driver foi baixado dos repositórios. Vai no Centro de Controle Mandriva, no gerenciamento de pacotes, desinstale tudo o que tiver fglrx no nome. Verifique se a opção de exibição dos pacotes está para "todos" antes. Aí, reinicie a máquina e instale os drivers baixados do site oficial, conforme já indicado.
Fique com Deus.

violador_ssa
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #25 : 23 de Setembro de 2011, 23:15 »

Conseguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Os videos estao rodando beleza, porém não consigo habilitar os efeitos 3D! que faço Hein???? ja fui nas configuraçoes e habilitei os efeitos 3d, mas qnd vou testa-los eles disabilitam...Hein???Hein???Hein????

Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #26 : 24 de Setembro de 2011, 15:29 »

Primeiramente, poste aqui a saída do comando "glxinfo | grep renderer".
Fique com Deus.

violador_ssa
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #27 : 25 de Setembro de 2011, 13:01 »

Como procedo para verificar isso?Hein???? Hein???
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #28 : 25 de Setembro de 2011, 20:29 »

Agradeço em muito a ajuda que tenho recebido!!!! Eu fiz o seguinte reinstalei o Mandriva novamente, configurei os repositórios, atualizei o sistema; Instalei o Tuningdrake e atualizei o sistema pelo mesmo, mas somente utilizando as mídias oficiais+PFL. Instalei o Compiz, Emerald, e ta tudo rodando. Vou fazer todo o procedimento de instalação do driver proprietário ATI (versão 11.Legal e vou ver no que dá, mas certamente vai pedir para que eu desinstale os arquivos "fglrx", só que se eu fizer isso o Compiz não funcionará!!! E ai como vou proceder??? Hein???
Para que serve o comando drak3dHein??? Hein??? Ouvi dizer que os drivers Opensource, são bem melhores que os propriétarios fglrx!! é verdade?

Postei essa mensagem no dia 25/09/2011 e até hoje não obtive nenhum tipo de suporte...Hein????? Só me resta me virar sozinho e depois postarei um tutorial sobre instalação dos drivers opensource  ATI e sua diferença para com os fglrx! 
« Última modificação: 29 de Setembro de 2011, 19:44 por violador_ssa » Registrado
violador_ssa
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #29 : 08 de Outubro de 2011, 13:47 »

Depois de muito estudo e paciencia consegui entender o que de fato ocorria com os videos no Mandriva, o que acontece em outras distribuiçoes tambem, o problema não era com os drivers proprietarios em si, mas sim com  um simples ajuste no Centro de Controle do Driver ATI. Existe uma opção em que pode optar por acabar com os serrilhados dos videos. Foi simples e fácil, apesar de ter pouco conhecimento no Linux deu um grande passo e gostaria de compartilhar essa informação para os novatos que como eu podem ter a mesma dificuldade.
E para que pretende atualizar os drivers da ATI, ai vai o passo-a-passo:

1 - Baixe os drivers opensource no site da AMD (www.amd.com)
2 - Verifique no Centro de Controle Mandriva se voce tem instalado Kernel-Desktop-Devel-Latest, se sim, remova qualquer arquivo ou pacote que contenha a referencia fglrx.
3 - Encerre a sessão desconecte a internet ,e log-se atraves do modo seguro "Failsafe".  
4 - Apague o arquivo xorg.conf com o seguinte comando rm -f /etc/x11/xorg.conf
5 - Va ate a paste onde baixou o driver ati.
6 - log como root usando o comando su
7 - Digite o seguinte comando: chmod +x nome-do-arquivo.run ele te dara as permissoes necessarias para voce instalar o driver.
8 - Agora instale o drivers usando o seguinte comando ./nome-do-arquivo.run, vou dar um exemplo: # ./ati-driver-installer-11-8-x86.x86_64.run de enter e escolha a opção instalação automatica.
9 - Agora configure os video executando o comando XFdrake, quando aparecer uma informação dizendo "voce deseja instalar os drivers proprietarios?" escolha sim, e quando aparecer algum erro click em sim e prossiga mesmo com as mensagens de erro.
10 - Reinicie o sistema e divirta-se.

Esperava um suporte melhor nesse Forum, mas fui literalmente abandonado, o que não condiz com a filosofia do software livre. Uma pena!
Mesmo assim agradeço pela ajuda!
Abraços a todos
« Última modificação: 08 de Outubro de 2011, 15:25 por violador_ssa » Registrado
Páginas: 1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: