mandrivabrasil.org - Forum
20 de Maio de 2013, 11:32 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ao montar uma pasta, usando SMB, não é possível gravar nada nela.  (Lida 934 vezes)
doutor.zero
Membro Vitalício

Ver Perfil
« : 06 de Dezembro de 2011, 21:06 »

Então, deixa eu explicar melhor.

Tenho um BoxeeBox, um media player. Ele permite que você o configure como um servidor Samba, para assim acessar o HD ligado nele.

Tentei fazer o procedimento pelo MCC. Até aí tudo bem, ele localizava o player, o problema é que ao montar ele dava uma mensagem que não conseguia resolver o endereço (algo assim). O que fiz, ao invés do nome do servidor, coloquei o IP dele, o que funcioniou, ele foi montado.

Só que ai apareceu um problema. Só consigo acesso de leitura na pasta. Tentei dar um chmod 777, mas quando vou acessar a pasta novamente, as permissões voltam ao que estavam antes, impedindo qualquer gravação. Já tentei remover o ponto de montagem, criar outro, montar e demontar, mas nada funciona.

Usando o Dolphin, consegui acessar a pasta do HD com acesso de gravação. O problema é que, ao copiar um arquivo de 4 GB, ele avisa que vai levar uma hora, o que torna a operação inviável (melhor eu plugar o HD direto no PC).

Como faço para permitir que qualquer usuário grave na pasta?

p.s. o fstab ficou assim:

//192.168.1.104/iomega_hdd /mnt/iomega_hdd cifs user,username=xxxxx,password=xxxxx,noatime 0 0
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 21:08 por doutor.zero » Registrado

kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 07 de Dezembro de 2011, 20:31 »

Tentou usar o umask?!?! Ou em sistemas remotos não funciona?!?!
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
doutor.zero
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #2 : 07 de Dezembro de 2011, 21:04 »

Tentou usar o umask?!?! Ou em sistemas remotos não funciona?!?!
Fique com Deus.

Não sei, estou no limite dos meus modestos conhecimentos.

Pesquisei um pouco no Google e não achei nada a respeito. Tentei colocar RW no fstab, mesmo assim nada. Crio a pasta, dou um chmod 777 ou um chown user:user e nada, tudo volta ao que era antes, só consigo gravar como root mesmo (mesmo assim a velocidade é bem baixa).

Que estranho.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2011, 21:06 por doutor.zero » Registrado

doutor.zero
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 07 de Dezembro de 2011, 21:32 »

Resolvi o problema, tinha que colocar o uid do usuário (eu).

A linha no fstab ficou assim:

//192.168.1.104/iomega_hdd /mnt/iomega_hdd cifs user,username=xxx,password=xxx,noatime,rw,uid=10001 0 0

Valeu pessoal.

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: