Gastão
Novato
|
 |
« : 25 de Dezembro de 2011, 12:35 » |
|
Boa tarde à todos do Forum. Não consigo instalar o Mandriva 2011. Depois de tentar instalar outras distribuiçoes linux num hd Samsung 500 gb, fui tentar instalar o Mandriva 2011 porque considero que melhor me satisfaz. Fiz o download do site Mandriva, gravei a imagem iso, mas na hora de instalar, só instala o liveCD. Depois de instalado não aparece o ícone para instalar no HD, sendo que eu quero instalar no HD. Gostaria que alguem me explicasse passo a passo como eu devo preparar o HD (se o HD for novo, ou se já está com algum sistema op. instalado, o que eu devo fazer, tenho que excluir as partições usando o Fdisk do Mandriva, como eu faço para copiar o Fdisk? O que devo fazer?), como eu devo fazer essa instalação (quando surge a opção de instalação, qual eu devo escolher: Launch system ou Install system), qual é o procedimento correto. Por gentileza, me ajude, sou leigo em Linux, Já uso o Mandriva a mais de um ano, mas tive este problemão, fiquei muito aborrecido. Estou com dificuldade. Obrigado, e aguardando resposta. Gastão.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
asghan
|
 |
« Responder #1 : 25 de Dezembro de 2011, 12:40 » |
|
No boot pelo Live-DVD existem as duas opções q vc já sacou:
Launch system Install system
Sendo a primeira a opção de rodar modo Live e a segunda entra direto no modo de instalação, de resto é tudo simples e intuitivo. Para desencargo de consciência, vc verificou o Md5sum da ISO ?
|
|
|
|
|
Usem Linux !
|
|
|
Gastão
Novato
|
 |
« Responder #2 : 25 de Dezembro de 2011, 14:45 » |
|
Boa tarde asghan. Eu, quando gravei a iso de Mandriva 2011, gravei como imagem, eu dei uma olhada naquele código do Md5sum da iso que aparece no processo de gravação no K3b, mas para falar a verdade eu não entendo nada. Você poderia me explicar como eu faço e saber se está tudo certo? Também você não falou da preparação do HD, por que, esteja como estiver vai dar certo? Aguardando resposta, obrigado, Gastão.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #3 : 25 de Dezembro de 2011, 16:31 » |
|
Primeiramente, de onde você baixou a imagem, tem também um arquivo de nome quase idêntico, mas, com o final md5. Esse arquivo possui o hash do arquivo .iso, que é apenas uma sequência alfanumérica. Ao verificar o arquivo baixado e gerar um hash md5, se o resultado for idêntico ao que está no arquivo md5 baixado à parte, o arquivo está íntegro, sem erros, senão, você terá que baixá-lo novamente. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ricardomoc
|
 |
« Responder #4 : 25 de Dezembro de 2011, 17:18 » |
|
Primeiramente, de onde você baixou a imagem, tem também um arquivo de nome quase idêntico, mas, com o final md5. Esse arquivo possui o hash do arquivo .iso, que é apenas uma sequência alfanumérica. Ao verificar o arquivo baixado e gerar um hash md5, se o resultado for idêntico ao que está no arquivo md5 baixado à parte, o arquivo está íntegro, sem erros, senão, você terá que baixá-lo novamente. Fique com Deus.
Complementando o que o kidsoeiro falou, se estiver utilizando o k3b, por exemplo, ele fará a leitura do md5 do arquivo selecionado para gravar automaticamente. Confira o resultado com o arquivo texto disponibilizado no site com o final md5. Caso opte por outro gravador, pode utilizar o programa em modo texto. Abra um terminal e, na pasta onde salvou o arquivo digite: md5sum nomedoarquivo.iso Será feito o cálculo do número e aí é só comparar. Boa sorte e fique com Deus. Ricardo.
|
|
|
|
|
Ricardo Rabelo Mota Paz e Bem!
|
|
|
Gastão
Novato
|
 |
« Responder #5 : 27 de Dezembro de 2011, 12:39 » |
|
Boa tarde a todos do Forum. Aos que tentaram me ajudar dizendo como eu deveria analizar a imagem bruta do Mandriva 2011 baixada do site comparando os dois códigos com o md5sum, digo, que tentei por várias vêzes, baixei a iso, fiz o download certinho, usei os dois mirrors apresentados no site e não consigo que a soma do md5 no k3b onde eu vou gravar a imagem seja idêntica com a apresentada no arquivo do site. Por favor, alguém pode me ajudar? Desse geito eu não vou conseguir gravar nunca essa iso, estou zangado com isso. Não tem nada de errado com a minha máquinha, minha conexão banda larga está funcionando muito bem, meu link é de 4 Mb. Cada vez que eu faço o download (em média 474 kb/s) eu gasto em torno de 1 hora, e na hora de gravar eu vou conferir a soma do md5 dou de cara com uma numeração diferente da do site, eu não consigo aceitar isso, Será que eu devo usar outro mirror? Qual? Porque êsses dois aqui do Brasil não estão dando certo. Por gentileza alguém pode me ajudar? Imensamente grato, Gastão.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Gastão
Novato
|
 |
« Responder #7 : 27 de Dezembro de 2011, 13:38 » |
|
Oi Shing Ling. Quando eu pedi ajuda pela primeira vez no Forum, você pode até verificar isso, eu perguntei se eu deveria preparar o Hd, mas até agora ninguem me respondeu sobre isso. Você pode me esclarecer, o que eu devo fazer com o Hd antes de fazer a instalação? Mas antes se puder leia a mensagem que eu escrevi, ela está postada. Aguardando, Gastão.
|
|
|
|
|
|
|
|
Shing Ling
Membro Jr.

Mandriva 2011 - Ubuntu 10.04
|
 |
« Responder #8 : 27 de Dezembro de 2011, 13:56 » |
|
Gastão, Voce está criando novos tópicos a cada mensagem.
Este é o terceiro tópico sobre o mesmo assunto. Voce deve acessar o tópico em questão e usar o botão "responder" para dar continuidade ao assunto.
Devemos pedir a um dos moderadores que reúna todos os tópicos em um (no primeiro).
|
|
|
|
|
"O maior risco da vida é não fazer nada"
|
|
|
Shing Ling
Membro Jr.

Mandriva 2011 - Ubuntu 10.04
|
 |
« Responder #9 : 27 de Dezembro de 2011, 14:46 » |
|
Com o live cd Mandriva rodando e o hd externo conectado. Voce particiona o hd externo: /raiz (ext4), /home (ext3), swap. (faço assim) Na hora de instalar tenha cuidado onde o Linux será instalado. Instala o Mandriva no hd externo e coloca o Grub na partição do hd externo, se reconhecido como sdb1 instale o grub em sdb1.
É o que sei. Se eu estiver errado gostaria que algum colega experiente possa ajudar.
|
|
|
|
|
"O maior risco da vida é não fazer nada"
|
|
|
|
|
Gastão
Novato
|
 |
« Responder #11 : 27 de Dezembro de 2011, 15:40 » |
|
Sou grato a você Shing Ling por me alertar sobre como responder uma mensagem, pois até isso estou aprendendo. Me desculpe, mas sou leigo em linux e não entendo quase nada, não entendi nada de Grub, não sei o que é isso, nunca particionei um hd, pois eu só uso ele inteiro para instalar o SO, eu nunca criei partição swap. A única coisa que fiz até hoje foi instalar o Mandriva 2009 a primeira vez, não verifiquei a soma do md5sum porque eu não entendia disso, segui as opções que o sistema apresentava e deu tudo certo. Se não for demais você me explicar melhor isso, eu te agradeço. Você sabe como é, aqui onde eu moro não acho ninguém para falar sobre Linux, e eu não quero saber do Windows, para mim ele só serve se não for usar a internet. E passei anos sem usar este forum porque eu nunca tive problemas como êste, mas a necessidade chegou, que todos me desculpem, mas eu preciso de ajuda, conforme eu também vou aprendendo, creio que serei útil para os outros. Aguardando resposta, Gastão.
|
|
|
|
|
|
|
|
Gastão
Novato
|
 |
« Responder #12 : 27 de Dezembro de 2011, 15:50 » |
|
Caosacaso, boa tarde. Obrigado pela dica, estou tentando outros mirrors, já baixei de um lá da frança, vou verificar se a soma do md5sum dá certo. Gastão.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Caosacaso
|
 |
« Responder #14 : 27 de Dezembro de 2011, 16:30 » |
|
Ué, que estranho! Acabei de tentar de novo e olha o que aparece escrito:
"Ooops. Something went wrong while trying to get the mirror, sorry. We've been notified and are working to fix it as soon as possible. You may want to go back and try another mirror."
Será que é só aqui comigo?
Saúde, sorte e seja sempre feliz.
|
|
|
|
|
|
|
|
|