Saber trabalhar com os repositórios/mídias é fundamental em qualquer distribuição linux.
Sem dúvida, isso é fundamental.
Contudo "saber" é uma tarefa quase divina.
Veja só, entrei no CCM->instalar e remover programas->Opções->Gerenciador de Mideas deixei habilitado APENAS o Main e Main Updates ambos 2011
Fazendo isso, ACHO que não estou me expondo às outras mídias.
Ou será que estou

?
Baixei e gravei o DVD de instalação ONTEM e instalei HOJE, e como disse, tem apenas um dia de "velhice" portanto, não é normal ter 427 programas para atualizar.
Dentro dos quais notei que o ThunderBird pulou da versão 5 (CINCO) para 9 (NOVE)
Assim, na minha opinião, tem falha grosseira na preparação do pacote de instalação ONE.
Não falo isso para denegrir a distribuição, mas para alertar que algo não vai bem e que as pessoas possam ficar preparadas para os riscos de novas instalações.
Enfim, não adianta nada agir como se o problema não existisse, nem se conformar que outras distribuições fazem coisas piores.
Neste caso, é melhor falar do Windows que encrenca para nunca mais voltar e as atualizações são seguidas por infinitas reiniciações, Esse sim, compensa nunca atualizar.
Bom, neste meio tempo, terminaram as atualizações do meu NoteBook e parece que está tudo bem.
Falta agora instalar as atualizações das mídeas Contrib e Non Free
Espero que não dê xabú :-)