Autor Tópico: Reproduzir flv com mp4a  (Lida 2235 vezes)

Offline adhefe

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
Reproduzir flv com mp4a
« Online: 07 de Janeiro de 2012, 21:52 »
Baixei um vídeo YouTube usando o Easy Youtube Video Downloader 5.9. Não tenho problemas para vê-lo no YouTube com o plugin flashplayer do firefox.

Meu MDV 2011 atualizado do 2010.2 (e de outros antes dele) toca o vídeo baixado normalmente com SMPlayer ou VLC. Já a instalação do zero MDV 2011 em um portátil não. Como nenhum mecanismo automático me informa que programas eu devo instalar para corrigir isso, baixei praticamente todos os plugins gstreamer que encontrei no CCM. O SMPlayer passou a tocar mas o VLC ainda não:

"Não foi encontrado um módulo decodificador adequado:
O VLC provavelmente não tem suporte ao formato de vídeo ou de áudio "mp4a". Infelizmente não existe uma forma de corrigir isso."

Alguém sabe como descobrir ou qual o pacote que preciso instalar para corrigir o problema?
Minha instalação atualizada do 2010.2 deve ter algum plugin que ainda não identifiquei e não sei como identificar.

Um comentário: seria interessante, se for possível, que o MDV oferecesse mecanismos de apoio ao usuário nestes momentos. Algumas distribuições detectam o erro gerado pelo aplicativo, identificam o problema e recomendam a instalação dos pacotes necessários à exibição de conteúdos de mídia.

Se alguém quiser reproduzir o problema, o vídeo Downloader pode ser conseguido diretamente com o firefox, o vídeo YouTube pode ser assistido no seguinte endereço,

http://www.youtube.com/watch?v=otTz8wyTuO4

Eu tenho configurados em ambas as instalações MDV 2011 os repositórios:
main, main32, main updates, main backports, contrib, contrib updates, contrib backports, Mib Restricted.
Obrigado.

Offline Caosacaso

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
Re:Reproduzir flv com mp4a
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2012, 11:19 »
Os principais pacotes envolvidos para essa função do VLC devem ser: faad2 e libfaad2_2, veja se já os tem instalados, aqui no Mandriva 2010.2 eles fazem parte das mídias PLF.

Saúde, sorte e seja sempre feliz.

Offline Manoel Pinho

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2012, 12:25 »
Só um pequeno complemento: não adicione os repositórios PLF no caso do mandriva 2011. Há agora um repositório de nome restricted. Veja

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=13098.0

e o modo mais simples de adicionálo- é usando o site urpmi russo

http://urpmi.mandriva.ru/en/index.html

Offline adhefe

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2012, 21:55 »
Obrigado pelas dicas. Mas o que aconteceu foi que a instalação do zero privilegiou o VLC MDV, que provavelmente não suportava mesmo o MP4a por questões de licença. Quando busquei por plugins para o VLC no CCM novamente percebi que havia uma versão PLF (Restricted) e esta sim, dá suporte a este formato.

Agora o VLC reproduz o vídeo sem problemas.

Ainda considero interessante a distribuição manter algum tipo de gerenciamento destes plugins para facilitar o usuário leigo com a reprodução destas mídias.

Se passarmos do dia 16 ....

Offline Caosacaso

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2012, 22:05 »
Ainda considero interessante a distribuição manter algum tipo de gerenciamento destes plugins para facilitar o usuário leigo com a reprodução destas mídias.

Se passarmos do dia 16 ....

Me parece que é mais ou menos isso que faz o Codeina.

Offline adhefe

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2012, 22:21 »
Eu já tinha ouvido falar do Codeína. Já o tenho instalado mas ele não ajudou em nada. Será que é um problema de configuração? Não houve nenhuma sugestão de configuração do Codeína durante sua instalação. Será que ele (só) funciona no firefox?

Offline fraterlinux

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2012, 04:57 »
Curioso,

Quando instalei o MDV 2.011, formatei apenas a partição / para um instalação limpa e mantive o /home . Com a dupla VLC e SMplayer reproduzo qualquer tipo de formato... Alias, ainda não encontrei um formato multimídia que não reproduzisse em pelo menos 1 dos 2...

Offline adhefe

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2012, 09:07 »
Fraterlinux,

Se você só instalou os plugins que vêm por padrão, se tiver curiosidade, baixe o vídeo que citei (ou outro qualquer) em formato flv, e teste o VLC (do DVD, sem Restricted) e o SMPlayer.
Veja que o vídeo passa normalmente no navegador, no firefox por exemplo. O problema por aqui surge quando se baixa o vídeo.

Offline Caosacaso

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2012, 10:33 »
Eu já tinha ouvido falar do Codeína. Já o tenho instalado mas ele não ajudou em nada. Será que é um problema de configuração? Não houve nenhuma sugestão de configuração do Codeína durante sua instalação. Será que ele (só) funciona no firefox?
Só me lembro do Codeina de quando instalei o Mandriva e fui tocar um vídeo e ele entrou informando da necessidade de instalar alguns plugins e codecs, desde então ele não deu mais o ar da graça por aqui, talvez não tenha sido necessário e já nem me lembro se ele fez o serviço direito.