|
sergelli
|
 |
« : 11 de Janeiro de 2012, 10:30 » |
|
Não estou conseguindo abrir arquivos diretamente do ThunderBird versão 3.6.24.
Por exemplo, quando recebo um anexo.jpg e clico nele é aberta a janela oferecendo para fazer Downlod ou abrir com e o programa oferecido para abrir é "Wine Core exe (aplicativo padrão" e não tem outras opções.
Já apaguei na "associações de arquivos" esse "Wine Core exe" mas o ThunderBird não esquece essa forma de abrir. O mesmo está acontecendo com links para páginas de internet, arquivos pdf, txt etc.
Alguem sabe como mudar a associação de arquivos no TunderBird???
|
|
|
|
|
Sérgio Gelli
|
|
|
|
atf
Visitante
|
 |
« Responder #1 : 11 de Janeiro de 2012, 11:31 » |
|
O thunderbird está na versão 9.0.1 e não apresenta essa anormalidade.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
sergelli
|
 |
« Responder #2 : 11 de Janeiro de 2012, 11:46 » |
|
O thunderbird está na versão 9.0.1 e não apresenta essa anormalidade.
Tá certo, mas também tenho outro PC Mandriva 2010-2 rodando versão mais antiga do ThunderBird e não tem esse problema. Por outro lado, nos PCs rodando Mandriva 2010-2 não existe na atualização do sistema uma opção para baixar uma versão mais recente do ThunderBird. Se atualizo para o Mandriva 2011 vamos ter uma enchurrada de pepinos, inclusive já atualizai um dos micros para 2011 e o maRdito não conecta mais na internet depois que fiz uma tentativa com modem 3G e ainda não consegui resolver. Será que devo baixar o ThunderBird-fonte e compilar ?? Tem outra solução ?
|
|
|
|
|
Sérgio Gelli
|
|
|
|
atf
Visitante
|
 |
« Responder #3 : 11 de Janeiro de 2012, 12:12 » |
|
As midanças do 2010.2 para o 2011, tirando o dektop "Rosa" que pode ser acilmente substituido pelo tradicional, não são muito grandes. Por que não atualizar. obs.: se estivesse usando windows, as versões "98", "XP" e "Vista" já não poderiam ser usadas e as mudanças, de uma para outra, seriam bem mais importantes.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
sergelli
|
 |
« Responder #4 : 11 de Janeiro de 2012, 12:46 » |
|
Para mudar de 2010-2 para 2011 existe o risco de simplesmente nada mais funcionar. No primeiro PC que tentei isso, precisei trocar a placa-mãe e por excesso de ações do tipo grava-desgrava acabei por imperícia minha perdendo todo o conteúdo do HD No segundo PC, estou tendo problemas com a conexão de internet. Tenho mais 5 máquinas para atualizar, mas cadê a coragem ? Assim, como é possível ter tranquilidade e aceitar alegremente uma nova versão  Isso não é desejado por ninguém que está trabalhando. Depois os azares do Rwindows não justificam nada. Mas deixe prá lá essas lamúrias e vamos atrás de soluções. Enfim, posso compilar o ThurderBird-Fonte ? Será que vai dar certo? Ou é perda de tempo ?
|
|
|
|
|
Sérgio Gelli
|
|
|
|
atf
Visitante
|
 |
« Responder #5 : 11 de Janeiro de 2012, 13:58 » |
|
Se você tiver razoável conhecimento em ambiente de desenvolvimento C/C++, pode tentar a compilação. No sítio da Mozilla mozilla.org tem a versão atual em arquivo ".tar". A instalação é feita pela simples descompactação do arquivo ".tar" no diretório destino. Lembre-se que, em qualquer dos casos, você vai ficar com uma versão desconhecida pelo seu sistema. Não se esqueça de ler o material disponível no sítio da Mozilla.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #6 : 11 de Janeiro de 2012, 14:39 » |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
sergelli
|
 |
« Responder #7 : 11 de Janeiro de 2012, 14:49 » |
|
É...tentei compilar e como sempre...deu zebra
configure: error: Library requirements (gtk+-2.0 >= 2.10.0 gtk+-unix-print-2.0 glib-2.0 gobject-2.0 gdk-x11-2.0)
Certamente se eu instalar as livrarias novas do gtk outros programas vão também dar zebra.
Parece que neste PC vamos ter que nos conformar em abrir links e arquivos pelo velho método da unha.
Alguma sugestão que não seja arriscar instalar o 2011 ?
|
|
|
|
|
Sérgio Gelli
|
|
|
|
sergelli
|
 |
« Responder #8 : 11 de Janeiro de 2012, 15:14 » |
|
Já fiz o recomendado na segunda opção. Depois de remover o arquivo ele é recriado com um conteúdo bem menor Mas as associações continuam as mesmas.
|
|
|
|
|
Sérgio Gelli
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #9 : 11 de Janeiro de 2012, 17:30 » |
|
Suponho que vocẽ deve também ter verificado as preferências (na parte anexos) do próprio thunderbird, não ?
Veja se você tem o arquivo ~/.local/share/applications/wine-extension-jpe.desktop
Se tiver, remova-o, e veja se resolve. Veja também nos outros arquivos que existirem neste diretório se há alguma associação de arquivos jpeg com o wine.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
sergelli
|
 |
« Responder #10 : 12 de Janeiro de 2012, 07:35 » |
|
Sim, já tinha ajustado em "Preferências" na aba "Anexos" escolhendo a opção "Salvar ...."
Mas isso não parece alterar como o ThunderBird abre os diferentes arquivos.
Agora, de fato, removi alguns arquivos que apontam o wine e a associação mudou.
Agora falta fazer os links para a internet funcionarem, pois se clico sobre um endereço o Firefox não abre.
Como faço essa associação para o ThunderBird?
|
|
|
|
|
Sérgio Gelli
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #11 : 12 de Janeiro de 2012, 11:42 » |
|
Mas, o seu Thunderbird é dos repositórios?!?! Porque, se foi instalado manualmente, como o meu, costuma dar esse problema. O que acontece é que a Mandriva personaliza o aplicativo já colocando embutido associações com arquivos mais populares. A versão baixada do site oficial não, então, quando se abre anexos, tenho que escolher um programa para ele, mas, marco a opção de salvar a preferência e, da próxima vez isso não acontece mais. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
sergelli
|
 |
« Responder #12 : 12 de Janeiro de 2012, 12:52 » |
|
Mas, o seu Thunderbird é dos repositórios?!?! Porque, se foi instalado manualmente, como o meu, costuma dar esse problema.
Sim, o ThunderBird é dos repositórios 2010-2, tanto é que ainda estou na versão 3.1.16
|
|
|
|
|
Sérgio Gelli
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #13 : 12 de Janeiro de 2012, 17:46 » |
|
Remova todas essas associações do wine, que só geram essas confusões. Wine é um quebra-galho que deve ser usado com cuidado. Não é legal ficar associando extensões de arquivos ao wine porque quase sempre há um programa nativo e melhor no próprio sistema para abrir os arquivos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
sergelli
|
 |
« Responder #14 : 12 de Janeiro de 2012, 20:13 » |
|
------------------------------------------ SÓ FUNCIONA COM O MANDIVA 2011 THUNDERBIRD 8 De resto, não sei mais nada..... ------------------------------------------
Bom, meus caros. Depois de ralar horas a fio...Aqui vai.
Para quem tem problemas com associação de arquivos com o TunderBird deve fazer o seguinte:
1-Tenha em mente que a maioria dos programas que usamos normalmente estão no diretório /usr/bin
2-Definitivamente o arquivo que memoriza as associações de arquivos para o ThunderBird é o /home/usuário/.thunderbird/abvzifde.default/mimeTypes.rdf
3-Pode apagar ou renomear esse arquivo tranquilamente. Assim você começa a associar os arquivos do zero.
4-Qualquer mudança no arquivo "mimeTypes.rdf" só fará efeiro depois de reiniciar o ThunderBird.
Por exemplo, após eliminar este arquivo, quando em uma mensagem você clicar em um link para alguma página da internet, vai aparecer uma janelinha perguntando com qual programa você deseja abrir o link. Neste caso bastara escolher o seu navegador favorito para abri a página. No meu caso: /usr/bin/firefox
Caso deseje abrir um arquivo JPG escolha /usr/bin/okular ou /usr/bin/gwenview
Caso deseje manter o arquivo de associações, mas também deseja desfazer más escolhas e se livrar de associações que estão atrapalhando, abra o arquivo mimeTypes.rdf com o kwrite, faça uma busca digitando CTRL + F e procure a extensão com problemas. Por exemplo, se está tendo problemas para abrir uma imagem "JPG", localize todas as ocorrências que existem dentro do arquivo "mimeTypes.rdf" e apague tudo que estiver entre os simbolos < e > onde tiver a palavra "JPG" e esses símbolos inclusive.
Veja este exemplo da linha responsável pela associação com links de páginas na Internet:
<RDF:Description RDF:about="urn:scheme:externalApplication:http" NC:prettyName="firefox" NC:path="/usr/bin/firefox"/>
Esta "tag" é uma linha que fica dentro do arquivo /home/usuário/.thunderbird/abvzifde.default/mimeTypes.rdf
Finalmente, observe que a pasta intermediária "/abvzifde.default/" pode aparecer com outro nome. Assim use a busca de arquivos para encontrar o seu arquivo "mimeTypes.rdf"
Ufa.....
|
|
|
|
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, 09:54 por sergelli »
|
Sérgio Gelli
|
|
|
|