Continuo sem entender... Não entendi que retângulo é esse. É algo semelhante (não igual, pois essa imagem é de uma versão antiga do mandriva)
R: Nao. Como escrevi acima a tela de fundo fica preta. O retangulo eh branco, escrito "Welcome to localhost.localdomain, uma linha preta abaixo disso e vem; Login: e um retangulo (uma borda externa, como no word) limitando onde eu devo digitar o user.
Apos digitar o username e dar enter, logo abaixo, no mesmo retangulo branco aparece a palavra Password: com outro retangulo demarcado (uma borda externa, como no word) para que eu digite o password.
Apos digitar e dar "ënter" ,Volta para o retangulo inicial (branco com a palavra "ïncorreto" em vermelho (que aparece temporariamente) e volta ao ... Login: ..... e ai isso fica ciclando ....

R: essa imagem eu via (semelhante) quando o sistema estava rodando normalmente, isto eh, antes de fazer as atualizacoes sugeridas pelo Mandriva!
Se você não está conseguindo nem achar o comando urpmi, ou você não está dando o comando como root ou você conseguiu detonar o sistema...
R: Nao pode ser que ate onde meu sistema esta montando, nao tenha "montado" o comando urpmi, ainda ? ...... e como disse, quem detonou o sistema foram as atualizacoes!
Uma pergunta: você por acaso fez uma atualização de uma versão anterior do mandriva para a versão 2011 pela internet ? Ou foi você que instalou do zero a partir do DVD ?
R: Nao atualizei pela internet. Instalei desde o zero.
Ja rodaram outras distros nele e por ultimo o mandriva 2010. Formatei as particoes com o partitionMagic, e na instalacao ele formatou novamente!
Você comprou o computador com o mandriva pré-instalado ?
R : Nao.
Esse desktop foi montado por alguem que o fez com o somente com o Windows Vista. Eu o comprei e substitui o Vista pelo Seven e nessa ocasiao ja deixei as particoes linux e apos instalei-o este Mandriva ja deve ser o terceiro ou quarto linux a ser instalado nele, com dual boot.
Ja senti que a solucao sera a reinstalacao, ...nao eh?