mandrivabrasil.org - Forum
19 de Junho de 2013, 22:58 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 2011.0 - x86_64 - apos atualizacao  (Lida 1007 vezes)
santos
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« : 21 de Fevereiro de 2012, 10:34 »

Ola pessoal.
Apos a atualizacao, o login grafico some.  Aparece a tela clara com a animavao rodando embaixo ... ai cai em tela preta com um retangulo pedindo o login, ai nao para mais ... vc preenche e ele torna a pedir ...   Com Ctrl+Alt+F2 ele vai para o modo texto, eu preencho o login, senha e ele loga (texto).
o computador esta sem internet.

algumas saidas:
uname -r : 2.6.38.7-desktop-1mnb2

lspci | grep VGA:  02:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corp NV44 [GeForce 6200 TurboCache(TM)] (rev a1)

Qualquer ajuda eh bemvinda.

Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 21 de Fevereiro de 2012, 19:38 »

Eu não entendi o seu problema. Afinal, o X está subindo ou não ? Vocẽ consegue ver aquela tela de login gráfica que pede o login e a senha ?

Vi que sua placa de vídeo é uma nvidia. Você estava usando o driver proprietário da nvidia ou não ? Que driver então estava usando ?

Que ambiente gráfico estava usando ? KDE 4 ?

Já tentou dar um comando (como root)

urpmi  --auto-update

? Aparece alguma atualização ? Quais linhas do tipo

mídia "XXXXXXX" já está atualizada

aparecem ao dar este comando ?
santos
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #2 : 22 de Fevereiro de 2012, 13:46 »

Eu não entendi o seu problema. Afinal, o X está subindo ou não ? Vocẽ consegue ver aquela tela de login gráfica que pede o login e a senha ?

Vi que sua placa de vídeo é uma nvidia. Você estava usando o driver proprietário da nvidia ou não ? Que driver então estava usando ?

urpmi  --auto-update

Ola.  Obrigado por atender.  Vamos tentar ...

R: Nao.  Aparece a opcao de boot, eu escolho o Mandriva, aparece a tela azul claro com a animacao "circulando", a tela fica preta e em seguida vem o retangulo pedindo o login.  Eu ponho  o username (corretamente, pois vejo o que digito) mas na senha, ja que nao aparece o que eh digitado (nao posso garantir que ela esteja correta) e entao volta ao retangulo pedindo o username...

Vocẽ consegue ver aquela tela de login gráfica que pede o login e a senha ?
R: Se for aquela no final, que tem o plano de fundo azul, Nao a vejo.

R: Esta com o driver encontrado pelo proprio Mandriva na instalacao .... (eu instalei o mandriva e sai de ferias, nada tinha feito nele)

R: Sim o KDE. E se o KDE4 eh o default de instalacao, era este que eu usava.

R: Apos digitar Ctrl+Alt+F2, em modo texto, ele me pede o login e o password e consigo logar "$" ai digito "su e o password" do root e tb consigo "#".

urpmi  --auto-update
R: quando digito "# urpmi --auto-update", recebo: bash: urpmi: command not found.

R: Nada, nada
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, 13:56 por santos » Registrado
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 22 de Fevereiro de 2012, 15:57 »

Continuo sem entender... Não entendi que retângulo é esse. É algo semelhante (não igual, pois essa imagem é de uma versão antiga do mandriva)

Se você não está conseguindo nem achar o comando urpmi, ou você não está dando o comando como root ou você conseguiu detonar o sistema...

Uma pergunta: você por acaso fez uma atualização de uma versão anterior do mandriva para a versão 2011 pela internet ? Você comprou o computador com o mandriva pré-instalado ? Ou foi você que instalou do zero a partir do DVD ?

« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, 16:00 por Manoel Pinho » Registrado

santos
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #4 : 22 de Fevereiro de 2012, 17:03 »

Continuo sem entender... Não entendi que retângulo é esse. É algo semelhante (não igual, pois essa imagem é de uma versão antiga do mandriva)
R: Nao.  Como escrevi acima a tela de fundo fica preta.  O retangulo eh branco, escrito "Welcome to localhost.localdomain, uma linha preta abaixo disso e vem; Login: e um retangulo (uma borda externa, como no word) limitando onde eu devo digitar o user.
Apos digitar o username e dar enter, logo abaixo, no mesmo retangulo branco aparece a palavra Password: com outro retangulo demarcado (uma borda externa, como no word) para que eu digite o password.   
Apos digitar e dar "ënter" ,Volta para o retangulo inicial (branco com a palavra "ïncorreto" em vermelho (que aparece temporariamente) e volta ao ... Login: ..... e ai isso fica ciclando ....

R: essa imagem eu via (semelhante) quando o sistema estava rodando normalmente, isto eh, antes de fazer as atualizacoes sugeridas pelo Mandriva!

Se você não está conseguindo nem achar o comando urpmi, ou você não está dando o comando como root ou você conseguiu detonar o sistema...
R: Nao pode ser que ate onde meu sistema esta montando, nao tenha "montado" o comando urpmi, ainda ? ...... e como disse, quem detonou o sistema foram as atualizacoes!

Uma pergunta: você por acaso fez uma atualização de uma versão anterior do mandriva para a versão 2011 pela internet ? Ou foi você que instalou do zero a partir do DVD ?
R: Nao atualizei pela internet.  Instalei desde o zero. 
Ja rodaram outras distros nele e por ultimo o mandriva 2010.  Formatei as particoes com o partitionMagic, e na instalacao ele formatou novamente!

Você comprou o computador com o mandriva pré-instalado ?
R : Nao. 
Esse desktop foi montado por alguem que o fez com o somente com o Windows Vista.  Eu o comprei e substitui o Vista pelo Seven e nessa ocasiao ja deixei as particoes linux e apos instalei-o este Mandriva ja deve ser o terceiro ou quarto linux a ser instalado nele, com dual boot.

Ja senti que a solucao sera a reinstalacao, ...nao eh?

Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 22 de Fevereiro de 2012, 17:22 »

Não foram as atualizações do mandriva 2011 que fizeram isso, pelo menos não as atualizações oficiais, pois tenho vários computadores com essa versão totalmente atualizadas. Vocẽ estava usando algum repositório de pacotes não oficial ?

Por isso perguntei se você havia feito a atualização online de uma versão antiga do mandriiva para a 2011. Esse tipo de atualizações muitas vezes quebra o sistema e é preciso consertar algumas coisas manualmente.

Eu estou estranhando ainda você não estar conseguindo dar um comando urpmi como root (você pode ver se ele foi removido dando um comando   ls -l /usr/sbin/urpmi  (se aparecer, então está instalado)  ) , mas se o problema for somente o X não estar subindo, isso pode ser consertado por você mesmo. Para isso, dê um CTRL+ALT+F2 p.ex. para um terminal texto, logue-se como root e dê o comando

XFdrake

para reconfigurar o X.
santos
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #6 : 22 de Fevereiro de 2012, 17:46 »

Oi.
Como escrevi, apos instalacao, so fui utilizar mais de um mes apos essa.  Quando abri o mandriva, apareceu o aviso de atualizacoes disponiveis.  Eu abri e nas atualizacoes ali constantes, algumas ja apareciam marcadas.  Pensei que fossem as essenciais e que seriam as unicas que teriam a ver com minha instalacao-hardware.  Simplesmente autorizei a atualizacao.  O repositorio, era o que estava configurado, pois nao mexi nele(s).

Sobre a atualizacao online, ja me ferrei uma vez, nao me lembro qual era a distro.

Coloquei o DVD-live e estou vasculhando as pastas para ver se acho a tal imagem do "login".

Bem prlo live, eu fui em /usr/sbin/ r nao vi o tal urpmi.  Vo reiniciar para ver se algo muda.
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #7 : 22 de Fevereiro de 2012, 19:31 »

O # XFdrake retorna a mesma frase do urpmi; "bash: XFDrake: commamnd not found"
e o # ls -I /usr/sbin/urpmi, "ls: cannot access /usr/sbin/urpmi: No such file or directory"
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 22 de Fevereiro de 2012, 19:33 »

O sistema está detonado então...  Triste
santos
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #9 : 23 de Fevereiro de 2012, 21:53 »

Valeu, Manoel Pinho. 
Ja que terei de reinstalar do zero e continuarei correndo o risco de tornar a detona-lo, ja que os avisos de updates continuarao aparecendo, vou pensar melhor qual instalar.   Obrigado mesmo assim.
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #10 : 24 de Fevereiro de 2012, 12:50 »

Valeu, Manoel Pinho.  
Ja que terei de reinstalar do zero e continuarei correndo o risco de tornar a detona-lo, ja que os avisos de updates continuarao aparecendo, vou pensar melhor qual instalar.   Obrigado mesmo assim.

Cara, só eu tenho 5 máquinas com o mandriva 2011, fora centenas outras que já instalei durante muitos anos, e nunca quebrei o sistema por causa de atualizações.

Ou, como falei, você tentou fazer a atualização de uma versão do mandriva para outra de forma online (aparece um ícone sugerindo que há uma nova versão do mandriva e pergunta se a pessoa quer atualizar) e não completou o processo por algum motivo qualquer, ou você adicionou algum repositório errado, porque o urpmi não some.

Repito. isso não é uma coisa normal que aconteça com simples atualizações de segurança e correção de bugs. Basta ter os repositórios corretos adicionados.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: