Mandriva Linux como Desktop > Internet e Segurança

Certificado de segurança do Internet Bancking Caixa inválido

(1/4) > >>

FS_Rodrigues:
Olá amigos!

Eu costumava entrar em minha conta da Caixa Economica Federal normalmente pelo Internet Bancking Caixa, porém de alguns meses para cá, toda vez que eu tento entrar em minha conta pelo Internet Bancking, aparece um aviso dizendo que a conexão nao é segura e nos detalhes técnicos diz que o certificado de segurança do site é inválido. A mensagem do aviso diz o seguinte:

Esta conexão não é confiável
Você solicitou que o Firefox conecte-se de forma segura a internetbanking.caixa.gov.br. Porém, não foi possível confirmar a segurança da sua conexão.
Normalmente, quando você tenta conecta-se de forma segura, os sites apresentarão uma identificação confiável para comprovar que você está indo ao lugar certo. Entretanto, a identidade deste site não pôde ser atestada.
O que devo fazer?
Se você habitualmente conecta-se sem problemas a este site, este erro pode significar que alguém está tentando se passar por ele. Você não deve continuar.

E nos detalhes técnicos do aviso diz o seguinte:
"O servidor internetbanking.caixa.gov.br usa um certificado de segurança inválido.
O certificado não é considerado confiável porque o certificado do expedidor não é considerado confiável.
(Código do erro: sec_error_untrusted_issuer)".

No link a seguir tem a cadeia completa de certificados para serem instalados e os certificados individuais, mas eu nao consegui instala-los. O link dos certificados é:

http://www.certificado.caixa.gov.br/possuo/download/index.asp

Eu gostaria de saber se já aconteceu isso com vcs, e vcs sabem como instalar os certificados de segurança da caixa, e se é preciso instalar a cadeia completa ou algum certificado especifico?
Caso algum de vcs queira testar, e tentar entrar no Internet Bancking Caixa só para ver se acontece o mesmo que está acontecendo aqui com o meu PC, eu ficaria grato, assim eu iria saber também se o problema é realmente o certificado de segurança da caixa que está inválido.

Grato!

Manoel Pinho:
Eu não posso testar porque não tenho conta na caixa. Mas consegui acessar agora a página de entrada

https://internetbanking.caixa.gov.br/

com o firefox 10.0.2 do mandriva 2011 e não apareceu nenhuma mensagem de aviso sobre o certificado (note que é uma página https).

Já testou acessando o site do internet banking da Caixa usando outro navegador, como o google chrome p.ex. ? Dá o mesmo aviso sobre segurança do site ?

Se tiver acontecendo o erro ainda, faça o seguinte teste:

- feche todos os navegadores firefox abertos

- Renomeie o diretório (pasta) .mozilla da sua conta de usuário (/home/usuario) para outro nome (p.ex. .mozilla.backup)

- Rode o firefox (será criada então um novo diretório .mozilla com as configurações padrão)

- Tente acessar o internet banking agora e veja se o erro do certificado sumiu ou não.

Se o teste funcionar, então há algum certificado errado no .mozilla antigo.

FS_Rodrigues:
Manoel Pinho.

Eu também estou usando a versao 10.0.2 do firefox, mas mesmo assim está dando o aviso.
Eu testei usando o konqueror e o opera, nos dois também aparece um aviso, mas é diferente.
No konqueror a parece a mensagem: " O servidor falhou no teste de autenticidade (imagem.caixa.gov.br). O certificado nao está assinado por uma autoridade certificadora confiável". Porém nos detalhes do aviso diz que a conexao está protegida por SSL, e mostra também os certificados de segurança e a criptografia. E quando eu clico em "continuar", para prosseguir com a pagina, a pagina fica em https.
Já no opera, o aviso diz o seguinte: "A codificação do certificado está incompleta, e os signatários não são registrados. Aceitar?". Ai tem as opções de "aceitar" ou "recusar". Nos detalhes também mostra todos os certificados e também a criptografia, do mesmo jeito que no konqueror, porém diz na frente de cada certificado, que o "certificado é assinado por uma Autoridade Certificadora desconhecida, e que não é possível verificar se este é um certificado válido".
O que eu entendi é que o site tem certificados, porém eles são desconhecidos, não sei se é isso mesmo.
Mas como vc disse, pode ser no firefox mesmo, eu vou ver se consigo fazer o que vc disse para fazer.

FS_Rodrigues:
Manoel Pinho!

Eu fiz o que vc sugeriu, e renomeei o diretório (pasta) .mozilla, mas além de eu ainda receber o aviso do certificado, agora o firefox está todo em inglês, e eu ainda perdi todos os complementos que eu tinha instalado.
Como eu faço para voltar o firefox para o jeito que ele era antes, e em portugues.

FS_Rodrigues:
Manoel Pinho!

Eu consegui fazer o firefox voltar do jeito que estava, em portugues, mas o aviso que estava dando antes sobre o certificado da caixa, ainda continua. Para poder entrar no Internet Bancking, só se eu clicar em "fazer uma exceção" quando aparece o aviso de segurança, mas eu estou desconfiado de fazer ou nao, prq o aviso ainda continua, e se a pagina nao tiver segurança, eu corro o risco de alguem tentar interceptar as informações, mesmo sabendo que o site tem certificados como eu disse antes. Mas quando eu faço exceção, a pagina fica em https, será que é seguro ou nao?

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa